Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ajuda com motor e inversor de frequencia  (Lida 3219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline arnaldoluis

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 164
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Online: 15/04/15 - 20:41 »
Olá pessoal, não sei se estou fazendo a pergunta no lugar certo e nem se posso fazer este tipo de pergunta aqui, se não puder peço ao moderador que retire o tópico.
Estou precisando fazer uma esteira de secagem para serigrafia (silk screen) a velocidade tem que ser baixa, estou pretendendo colocar um motor de 1/3 cc ou 1/4, no máximo de 1/5 cc com inversor de frequencia para poder controlar está velocidade.
Pesquisando na internet vi que os motores para motobomba de piscina são de 1/4 e também vi os de esteira elétrica que também são de 1/4 cc. Minha dúvida é se consigo por inversor de frequencia em qualquer um destes motores, ou alguem me aconselharia outro tipo. Desculpe pela pergunta, mas é que estou mais perdido que cachorro que caiu da mudança. kkkk
Se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecido.

Abraço.

Arnaldo

Clube CNC Brasil

Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Online: 15/04/15 - 20:41 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #1 Online: 15/04/15 - 20:53 »
Arnaldo,

Qualquer motor de indução pode trabalhar com inversores mas se o motor for universal (Com escovas) tu pode usar um dimmer (Bem mais barato) ao invés de inversor.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #1 Online: 15/04/15 - 20:53 »

Offline arnaldoluis

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 164
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #2 Online: 15/04/15 - 21:22 »
Olá Mac, obrigado pela sua atenção, deu pra perceber que não entendo nada de eletrônica então ;pacienc: Um dimer é o mesmo que aquela placa que tem no controle de botão do ventilador? Estive dando uma pesquisada meio por cima, acho que dá pra fazer com motor de lavador. Valeu pela dica vou me aprofundar mais nesta dica sua e qualquer dúvida volto a perguntar.

Obrigao.
Um abraço

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #2 Online: 15/04/15 - 21:22 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #3 Online: 15/04/15 - 21:40 »
Isto mesmo, ventilador de teto usa um dimmer p/ controlar a velocidade.

Este motor de lavador eu não conheço mas se for de escovas um dimmer resolve.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #3 Online: 15/04/15 - 21:40 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #4 Online: 15/04/15 - 22:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
mas é que estou mais perdido que cachorro que caiu da mudança. kkkk

Se tá perdido é só comprar uma bussula, ou um astrolábio  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

PS.: por aqui quando se está muito perdido se diz " mais perdido do que cusco* em tiroteio"
*cusco = cachorro

 :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Qualquer motor de indução pode trabalhar com inversores ...

Só que ainda não vi para motores monofásico  :D :D :D :D :D

a principio se usa inversor quando o motor tem frequência diferente dos 60 hz da rede ou quando se quer variação de velocidade.
Se vai usar velocidade fixa na esteira use apenas um redutor.
Para usar o inversor tem que ser motor trifásico e a grande maioria dos motores de bomba de piscina são monofásicos, então fica complicado usar inversor.
Usando um redutor, pode usar motor menor. o gasto será menor e o consumo de energia também. Considerando a potencia do motor que pretende usar, será uma esteira pequena e transportará coisas leves, então pode usar redutores de portão de garagem que são baratinhos, ou usar redução por polias e correias.

Porém você coloca que os motores são CC ( Corrente Continua ) o que podemos entender que talvez tenha se atrapalhado e queria colocar CV ( Cavalo Vapor ) 
Se os motores são CC, basta diminuir a tensão que vai diminuir a velocidade.

Outra coisa você fala em velocidade baixa e esse "baixa" é relativa: por exemplo na F1 120Km/h é velocidade baixa, mas se você andar a 120km/h a policia multa por excesso de velocidade  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1.





"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #4 Online: 15/04/15 - 22:15 »

Offline arnaldoluis

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 164
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #5 Online: 15/04/15 - 23:41 »
Olá Cientista, realmente a esteira vai transportar coisas muito leve, são adesivos de pvc, aquelas folhinhas de parede, coisas deste tipo, realmente não vou precisar de muita força no motor, é somente para ele ter força de rodar uma esteira de teflon para alta temperatura com aproximadamente 4mt. de comprimento. Ela terá um tunel com lampadas infra vermelho ou resistência, ainda vou decidir. Preciso ter velocidade variada, pois dependendo do produto impresso diminuo a velocidade da esteira para poder secar, se minha área impressa for menor aumento a velocidade. Na realidade esta esteira chama-se polimizadeira. Quanto a potencia do motor realmente a anta aqui quis dizer CV e não CC ?_11, no mercado livre tem um anuncio de inversos para 220 mas o preço é meio salgado, então estou procurando alguma alternativa.

Abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #5 Online: 15/04/15 - 23:41 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #6 Online: 16/04/15 - 00:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Só que ainda não vi para motores monofásico  :D :D :D :D :D




Não produzem porque é mais vantajoso usar um motor trifásico ao invés de um monofásico e por "n" motivos mas é perfeitamente possível controlar um motor monofásico com um inversor de frequência.

Exemplo: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #6 Online: 16/04/15 - 00:40 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #7 Online: 16/04/15 - 00:44 »
Arnaldo,

Como disse o cientista, depende do quanto devagar tu quer mas vc já pensou em um motor de maquina de vidro de carro?

Trabalha com 12 volts DC, o giro é lento, mas nem tanto, tem torque de sobra e vc pode controlar a velocidade dele, ... pra ter um controle bom do torque tu pode usar um circuito PWM.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #7 Online: 16/04/15 - 00:44 »

Offline arnaldoluis

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 164
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #8 Online: 16/04/15 - 06:11 »
Mac, já pensei sim, só não sei se ele aguenta ficar ligador por várias horas por dia, talvez 4, 6, até 8 horas, quanto a velocidade não sei dizer quantos cintimetros por segundo ela gira, pra vocês terem uma ideia tem este video, se puderem dar uma olhada!

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #8 Online: 16/04/15 - 06:11 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #9 Online: 16/04/15 - 09:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac, já pensei sim, só não sei se ele aguenta ficar ligador por várias horas por dia, talvez 4, 6, até 8 horas, quanto a velocidade não sei dizer quantos cintimetros por segundo ela gira, pra vocês terem uma ideia tem este video, se puderem dar uma olhada!

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Arnaldo,

Depende de qual é o seu objetivo, digamos que seja uma maquina p/ uso seu e unica, então nada impede de tentar pois estes motores vc encontra no desmanche e bem baratos ... caso aqueça pode-se colocar um cooler sobre ele e se vc usa-lo em  velocidade reduzida consequentemente terá uma aquecimento menor, mas não são motores construídos p/ uso continuo, portanto são mais frágeis do que um motor de indução.

Agora se seu objetivo é industrializar, fabricar em serie, a maquina então eu não recomendo o uso destes motores.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #9 Online: 16/04/15 - 09:14 »

Online crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #10 Online: 16/04/15 - 10:14 »
Talvez uns motores destes te ajudem com simplicidade do projeto e com excelente custo beneficio, só você vai ter que calcular o que quer de velocidade e colocar o dimmer para diminuir a velocidade.

Motor AC c/ Caixa de Redução - 110 VAC / 5 RPM

Motor AC c/ Caixa de Redução - 220 VAC / 5 RPM

Motor c/ Caixa de Redução 12V / 3 RPM

Motor c/ Caixa de Redução 12V / 44 RPM

Motor c/ Caixa de Redução 12V / 13 RPM

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #10 Online: 16/04/15 - 10:14 »

Offline arnaldoluis

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 164
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #11 Online: 16/04/15 - 18:40 »
Mac, não vou fazer pra comercializar não é uma só pra meu uso, vou fazer como você disse, vou experimentar os motores até encontrar um que atinja o que pretendo.

Crbr, obrigado pela dica, realmente são moteres barato e parecem que aguentam o tranco.

Agradeço muito pela ajuda de vocês, agora é partir pra campo e ver o que consigo, assim que tiver algo concreto posto aqui pra vocês darem uma olhada e se tiver alguma dúvida com certeza recorro aos universitários. :ok:

Meu muito obrigado a cada um pela ajuda.

Um forte abraço,

Arnaldo

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #11 Online: 16/04/15 - 18:40 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #12 Online: 16/04/15 - 21:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
......vc já pensou em um motor de maquina de vidro de carro?

Trabalha com 12 volts DC, o giro é lento, mas nem tanto, tem torque de sobra e vc pode controlar a velocidade dele, ... pra ter um controle bom do torque tu pode usar um circuito PWM.

Mac nem dá a idéia senão ele vai lá e compra o motorzinho que eu estou pensando em colocar na porta da minha garagem e ai eu fico sem.

De fato estou pensando em usar motor 12v para colocar na porta da garagem, mas só quando ela ficar pronta né e o motor que vejo no horizonte é o motor de vidro de carro. Se funcionar não vou precisar desengatar o portão quando faltar luz porque vou ter bateria que vai ser carregada por energia solar  :D :D :D :D :D :D
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #12 Online: 16/04/15 - 21:04 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #13 Online: 16/04/15 - 22:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac nem dá a idéia senão ele vai lá e compra o motorzinho que eu estou pensando em colocar na porta da minha garagem e ai eu fico sem.

De fato estou pensando em usar motor 12v para colocar na porta da garagem, mas só quando ela ficar pronta né e o motor que vejo no horizonte é o motor de vidro de carro. Se funcionar não vou precisar desengatar o portão quando faltar luz porque vou ter bateria que vai ser carregada por energia solar  :D :D :D :D :D :D

Tem aqueles de limpador de para-brisas também e se tu achar em desmanche daqueles usados no Nash (Não sei se é assim que escreve mas refiro-me à aqueles carros antigos) dá até p/ abrir uma barragem ... ahahaaaa :D :D :D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #13 Online: 16/04/15 - 22:01 »

Offline arnaldoluis

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 164
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #14 Online: 17/04/15 - 05:53 »
Cientista, você já patentou está tua ideia, porque por aqui tem muita gente de olho em cima heim ?_31kkkk, como dizia meu pai bobiou o cachimbo cai :bmetal:

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com motor e inversor de frequencia
« Resposta #14 Online: 17/04/15 - 05:53 »

 

SiteLock