Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Acolpa,entos com elastômeros  (Lida 819 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline device

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • E=mC²
  • Sexo: Masculino
Acolpa,entos com elastômeros
« Online: 23/06/16 - 22:11 »
Olá pessoal.
Boa noite.

Verifiquei vários catálogos de acoplamentos fuso/motor para uma router e tenho uma dúvida.

Acoplamentos com elastômeros, não dão trancos na partida do eixo, mas acredito que podem, dar diferenças quando a máquina está routeando, em função da deformação do elastômero, quando nas partidas ou paradas de cada eixo.   Os colegas que tem mais experiência, podem tirar essa dúvida?

Abraços a todos do fórum.

Clube CNC Brasil

Acolpa,entos com elastômeros
« Online: 23/06/16 - 22:11 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Acolpa,entos com elastômeros
« Resposta #1 Online: 24/06/16 - 08:21 »
 ola Device,

Boa observação!!!

 Estou indo meio que na intuição, com certeza existe alguma deformação no momento do acionamento dos motores e na inversão do sentido do motor, mas como a área do elastômero é grande e a pressão exercida diminui por causa disso e essa deformação se dá por milisegundos  e o percurso executado neste instante é desprezível na casa dos milésimos de mm , mas para o motor é uma ajuda enorme pelo impacto que são amortecidos e que deixam de ir para os mancais e rolamentos do mesmo. Bem essa é a minha opinião.

abraços

Armando
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Acolpa,entos com elastômeros
« Resposta #1 Online: 24/06/16 - 08:21 »

Offline device

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • E=mC²
  • Sexo: Masculino
Re:Acolplamentos com elastômeros
« Resposta #2 Online: 24/06/16 - 10:23 »
Olá... Bom dia...

Agradeço a informação.
Se é na casa de milésimos, não importa, pois vou cortar Madeira com ela e a precisão não é lá essas coisas.  +/-0,1m/m está excelente.

A intenção de usar com elastômeros, é justamente para "poupar" os motores, fusos e mancais, tudo que tiver atrito ao trabalhar.   Usando acoplamentos rígidos, penso que os demais componentes (motor, fuso, mancais) vão ter vida mais curta.     Não sei se falei alguma bobagem, mas  a linha de raciocínio é essa.

Agradeço sua resposta....Grde abraço a todos aí do fórum

Clube CNC Brasil

Re:Acolplamentos com elastômeros
« Resposta #2 Online: 24/06/16 - 10:23 »

 

SiteLock