Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)  (Lida 5568 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
O resultado é muito bom, mas e o preço de uma máquina dessas? Será o mesmo das outras? No Brasil, até aonde achei, só a AUTOMATISA que diz ter produtos que fazem isso, mas sem vídeos para demonstrar...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil


claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #1 Online: 15/11/15 - 18:54 »
Não entendi COMO um feixe de laser pode imprimir em diversas cores (e considero o meu conhecimento de Física bastante razoável...).
Acho que tem algo mais aí....

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #1 Online: 15/11/15 - 18:54 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #2 Online: 15/11/15 - 19:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não entendi COMO um feixe de laser pode imprimir em diversas cores (e considero o meu conhecimento de Física bastante razoável...).
Acho que tem algo mais aí....

Segundo a explicação da Automatisa de como funciona (A parte em negrito foi destacada por mim):

Citar
A Automatisa mostrou na feira Serigrafia e Signs 2015 uma aplicação exclusiva para a os setores que fazem uso da gravação a LASER para metais.

Trata-se de um processo, somente possível de ser realizado com a linha Fiber da Automatisa, que, utilizando parâmetros refinados, permitem a gravação indelével em aço inox com cores variadas.

A gravação é permanente, não usa qualquer aditivo, e resulta de um processo controlado de migração de carbono para a superfície do material. O efeito óptico é a cor viva, fixa e indelével no material.

Esse processo é bastante útil em diversas aplicações, desde brindes personalizados a instrumentais cirúrgicos ou utensílios que serão utlizados por crianças (evitando o uso de tintas que podem ser ingeridas posteriormente).

Sinceramente, uma máquina dessas abre uma grande possibilidade para quem trabalha com todo tipo de brindes, placas comemorativas e de indicação pequenas (Máximo de 205x205mm). Mas tem de ter uma boa clientela, principalmente empresas de grande porte, para fazer logo um monte de brindes para assim compensar a compra de uma máquina dessas...
« Última modificação: 15/11/15 - 19:25 por Robson Olegário »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #2 Online: 15/11/15 - 19:13 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #3 Online: 15/11/15 - 19:45 »
tambem esta alem de minha compreesao!
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #3 Online: 15/11/15 - 19:45 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #4 Online: 15/11/15 - 20:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
tambem esta alem de minha compreesao!

Na verdade, agora faz um pouco de sentido para mim. O laser de fibra é um laser em que o meio ativo é uma fibra óptica dotada com metais de terras raras, tais como o itérbio, o neodímio, túlio, ou praseodímio. Provavelmente, ao se mudar o comprimento de onda do feixe, ou se tiver algum outro elemento, o laser poderá criar cores em materiais de aço, como diz da explicação da Automatisa "resulta de um processo controlado de migração de carbono para a superfície do material".
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #4 Online: 15/11/15 - 20:07 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #5 Online: 16/11/15 - 13:53 »
Então, essa "migração controlada" tem a ver com o substrato então...  Os aços mudam de cor conforme a temperatura, isso é fato conhecido, e inclusive é usado como referência para têmpera e recozimento, e então os caras aproveitam essa característica e de alguma forma controlam o aquecimento do material com precisão.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


O comprimento de onda em si não geraria cores no material, isso não existe.
« Última modificação: 16/11/15 - 14:00 por claudiorfernandes »

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #5 Online: 16/11/15 - 13:53 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #6 Online: 16/11/15 - 14:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Então, essa "migração controlada" tem a ver com o substrato então...  Os aços mudam de cor conforme a temperatura, isso é fato conhecido, e inclusive é usado como referência para têmpera e recozimento, e então os caras aproveitam essa característica e de alguma forma controlam o aquecimento do material com precisão.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


O comprimento de onda em si não geraria cores no material, isso não existe.


Essa parte do comprimento de onda eu coloquei por pura especulação, pois física não é minha área, mas achei ser possível para poder gerar calor ou o quê fosse necessário para que o metal adquirisse a cor desejada. Em um outro vídeo que eu vi, mas não coloquei aqui antes, existe uma legenda aonde diz que a qualidade do material, força de marcação, frequência e velocidade são fundamentais para se obter o resultado desejado.

O vídeo é esse. Mas deixem a opção de mostrar legendas ou anotações ativada.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Mas como você mencionou, a temperatura da gravação é que faz a mudança da cor do aço nas partes desejadas, o que realmente foi mesmo uma grande sacada deles.
« Última modificação: 16/11/15 - 14:25 por Robson Olegário »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #6 Online: 16/11/15 - 14:17 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #7 Online: 16/11/15 - 15:51 »
É possível que a máquina dos caras use algum tipo de termo-visão para determinar a temperatura no ponto e variar a potencia do laser de acordo.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #7 Online: 16/11/15 - 15:51 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #8 Online: 16/11/15 - 16:08 »
Talvez não. No laser CO2, quando o programa é integrado ao Corel, se usa cores para se definir o que será gravação, corte e marcação. Acredito que nesse caso das gravações coloridas, o programa já sabe como produzir as cores, mas como já mencionei, a qualidade do material, força de marcação, frequência e velocidade do laser é que vai definir o resultado final. Então não teria muito sentido ter uma termo-visão, pois são os ajustes feitos pelo operador que vão fazer toda a diferença no desenho.
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #8 Online: 16/11/15 - 16:08 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #9 Online: 16/11/15 - 16:35 »
Achei no site da Wisely Laser (A máquina do vídeo) 2 representantes na América Latina. Uma é na Venezuela, e outra na Argentina. No site da empresa da Venezuela, nenhuma informação sobre a máquina, mas, no da Argentina, fala de uma máquina de uma empresa chamada Raycus, e, pelo que entendi lá, ao se usar um tipo de fonte de energia, a máquina grava colorido em aço inoxidável 316. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #9 Online: 16/11/15 - 16:35 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #10 Online: 16/11/15 - 22:56 »
Claro que tem uma explicação científica para isto, mas tá parecendo coisa do Capiroto.. rsssssssss
Descarto cores sendo ativadas por temperatura.. tem algumas cores aí que não teria como aparecer no aço inox por este meio...
Desde o dia que vi este vídeo aqui que fiquei com isto martelando na cabeça e ainda não caiu a ficha...
Mas uma das coisa que imaginei é que o laser "ranque" material de uma determinada cor da cabeça de gravação (pode ser sub-dividido por fibra ótica) e sai um feixe de cada lugar, se concentrando nas áreas onde vai ser feito a gravação... e cada feixe deste traz moléculas de uma determinada cor que se agrega ao substrato pela elevação da temperatura..
Um feixe de laser passando através de um material metálico de uma determinada cor conseguiria desprender moléculas deste material que seria "arremessado" em grande velocidade sobre o substrato, mudando a cor do aço...
Seria como os tubos de raios catódicos, onde os elétrons se desprendiam do catodo e eram arremessados, em altíssima velocidade sobre o fósforo da tela.....
Laser, pela temperatura que atinge, pode desagregar alguns materiais com bastante facilidade, devido à temperatura que consegue atingir...  portanto isto poderia provocar o bombardeio naquela região com moléculas em alta temperatura, que se agregaria às moléculas do aço inox e faria com que ele mudasse de cor....
Bom.. tudo isto é apenas suposição e eu gostaria de que alguém mais capacitado pudesse dar aqui alguns pitacos a respeito...  mas esta esta minha suposição acima parece ser o caminho.. mas precisava que fosse confirmado pois ainda é só uma suposição sem base científica...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #10 Online: 16/11/15 - 22:56 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #11 Online: 17/11/15 - 13:00 »
Amigo Edu, só posso dizer que, se eu morasse em SP, eu daria um jeito de ver isso pessoalmente, dizendo estar interessado, e ver se eles faziam uma gravação com uma explicação para mim. Só assim eu entenderia ao certo como isso funciona. Mas a sua explicação é sim bem válida. De alguma forma, eles mudam a composição molecular da área sendo gravada de forma que ela fique colorida.
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #11 Online: 17/11/15 - 13:00 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #12 Online: 17/11/15 - 22:01 »
Satanas e você?   ?_12
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #12 Online: 17/11/15 - 22:01 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #13 Online: 18/11/15 - 13:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Satanas e você?   ?_12

 :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:

Pois é... Tem horas que a tecnologia surpreende tanto a gente que achamos é coisa do Demo... Antigamente se fazia coisas na mão em madeira que poderia durar dias ou semanas para ser terminada. Hoje em dia, com uma router ou um laser, pode se fazer em horas...
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #13 Online: 18/11/15 - 13:27 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #14 Online: 19/11/15 - 17:50 »
Hum, quem sabe aqui neste trabalho UFSC uma luz para a questão




Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Gravação colorida usando Laser de Fibra (Fiber Laser)
« Resposta #14 Online: 19/11/15 - 17:50 »

 

SiteLock