Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Usinagem 3d  (Lida 2809 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Sbaquiero

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo e aprendendo!
  • Sexo: Masculino
Usinagem 3d
« Online: 05/05/15 - 08:51 »
Olá, eu estou começando agora no meio de usinagem 3d, trabalho com uma fresa e faco os percursos no artcam, faco apenas percusos 2d. Entao é o seguinte, eu preciso que alguem me ajude a fazer um modelo basico para começar por exemplo o que vou mandar as fotos aqui, segue os anexos:


-Vou usinar em um bloco de 55m usando uma fresa de 6mm.
Aguardo resposta, se puderem me ajudar vao facilitar muito minha vida! :brocoli: :brocoli:
Boa semana a todos :ok:

Clube CNC Brasil

Usinagem 3d
« Online: 05/05/15 - 08:51 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Usinagem 3d
« Resposta #1 Online: 05/05/15 - 11:39 »
Rapaz...   se for isto mesmo, 55 metros, vc tá lascado!!...
Dependendo da largura desta peça aí, vai ficar a vida vendo a máquina trabalhar, pois o avanço, numa fresa de 6mm precisa ser mínimo, do contrário ficam riscos entre uma passada e a outra...  considere, para uma fresa de 6mm (tipo ball nose), avançar no máximo uns 0,5mm..  daí, com 55 metros de comprimento e dependendo da largura da peça, vai demorar um pouquinho, viu?...

Poderia, para aumentar o avanço, usar uma fresa de topo.. mas daí, nas curvas ascendente vão ficar aparecendo os degraus...  melhor mesmo é usar uma ball nose.. 

E para ajudar de forma mais efetiva, precisamos de mais informações..
Este bloco de 55m é de madeira?....  alumínio?...   plástico?.. (isto para sabermos o tipo de ferramenta a ser usado).

Esta ferramenta de 6mm aí que vc pensa utilizar: é de quantos cortes?..  qual o tipo da ponta?

Qual a largura do bloco?
Qual a altura do bloco?
Pensa em conseguir um acabamento lisinho como está aí nesta foto?

Qual exatamente a dificuldade que vc está encontrando?..  é em gerar a peça ou em gerar o G-Code?

Enfim, precisa detalhar melhor este teu projeto.. daí o povo aqui pode te ajudar...   só com estas informações que passou fica difícil...

« Última modificação: 05/05/15 - 11:43 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Usinagem 3d
« Resposta #1 Online: 05/05/15 - 11:39 »

Offline Sbaquiero

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo e aprendendo!
  • Sexo: Masculino
Re:Usinagem 3d
« Resposta #2 Online: 05/05/15 - 15:22 »
Ola edu, obrigado por me alertar neste quesito de informar mais detalhes... Eu errei na digitaçao, é um bloco de madeira de 55mm*, posso usar tanto uma fresa de topo de 6 mm ou uma ball nose 6mm tambem. O problema que estou encontrando é como gerar o G-code mesmo, os trajetos a serem feitos pela maquina, qual recursos usar entende?...
Muito Obrigado pela ajuda.. e se puder me auxiliar quanto a esses passos fico muito grato desde já!  :ok: :ok:

Clube CNC Brasil

Re:Usinagem 3d
« Resposta #2 Online: 05/05/15 - 15:22 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Usinagem 3d
« Resposta #3 Online: 05/05/15 - 15:36 »
Olá menino Marcelo

Será um bloco de madeira de 55x55mm? Que espessura? Qual será a profundidade da usinagem?

Tu já conseguiu modelar a peça em 3D? Naquela parte onde acaba a face plana e começa a curvatura tu precisa do angulo correto?

Veja que se tu for utilizar uma ball nose de 6mm tu terá um resultado arredondado ali por conta do raio da ferramenta (neste caso 3mm).

Eu faria um desbaste em nível Z com uma topo reta de 6mm, deixando sobre material de 1mm e finalizaria com uma ball nose de 2mm.

Quase a mesma coisa que mostro neste trabalho aqui, veja se te ajuda:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Se tiver dúvidas de como gerar os percursos utilizando estas estratégias é só chamar  :ok:

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Minha área de desenvolvedor no Clube: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login (Mail e Skype chat)
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Usinagem 3d
« Resposta #3 Online: 05/05/15 - 15:36 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Usinagem 3d
« Resposta #4 Online: 05/05/15 - 18:54 »
logo abaixo de onde vc gera percurso para 2d no artcam tem um icone para usinagem 3d, nele vc pode escolher usinar a area inteira ou apenas o vetor selecionado.

O resto é semelhante a usinagem 2D, mas lembre-se de se certificar a respeito da área de corte da tua fresa, se for área pequna vai ter ue fazer múltiplos passes em Z.
No mais tu só vai conseguir entender mexendo mesmo, oras mexendo, se tu já sabe usar o simulador de percurso, aquela ferramenta em baixo da tela de gerar percurso, vc vai vendo onde está errando e acertando, e pode se preparar para passar várias horas mexendo pois o primeiro é complicado depois fica moleza.
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Usinagem 3d
« Resposta #4 Online: 05/05/15 - 18:54 »

Offline Osvaldo_Monteiro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 25
  • Total Likes: +9/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Usinagem 3d
« Resposta #5 Online: 17/02/17 - 13:37 »
Boa tarde a todos.

Sei que esse tópico e antigo mais foi o lugar que encontrei para poder falar do assunto. caso esteja errado, favor remover.

Nunca usinei 3D na minha maquina, porem hoje veio um pedido.
Já tentei de tudo e não consigo fazer o desenho, pois quando vou mandar fazer os percursos da erro, diz que tem caminhos abertos. segue imagem em anexo.

Clube CNC Brasil

Re:Usinagem 3d
« Resposta #5 Online: 17/02/17 - 13:37 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Usinagem 3d
« Resposta #6 Online: 17/02/17 - 15:47 »

É só uma ideia, de qualquer maneira terá que colocar a largura e o comprimento. Veja se o print te ajuda, ou se te dá alguma ideia, leve na sequência.

Clube CNC Brasil

Re:Usinagem 3d
« Resposta #6 Online: 17/02/17 - 15:47 »

Offline Osvaldo_Monteiro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 25
  • Total Likes: +9/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Usinagem 3d
« Resposta #7 Online: 19/02/17 - 08:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
É só uma ideia, de qualquer maneira terá que colocar a largura e o comprimento. Veja se o print te ajuda, ou se te dá alguma ideia, leve na sequência.

Opa, e como ajudou. só mais uma pergunta, para fazer isso devo trabalhar com 2 ferramentas, uma para desbaste, acredito que uma de 4 ou 6 mm, e outra para acabamento, qual seria a mais indicada?

Clube CNC Brasil

Re:Usinagem 3d
« Resposta #7 Online: 19/02/17 - 08:22 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Usinagem 3d
« Resposta #8 Online: 19/02/17 - 11:19 »
Não posso afirmar qual a correta, eu deveria seguir normas, sou mais intuitivo, mas usaria a de 6 para desbaste  para ser mais rápido e para acabamento outra ball nose (boleada) com um passe lateral bem baixo para ter um bom acabamento, só que demora muito, mas isto dependerá  de você.
Tem colegas que preferem no final passar uma lixa, que no seu caso acho que vai bem, já para uma peça com muitos detalhes como por exemplo, a ceia de Cristo se usar lixa irá prejudicar os detalhes.

Clube CNC Brasil

Re:Usinagem 3d
« Resposta #8 Online: 19/02/17 - 11:19 »

Offline Osvaldo_Monteiro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 25
  • Total Likes: +9/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Usinagem 3d
« Resposta #9 Online: 20/02/17 - 06:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não posso afirmar qual a correta, eu deveria seguir normas, sou mais intuitivo, mas usaria a de 6 para desbaste  para ser mais rápido e para acabamento outra ball nose (boleada) com um passe lateral bem baixo para ter um bom acabamento, só que demora muito, mas isto dependerá  de você.
Tem colegas que preferem no final passar uma lixa, que no seu caso acho que vai bem, já para uma peça com muitos detalhes como por exemplo, a ceia de Cristo se usar lixa irá prejudicar os detalhes.

Muito obrigado pela ajuda. foi muito útil

Clube CNC Brasil

Re:Usinagem 3d
« Resposta #9 Online: 20/02/17 - 06:08 »

 

SiteLock