Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: ( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf  (Lida 2364 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline diogofraga132

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 198
  • Total Likes: +5/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
amigos , alguem teria uma ideia da configuração para corte com uma fresa de 0.95mm , sendo ela raiada ?
sendo as unidades : mm e mm/min
diametro 0.95
passo vertical 2
passo lateral 0.57 (60%) ( o fabricante que me recomendou usar os 60 % , para casos gerais )
rotação = 18000 rpm
avanço = 2000
mergulho = 500

e na hora de fresar , um corte bem simples para testar a fresa , ela já quebrou logo de cara , eu errei tanto assim ? tomei como base algumas outras fresas que usei , de 2.3 mm , 3 mm , 4 mm ...
obrigado , desde já !

Clube CNC Brasil


Offline diogofraga132

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 198
  • Total Likes: +5/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #1 Online: 27/07/16 - 17:29 »
up .-. , infelizmente continuo com o problema , revirei tudo possivel , mas não sei por que não consigo utilizar a mesma..

utilizo fresa de 1.45 mm com os seguintes parâmetros :

Clube CNC Brasil

Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #1 Online: 27/07/16 - 17:29 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #2 Online: 28/07/16 - 06:33 »
Diminiu o passo vertical....mas pricipalmente verifique se a peca nao esta empenada e logo no inicio do corte vc esta descendo muito mais do q configurou.  Verificou na hora de remover a fresa quebrada o quanto ela estava fincada no mdf ?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #2 Online: 28/07/16 - 06:33 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1314
  • Total Likes: +93/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #3 Online: 28/07/16 - 21:49 »
Sei não... mas fresa raiada de 0,95mm com passo vertical de 2mm e 2000 de avanço, 18000RPM ... ou está cortando polenta, ou a fresa quebra mesmo.

Se estiver usinando mdf (por exemplo) diminua o passo vertical para 1mm (ou menos) e a velocidade de avanço para uns 700.

Tem outros fatores que influenciam: O tipo de material, a rigidez da máquina, qualidade da fresa ...

Sugestão: diminua a velocidade da máquina e vai aumentando até um pouco antes da velocidade que quebra a fresa, aí vai saber qual a velocidade que a fresa aguenta, depois diminua uns 20% pelo menos.

Se tiver mais velocidade no spindle, ajuda.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #3 Online: 28/07/16 - 21:49 »

Offline diogofraga132

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 198
  • Total Likes: +5/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #4 Online: 28/07/16 - 23:07 »
minha router anda bem estranho , de um dia para o outro ... simplesmente virou uma quebradora de fresas  :irrit: :irrit: :irrit:
usei uma fresa de 1.45mm o dia todo ,  com o passo vertical em 1.5 mm , sem nenhum problema , no outro dia , simplesmente nem comecei a usinar , uma peça bem parecida , na mesma chapa de mdf 3 mm , quebrou , beleza , botei outra fresa igual , quebrou de novo ( não usinou nem 30 segundos ) , beleza ,voltei no artcam e diminui o passe para 1mm , deu 2 passes no mdf de 3mm e puff , quebrou também  :irrit: :irrit:
comecei com minha cnc tem pouco mais de 2 semanas , sou novo , hoje quebrei uma fresa de 2.5mm , no mdf de 6mm , mas agora comecei a usar a opção de rampa , oque não me deu mais problemas , pelo menos no dia de hoje !
quanto a fresa de 0,95mm , eu liguei o spindle , e ela é tão fragil, que só em fazer uma furação ( só abaixar o splindel ) da pra sentir que a fresa não entra , trava antes de entrar 1mm ...
eu não tenho muito conhecimento , geralmente eu uso a tabela com os parâmetros específicos para cada material , no qual me foi passado junto com a papelada da maquina ,  porem , a lista só vem com os parametros para fresa de até 2mm  :irrit:
agradeço a ajuda , amanhã vou ver se consigo utilizar esta fresa de 0.95 mm, já que é a ultima  que me resta , das 3 que comprei !
obrigado mesmo pessoal , estou adquirindo muito conhecimento com vcs aqui do forum ! em breve posto alguns dos meus iniciantes trabalhos !

Clube CNC Brasil

Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #4 Online: 28/07/16 - 23:07 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #5 Online: 29/07/16 - 07:40 »
Nesse caso acima, eu olharia o mdf....se nao esta com umidade e verificaria tbm o z no ponto q a fresa entrou. Acontece muito se estiver desatento de setar o zero do z num ponto, mas o inicio do corte comecar em um local empenado onde o mdf esta em acima. Coloque tbm o movimento em rampa !


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #5 Online: 29/07/16 - 07:40 »

Offline diogofraga132

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 198
  • Total Likes: +5/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #6 Online: 29/07/16 - 14:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nesse caso acima, eu olharia o mdf....se nao esta com umidade e verificaria tbm o z no ponto q a fresa entrou. Acontece muito se estiver desatento de setar o zero do z num ponto, mas o inicio do corte comecar em um local empenado onde o mdf esta em acima. Coloque tbm o movimento em rampa !


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

sim , agora estou usando movimento em rampa , hoje utilizei pouco a router , mas não me deu nenhum problema , vou experimentar ao longo da proxima semana , mas creio que utilizar a rampa está ajudando bastante , isso é , se eu estiver utilizando certo  :Garg:
como vocês costumam utilizar a configuração para rampa ?
eu utilizo no modo suavizar , porem não mexo em nenhum parâmetro , deveria alterar algo ?

Clube CNC Brasil

Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #6 Online: 29/07/16 - 14:32 »

Offline camilo

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 63
  • Total Likes: +21/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nas mãos de Deus.
  • Sexo: Masculino
Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #7 Online: 02/08/16 - 22:04 »
Nunca uso movimento de rampa para mdf. Suas fresas são bem finas, tente diminuir o avanço, ou talvez trocar as fresas raiadas por de 2 ou 1
 cortes retos, funcionam melhor se por acaso o mdf estiver úmido.

Clube CNC Brasil

Re:( ajuda ) configuração fresa 0.95mm raiada , corte em mdf
« Resposta #7 Online: 02/08/16 - 22:04 »

 

SiteLock