Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Inversor SunFar E300, alguém tem?  (Lida 4900 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Online: 13/04/15 - 21:18 »
Boa noite amigos,

Com muito custo consegui comprar um Spindle de 2.2kv refrigerado a água e um inversor de frequência  modelo SunFar E300.
Já instalei e liguei tudo na máquina. Esta funcionando, porém esta fraco.

Ao testar corte em MDF de 6mm as fresas estão quebrando. A tupia sem dúvida é mais forte,  ?_1 ?_1 ?_1

Acredito que preciso aumentar as rotações do Spindle. No painel aparece que as rotações estão no 12.000, mas o spindle é de 24.000 rpm, estou vasculhando o manual mas não encontro como aumentar ainda mais os giros do motor.

Quando giro o potenciometro do Spindle no máximo, a maior rotação que consigo são 12.000.

Alguém tem este Inversor?
Alguma dica do que pode ser?

Grato,

Flávio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Online: 13/04/15 - 21:18 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #1 Online: 14/04/15 - 21:04 »
ter um inversor desses eu não tenho  ?_14 ?_14 mas posso aceitar um de presente  :Garg: :Garg: :Garg:

Se o motor é de 24.000 RPM, muito provavel que seja de 400 hz, então confere se tem esses valores nos seguintes paramentros:

F1.3 =400
F0.4 =400
F0.12 =400


"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #1 Online: 14/04/15 - 21:04 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #2 Online: 15/04/15 - 02:46 »
Bom dia Cientista,

Verifiquei todos os parâmetros que você passou e estão todos com 400.
Eu acho que descobri o que era, o Spindle estava rodando para o lado errado.
Refiz a ligação dos fios e agora as fresas pararam de quebrar.

Porém confesso que esperava mais do Spindle, preciso testar muito ainda, mas já ouvi gente falar que corta MDF de 12mm em um passe só.
A principio não me parece que o Spindle aguenta.

Mas como falei preciso testar muito ainda.

Obrigado, Flávio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #2 Online: 15/04/15 - 02:46 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #3 Online: 15/04/15 - 09:41 »
Spindle rodando pra lado errado!!!...   ?_1 ?_1
Já aconteceu isto comigo, e num faz tempo não.. rsssssss
E quando vc não está imaginando que possa ser isto, demora mesmo pra descobrir...
Eu deixei meu netinho apertar uns butãozinhos no inversor, ele alterou a direção de giro e eu nem me toquei..
Só depois de quebrar umas 4 fresas eu acabei descobrindo..
E 12mm num passe só num inventa de cortar não...  de 9mm o pessoal costuma cortar em 2 passe...

Eu, em 12mm usaria 3 passes...  se quer preservar teu spindle, não força não...   senão vc vai acabar com ele rapidinho...

Melhor não forçar muito não...  vai com calma e terá uma ferramenta por muito tempo...
São equipamentos muito bons, mas precisa ser respeitado os limites dele...  e 12mm neste caso, é muita coisa pra se cortar numa passada só...

« Última modificação: 15/04/15 - 09:43 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #3 Online: 15/04/15 - 09:41 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #4 Online: 15/04/15 - 20:57 »


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu acho que descobri o que era, o Spindle estava rodando para o lado errado.
Refiz a ligação dos fios e agora as fresas pararam de quebrar.


motor girando pro lado errado é normal, o que não é normal é não verificar pra que lado gira ao instalar :ok:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Acredito que preciso aumentar as rotações do Spindle. No painel aparece que as rotações estão no 12.000, mas o spindle é de 24.000 rpm, estou vasculhando o manual mas não encontro como aumentar ainda mais os giros do motor.

Quando giro o potenciometro do Spindle no máximo, a maior rotação que consigo são 12.000.


Mesmo girando para o lado errado, a rotação deveria ser de 24.000 Rpm só que tem coisas curiosas, no manual a impressão que dá é que o display do inversor é de apenas 4 digitos, então não teria como aparecer mais do que 9.999 e vocè diz que chega a 12.000 no máximo  ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12

Para ter certeza da velocidade, aperte os botãonzinhos do inversor (não que nem o neto do Edu) de modo a aparecer a indicação da frequencia de saída para ver se sai os 400hz.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Porém confesso que esperava mais do Spindle, preciso testar muito ainda, mas já ouvi gente falar que corta MDF de 12mm em um passe só.
A principio não me parece que o Spindle aguenta.

O edu falou, mas não explicou direitinho :D :D

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

E 12mm num passe só num inventa de cortar não...  de 9mm o pessoal costuma cortar em 2 passe...

Eu, em 12mm usaria 3 passes...  se quer preservar teu spindle, não força não...   senão vc vai acabar com ele rapidinho...

Melhor não forçar muito não...  vai com calma e terá uma ferramenta por muito tempo...
São equipamentos muito bons, mas precisa ser respeitado os limites dele...  e 12mm neste caso, é muita coisa pra se cortar numa passada só...


Edu a principio o problema seria apenas a parte mecanica (rolamentos e pinça).
Os motores de modo geral, tem seu melhor rendimento usando a corrente nominal, que é a corrente que está na plaquinha.
 :ok:

2,2Kw são 3Cv. é uma boa potencia porém vai depender da fresa que usar. Pode até cortar mdf de 25 em um único passe, mas vai ter que reduzir a velocidade de avanço. Eu não corto nem mdf de 3 mm num passe só, embora eu tenha um spindle de 2CV 24.000 RPM os motivos principais são o acabamento da peça que fica melhor em 2 passes e o tempo de usinagem. Com passe de menor profundidade a velocidade de avanço pode ser mais alta, o que compensa fazer os dois passes.

Tempos atrás fiz um teste num centro de usinagem que tem spindle de 7CV (mais que o dobro do teu) e usando 24.000 Rpm a velocidade de avanço máxima da máquina é 25m/min. Uma máquina bem robusta. O operador da máquina estava acostumado a fazer cortes em mdf de 25mm num passe só com fresa de 6mm. Eu propus fazer em pelo menos dois passes com velocidade de avanço maior. O resultado foi: nunca mais cortaram num passe só, o tempo diminuiu consideravelmente e estão gastando menos fresas.
Conclusão dois passe acaba sendo mais rápido, consome menos fresa, o acabamamento fica melhor (considerando a mesma fresa) e de quebra consome menos energia, os rolamento duram mais tempo e outras vantagens.

tem gente que corta em um só passe e acha bom, cada um faz como quer pois cada um tem um padrão para seu trabalho, aliás padrão é bom porque cada um pode ter o seu :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #4 Online: 15/04/15 - 20:57 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #5 Online: 15/04/15 - 22:31 »
Coberto de razão, meu Cientista predileto.. rsssssssss
Mostrou o pau, matou a cobra e explicou direitinho..  isto aí...

 ?_1 ?_1 ?_1
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #5 Online: 15/04/15 - 22:31 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #6 Online: 15/04/15 - 23:15 »
Edu na verdade essa idéia que o pessoal tem de cortar num passe só me deixa  :Censura: :Censura:  :irrit: :irrit: Todo mundo quer ganhar tempo na usinagem, mas acaba perdendo outros coisas mais importante. Para ganhar tempo e continuar com qualidade e poupar equipamento, é preciso se dedicar mais na hora de fazer os desenhos, definir as estratégias e gerar os percursos. J[a falei em algum lugar que com minha maquininha fiz o mesmo serviço que numa máquina de mais R$ 500.000,00 em tempo menor apenas usando estratégias mais apropriadas. Fiz em 5 minutos o que eles levavam 7 minutos.

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #6 Online: 15/04/15 - 23:15 »

Offline Rodrigo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #7 Online: 02/08/16 - 21:39 »
Uma duvida esse inversor consigo ligar na placa paralela para o mach3 acionar automático? qual seria a ligação?

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #7 Online: 02/08/16 - 21:39 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #8 Online: 03/08/16 - 08:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Uma duvida esse inversor consigo ligar na placa paralela para o mach3 acionar automático? qual seria a ligação?

achei este video Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #8 Online: 03/08/16 - 08:52 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #9 Online: 05/01/17 - 20:06 »
boa noite amigos e a todos q partiparam deste topico.apesar de estar um pouco afastado tenho feito minhas pesquisas e volta e meia passo por aqui. hoje porem deparei com eate topico e decidi pedir ajuda sobre este mesmo inversor o e-300 CHINES bem chequei os parametros do meu aqui e eatao se acordo com os que o mula preta citou acima . porem o spinde nao gira pra lado nenhum. elw eatava rodando mâ  exemplo do netinho so edu apertei alguns botoea e baguncou tudo alguem sabwria se existe uma forma de reprogramá.lo? o que pode estar errado se alguwm puder ajudar como sempew ficarei grato...
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #9 Online: 05/01/17 - 20:06 »

Offline Elvis Campi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 501
  • Total Likes: +28/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sempre em frente
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #10 Online: 05/01/17 - 20:29 »
boa noite amigos ,tanto faz o sentido de giro do motor ele tem que atingir a velocidade máxima em ambos os sentidos pois a ferramentas que tem corte ao contrario sendo nessessario inverter para isso existem parametros de configuração que da a possibilidade de fazer essa manobra mas pra quem tem ferramentas convencionais pode apenas trocar a posição de apenas dois dos fios mantendo um no mesmo lugar ou pode mesmo fazer isso pelo inversor invertendo sentido de giro pelo paramentro correspondente  ?_26 ?_26 ?_26
E.F.C sempre em frete não tenho nada a perde

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #10 Online: 05/01/17 - 20:29 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #11 Online: 06/01/17 - 08:33 »
bom dia a todos, resolvi pegar uma carona neste topico pois tenho um problema com este mesmo modelo: sunfar e-300 series.

no meu caso estava tudo certinho funcionando belezinha mas dai a exemplo do neto do Edu apertei alguns botoes e desconfigurei o mesmo completamente e como foi meu primeiro contato com o produto não sei resolver a situação
o motor parou de rodar não da nem sinal nem no botão do mac nem no botao run\stop do inversor alguem sabe os parametros que devo utilizar pra resolver a situação? ele é 400hz só posso dizer isso... ?_39
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #11 Online: 06/01/17 - 08:33 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #12 Online: 06/01/17 - 12:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
bom dia a todos, resolvi pegar uma carona neste topico pois tenho um problema com este mesmo modelo: sunfar e-300 series.

no meu caso estava tudo certinho funcionando belezinha mas dai a exemplo do neto do Edu apertei alguns botoes e desconfigurei o mesmo completamente e como foi meu primeiro contato com o produto não sei resolver a situação
o motor parou de rodar não da nem sinal nem no botão do mac nem no botao run\stop do inversor alguem sabe os parametros que devo utilizar pra resolver a situação? ele é 400hz só posso dizer isso... ?_39

tenta isto
Sunfar  1.5Kw Water Cooled Parameters
F0.00=3 (Key Pad Use )
F0.02=0 (Run/Stop Key Pad Use coloca 0002)
F0.03= 100
F0.04=400 ( Max Motor Frequency )
F0.05=12  ( Adjustable Acceleration )
F0.06=12 ( Adjustable Deceleration )
F0.07=1 ( S-Curve for Acceleration and Deceleration )
F0.12=400 ( Motor Rated Frequency )
F0.13=220 ( Motor Rated Volts )
F1.03=100
F1.04=400
F2.19=1 ( Number of Pole Pairs )
F3.13=150% ( To Be Adjusted to Suit Motor Amps )
« Última modificação: 06/01/17 - 12:35 por violar »

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #12 Online: 06/01/17 - 12:32 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #13 Online: 06/01/17 - 20:12 »
eu fico lendo esta frase do rodapé do status do violar ( sobre os tres tipos de cerebro ) e fico pensando seria eu o terceiro!? oui sou apenas ancioso demais...todavia vou tentar isto agora mesmo meu amigo...
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #13 Online: 06/01/17 - 20:12 »

Offline tsuares

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #14 Online: 22/05/18 - 13:11 »
 pessoal preciso configurar esse inversor na minha maquina,
motor elte
220v-9.50A
400hz
2.2kw
24.000 rotaçao
como faço?
obrigado

Clube CNC Brasil

Re:Inversor SunFar E300, alguém tem?
« Resposta #14 Online: 22/05/18 - 13:11 »

 

SiteLock