Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Adaptação de broca para fresa  (Lida 1540 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline siggal

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 122
  • Total Likes: +15/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Adaptação de broca para fresa
« Online: 17/08/16 - 21:38 »
Olá pessoal

Recentemente precisei de uma fresa de topo que me permitisse desbastar uma peça...utilizei uma broca de madeira que estava avariada, tornou-se uma solução muito simples com baixo custo e obtive um bom resultado.

Clube CNC Brasil

Adaptação de broca para fresa
« Online: 17/08/16 - 21:38 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Adaptação de broca para fresa
« Resposta #1 Online: 18/08/16 - 18:40 »
Ok! OK!
Só uma recomendação básica: CUIDADO; normalmente as brocas espadas para madeira tem uma haste bastante comprida; isto as torna bastante perigosas quando afiadas como fresa. É recomendado cortar na haste para reduzir o comprimento e diminuir o efeito alavanca em caso de torção e ou quebra............

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Adaptação de broca para fresa
« Resposta #1 Online: 18/08/16 - 18:40 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Adaptação de broca para fresa
« Resposta #2 Online: 19/08/16 - 11:11 »
Olá Siggal,

Fico aqui pensando, o pessoal gasta milhões de dólares  em pesquisa para melhorar o material de construção das fresas (WIDIA - Duro como diamante )  e aperfeiçoando os ângulos de corte ( devem ter uns 6 importantes ) , sendo inclusive tese de Mestrado e Doutorado ,sendo assim  eu particularmente não colocaria uma broca de aço  , pois acho que nem HSS elas são ,rodando a 20.000 RPM por exemplo na minha frente.
 Acho perigoso isso. Se fosse usar em XPS como uma pessoa aqui do Forum faz com broca de aço HSS , acho que tudo bem, mas em madeira ela deve cegar rapidamente e ai começa o perigo.
Não quero te desanimar em pesquisar alternativas de baratear os custos,  mas pense sempre no risco de acidente, nossas maquinas são perigosas e em hipótese nenhuma devemos arriscar nossa integridade física.
Nosso amigo Creocad lhe chamou a atenção de um detalhe fundamental e eu acrescentaria um desbalanceamento de geometria  nesse tipo de Broca sendo usada como fresa em madeira. Voce afia ela e fica um lado desigual em tamanho.
Veja no mercado o preço das fresas estão caindo.

abraços

armando

"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Adaptação de broca para fresa
« Resposta #2 Online: 19/08/16 - 11:11 »

Offline siggal

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 122
  • Total Likes: +15/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Adaptação de broca para fresa
« Resposta #3 Online: 20/08/16 - 08:02 »
Bom dia Creocad

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ok! OK!
Só uma recomendação básica: CUIDADO; normalmente as brocas espadas para madeira tem uma haste bastante comprida; isto as torna bastante perigosas quando afiadas como fresa. É recomendado cortar na haste para reduzir o comprimento e diminuir o efeito alavanca em caso de torção e ou quebra............
Creocad

Foi exatamente o que fiz, reduzi mais da metade do comprimento deixando 25mm de haste cilíndrica para fixar na pinça. Fiz um vídeo na época atentando para esses pequenos e importantes detalhes.Um abraço e muito obrigado pela nobre participação. ?_18

Clube CNC Brasil

Re:Adaptação de broca para fresa
« Resposta #3 Online: 20/08/16 - 08:02 »

Offline siggal

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 122
  • Total Likes: +15/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Adaptação de broca para fresa
« Resposta #4 Online: 20/08/16 - 10:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Siggal,

Fico aqui pensando, o pessoal gasta milhões de dólares  em pesquisa para melhorar o material de construção das fresas (WIDIA - Duro como diamante )  e aperfeiçoando os ângulos de corte ( devem ter uns 6 importantes ) , sendo inclusive tese de Mestrado e Doutorado ,sendo assim  eu particularmente não colocaria uma broca de aço  , pois acho que nem HSS elas são ,rodando a 20.000 RPM por exemplo na minha frente.

Realmente há muitos investimentos em pesquisas e em desenvolvimentos para melhoria contínua de processos e produtos para assegurar a qualidade dos mesmos...e ainda assim nada é 100% garantido. Imaginemos uma produção em série onde centenas de milhares de fresas surgem por hora... impossível submeter cada uma delas a testes e ensaios para atender as certificações,etc.. no entanto são feitas por amostragens de alguns lotes. Todo e qualquer material especificamente os aços ferramentas "Duro como diamante" como fora citado, estão mais sujeitos a falhas quanto mais duro e rígido mais será quebradiço embora sejam assim classificados com respectivos grau de dureza. No meu experimento utilizei 6000 rpm, aproximadamente 100hz, pois a intenção era fazer um desbaste superficial de 1,5mm sem queimar o compensado que é composto de fibras de madeira sobrepostas em camadas. O material por si mesmo é fácil usinagem o que não requer altas rpm.


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Acho perigoso isso. Se fosse usar em XPS como uma pessoa aqui do Forum faz com broca de aço HSS , acho que tudo bem, mas em madeira ela deve cegar rapidamente e ai começa o perigo.
 

Tudo é relativamente perigoso!! Quando decidimos experimentar algum método ou processo, adotamos certos procedimentos e assumimos riscos calculados, pois as possibilidades de falhar é maior, assim não haverá o uso indiscriminado e nem excesso de auto confiança por parte do experimentador. No caso de polímeros é o contrário. São materiais que possuem estrutura molecular quando em atrito ou fricção se aderem facilmente as arestas da ferramenta de corte podendo comprometer a afiação da ferramenta se não forem observadas os parâmetros de corte e as particularidades do material em utilização. Diferente do compensado utilizado que é possível remover suas fibras com a ponta dos dedos sem esforço algum, mas ainda assim se faz necessário tomar precauções, foi exatamente o que fiz ao evitar rpm elevadas limitando em 6000rpm, avanço de 500mm/mim e passo vertical de 0,5mm, totalizando 1,5 mm.


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Não quero te desanimar em pesquisar alternativas de baratear os custos,  mas pense sempre no risco de acidente, nossas maquinas são perigosas e em hipótese nenhuma devemos arriscar nossa integridade física.
Nosso amigo Creocad lhe chamou a atenção de um detalhe fundamental e eu acrescentaria um desbalanceamento de geometria  nesse tipo de Broca sendo usada como fresa em madeira. Voce afia ela e fica um lado desigual em tamanho.
Veja no mercado o preço das fresas estão caindo.

abraços

armando



Na verdade o que me motivou a executar os testes não foi o custo, importei uma remessa de fresas e como sabemos é um processo demorado...então resolvi constatar na prática o que eu acreditava que poderia dar certo. As questões com segurança sempre estarão em primeiro lugar. Tenho uma sincera e profunda admiração, respeito as pessoas que não contrariam esse princípio, afinal ninguém quer estar perto de pessoas que são negligentes e imprudentes consigo mesmo,rsrsr. Quanto as questões de afiação e simetria podem ser obtidas utilizando um gabarito,simples nada complexo.

Desde já agradeço a nobre participação dos senhores.  Toda e qualquer crítica, sugestão ou reclamação serão aceitas com o intuito de evoluir continuamente. Recebam meus sinceros agradecimentos e um grande abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Adaptação de broca para fresa
« Resposta #4 Online: 20/08/16 - 10:14 »

 

SiteLock