Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: pintar mdf  (Lida 5305 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ESTILOJISTA

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 165
  • Total Likes: +2/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • vivendo e apreendendo
  • Sexo: Masculino
pintar mdf
« Online: 08/07/16 - 21:17 »
galera como faço pra pintar o mdf apos ser cortado na router a laser.
pois vou pintar na cor branca :bleader:

Clube CNC Brasil

pintar mdf
« Online: 08/07/16 - 21:17 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #1 Online: 09/07/16 - 08:08 »
Eu uso primer + tinta duco. Fica parecendo laqueamento. Com compressor e pistola normal. Especial atencao para a borda, q arrepia no primeiro primer e as vezes precisa de duas demaos de primer. Primer eh bem mais barato q a tinta e sempre da mesma cor....entao prefira deixar a superficie ok no primer e usar a tinta apenas para cobertura. Abs. Carlos


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #1 Online: 09/07/16 - 08:08 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #2 Online: 09/07/16 - 13:42 »
DEPENDE muito  da peça que vc vai pintar  e para que
pois em artesanato  se usa tinta PVA mesmo, estas de parede mesmo e depois se usa ou verniz, ou  laca acrilica,
eu  prefiro  laca pois é a base  de agua
a tinta duco  é mais cara, mas para moveis acho  legal
hoje em  dia infelismente o pessoal  quer barato,  então  tem  que se dançar  conforme a musica  rsrsrs
mas alem  da pintura, pode se aplicar inumeras técnica,  como  ,  papel  de decoupagem,  craquele, esfumaçado, e por ai  vai
uma coisa importantissima,  USE  SEMPRE O PINCEL  CERTO  PARA cada técnica
ex.  dar  acabamento  com  verniz ou  laca,  com  pincel  vagabundo,  é perder todo  o seu  trabalho
abraço
« Última modificação: 09/07/16 - 13:47 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #2 Online: 09/07/16 - 13:42 »

Offline janiohoffmann

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #3 Online: 10/07/16 - 19:38 »
 Uso esmalte sintético a base de solvente com compressor...tem um resultado bem melhor que a PVA. A questão das bordas, quando faço trabalhos em peças com chapas de mais de 6mm que é bem complicado de deixar igual as laterais, começei a passar um gesso para artesanato...antes do fundo....o resultado foi muito bom...deixou as peças com uma uniformidade bem satisfatória...Mas como o amigo falou, tudo depende da finalidade do trabalho....

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #3 Online: 10/07/16 - 19:38 »

Offline Rafael Sousa

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 596
  • Total Likes: +32/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #4 Online: 10/07/16 - 20:38 »
as peças cortado a laser eu passo um selador primeiro, depois taco a tinta pva pra cima e sempre fica bem pintado antes só pintava com a da acrilex, mas como oos $$$ subindo não tava dando legal dai comecei com a pva e compro só a base branca e os pigmentos para peças coloridas
Att: RaFaeL

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #4 Online: 10/07/16 - 20:38 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #5 Online: 10/07/16 - 20:50 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A questão das bordas, quando faço trabalhos em peças com chapas de mais de 6mm que é bem complicado de deixar igual as laterais, começei a passar um gesso para artesanato...antes do fundo....o resultado foi muito bom...deixou as peças com uma uniformidade bem satisfatória...

Interessante isso.

Só pinto os troféus que faço, o restante vendo somente cru, mas as bordas no MDF de 15mm são realmente um problema. Normalmente uso 2 demão de primer universão e depois esmalte industrial,
Mas me interessou essa dica do gesso. Pode falar mais a respeito?

Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #5 Online: 10/07/16 - 20:50 »

Offline janiohoffmann

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #6 Online: 10/07/16 - 22:19 »
 Aqui no sul, encontro nas lojas de materiais para artesanato (gesso acrílico) da marca acrilex...ele é pastoso semelhante uma massa corrida, aplico com um pincel ou até mesmo uma esponja nas bordas sem muitos cuidados pq depois de seco com a lixa vc dá o acabamento..

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #6 Online: 10/07/16 - 22:19 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #7 Online: 11/07/16 - 06:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Uso esmalte sintético a base de solvente com compressor...tem um resultado bem melhor que a PVA. A questão das bordas, quando faço trabalhos em peças com chapas de mais de 6mm que é bem complicado de deixar igual as laterais, começei a passar um gesso para artesanato...antes do fundo....o resultado foi muito bom...deixou as peças com uma uniformidade bem satisfatória...Mas como o amigo falou, tudo depende da finalidade do trabalho....
ola amigo  janio
então,  existem  inúmeras formas de se pintar  uma peça em mdf
vai  depender de cada peça, e até o  lugar  onde vc esta pintando
por exemplo
se vc morar  em  um  apartamento  pequeno, esta tinta a base  de solvente,  é complicado, pois o  solvente tem  um  cheiro muito  forte e pode complicar  tanto  para quem  usa quanto  para seus vizinhos
outro  fator importante ,  é que nem  sempre podemos usar  um  compressor, por tres motivos
primeiro;
o  barulho  exessivo  do  compressor,  sendo   grande ,  pequeno, ou  mesmo  ar direto
segundo,
a peça que vamos pintar  é muito  pequena,  e por isso  o  desperdício  é muito  grande
terceiro
a névoa que o  sistema mantém  no  ar,  fica complicado  em  alguns casos de moradia

por isso  digo,  que a tinta pva,  alem  de ser barata,  éla é a base  de agua, o  que facilita e muito  a limpeza do pincel
a laca  também é a base  de agua,  e deixa a peça muito  bonita,  alias,  eu  prefiro  mais do  que verniz
temos agora também ,  as tintas esmaltes a base  de agua,  que são  ótimas tanto  pata pincel,  quanto  para  compressores
estou  informando  isso, pois ja tive ATELIER,  durante quatro  anos,  e   consegui, muitas informações dos alunos sobre estes problemas
alem  do  que , muitas pessoas são   alérgicas a VERNIZES

mas,  todas as dicas são  fundamentais, pois todas tem  seus objetivos, basta saber quais  estão  a seu  alcance
abraço
ricardo
« Última modificação: 11/07/16 - 06:21 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #7 Online: 11/07/16 - 06:18 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #8 Online: 11/07/16 - 07:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqui no sul, encontro nas lojas de materiais para artesanato (gesso acrílico) da marca acrilex...ele é pastoso semelhante uma massa corrida, aplico com um pincel ou até mesmo uma esponja nas bordas sem muitos cuidados pq depois de seco com a lixa vc dá o acabamento..

Interessante, vou analizar o custo x benefício, pois como é para trofeus, geralmeet é grande quantidade e a acrilex não é muito boazinha em preços...

Mas obrigado pela informação.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #8 Online: 11/07/16 - 07:16 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #9 Online: 11/07/16 - 07:18 »
Normalmente a primeira canada de primer ou seladora arrepia nas bordas..o grande "macete" se eh q posso chamar assim eh lixar de forma bemsuave para nao eliminar o primer e sim fechar as bordas. Na segunda demao ja da cobertura.....outa coisa interessante eh usar massa para sumir com emendas entre chapas coladas.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #9 Online: 11/07/16 - 07:18 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #10 Online: 11/07/16 - 07:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Normalmente a primeira canada de primer ou seladora arrepia nas bordas..o grande "macete" se eh q posso chamar assim eh lixar de forma bemsuave para nao eliminar o primer e sim fechar as bordas.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Na primeira demão uso lixa 180 ou 220
e na segunda uso lixa 400
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #10 Online: 11/07/16 - 07:40 »

Offline dvdferrari

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 35
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #11 Online: 04/10/16 - 10:26 »
eu uso tinta acrilex e corto no laser ja tentei passa tudo antes de pintar mais sempre a parte preta acaba vazando para a pintura principalmente as cores mais claras, sempre que tenho que pintar de branco tenho que pega a dremel e lixar

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #11 Online: 04/10/16 - 10:26 »

Offline luisamanosso

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 236
  • Total Likes: +52/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Feminino
Re:pintar mdf
« Resposta #12 Online: 06/10/16 - 13:07 »
Eu trabalho como pintura em peças pequenas, e ultimamente tenho feito muitos testes pra ver qual resultado melhor.
Meu local de trabalho é pequeno, então não tenho compressor, vai no pincel mesmo xD.

Primeiramente eu lixo a peça assim que sai da router, pra tirar as rebarbas.
Depois aplico uma mão de fundo universal a base d'água. Bom que ele cobre imperfeições (mesmo não sendo tão espesso quanto o gesso) e já deixa um fundo branco nas peças, o que realça a cor da pintura.
Após isso passo uma lixa fina e depois de limpar a peça, aplico tinta acrílica. Como eu só estou com pincéis, depois que aplico a tinta, passo o rolinho seco por cima (bem de leve), pra tirar as marcas das cerdas e deixar a pintura uniforme.
Como eu só tenho tintas de acabamento fosco, estou passando verniz acrílico nas peças, a base d'água também.

Fiz alguns testes com verniz em spray, mas mesmo o incolor deixava a pintura branca meio amarelada, então não gostei do resultado.

Agora pretendo fazer alguns testes com tinta laca e também com esmalte acrílico. Se o resultado final for satisfatório, já paro de usar o verniz também. ^^

Eu gosto mesmo é do acabamento da tinta spray, acho lindo. Mas não dou conta financeiramente de ficar só no spray  :D

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #12 Online: 06/10/16 - 13:07 »

Offline SiriusAxon

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 340
  • Total Likes: +19/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #13 Online: 06/10/16 - 18:07 »
Boa tarde, Colegas,
Apesar do tópico já ter sido iniciado a algum tempo, vou informar como procedo. Após a retirada da peça da router, lixo com lixa grão 100 em lixadeira de disco, preparo a peça com primer universal branco ou cinza (Fundo automotivo R$ 22,00 900ml) diluído em 50% com thinner comum(R$ 8,00) e aplico com pistola de pintura via compressor de ar. Esta proporção é suficiente para proteção e enchimento de imperfeições leves na face e tem secagem em aproximadamente 10 minutos. Caso a imperfeição na face seja moderada ou grande, aplico massa F12(R$18,00 embalagem 400g), bem como no topo (espessura) da peça. Após secagem de aproximadamente 15 minutos com massa ou 10 minutos apenas primer, lixo a peça na lixadeira de disco com lixa 150 ou 180. Após a limpeza da peça com pano seco,aplico uma demão de tinta automotiva laca nitrocelulose (Duco R$ 26,00 a R$ 45,00 900ml dependendo da cor escolhida), diluída com thinner comum em 50% para aparência fosca ou 70% para aparência brilhante. (Para aparência brilhante a pistola de pintura deve estar mais próximo da peça e a pressão do ar deve ser um ligeiramente maior que a fosca). Após secagem 10 minutos para manuseio e 30 minutos para cura já posso embalar e dar o destino necessário.
A vantagem da pintura com laca nitrocelulose é o tempo mais curto de preparação e secagem e o custo que é muito menor que outras tintas. A título de informação, os valores de pintura com outras tintas automotivas é o seguinte: Tinta Poliuretano (PU R$ 90,00 900ml, Catalisador para tinta R$ 38,00 e Diluente R$ 18,00) aplicado preferencialmente em 2 demãos com intervalo de 4 horas ente as demãos, secagem 6 horas. Tinta Poliéster (Tinta R$ 60,00 já pronta para uso e verniz R$ 35,00 900 ml) entre 3 e 4 demãos intervalo 4 horas ente demãos e manuseio em 12 horas. Esmalte sintético(Tinta R$ 35,00 900ml e thinner comum R$ 8,00 l ou thinner de acabamento R$ 14,00 l) geralmente 2 demãos, secagem 6 horas.
Com relação às massas para enchimento dce imperfeições, pode-se usar massa plástica (R$ 10,00 400g com catalisador), massa poliéster R$ (19,00) ou massa F12
Colegas, este post foi passado de forma orientativa, cada caso é um caso, façam suas experiências.
Abraços,
Márcio.

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #13 Online: 06/10/16 - 18:07 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:pintar mdf
« Resposta #14 Online: 06/10/16 - 22:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa tarde, Colegas,
Apesar do tópico já ter sido iniciado a algum tempo, vou informar como procedo. Após a retirada da peça da router, lixo com lixa grão 100 em lixadeira de disco, preparo a peça com primer universal branco ou cinza (Fundo automotivo R$ 22,00 900ml) diluído em 50% com thinner comum(R$ 8,00) e aplico com pistola de pintura via compressor de ar. Esta proporção é suficiente para proteção e enchimento de imperfeições leves na face e tem secagem em aproximadamente 10 minutos. Caso a imperfeição na face seja moderada ou grande, aplico massa F12(R$18,00 embalagem 400g), bem como no topo (espessura) da peça. Após secagem de aproximadamente 15 minutos com massa ou 10 minutos apenas primer, lixo a peça na lixadeira de disco com lixa 150 ou 180. Após a limpeza da peça com pano seco,aplico uma demão de tinta automotiva laca nitrocelulose (Duco R$ 26,00 a R$ 45,00 900ml dependendo da cor escolhida), diluída com thinner comum em 50% para aparência fosca ou 70% para aparência brilhante. (Para aparência brilhante a pistola de pintura deve estar mais próximo da peça e a pressão do ar deve ser um ligeiramente maior que a fosca). Após secagem 10 minutos para manuseio e 30 minutos para cura já posso embalar e dar o destino necessário.
A vantagem da pintura com laca nitrocelulose é o tempo mais curto de preparação e secagem e o custo que é muito menor que outras tintas. A título de informação, os valores de pintura com outras tintas automotivas é o seguinte: Tinta Poliuretano (PU R$ 90,00 900ml, Catalisador para tinta R$ 38,00 e Diluente R$ 18,00) aplicado preferencialmente em 2 demãos com intervalo de 4 horas ente as demãos, secagem 6 horas. Tinta Poliéster (Tinta R$ 60,00 já pronta para uso e verniz R$ 35,00 900 ml) entre 3 e 4 demãos intervalo 4 horas ente demãos e manuseio em 12 horas. Esmalte sintético(Tinta R$ 35,00 900ml e thinner comum R$ 8,00 l ou thinner de acabamento R$ 14,00 l) geralmente 2 demãos, secagem 6 horas.
Com relação às massas para enchimento dce imperfeições, pode-se usar massa plástica (R$ 10,00 400g com catalisador), massa poliéster R$ (19,00) ou massa F12
Colegas, este post foi passado de forma orientativa, cada caso é um caso, façam suas experiências.

Márcio, muito bem explicado teu processo de acabamento, inclusive com valores...bem legal...
Mas posso dar um pitaco??
Quando você lixa da primeira vez, na verdade você tá cometendo um erro. Explico o porque, é que nesse caso acaba-se removendo o acabamento anterior que já estava em grão superior, por volta de 150. Experimente lixar com 180 nas faces e nas bordas sim, com 100/ 120/ 150/ que verás um acabamento ainda melhor e  mais rápido.
Mas como disse, só um pitaco!
Abraço colega!!!
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:pintar mdf
« Resposta #14 Online: 06/10/16 - 22:09 »

 

SiteLock