Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Router Cnc Travando  (Lida 4251 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Pigozzi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 224
  • Total Likes: +20/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Router Cnc Travando
« Online: 20/05/15 - 09:16 »
Bom dia pessoal,

Vou tentar passar o meu problema pra vocês, me desculpem se eu disser alguma ignorância

Tenho uma CNC caseira a uns 4 anos, ela sempre trabalhou muito bem, mas de um tempo pra ca, ela parece ter perdido a força, em alguns momentos até chega a travar, e com isso acabo perdendo o meu trabalho.
Jaá fiz varios ajustes nela, inclusive trocando o motor de passo, mas o problema persiste.
vocês tem alguma ideia do que possa ser o problema?

Obrigado desde já.

Clube CNC Brasil

Router Cnc Travando
« Online: 20/05/15 - 09:16 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Router Cnc Travando
« Resposta #1 Online: 20/05/15 - 09:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia pessoal,
Vou tentar passar o meu problema pra vocês, me desculpem se eu disser alguma ignorância
Tenho uma CNC caseira a uns 4 anos, ela sempre trabalhou muito bem, mas de um tempo pra ca, ela parece ter perdido a força, em alguns momentos até chega a travar, e com isso acabo perdendo o meu trabalho.
Jaá fiz varios ajustes nela, inclusive trocando o motor de passo, mas o problema persiste.
vocês tem alguma ideia do que possa ser o problema?
Obrigado desde já.
Bom dia;
Bom seria se vc descrevesse a máquina, colocando mais informações tipo qual tipo de fuso e ou sistema de deslocamento que usas etc etc.
o setor de adivinhação está cada dia mais fraco aqui no fórum.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Router Cnc Travando
« Resposta #1 Online: 20/05/15 - 09:37 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Router Cnc Travando
« Resposta #2 Online: 20/05/15 - 13:23 »
 :trico: :trico: :trico:

Clube CNC Brasil

Re:Router Cnc Travando
« Resposta #2 Online: 20/05/15 - 13:23 »

Offline Elvis Campi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 501
  • Total Likes: +27/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sempre em frente
  • Sexo: Masculino
Re:Router Cnc Travando
« Resposta #3 Online: 20/05/15 - 14:39 »
ola amigo agente te ajuda sim mas vc tem que dar varias informações como motor de passo, drive, fuso, tamanho sistema operacional
E.F.C sempre em frete não tenho nada a perde

Clube CNC Brasil

Re:Router Cnc Travando
« Resposta #3 Online: 20/05/15 - 14:39 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Router Cnc Travando
« Resposta #4 Online: 20/05/15 - 14:47 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia pessoal,

Vou tentar passar o meu problema pra vocês, me desculpem se eu disser alguma ignorância


vocês tem alguma ideia do que possa ser o problema?

Obrigado desde já.

Tá desculpado!!!.. rsssssss
Mas precisa dar maiores detalhes... o povo aqui fica revoltado quando alguém pergunta alguma coisa e não dá subsídios para que possam entender o que está acontecendo.

Primeiramente: lembra-se de ter alterado alguma coisa no hardware da máquina, antes dela começar a "perder as forças"? O computador que controla a máquina é o mesmo?...   não foi substituído nada nele?

Segundamente: precisamos saber quais tipos de drivers vc usa para controlar os motores.

Terceiramente: Qual interface está entre o computador e os drivers?

Quartamente: Qual fonte está sendo usada? Já conferiu se ela está sendo alimentada com a energia correta?  Já vi casos onde a fonte está setada para 220V e sendo alimentada com 110V....   aí num tem jeito.. . a máquina "perde as forças" mesmo.

Quintamente: Todos os eixos perderam as forças?... ou apenas um ou dois deles?

Sextamente: Caso seja apenas um ou dois eixos que perderam as forças, já experimentou verificar se não existe áreas onde os eixos estão encontrando maiores resistência?.
Aconselhado seria vc desacoplar o motor do eixo, (usa fusos ou correias ou cabo de aço?), pois seria interessante desacoplar o motor e deslizar o eixo problemático na mão e verificar se existe área onde esteja apresentando maior atrito...   Caso esteja tudo "lisinho", monta tudo de novo e parte para outra etapa...

Sétimamente: qual programa usa para controlar  a máquina?

Oitavamente: Quando vc diz "perdeu as forças" quer dizer que está perdendo passo?  Ou ela deitou e num quer mais levantar?...  Se fosse uma mula eu diria que está "empachada"...  Vi uma assim quando era criança. Meu pai que era ferreiro (aqueles caras que fazem e pregam ferraduras nos pés dos cavalos) e  que também era metido a veterinário, vi ele "salvar" uma mula que deitou e num queria mais levantar. Sabe o que ele fez?..  Pediu pra eu buscar meia dúzia de ovos. Arregaçou a manga da camisa, passou óleo de cozinha no braço e pegou um ovo e enfiou dentro do ânus da mula..  Lá dentro ele quebrou o ovo e retirou a casca..  fez isto com todos os seis ovos e a mula começou a "obrar" que num parava mais...
Depois disto levanto, tomou um pouco dágua e ficou boazinha de tudo..   Então.. se tua máquina fosse uma mula eu aconselharia vc a fazer isto.. mas como num é, vamos ter que encontrar outra solução.

Nonamente: Qual corrente que seus motores exigem?..  verifique se os drivers estão setados para a corrente correta.

Décimamente: Explique tudo certinho o que está acontecendo.. senão o povo vai entrar em pé de guerra e vc logo vai começar a ouvir os tambores...   aí sua carcaça passa a não valer nada, cara pálida...

Onzimam..  bom, vamos parar por aqui porque num sei como se escreve isto...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Router Cnc Travando
« Resposta #4 Online: 20/05/15 - 14:47 »

Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
Re:Router Cnc Travando
« Resposta #5 Online: 21/05/15 - 06:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Oitavamente: Meu pai que era ferreiro (aqueles caras que fazem e pregam ferraduras nos pés dos cavalos) e  que também era metido a veterinário, vi ele "salvar" uma mula que deitou e num queria mais levantar. Sabe o que ele fez?..  Pediu pra eu buscar meia dúzia de ovos. Arregaçou a manga da camisa, passou óleo de cozinha no braço e pegou um ovo e enfiou dentro do ânus da mula..  Lá dentro ele quebrou o ovo e retirou a casca..  fez isto com todos os seis ovos e a mula começou a "obrar" que num parava mais...
Depois disto levanto, tomou um pouco dágua e ficou boazinha de tudo..   Então.. se tua máquina fosse uma mula eu aconselharia vc a fazer isto.. mas como num é, vamos ter que encontrar outra solução.

 :brocoli: :brocoli: :brocoli:

Edu pensei que seu PAI fosse aproveitar que a desgramada deitou e não queria mais se levantar, e colocar uns ovos para ela chocar,  imagina a mula ciscando, o galo correndo atrás da mula , a mula subindo no puleiro, milho ela come, então da mesmo pra confundir.... :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_5 ?_5 ?_5
" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil

Re:Router Cnc Travando
« Resposta #5 Online: 21/05/15 - 06:31 »

Offline Pigozzi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 224
  • Total Likes: +20/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Router Cnc Travando
« Resposta #6 Online: 21/05/15 - 07:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tá desculpado!!!.. rsssssss
Mas precisa dar maiores detalhes... o povo aqui fica revoltado quando alguém pergunta alguma coisa e não dá subsídios para que possam entender o que está acontecendo.

Primeiramente: lembra-se de ter alterado alguma coisa no hardware da máquina, antes dela começar a "perder as forças"? O computador que controla a máquina é o mesmo?...   não foi substituído nada nele?

Segundamente: precisamos saber quais tipos de drivers vc usa para controlar os motores.

Terceiramente: Qual interface está entre o computador e os drivers?

Quartamente: Qual fonte está sendo usada? Já conferiu se ela está sendo alimentada com a energia correta?  Já vi casos onde a fonte está setada para 220V e sendo alimentada com 110V....   aí num tem jeito.. . a máquina "perde as forças" mesmo.

Quintamente: Todos os eixos perderam as forças?... ou apenas um ou dois deles?

Sextamente: Caso seja apenas um ou dois eixos que perderam as forças, já experimentou verificar se não existe áreas onde os eixos estão encontrando maiores resistência?.
Aconselhado seria vc desacoplar o motor do eixo, (usa fusos ou correias ou cabo de aço?), pois seria interessante desacoplar o motor e deslizar o eixo problemático na mão e verificar se existe área onde esteja apresentando maior atrito...   Caso esteja tudo "lisinho", monta tudo de novo e parte para outra etapa...

Sétimamente: qual programa usa para controlar  a máquina?

Oitavamente: Quando vc diz "perdeu as forças" quer dizer que está perdendo passo?  Ou ela deitou e num quer mais levantar?...  Se fosse uma mula eu diria que está "empachada"...  Vi uma assim quando era criança. Meu pai que era ferreiro (aqueles caras que fazem e pregam ferraduras nos pés dos cavalos) e  que também era metido a veterinário, vi ele "salvar" uma mula que deitou e num queria mais levantar. Sabe o que ele fez?..  Pediu pra eu buscar meia dúzia de ovos. Arregaçou a manga da camisa, passou óleo de cozinha no braço e pegou um ovo e enfiou dentro do ânus da mula..  Lá dentro ele quebrou o ovo e retirou a casca..  fez isto com todos os seis ovos e a mula começou a "obrar" que num parava mais...
Depois disto levanto, tomou um pouco dágua e ficou boazinha de tudo..   Então.. se tua máquina fosse uma mula eu aconselharia vc a fazer isto.. mas como num é, vamos ter que encontrar outra solução.

Nonamente: Qual corrente que seus motores exigem?..  verifique se os drivers estão setados para a corrente correta.

Décimamente: Explique tudo certinho o que está acontecendo.. senão o povo vai entrar em pé de guerra e vc logo vai começar a ouvir os tambores...   aí sua carcaça passa a não valer nada, cara pálida...

Onzimam..  bom, vamos parar por aqui porque num sei como se escreve isto...

kkkk, me desculpem todos!!
Pois bem, não tenho nada ou quase nada de conhecimento nessa parte..
o que consigo responder é que nada foi modificado nela, e que o problema é apenas no eixo X
Uso o programa EMC2,a minha maquina se movimenta pelo sistema de cremalheira, acho que isso é o maximo que consigo detalhar a vocês.

ja desmontei e montei a maquina inteira pelo menos umas 3x e o problema persiste

Clube CNC Brasil

Re:Router Cnc Travando
« Resposta #6 Online: 21/05/15 - 07:19 »

Offline ProSoft

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Router Cnc Travando
« Resposta #7 Online: 21/05/15 - 08:35 »
Por que não posta umas fotos?

Clube CNC Brasil

Re:Router Cnc Travando
« Resposta #7 Online: 21/05/15 - 08:35 »

Offline Pigozzi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 224
  • Total Likes: +20/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Router Cnc Travando
« Resposta #8 Online: 21/05/15 - 11:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Por que não posta umas fotos?

Segue a foto da maquina

Clube CNC Brasil

Re:Router Cnc Travando
« Resposta #8 Online: 21/05/15 - 11:27 »

Offline Pigozzi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 224
  • Total Likes: +20/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Router Cnc Travando
« Resposta #9 Online: 21/05/15 - 11:28 »
e do driver..

Clube CNC Brasil

Re:Router Cnc Travando
« Resposta #9 Online: 21/05/15 - 11:28 »

Offline Rossi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 334
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • rossiguerra
  • Sexo: Masculino
Re:Router Cnc Travando
« Resposta #10 Online: 21/05/15 - 12:50 »
Coloque mais fotos da maquina

Clube CNC Brasil

Re:Router Cnc Travando
« Resposta #10 Online: 21/05/15 - 12:50 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Router Cnc Travando
« Resposta #11 Online: 21/05/15 - 14:17 »
desacopla os motores e confere o movimento se está suave e leve, seria bom uma proteção nessa cremalheira e um gabinete nesses drivers.

Clube CNC Brasil

Re:Router Cnc Travando
« Resposta #11 Online: 21/05/15 - 14:17 »

 

SiteLock