Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Minha CNC teimosinha ( creocad )  (Lida 5942 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #15 Online: 06/08/15 - 22:13 »
Creocad,

 Em branco não vai passar. Lembro que li em algum lugar que a maquina vai usar a menor velocidade entre o X e y. Não poderia ser diferente, se você coloca no sistema 2 velocidades  ( x e Y) e na hora de fazer um curva ele precisa de 2 informações e o circulo é feito de pequenas retas, ele tem que optar pela menor.
Li também que o recomendado é usar 80% da velocidade máxima de rotação do motor ( tem que levar em conta as curvas de desempenho do motor, as ligações em serie ou paralela ou unipolar). Como  transformar a rotação do motor em velocidade linear da sua maquina , requer muita conta , desejo boa sorte para voce neste caminho.
 Ou usar o plano "B" e ir fazendo teste com a maquina pronta. Comece usinando com 1500mm/min,  vai de 100 em 100mm/min . Acho que assim é mais fácil e preciso.

sds

armando
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #15 Online: 06/08/15 - 22:13 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #16 Online: 06/08/15 - 23:05 »
Creocad,

Eu também ainda não me convenci. Prefiro o plano "B".

Ainda nesse fim de semana vou ajustar a parte eletrônica, pois andei fazendo alguma caca por aqui. Até estou com a ponte retificadora do meu lado, pois foi pro vinagre. E nesta terrinha não se consegue. Por sorte um dos filhos está passando por Porto Alegre e me esta trazendo (4) pois não sei se não vou continuar fazendo porcaria.

Uma boa noite.

jcs

Estou estudando por aqui, mas em QAP.

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #16 Online: 06/08/15 - 23:05 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #17 Online: 06/08/15 - 23:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia procêis ( e preu tamém).
Pois bem; estou qui ralando com os equívocos do projeto pensado e fazendo os "ajustes" necessários para montar e colocar a teimosinha em teste; porém surgiu uma dúvida para a qual não consegui encontrar resposta no manuel do mach3 e nem no fórum....é o seguinte:
a máquina trabalha com 3 eixos sendo que na maior parte do tempo usa os eixos X e Y. Quando estamos calibrando as velocidades dos motores vemos que até mesmo em vazio, cada motor tem uma resposta diferente quanto à capacidade e potencia até estolar......me pus a pensar que se houver uma diferença muito grande entre as configurações dos motores como é tratada a situação da velocidade de corte.
Trocando em miúdos para melhor esclarecer: como o mach3 faz o cálculo da velocidade de corte? Será que ele utiliza o menor valor dentre os 3 motores? Será que usa o maior valor? Ou será que ele faz uma média entre os motores?......
Pergunto porque isto pode ser a origem de vários problemas "inexplicáveis" que já vimos por aqui, tipo círculos ovalizados; quebra constante de ferramentas, perda de passo, acabamento em escadinha.
Assim resolvi optar pela seguinte situação; vou fazer os testes com os motores, usando cada um nos 3 eixos, depois de instalados, configurar os 3 com os mesmos valores usando 75% do menor valor encontrado.

Abraços;
Creocad


Olá menino Crescêncio

Eu não conheço o Mach3 (ainda) pois continuo teimoso e usando o TurboCNC, hihihi... Mas dá uma olhada neste tópico, onde comento sobre algumas mudanças de configuração que fiz na minha Velhinha: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Acredito que exista alguma opção assim no Mach3 onde tu desabilita a interpolação dos eixos, porém apenas em G0. Pois usinando é necessário a interpolação para os cortes serem gerados corretamente.
Como na minha máquina o passo do eixo X é bem maior (15,5mm) que os outros dois (5mm) a velocidade ficava limitada pelos menores como tu comenta. Mas veja que mesmo com deslocamento não interpolado o que acontece é que o eixo X chega na coordenada antes do Y e fica lá... Esperando, hehehehe. Então parece ser um ganho meio bobo, do tipo 6 por meia-dúzia  :notsei:

Uma coisa que foi bem positiva é que conseguimos configurar as rampas de aceleração e desaceleração dos motores para ficarem suaves, mas não lerdas. Antes elas estavam muito agressivas (tipo de 0 a 100 em milisegundos) e isto causava perdas de passo ou stoll e por isto eu me obrigava a usar velocidades de deslocamento e usinagem menores. Depois desta 'suavização' na partida e parada dos motores tive um ganho de mais de 100%.

Espero ter ajudado e fico a disposição no que puder ajudar  ?_10

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
nt. taco e toco estão mais enlouquecidos que nunca. ?_34 ?_34 ?_34 ?_34 ?_34 ?_34 ?_34 ?_34 ?_34
Editei para acrescentar ao amigo Velho Hippie que já fiz minhas preces pela sua gatinha e à noite farei novamente; ficando aguardando notícias que espero e confio no Senhor sejam as melhores possíveis.


Peço novamente licença e desculpas por poluir teu tópico com esta questão, mas como tu perguntou...

Hoje foi um dia difícil e agonizante (tanto que estou aqui na oficina ainda e nem sei se conseguirei dormir). Mas as notícias são muito boas... A neném entrou no centro cirúrgico as 13:30h e apenas as 18:30h tivemos notícias, minha Gata estava quase infartando e apesar da minha vontade de 'desabar' fiquei firme ao lado dela.
A cirurgia transcorreu bem e graças a Deus identificamos o problema bem no início. Ela já está no quarto (minha Gata está lá com ela) e provavelmente no sábado já vem pra casa. Depois passara pelo pós tratamento por alguns meses.

Agradeço novamente a tua preocupação e orações e à todos os meninos que durante os últimos dias se manifestaram por vários canais transmitindo mensagens positivas e solidariedade.

Hoje estou muito sensível, então só posso dizer que AMO esta Família Clube CNC Brasil e todos os seus integrantes!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #17 Online: 06/08/15 - 23:33 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #18 Online: 07/08/15 - 16:36 »
Primeiro sobre a gatinha do Velho Hippie:
Meu bom garoto; fé e força; coragem e determinação; são estas as bençãos e graças que tenho pedido para todos nós.
Ficamos felizes com as boas notícias e desejo uma rápida e completa recuperação.

Quanto ao plobrema ( pro Antonione não ficar chateado):
No manual com tradução do Viumau está lá no item 5.5.3.3, está escrito que entre o X e o Y o mach3 vai usar o mais lento ; está na página 5.23

Agradeço a todos que deram suas colaborações e bem provavelmente na semana que vem farei o teste com a teimosinha cortando, se é que vai conseguir cortar

Abraços,
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #18 Online: 07/08/15 - 16:36 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #19 Online: 14/07/16 - 19:57 »
Bão pessoas.......
como estamos em julho e a dona onça, a minha mandona, está viajando, fui novamente de novo fuçar na teimosinha.
Mas tá apertado pra danar o local onde será instalada. Daí chamei um amigo que gosta de parafernálias mais que eu e propus ele ajudar-me e levar um monte delas pro sítio dele ( lá ele tem muito espaço,rsrsrsr ).
Papo vai papo vem ele ficou encantado com o clube cnc e não me ajudou em nada; vai ter que voltar semana que vem para fazemos a limpeza.
Vamos ao porque eu ressuscitar este tópico:
o danado do amigo me fez a seguinte pergunta quando demonstrei que o funcionamento da máquina:
Uai sô......cade a tal da bob que eu li tanto lá no forum?
Fiquei embasbacado e nunca percebi que quem usa a tb chinesinha usa também ( ou parece usar ) a tal da bob.......então pergunto usando as controladoras chinesinhas é obrigatório o uso da BOB? Qual ou quais os riscos de usar sem BOB? Enfim, praque serve a tal da bob?

abraços
Creocad 

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #19 Online: 14/07/16 - 19:57 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #20 Online: 15/07/16 - 11:25 »
Que coisa....fui parar lá embaixo e nenhuma vivalma me retornou... to sem moral nesta bagaça.  rsrsrsrssr

subindo...

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #20 Online: 15/07/16 - 11:25 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #21 Online: 15/07/16 - 13:18 »
Olá Creocad,

Em branco não vai passar!!! Não entendo de eletrônica, mas a maior utilidade dela é isolar as tensões dos motores, não retornarem tensões pelo cabo e queimar seu computador , por isso ela tem varios  componentes Opto isoladores, em segundo lugar ela liga através de reles os acessórios da sua maquina, função muito importante depois que  voce faz a maquina funcionar. Umas tem saida PWM que ajusta a rotação do inversor de frequência alem de só ligar.
é uma placa barata e acho que ajuda bastante.

Procure o RDS, ele fabrica este componente e seria a melhor pessoa para lhe explicar.

sds

armando
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #21 Online: 15/07/16 - 13:18 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #22 Online: 15/07/16 - 16:00 »
De velho pra velhinho...rsrsrsrsrs
obrigado.
Mas as placas chinesinhas que nem a minha teem os 3 eixos na mesma placa, e diz ter os optoisoladores; eu olhando as BOBs no aliexpress só vi para placas que são individuais fiquei aida mais encucado.

Vou dar um tempo e ver se alguém que usa placas de varios eixos como ficam.

Braços.....

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #22 Online: 15/07/16 - 16:00 »

Offline fabio mazur

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 150
  • Total Likes: +19/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #23 Online: 30/07/16 - 18:18 »
Ola Creocad, essas placas com os tres eixos juntos , não precisa da Bob, ja vem tudo junto na mesma placa.
FM-Eletronica
Nova Esperança-PR.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #23 Online: 30/07/16 - 18:18 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #24 Online: 30/07/16 - 18:49 »
Agradeço Fabio;
estava ficando preocupado e precisava de confirmar o que era apenas uma dedução.

A propósito está acontecendo uma coisa cabulosa aqui:
quando testei o deslocamento do eixo X, usando correia sincronizada da arno para reduzir o passo de 20 para 5 mm ao colocar velocidade acima de 2000/min o motor dá uma travada e ao clicar novamente ele gira ao contrário....é assim mesmo ou tem mais coisa enroscada nesta bagaça?
Com a palavra os nossos experts.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #24 Online: 30/07/16 - 18:49 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #25 Online: 20/01/17 - 12:13 »
Bão; quase um ano depois vamos nós outra vez.......

o problema mencionado na postagem anterior foi resolvido hoje: era um bendito fiozinho que estava frouxo no plug. apertei e voltou a funfar normal.

Gostaria que alguém que saiba me diga qual o fabricante de sistemas para portão elétrico usa o fuso rosca trapezoidal de 18mm de diâmetro, passo de 20mm e 4 entradas .....são estes que uso na teimosinha e hoje dando uma revisada descobri que a parte usada por mim no eixo Z tem um baita desgaste no meio ( ainda bem que o fiz comprido ) então neste local certamente terei perda de passo devido à folga.
Aqui já verifiquei nos representantes da rossi e da ppa, segundo eles nunca usaram tal fuso.

Creocad
« Última modificação: 20/01/17 - 12:21 por creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #25 Online: 20/01/17 - 12:13 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #26 Online: 21/01/17 - 19:13 »
Continuo aguardando......enquanto isto; conclui a montagem da danada, alinhada e nivelada. teste de deslocamento em vazio feito e com resultado satisfatório.
Falta bolar um esquema para a mesa de apoio do material; quando finalizar mesmo ( deve ser nas férias de julho rsrsrsrsrs)
postarei fotos e detalhes, inclusive das mancadas e erros cometidos, e como evita-los lógico.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #26 Online: 21/01/17 - 19:13 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #27 Online: 02/02/17 - 19:23 »
Bão; bão....consegui improvisar uma base para a mesa da teimosinha, usei barras de aluminio de régua de pedreiro ( é uma porcaria de dificil para nivelar ) amanhã irei fazer teste de corte; então se preparem para a choradeira e perguntas bobas ( é bom que aí o mula preta aparece, pois está meio sumidão )

Em tempo continuo querendo saber qual fabricante de portão eletronico usa fuso T18, passo 20mm com 4 entradas.

Abraços e vamos que vamos empoeirar tudo por aqui........ainda bem que não tenho cachorro, por óbvio não tem casinha; devo dormir uns dias ao relento,  :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: mas até que é bom pois está um calor danado por estas bambas. :dança: :dança: :dança: :dança: :dança: :dança: :dança: :dança:

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #27 Online: 02/02/17 - 19:23 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #28 Online: 03/02/17 - 14:22 »
Rapaz...e não é que a danada está cortando e com precisão.........
Acho que errei tanto na fase de projeto e construção que a coisa acabou dando certo.
Se alguém puder me ajudar a cadastrar as ferramentas no mach3, com um passo a passo eu agradeço; pois já fuçei de todo jeito aqui e não consigo.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #28 Online: 03/02/17 - 14:22 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #29 Online: 05/02/17 - 09:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Rapaz...e não é que a danada está cortando e com precisão.........
Acho que errei tanto na fase de projeto e construção que a coisa acabou dando certo.
Se alguém puder me ajudar a cadastrar as ferramentas no mach3, com um passo a passo eu agradeço; pois já fuçei de todo jeito aqui e não consigo.

Creocad
Oi Creocad,

Só sei usar no Artcan , no Mach3 nunca vi. Acho que quando você faz a estratégia de usinagem você escolhe a ferramenta com isso o pós processador converte em linguagem do Código G , assim o Mach3 lê e aciona os drives, liga o spindle e aciona os motores na velocidade e Rpm especificadas nas ferramentas escolhidas no Artcan.
Eu acho que é assim .

Abraços

Armando

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Minha CNC teimosinha ( creocad )
« Resposta #29 Online: 05/02/17 - 09:16 »

 

SiteLock