Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: COMPRAR CNC DE FÁBRICA OU MANDAR CONSTRUIR?  (Lida 2142 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Sizaque

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
COMPRAR CNC DE FÁBRICA OU MANDAR CONSTRUIR?
« Online: 25/08/16 - 09:34 »
Trabalho com impressão digital há muito tempo e recentemente resolvi adquirir uma router cnc. Como não tinha (e continuo não tendo) quase nenhum conhecimento da coisa fui procurar informação na net. Fiz cadastros em blogs, mandei e-mail pra meio mundo, enchi o saco de um monte de gente, especulei trocentas empresas e constatei que, máquinas feitas em fábricas, numa linha de produção, diferem muito pouco ou quase nada de máquinas feitas por particulares (ou autônomos, como queiram). Outros parâmetros a serem observados seriam impostos fora do estado, frete, garantia, manutenção, etc, etc... Pesei tudo isso e vi que o melhor seria mandar fazer uma aqui no meu estado por um particular. Escolhi os componentes que eu queria e mandei fazer. A máquina ficou robusta e funcional, como eu queria mas se fosse hoje eu não mandaria fazer não, optaria por comprar de uma fábrica! Por que eu digo isso? Existem construtores e construtores, bons e maus, e no meu caso o cara que fez a minha é muito bom... até certo ponto! Não vou entrar em detalhes aqui porque não vem ao caso mas, você, que assim como eu, está pensando comprar sua primeira máquina, mandar fazer sai mais barato, mas dependendo do construtor não compensa! Pesquise sobre as máquinas já feitas por ele, converse em particular com as pessoas que usam as máquinas dele, exija que os componentes instalados tenhas as etiquetas corretas, meça as guias/trilhos/fusos etc, se o cara não tem um CNPJ faça um contrato muito bem detalhado e registre em cartório... Muitos vão ler isso aqui e irão dizer: "Mas tudo isso é o básico numa negociação...!" Sim, é mesmo, mas na hora da empolgação acaba passando muita coisa em branco e às vezes é um detalhe que faz a diferença entre ganhar dinheiro e perder MUITO dinheiro! Às vezes um componente de R$ 30,00 faz surgir um problema gigante porque o cara não tem empresa então não precisa dar muita satisfação... e por aí vai!!

Clube CNC Brasil

COMPRAR CNC DE FÁBRICA OU MANDAR CONSTRUIR?
« Online: 25/08/16 - 09:34 »

Offline Evandro.

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • M A D E I R A
  • Sexo: Masculino
Re:COMPRAR CNC DE FÁBRICA OU MANDAR CONSTRUIR?
« Resposta #1 Online: 25/08/16 - 15:00 »
Boa dica.
Valeu.
Abraço e sucesso.

Clube CNC Brasil

Re:COMPRAR CNC DE FÁBRICA OU MANDAR CONSTRUIR?
« Resposta #1 Online: 25/08/16 - 15:00 »

Offline fguedes90

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:COMPRAR CNC DE FÁBRICA OU MANDAR CONSTRUIR?
« Resposta #2 Online: 02/09/16 - 04:03 »
na minha opinião para comprar uma maquina de particular ou autônomo o comprador ja deveria ter um conhecimento substancial sobre o funcionamento e manutenção, pois como você mesmo disse uma peça de 30 reais pode dar muita dor de cabeça (para quem não tem o conhecimento e repor essa peça sozinho).

acho que quem quer só operar a maquina sem se importar sobre todos o processo para fazer ela funcionar deve comprar de uma fabrica, mas para quem quer custo baixo e realmente quer conhecer cada ponto de sua maquina é melhor construir uma ou comprar de um particular.

claro que essa é a minha opinião, vocês podem pensar completamente diferente....

Clube CNC Brasil

Re:COMPRAR CNC DE FÁBRICA OU MANDAR CONSTRUIR?
« Resposta #2 Online: 02/09/16 - 04:03 »

Offline Sergio Rocha

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 31
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Routers sem limites
  • Sexo: Masculino
Re:COMPRAR CNC DE FÁBRICA OU MANDAR CONSTRUIR?
« Resposta #3 Online: 22/09/16 - 11:32 »
Olá pessoal. Espero que esse breve relato de minha experiência venha acrescentar ao forum. Tenho, de certa forma, muito conhecimento de toda a eletrônica usada em uma máquina CNC. A dois anos atrás, quando tive meu primeiro contato com um Router, fiquei impressionado com as infinitas possibilidades de aplicação de uma delas, comecei a trabalhar em uma grande empresa de comunicação visual aqui em Santos, minha cidade. Conheci pessoas que já estavam ali quando cheguei e me incentivaram a construir uma, já que o conhecimento da eletrônica eu já tinha e decidi iniciar um processo de aprendizagem dos componentes e toda essa pesquisa de qual modelo comprar ou montar, que motor usar, é correia ou fuso, cremalheiras, que software usar, como usar, que fresa usa, pra qual material, quantos passes, qual a espessura e a velocidade, quanto tempo, qual o tamanho útil de corte, vai caber no meu espaço, e isso foi o que lembrei em quinze minutos, imaginem a quantidade de questões em seis meses de projeto.

A maioria delas, é inevitável quer compre ou monte sua CNC. É inevitável também a possibilidade de termos problemas quer seja com o construtor ou com um fornecedor de componentes na internet.

Graças a Deus consegui montar uma que me deu knowHow pra montar quantas eu quiser e qualquer tamanho, o mais importante da máquina é sua estrutura e mecânica. Não economizei e montei uma que está cortando peças com 0,01 mm de precisão conferidos em um páquimetro digital.

Considero que o startup de todo projeto é definir bem o uso final da máquina, local de instalação. Pense também em adquirir ao máximo conhecimento de sua máquina mesmo que não seja você o operador.
Para frente e para o alto, fé em Deus e pé na tábua...

Clube CNC Brasil

Re:COMPRAR CNC DE FÁBRICA OU MANDAR CONSTRUIR?
« Resposta #3 Online: 22/09/16 - 11:32 »

 

SiteLock