Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CNC3AX Documentação  (Lida 65999 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline device

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • E=mC²
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #60 Online: 08/09/16 - 12:33 »
Olá Reinaldo.
Bom dia..

1- Quanto à informação da placa ser lenta, vi muitos comentários na internet, por isso a pergunta. 

2- Não é minha área, sou Químico.  Gostaria de ter feito faculdade nessa área, mas infelizmente não tive a opção de escolha, na época.  Mas em questão de mecânica e massas a serem movidas, inércia, atrito, consigo me desdobrar para definir qual o torque de cada motor, que seguem relacionados abaixo.

3- Sobre Kgf/cm ou Amperagem, talvez tenha me expressado mal, "me desculpe a falha".
Vou usar 1 motor no eixo Z de 19Kgf/cm, 8 fios, com ligação Bipolar em Série e a voltagem consumida, segundo o datasheet é de 4,2V x 2,1A.

Para o eixo X e Y, vou usar motores de 32Kgf/cm. 8 fios, com ligação Bipolar em Série e a voltagem consumida, segundo o datasheet é de 3,5V x 4,17 A.

4- A respeito do meio passo (400), vai dar a precisão que preciso, se usar fuso de passo 10, vou ter 0,025 m/m de precisão, o que está muito bom, acima da conta.

Que eu saiba, a CNC3AX já tem a parte controladora e os drivers (3) numa só placa.
Eu queria separar controle de drivers e colocar mais um 4º eixo.

Ficaria então.. uma controladora e mais 4 canais para os drivers.

Tentei abrir os arquivos que postou, mas não consegui.
Não consigo visualizar bem a imagem para ver as ligações e passar o shem para o Protheus.
Também, pela minha inexperiência nessa área, não sei quais transistores de potencia poderia colocar, para suprir essa corrente dos motores que mencionei acima (os maiores).

Agradeço a valiosa ajuda

 

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #60 Online: 08/09/16 - 12:33 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10835
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #61 Online: 08/09/16 - 19:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Reinaldo.
Bom dia..

1- Quanto à informação da placa ser lenta, vi muitos comentários na internet, por isso a pergunta. 

2- Não é minha área, sou Químico.  Gostaria de ter feito faculdade nessa área, mas infelizmente não tive a opção de escolha, na época.  Mas em questão de mecânica e massas a serem movidas, inércia, atrito, consigo me desdobrar para definir qual o torque de cada motor, que seguem relacionados abaixo.

3- Sobre Kgf/cm ou Amperagem, talvez tenha me expressado mal, "me desculpe a falha".
Vou usar 1 motor no eixo Z de 19Kgf/cm, 8 fios, com ligação Bipolar em Série e a voltagem consumida, segundo o datasheet é de 4,2V x 2,1A.

Para o eixo X e Y, vou usar motores de 32Kgf/cm. 8 fios, com ligação Bipolar em Série e a voltagem consumida, segundo o datasheet é de 3,5V x 4,17 A.

4- A respeito do meio passo (400), vai dar a precisão que preciso, se usar fuso de passo 10, vou ter 0,025 m/m de precisão, o que está muito bom, acima da conta.

Que eu saiba, a CNC3AX já tem a parte controladora e os drivers (3) numa só placa.
Eu queria separar controle de drivers e colocar mais um 4º eixo.

Ficaria então.. uma controladora e mais 4 canais para os drivers.

Tentei abrir os arquivos que postou, mas não consegui.
Não consigo visualizar bem a imagem para ver as ligações e passar o shem para o Protheus.
Também, pela minha inexperiência nessa área, não sei quais transistores de potencia poderia colocar, para suprir essa corrente dos motores que mencionei acima (os maiores).

Agradeço a valiosa ajuda


Colega,

Driver CNC3AX já é coisa do passado, não trabalha em modo bipolar apenas unipolar ... este tópico é antigo de 2008 muita água já rolou por baixo deste viaduto, os chinas tomaram conta do mercado e acho que comprar deles é o melhor caminho, não sei te dizer qual driver deles é melhor e nem qual é o pior porem tem muita gente usando e pode te orientar melhor.
Hoje em dia CNC3AX é uma solução masoquista, é pra quem gosta de enfiar palito de dente debaixo das unhas ... ahahaaa :Garg:

E olha que pra mim dizer isto é o mesmo que dar tiro no pé pois fabrico os drivers Apoena que são baseados na CNC3AX, da uma olhada aqui: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraços
Reinaldo
« Última modificação: 08/09/16 - 19:20 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #61 Online: 08/09/16 - 19:18 »

Offline pracaieiras

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 169
  • Total Likes: +33/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #62 Online: 22/11/16 - 18:40 »
Magoooou falar que a CNC3AX è veinha(Igual eu) e não dá mais caldo, eu uso a minha desde 2008 que eu mesmo fabriquei até hoje e não nunca me deu dor de cabeça
A bichinha toca 3 motores de 15kg brincando e tem dia que roda direto por 12 horas
Paulo aprendiz

Vivendo e Aprendendo

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #62 Online: 22/11/16 - 18:40 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10835
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #63 Online: 23/11/16 - 07:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Magoooou falar que a CNC3AX è veinha(Igual eu) e não dá mais caldo, eu uso a minha desde 2008 que eu mesmo fabriquei até hoje e não nunca me deu dor de cabeça
A bichinha toca 3 motores de 15kg brincando e tem dia que roda direto por 12 horas

Pior é que eu concordo contigo, escrevi isto como uma especie de desabafo pois vendo drivers Apoena, que são baseados na CNC3AX, desde 2007 e não tenho noticias de problemas .... ou seja, sei que são bons e aguentam o ritmo de uma industria mas vem os chinas com uma tranqueira, vendendo a preço de pinga e la se vai os 10.000 empregos que eu gerava ... ahahaha :o

Precisamos de Trump brasileiro ... ahahahaa :Garg: :Garg: :Garg:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #63 Online: 23/11/16 - 07:13 »

Offline device

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • E=mC²
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #64 Online: 23/11/16 - 19:22 »
Olá amigos...
Boa noite...

Essa CNC3AX suporta motores de 19kgf??
Eu estava querendo mais para frente, assim que terminar essa, fazer uma de 4 eixos. Um dos eixos, uma placa de torno.

Teria como aumentar um canal nessa placa?

Aproveitando o gancho,   Tá difícil encontrar máquinas com porta paralela.
Que eu saiba o MACH3 (só pegando informações para pegar uma licença ) mas pelo que dizem esse programa só roda no XP.
Não sei se o linux resolveria isso???

Já ouvi falar de Arduino para porta USB, mas , sei não, tenho minhas restrições quanto à essa porta.   O cabo de comunicação pega um ruído danado e trava a comunicação...Já tive experiências bem "ardidas" no passado com esse tipo de porta.

O problema está nos micros novos que inexiste a porta paralela.

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #64 Online: 23/11/16 - 19:22 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10835
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #65 Online: 24/11/16 - 07:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá amigos...
Boa noite...

Essa CNC3AX suporta motores de 19kgf??


Vc precisa ver quantos amperes por fase e não kgf pois os drivers trabalham com corrente e pouco importa quantos kgf o motor tem.
CNC3AX suporta até 3 amperes por fase !

Citar
Eu estava querendo mais para frente, assim que terminar essa, fazer uma de 4 eixos. Um dos eixos, uma placa de torno.

Teria como aumentar um canal nessa placa?


Dá uma olhada no kit Apoena ele suporta até 5 eixos:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Citar
Aproveitando o gancho,   Tá difícil encontrar máquinas com porta paralela.


Vc pode comprar uma placa PCI com portas paralelas adicionais, no mercado livre vc encontra.

Citar
Que eu saiba o MACH3 (só pegando informações para pegar uma licença ) mas pelo que dizem esse programa só roda no XP.
Não sei se o linux resolveria isso???


Tem mach3 para rodar em qualquer plataforma mas isto tu deve verificar com os representantes.

Citar
Já ouvi falar de Arduino para porta USB, mas , sei não, tenho minhas restrições quanto à essa porta.   O cabo de comunicação pega um ruído danado e trava a comunicação...Já tive experiências bem "ardidas" no passado com esse tipo de porta.


Eu também já ouvi mas não vi nenhum depoimento de quem usa se é bom ou não ?!?!?!

abs
Reinaldo
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #65 Online: 24/11/16 - 07:43 »

Offline lingiar

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
controladora CENECE C4
« Resposta #66 Online: 29/08/23 - 10:36 »
Bom dia, não dei se e aqui que pergunto, mais tem haver como controladora cnc. Estou dando manutenção em controladora que é a antecessora da cnc3ax, ele é a CENECE C4 estou precisando do esquemático alguém teria para disponibilizar?

Clube CNC Brasil

controladora CENECE C4
« Resposta #66 Online: 29/08/23 - 10:36 »

 

SiteLock