Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CNC - ARDUINO - FINALIZADA  (Lida 7367 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline peressin

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Online: 18/04/15 - 13:38 »
Boa tarde!

Segue uma foto e um vídeo da minha CNC finalizada!

vlww!



[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=G7kPK-jmdbU[/youtube]

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Online: 18/04/15 - 13:38 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #1 Online: 18/04/15 - 14:02 »
Grato pela sua partilha ,  se fosse possivel mais informaçoes seria a cereja em cima do bolo.

Uma alternativa aos clássicos LINUXCNC e MACH3....     :ok:

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #1 Online: 18/04/15 - 14:02 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #2 Online: 18/04/15 - 15:30 »
Portuga,

Que tempo.

Vez por outra lembro de Vossa Excelência, pois juntamente com o Edu e Mac foram os que me deram o primeiro auxílio aqui no Forum. Oportunidade que entendi que não entendia absolutamente nada de CNC. ;negatv: ;negatv: ;negatv: Mas já estou respirando.  :ok: :ok: :ok:

Um grande abraço.

jcs

E.T.: Prá você também Peressin.

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #2 Online: 18/04/15 - 15:30 »

Offline peressin

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #3 Online: 18/04/15 - 17:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Grato pela sua partilha ,  se fosse possivel mais informaçoes seria a cereja em cima do bolo.

Uma alternativa aos clássicos LINUXCNC e MACH3....     :ok:

Portuga

Zé Vilhena



Amigo,


É muito simples, não sei qual é seu conhecimento sobre Arduino, vou te explicar, caso eu esteja falando coisa que você já saiba me desculpe hehe...

O Arduino nada mais é que uma placa que possui um microcontrolador e todos os componentes que ele necessita para funcionar (cristal de clock, chip para comunicar USB, regulador de tensão, capacitor de filtros e bla bla bla)...ou seja, um microcontrolador é um circuito impresso que pode ser programado de acordo com a necessidade do usuário...O Arduino UNO (um dos modelos de Arduino) possui basicamente 14 pinos digitais, esses pinos podem ser utilizados como entrada digital ou saída digital, isso vai depender da programação do usuário...O Arduino possui também 6 pinos de entrada analógica, que podem receber de 0 a 5 volts...

Bom, para a nossa realidade, as máquinas CNC... Existe um programa já pronto, chamado GRBL, esse programa transforma o Arduino em uma controladora CNC, logo, esse programa já defini qual a função de cada pino, conforme a foto abaixo...É muito simples, basta baixar esse "programa pronto para Arduino" fazer o UPLOAD deste programa na placa e ela já irá se transformar em uma controladora CNC.

Com o Arduino transformado em placa CNC, existem alguns programas de computador que foram criados para comunicar com ele...São eles o Universal G-Code sender, o Chilipeppr, o Zap maker entre outros, esses programas são similares ao Mach3, EMC entre outros, dentro do software você defini os valores de passo/mm, aceleração, velocidade em G0, e todos os outros parâmetros...


Resumindo tudo,

O meu diagrama é o seguinte:

Possuo uma fonte 24Vcc 15A, que está alimentando 3 drivers chineses TB6560, aqueles verdinhos...Os drives são comandados pelo Arduino, que foi previamente gravado com o programa GRBL, o qual transformou minha placa em uma controladora CNC... Simples e barato...Paguei 23 reais de cada drive, 50 reais do Arduino e 135 da fonte...total da minha eletrônica: R$ 254,00...

Bom, estou utilizando essa plataforma pela comodidade de comunicar USB com a máquina, até então não vi nenhuma desvantagem ao comparar com máquinas com hardware baseado em porta paralela, muito pelo contrário, é muito bom poder utilizar o notbook.

Espero ter ajudado!

Abraço!!

FOTO ARDUINO TRANSFORMADO EM CONTROLADORA CNC




Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #3 Online: 18/04/15 - 17:19 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #4 Online: 18/04/15 - 18:11 »
Até que enfim alguém explicando de forma simples e didática algo sobre este Arduíno.. rsssssss
Ouvia falar nele mas num tinha a menor idéia de como isto funcionava...
Barato, simples e resumidamente vc tem uma controladora USB completinha, só faltando os drivers e a fonte..
Muito bom... 
Pena que o Mach3 num se comunica com ele.. .para alguém como eu que só sabe operar Mach3, fica complicado porque teria que reaprender tudo de novo.. mas acho que vale muito a pena, até porque ele se comunica com o computador via USB, dispensando as famigeradas Portas Paralelas..
Muito esclarecedor sua postagem.. valeu!!...

Outra coisa que estava esquecendo de perguntar:..   estes programas de controle, tanto quanto o GRBL, são código livre?.. . ou seja, só baixar, instalar e usar?..
Ou são proprietários e tem que se pagar por eles?...
obrigado!!..
« Última modificação: 18/04/15 - 18:15 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #4 Online: 18/04/15 - 18:11 »

Offline edinelli

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #5 Online: 18/04/15 - 20:00 »
Legal, andei procurando algo que fosse "mais" barato, para começar a brincar com CNC.
E cai justamente no Arduino.
E pesquisando mais a fundo, encontrei um kit do arduino.
Não entendo muito do "ingres" kkkk ...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 19/04/15 - 08:26 por Marcao »

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #5 Online: 18/04/15 - 20:00 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #6 Online: 18/04/15 - 22:05 »
Muito obrigado Leonardo Peressin

Foi a explicaçao em portugues que mais percebi ao ler...

Vou agora compilar a informação que voçe se dignou a nos presentear e  sabendo de antemão estas informaçoes importantes será certamente mais fácil chegar a conclusões nas buscas !!!

Esta semana é a segunda GRANDE informação nesta área CNC , a primeira foi o Homing da máquina usando o linuxcnc (dica do Cientista , obrigadão Inácio rsrsr) , deu muita luta , mas agora me sinto mais confiante em não perder peças de longa usinagem... e um prazer enorme em clicar no botão e a máquina ajustar automatico ...   um "Must"  :ok:

Leonardo Peressin me diga ... voce instalou limit switch´s  e  homing nesta sua montagem com Arduino ?!?

Grato em meu nome e de todos os intervenientes neste forum.

Amigo JCS , voce ao retirar a foto do seu avatar me confundiu !!!  Lembro agora de si sim !!! Que bom que voce está de volta à nossa companhia !  Abraço e vá dando noticias

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #6 Online: 18/04/15 - 22:05 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #7 Online: 18/04/15 - 22:14 »
Peressin,

Excelente explicação, eu estava como o Edu, sem entender nada desse Arduino, agora, pelo menos, já dei uma deslanchada boa para entendê-lo.

Alem das perguntas do Portuga,nosso bom Vilhena, gostaria de saber das performance final da máquina: Máxima velocidade de corte: Tipo de motores (acredito serem Bidirecionais), E outras informações que possa acrescentar.

Abraço

Edson

 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #7 Online: 18/04/15 - 22:14 »

Offline peressin

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #8 Online: 18/04/15 - 22:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Legal, andei procurando algo que fosse "mais" barato, para começar a brincar com CNC.
E cai justamente no Arduino.
E pesquisando mais a fundo, encontrei um kit do arduino.
Não entendo muito do "ingres" kkkk ...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Amigo, neste video o cara está utilizando drives de menor capacidade...de toda forma, a aplicação é a mesma!

Vlwww

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #8 Online: 18/04/15 - 22:33 »

Offline peressin

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #9 Online: 18/04/15 - 22:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Até que enfim alguém explicando de forma simples e didática algo sobre este Arduíno.. rsssssss
Ouvia falar nele mas num tinha a menor idéia de como isto funcionava...
Barato, simples e resumidamente vc tem uma controladora USB completinha, só faltando os drivers e a fonte..
Muito bom... 
Pena que o Mach3 num se comunica com ele.. .para alguém como eu que só sabe operar Mach3, fica complicado porque teria que reaprender tudo de novo.. mas acho que vale muito a pena, até porque ele se comunica com o computador via USB, dispensando as famigeradas Portas Paralelas..
Muito esclarecedor sua postagem.. valeu!!...

Outra coisa que estava esquecendo de perguntar:..   estes programas de controle, tanto quanto o GRBL, são código livre?.. . ou seja, só baixar, instalar e usar?..
Ou são proprietários e tem que se pagar por eles?...
obrigado!!..

Edu, são programas de código livre...o que mais me chamou a atenção é que está em constante atualização! Sempre saem novas versões, com melhorias e correções!

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #9 Online: 18/04/15 - 22:36 »

Offline peressin

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #10 Online: 18/04/15 - 22:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Muito obrigado Leonardo Peressin

Foi a explicaçao em portugues que mais percebi ao ler...

Vou agora compilar a informação que voçe se dignou a nos presentear e  sabendo de antemão estas informaçoes importantes será certamente mais fácil chegar a conclusões nas buscas !!!

Esta semana é a segunda GRANDE informação nesta área CNC , a primeira foi o Homing da máquina usando o linuxcnc (dica do Cientista , obrigadão Inácio rsrsr) , deu muita luta , mas agora me sinto mais confiante em não perder peças de longa usinagem... e um prazer enorme em clicar no botão e a máquina ajustar automatico ...   um "Must"  :ok:

Leonardo Peressin me diga ... voce instalou limit switch´s  e  homing nesta sua montagem com Arduino ?!?

Grato em meu nome e de todos os intervenientes neste forum.

Amigo JCS , voce ao retirar a foto do seu avatar me confundiu !!!  Lembro agora de si sim !!! Que bom que voce está de volta à nossa companhia !  Abraço e vá dando noticias

Portuga

Zé Vilhena


Portuga,

Ainda não instalei os limites, não sei ao certo como funciona, se são apenas de "limite" mesmo ou se funcionam como homing, preciso testar e estudar um pouco mais a respeito! Assim que eu tiver uma conclusão eu posto aqui!

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #10 Online: 18/04/15 - 22:37 »

Offline peressin

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #11 Online: 18/04/15 - 22:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Peressin,

Excelente explicação, eu estava como o Edu, sem entender nada desse Arduino, agora, pelo menos, já dei uma deslanchada boa para entendê-lo.

Alem das perguntas do Portuga,nosso bom Vilhena, gostaria de saber das performance final da máquina: Máxima velocidade de corte: Tipo de motores (acredito serem Bidirecionais), E outras informações que possa acrescentar.

Abraço

Edson


Amigo,

Quanto aos dados da máquina, eu estou utilizando fusos trapezoidais M16 e motores de passo bipolares de 15kgf.cm, ligados em paralelo (2,6A)...

A minha mecânica é um pouco limitada, não consegui o alinhamento perfeito do conjunto e meus fusos vieram um pouco empenados, logo a mecânica fico um pouco "pesada", porém consegui trabalhar com velocidade de 2500 mm/min em G0 e velocidades de corte de até 1500 mm/min (sem perder passos)...quanto a aceleração, a mesma está em 200mm/s²...

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #11 Online: 18/04/15 - 22:41 »

Offline marinilson

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #12 Online: 19/04/15 - 05:56 »
Leonardo.

Muito bom o seu projeto. E fantástico o valor gasto na eletrônica.

O driver é igual a este??? Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Seria possível colocar o link do vendedor???

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #12 Online: 19/04/15 - 05:56 »

Offline peressin

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #13 Online: 19/04/15 - 07:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Leonardo.

Muito bom o seu projeto. E fantástico o valor gasto na eletrônica.

O driver é igual a este??? Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Seria possível colocar o link do vendedor???


Amigo, é este mesmo, porém comprei nesse site:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Chegou em 25 dias...

Abraço!

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #13 Online: 19/04/15 - 07:18 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #14 Online: 19/04/15 - 19:42 »
Bom Peressin,

Agora você aguçou a curiosidade menha e de uma tonelada de gente...

Então, precisaremos de uma fonte 24V xA, (o suficiente para os motores), os TB6560, os motores, de preferência Bipolares ( embora os Unipolares também sirvam) e o  ARDUINO.

Outro fator que é muito importante, pelo menos para mim, é a plataforma desses programas que você citou. Eles trabalham com Windows XP, Win 7 (32/64(, win 8 ou só Linux? Se só Linux aí o caldo entorna...

Todas as peças são relativamente fáceis de achar, mas e o ARDUINO, poderia dar uma sugestão?

Me deu vontade de experimentar...

Abraço



Edson

« Última modificação: 19/04/15 - 19:43 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:CNC - ARDUINO - FINALIZADA
« Resposta #14 Online: 19/04/15 - 19:42 »

 

SiteLock