Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: ROUTER- duvidas na construção  (Lida 3575 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline device

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • E=mC²
  • Sexo: Masculino
ROUTER- duvidas na construção
« Online: 22/05/16 - 10:31 »
Olá pessoal.
Bom dia...
Não estranhem as perguntas, pois é minha primeira e se não perguntar à vcs, posso fazer alguma besteira;

Estou desenhando uma CNC com curso de 3.000 x 2000 x 200 m/m de curso com motores de passo de 30Kgf e fusos de 20 m/m e passo 10.
(ficou a dúvida se usar Bipolar ou Unipolar)???
(ficou a d´puvida aqui tb se usar fuso de 10 ou 5 m/m de passo)

É para cortar MDF de 19 m/m e penso (ainda não comprei) que um spindle de 1,5KW no eixo Z, deve resolver.  (refrigerado á água)

Esses programas que o pessoal usa????
O Artcam é para gerar as imagens e criar as coordenadas, Certo??

Para a maquina, falaram-me sobre Mach3.  Está correto?
Para quem já fez.... Usar plataforma Win XP ou Linux???

A interface para a porta paralela já encontrei.

Agradeço se alguém puder dar umas dicas.
« Última modificação: 23/05/16 - 17:09 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

ROUTER- duvidas na construção
« Online: 22/05/16 - 10:31 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +359/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #1 Online: 23/05/16 - 17:13 »
nobre amigo
vc abriu  dois tópicos para uma mesma duvida.
por favor , basta um  tópico  só
movi  seu  tópico  pára ca,  e o outro  eu  apáguei
qualquer duvida ,  agora,  coloque aqui   valeu
abraço ?_26 ?_26 ?_26 ?_26 ?_26

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #1 Online: 23/05/16 - 17:13 »

Offline Antonio33

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 97
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #2 Online: 23/05/16 - 20:31 »
fuso de 20mm  em uma maquina deste tamanho vais jogar didim fora no minimo 32 mm y  e 25 mm no x  e motores  100 kgf  pois imagino que o portico do x vai ser parrudo  os guias pode usar de 20 sem medo ate os de 15 resolve  pois são pra suportar 1500 kilos dito pelos fabricantes não por mim  ?_26 uma estrutura deste tamanho feita com metalão 8x8x com 3 mm de espessura aonde vai os guias e no retante pode usar 8x8x 1.6 mm ?_26

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #2 Online: 23/05/16 - 20:31 »

Offline Dell

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 91
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #3 Online: 23/05/16 - 20:38 »
Boa noite

Sugiro pesquisar bastante no fórum, pois vai encontrar diversos projetos de máquinas com essa área que pretende.Por estar partindo para a primeira montagem defina bem o projeto pois para este porte de cnc  vai gastar  bastante ($$$$$$).

Estou desenhando uma CNC com curso de 3.000 x 2000 x 200 m/m de curso com motores de passo de 30Kgf e fusos de 20 m/m e passo 10.

Não sou nenhum expert no assunto ,mas pelo pouco que conheço para uma maquina deste porte usar fuso fica muito caro e  inviável o correto é utilizar o sistema de cremalheira e pinhão com redução(pesquise mais sobre o assunto).

Para uma maquina dessa eu utilizaria um spindle de 3kw.
Precisa verificar qual o tipo de estrutura(aluminio,aço etc...) vai utilizar e ver o peso do conjunto para definir os motores e a eletrônica no geral.

Boa sorte na sua empreitada.

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #3 Online: 23/05/16 - 20:38 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #4 Online: 23/05/16 - 20:50 »
Device,

Vou dar minha opinião também, ai você escolher o que for melhor para você. ( não tire uma media kkkk)

1 - Motor 8 fios com ligação Bipolar - o torque é maior em baixa e alta rotação.
2 - Fuso só no Z no  Y e X  uso cremalheira , coloque uma redução de no minimo 6:1
3 - Spindle de 3 HP a água, força  ( pode cortar com velocidade de 2000m/min em 2 passes ) e pouco barulho
4 - 4 motores - 3 de 60kg e 1 de 40 kg no Z com fuso de 5mm - (Se puder ter de 100 kg seria melhor com baixa inercia)
5 - Artcam
6 - Mach3 com XP

obs .: estrutura de ferro e alumínio para as Guias de 20mm.

boa sorte

armando
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #4 Online: 23/05/16 - 20:50 »

Offline Erick Santos De Oliveira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 121
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #5 Online: 24/05/16 - 08:49 »
Bom dia...

Device, seja bem vindo...

Sugiro q vc inicie por uma máquina menor ate q aprenda um pouco sobre todos os detalhes...

Pois fiz 03 ate chegar na q tenho hoje...  2000 x 1500 mm, motores de 10 Kgf com redução de 4:1 e cremalheiras; graças a Deus tudo funciona bem, já a mais de 3 anos...

Boa sorte.

Sds...

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #5 Online: 24/05/16 - 08:49 »

Offline device

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • E=mC²
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #6 Online: 24/05/16 - 10:06 »
Olá pessoal.
Bom dia...

Agradeço as dicas.
Abraços a todos.

Prezado Erick...
Bom dia...
Agradeço as boas vindas...

Fez uma máquina de 2000x1500.
Qual a velocidade de corte (m/m minuto??
E quantas passadas vc dá.
Sua máquina corta em uma só passada?

Agradeço a resposta.
Abraços
« Última modificação: 24/05/16 - 10:07 por device »

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #6 Online: 24/05/16 - 10:06 »

Offline Erick Santos De Oliveira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 121
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #7 Online: 24/05/16 - 10:51 »
Amigo, Device

A velocidade de corte vai depender da fresa e do material utilizado;mas ja te adianto q qnt maior a espessura do material, mais passadas serão necessárias...

Procure no forum material sobre o ( ArtCam ), pois e nele q se prepara o desenho para corte; assim muitas de suas dúvidas serão respondidas. Se se for possivel  adquirir o software para ir treinando, melhor será.

Sds...

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #7 Online: 24/05/16 - 10:51 »

Offline device

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • E=mC²
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #8 Online: 24/05/16 - 15:28 »
Olá Erick

Agradeço a resposta.

Acredito que fresa de metal duro de diametro 5 m/m vai ser usada.

Vi uma máquina como segue:
Motores de passo de 1,5Nm
Spindle 1,5Kw 24000 Rpm, á refrigerado à água.
Curso de 1600x1200x200
Fuso de 10 m/m
Guias lineares de 15 m/m

O avanço do corte, pelo que pude ver ligeiramente era de uns 600 m/m minuto, toda espessura do MDF 19 m/m (cru).

Mas ele reclamava que as vezes o motor se perdia.
Não sei, mas não pode ser o torque do motor, mal dimensionado???

Quanto ao Artcam, tenho amigos que tem o programa oficial e posso ir lá brincar com ele.

Te agradeço as dicas.  (O pessoal daí já deu i=umas dicas de torque e fusos.   muito útil
« Última modificação: 24/05/16 - 15:30 por device »

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #8 Online: 24/05/16 - 15:28 »

Offline Vagner.cnc

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 304
  • Total Likes: +4/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #9 Online: 24/05/16 - 17:30 »
A minha 3000x2000 guias cilíndricas de 16mm apoiadas a cada 15mm, motores de 32kgf (1 de cada lado) e, a melhor coisa que fiz na minha vida: cremalheiras!!!

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #9 Online: 24/05/16 - 17:30 »

Offline Elvis Campi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 501
  • Total Likes: +27/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sempre em frente
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #10 Online: 24/05/16 - 18:47 »
nessa medida cremalheira com certeza apesar de ser fuso de 20 vão flambar muito se não for castanha giratória. ?_26 ?_26 ?_26
E.F.C sempre em frete não tenho nada a perde

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #10 Online: 24/05/16 - 18:47 »

Offline Vagner.cnc

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 304
  • Total Likes: +4/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #11 Online: 24/05/16 - 19:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
nessa medida cremalheira com certeza apesar de ser fuso de 20 vão flambar muito se não for castanha giratória. ?_26 ?_26 ?_26

Realmente!!!

A principal vantagem da cremalheira é a simplificação da montagem (comparada com a castanha giratória)!!! Isso sem levar em consideração o preço... O metro da cremalheira Mod 1 deve estar por volta de 70 temer's e o acionamento (conjunto de polias e correia) por volta desse valor também!!! Já o metro do fuso 20 e sua castanha...

Coloque fuso de esferas no Z somente!!!

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #11 Online: 24/05/16 - 19:22 »

Offline device

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • E=mC²
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #12 Online: 01/06/16 - 10:55 »
Olá pessoal.
Agradeço as valiosas dicas dadas.
São muito boas..

Há muito material na internet e vejo que em vários outros links que as informações, são diferentes.
Algumas máquinas que já vi ao vivo e a cores tem esses problemas que mencionaram.
Respondi à questões de: ""O que sou e o que pretendo, em meu primeiro contato""
Realmente tenho muitas dúvidas, diferentemente dos caros amigos que já devem ter gastado muito tempo para saber o que sabem hoje.

Como colaboração e vai ser útil para muitos e para mim tb, gostaria de estar desenvolvendo um programa com todas as informações, como segue.

Defino campos no programa tais como:
1- Curso em X
2- Curso em Y
3- Curso em Z
4- Material a ser usinado. (tabela de durezas) tb em função de suas espessuras e número de passadas. velocidades e avanço de corte.

O programa calculará:
1- Estrutura a ser construída (tamanho das mesas), medidas de materiais (tubos de metalon ou aluminio)
2- Motores utilizados em função do trabalho (Kgf/cm), se Motores de Passo ou Servos (Easy Servos), com potência de cada driver descriminada
3- Fusos de esferas ou cremalheiras e seus devidos redutores. (dependendo do trabalho eprecisão requeridas).
4- Medidas de guias lineares e seus respectivos patins, de acordo com a carga solicitada em cada eixo

Já vi estruturas que vibram durante o trabalho e estruturas superdimensionadas (mais $$$, sem necessidade).

Acredito que este aplicativo (isso posso fazer tendo todos os dados), vai auxiliar muito amigos aqui, assim como eu que ainda nao construíram sua máquina.

Fiz algumas aplicações no passado (NÃO CNC) com portas paralelas, seriais e USB, e no caso aqui, seria bom partir para a porta paralela. e com o tempo, posso verificar a possibilidade via rede.

Em contato com fornecedores de servos, vi que cada motor possui 4 pinos de controle.
+P, +D e -P -D   (pulso e direção) deve servir tb para motores de passo, a mesma lógica.
Entretanto, os fornecedores afirmaram que sção utilizados somente 4 pinos da porta paralela.

Bem.... São 4 bits e posso obter aí (0000, 0001, 0010, 0100, 1000, 1001, 1010, 1100, 1101, 1110, 1111,           
0101, 0110, 0111, 1011, 1101.

Aqui, acredito ser boa pedida descartar 1111, pois todos os pinos vão para 1, assim que o PC é ligado.
Se zerar a porta toda, antes de enviar qualquer combinação, também não posso usar 0000, como parâmetro de acionamento para qq eixo.

Terei então 14 possibilidades.
Se a informação estiver correta (pinos 33,34,35 e 36) a nível de padronização com os softwares disponíveis, penso que +D, +P e -D, -P (direção e pulso) posso com esses 4 pinos da porta paralela, controlar 3 drivers simultaneamente. (no caso de usar para 2 e 3 D, se necessário)
Pretendo usar um PIC para isso.

Algum colega tem essa informação para que se possa construir essa placa controladora??

Uma outra dúvida.... Não brinquei com o MACH3 ainda,
A frequência do Spindle é controlada por ele (vc fixa um valor e pronto) Correto???

Quanto ao programa sugerido, no inicio do texto, tendo a ajuda dos amigos, assim que pronto, estarei disponibilizando no fórum, isto é,  se acharem a idéia boa.  PS. Podem enviar MP, pois ficará + fácil. 

(Vai dar trabalho, mas acho que valerá a pena, pois na internet se acha muito material, mas já vi erros que não gostaria de cometer e sei que os amigos aqui tem experiência nisso, só por algumas respostas e orientações que recebi.
Acredito que isto vai ajudar bastante e tb aos amigos que tiverem as mesmas dúvidas que eu.

Grde abraço a todos.

M.Alexandre








 



Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #12 Online: 01/06/16 - 10:55 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #13 Online: 01/06/16 - 12:57 »
Boa tarde Alexandre,

        Não consegui me conter e preciso lhe dar um conselho, olhe para seu projeto neste momento e se dedique a ele !!! Você terá de 6 meses até 1 ano de rolo para sua cabeça e um gasto enorme para ter A MAQUINA  do seu sonho. Quanto a ajuda aos outros, você poderá fazer de varias maneiras e formas, através de um programa que facilita tudo e tira a inciativa da pesquisa e devotamento ao conhecimento de multiplas disciplinas, não vejo como uma eficaz. O inventor e criador quer ser desafiado pelas dificuldades intrínsecas na criação da criatura. Errando, aprendendo e consertando esse é o lema que nos impulsiona nesta jornada.
Espero ter feito de minha opinião e palavras o pensamento de outros aqui do Forum.

abraços

armando 
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #13 Online: 01/06/16 - 12:57 »

Offline device

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • E=mC²
  • Sexo: Masculino
Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #14 Online: 01/06/16 - 15:36 »
Olá Armando.
Boa tarde.

Pensei sobre o que disse, e realmente, isso tiraria o inventivo da pesquisa de outras matérias.
Cálculos, eficiência de ferramentas, etc.
Apenas pensei  em forma de "aliviar o prejuízo", mas de forma alguma, e não tirar o incentivo da pesquisa.
Realmente é muito bom ver a coisa funcionando depois de um "Brain Storm".
Vc tem toda a razão.

Agora a placa controladora, como disse, gostaria de realmente estar fazendo uma, eu mesmo.
Só tenho dúvidas quanto à pinagem que postei no e-mail que leu.
Aqui também seria uma pesquisa, mas com códigos enviados de forma errada, podem ter um resultado catastrófico (já tive este tipo de experiência e o resultado foi muito caro).

Quanto ao hardware para a porta paralela e ao  software para o PIC, posso fazer sem problemas.
O que não encontrei respostas é quais pinos são usados pelo MACH3 (disseram-me, mas ***sem certeza***,  que seriam o 33,34,35 e 36.    Aqui são 4 bits.
Certamente não posso usar as combinações 1111 e 0000, pelo explicado na mensagem anterior.

Restam-me 14 combinações.
Eu acredito, ***não sei se está correto***, que cada bit desse grupo corresponderia à +D, +P, -D, -P (pulso e direção esquerda e direita de cada motor).  Assim sei que funciona os drivers para servo motores.
Se a mesma logica é usada para motores de passo, a placa será um belo padrão.

Ainda não tenho fundos para comprar ps motores e drivers, mas já posso ir fazendo a placa controladora, seu software.

Sabe dizer quais as combinações que vem da paralela para acionamento de cada motor (X, Y e Z)??
Ainda não tenho como ensaiar isso, na prática, por falta dos motores e seus drivers.

Agradeço a sinceridade e como abordou a questão do programa proposto.  Tem toda razão.

Abraços
Alexandre





« Última modificação: 01/06/16 - 15:38 por device »

Clube CNC Brasil

Re:ROUTER- duvidas na construção
« Resposta #14 Online: 01/06/16 - 15:36 »

 

SiteLock