Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CNC DESCONHECIDA  (Lida 2546 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline leoalvesbh

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
CNC DESCONHECIDA
« Online: 16/09/16 - 20:24 »
Boa noite pessoal, sou novo aqui no fórum.
Meus amigos, o problema é o seguinte, sou aluno de engenharia e foi lançado para mim um desafio.
Existe uma CNC na faculdade que um aluno a muito tempo atrás começou a montar. Eu já pesquisei em diversos fóruns inclusive este, mas não consegui a chegar a nenhuma conclusão exata de como conectar essa CNC a um computador e configurá-la.
Vou postar as fotos da eletrônica da mesma neste tópico, mas já vou informá-los o que eu descobri e o que acho que falta ser descoberto para que esta CNC funcione perfeitamente. :

 1. - Descobri que essa CNC, utiliza drivers Apoena, que me parece que foram desenvolvidos por : "Reinaldo Cavalheri"
 2. - Descobri um canal do Youtube do próprio criador, mas o mesmo só explica como se concerta um driver, e como utilizar a placa de sensores e relés que o mesmo também projetou. ( Que também existe uma na eletrônica da fresa, muito parecida mas com diferenças.)
 3. - Creio, que a fresa já está pronta para funcionar, foi relatado para mim que na época só faltava o software e o PC para configuração, e isto já providenciei, e inclusive vou utilizar o MACH3, um software que conheci via Youtube e aqui no GuiaCNC.
 4. - Em tutoriais, aprendi um pouco sobre a configuração do Software MACH3, e durante a configuração temos que selecionar os pinos da porta serial que é utilizada pela "placa controladora.", que eu não consegui encontrar nenhum diagrama elétrico.

A partir dessas 4 descobertas, e alguns conhecimentos adquiridos durante pesquisas sobre CNC's, penso que eu preciso então descobrir quais são os pinos da porta serial que correspondem a cada motor, ao passo, avanço, etc. para poder configurar o software. Essa é minha suposição mas não quero conectar ao PC sem ter certeza do que estou fazendo, posso estar errado.

Resumindo, - Qual o meu primeiro passo?  e  - Este Software MACH3 é bom, posso utilizá-lo?

Desde já agradeço a todos que me ajudarem, este projeto é de grande importância. Esta CNC é de um professor e acabou que o outro aluno não finalizou para ele, e não conseguimos mais entrar em contato com o mesmo.

Segue as fotos da eletrônica, se precisar de alguma em específica só me falarem:

LINK PARA FOTOS - Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

CNC DESCONHECIDA
« Online: 16/09/16 - 20:24 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10835
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #1 Online: 17/09/16 - 07:52 »
Da uma olhada por aqui : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Seus drivers estão fora de linha mas aqui vc encontra o manual deles: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #1 Online: 17/09/16 - 07:52 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #2 Online: 17/09/16 - 07:58 »
O primeiro passo é o do começo......então vamos começar:
1- este forum é clubecncbrasil; um meio irmão torto do mencionado guiacnc...
2- o Reinaldo Cavalherri citado é o Mac RC aqui do forum; nosso fundador e atual comendador, comendado e medalhado; que é o genitor dos drives apoenas e outros afins.
3- queime os cílios aqui no fórum que vais encontrar muita coisa ou tudo sobre como configurar etc etc.
 O Mac respondeu rápido antes de que eu conseguisse postar;( para vc ver como a coisa aqui funciona,ou não) rsrsrsrsrsrsrsr
veja os links:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraços e boa leitura.
Creocad
« Última modificação: 17/09/16 - 08:12 por creocad »

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #2 Online: 17/09/16 - 07:58 »

Offline leoalvesbh

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #3 Online: 17/09/16 - 08:14 »
Reinaldo! Bom dia!
é um prazer entrar em contato com você! Primeiramente meus parabéns para uma eletrônica bem projetada e que você mesmo evoluiu-a
com o tempo.
Obrigado pelos links! Vou estar consultando os manuais aqui, mas ainda não encontrei a parte para configuração no
Software... poderia me ajudar? Por que acredito que a CNC já está pronta e montada.
Ah, me restou mais uma dúvida, eu não indentifiquei nela os "sensores" ou "interruptores" que existem em muitas CNC,
só identifiquei travas móveis na na rosca, que atuam como batentes para as bases móveis. A CNC funcionaria corretamente assim, ou seria necessário que eu instalasse esses sensores ?

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #3 Online: 17/09/16 - 08:14 »

Offline leoalvesbh

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #4 Online: 18/09/16 - 14:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Da uma olhada por aqui : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Seus drivers estão fora de linha mas aqui vc encontra o manual deles: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Amigão, muito obrigado pela sua ajuda!
Poderia me dizer como que fica a pinagem para configuração do software?

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #4 Online: 18/09/16 - 14:00 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10835
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #5 Online: 19/09/16 - 18:45 »
Ola leonardo !

Desculpe o abandono do tópico por minha parte, mas estou atravessando um momento complicado e por isto tenho dado menos atenção ao clube como um todo ...

Vou tentar te ajudar ... Primeiro não é necessário usar finais de curso para que a maquina fique 100%, eles podem ser descartados.

Neste link vc pode baixar o manual completo deste driver inclusive a pinagem de todos os conectores : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

A pinagem do conector Centronics é quase igual a esta tabela anexada abaixo, é só comparar o esquema que estou te enviando com a tabela.

Quanto a BOB segue o arquivo com todos os esquemas e dados que possuo ...

Abraços e se tiver duvidas poste aqui que vamos resolvendo ! ...  ?_26
Reinaldo
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #5 Online: 19/09/16 - 18:45 »

Offline leoalvesbh

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #6 Online: 19/09/16 - 19:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ola leonardo !

Desculpe o abandono do tópico por minha parte, mas estou atravessando um momento complicado e por isto tenho dado menos atenção ao clube como um todo ...

Vou tentar te ajudar ... Primeiro não é necessário usar finais de curso para que a maquina fique 100%, eles podem ser descartados.

Neste link vc pode baixar o manual completo deste driver inclusive a pinagem de todos os conectores : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

A pinagem do conector Centronics é quase igual a esta tabela anexada abaixo, é só comparar o esquema que estou te enviando com a tabela.

Quanto a BOB segue o arquivo com todos os esquemas e dados que possuo ...

Abraços e se tiver duvidas poste aqui que vamos resolvendo ! ...  ?_26
Reinaldo


Grande mestre! eu quem peço desculpas, mas é por que estou muito ansioso, mas estou indo com calma para que eu tenha um grande aprendizado também.
Então, muito obrigado, agora sim com a pinagem vou poder configurar ela. Já andei lendo no fórum e descobri como faço também a calibragem do passo dos eixos pelo software Mach 3. Vou tentar utilizar ele certo?
Beleza, essa semana já vou ter uma oportunidade de pelo menos instalar ela e configurar as portas seriais.
Tenho outra dúvida, kk creio que também não seja problemas para vocês. Eu não sou nenhum expert em eletrônica, mas me parece que o antigo construtor conectou um fio em uma das saídas da placa controladora, me parece que este arma e desarma a retífica, sem controlar a rotação.
Vou estar enviando na quarta feira uma foto que demonstra essa conexão.
Seria possível isso? e como configuraria no Mach 3?
Valeu mestre!

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #6 Online: 19/09/16 - 19:41 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10835
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #7 Online: 20/09/16 - 16:33 »
Leonardo,

Baixa o manual do Mach3 e da uma olhada nos comandos M3, M4 e M5 ... veja qual rele da BOB está sendo usado para ligar o spindle e configure-o no mach3.

Eu to meio cru nesta configuração mas tem colegas aqui que estão afiados e podem ajudar porem se não aparecer ninguém eu dou uma atualizada no meu HD cerebral e chegamos la ! ... ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #7 Online: 20/09/16 - 16:33 »

Offline leoalvesbh

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #8 Online: 20/09/16 - 21:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Leonardo,

Baixa o manual do Mach3 e da uma olhada nos comandos M3, M4 e M5 ... veja qual rele da BOB está sendo usado para ligar o spindle e configure-o no mach3.

Eu to meio cru nesta configuração mas tem colegas aqui que estão afiados e podem ajudar porem se não aparecer ninguém eu dou uma atualizada no meu HD cerebral e chegamos la ! ... ?_26

Boa noite mestre!
Ok, beleza, agora tenho uma orientação do que fazer.
Então, estou esperando chegar o computador para a CNC, e assim que eu começar a instalar, começo a postar os resultados. Beleza?
Desde já, muito obrigado e vamos que vamos!

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #8 Online: 20/09/16 - 21:17 »

Offline leoalvesbh

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #9 Online: 23/09/16 - 21:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Leonardo,

Baixa o manual do Mach3 e da uma olhada nos comandos M3, M4 e M5 ... veja qual rele da BOB está sendo usado para ligar o spindle e configure-o no mach3.

Eu to meio cru nesta configuração mas tem colegas aqui que estão afiados e podem ajudar porem se não aparecer ninguém eu dou uma atualizada no meu HD cerebral e chegamos la ! ... ?_26
Fala mestre! Beleza?
Então, hoje eu comecei a configurar a CNC no MACH3 em um PC na faculdade, só que tive problemas pelo fato do PC ser 64bits, o MACH não enviava nenhum comando para a CNC, e a CNC ficava fazendo um barulho agudo, vindo dos motores de forma intermitente. Então solicitei que a equipe técnica lá responsável fizesse a formatação, instalando o Windows 7 32Bits.Então vamos para minha primeira questão:
  • Então pergunto a vocês, é comum que a CNC fique fazendo barulho mesmo parada?

Vale lembrar que tive uma dúvida durante a configuração, pois no MACH3 temos que selecionar as saidas ENABLE, e na placa BOB Apoena, não encontrei nenhum terminal ENABLE relacionado aos motores, e sim aos relés somente. Então a próxima questão seria:
  • Qual o pino utilizar para o ENABLE 1, 2 e 3? Utilizaria o ENABLE para os relés?
A minha meta,é conseguir movimentar os eixos da CNC com as setinhas do teclado, para depois continuar a evoluir na compreensão do software MACH.
E então:
  • Se eu configurar as portas de passo e direção de cada motor, e configurar corretamente o ENABLE, eu já consigo movimentá-la?
E para finalizar as duvidas de hoje:
  • A pinagem dos motores eu configurei com a seguinte lógica, e gostaria de saber se estou certo. Na placa BOB temos quadro entrada para os Drivers, certo? P1,P2,P3,P4. Então, de acordo com a porta serial DB25 no digrama tem por exemplo : STEP1 E DIR1, logo penso, que esses conectores correspondem ao motor ligado no Drive que se conecta no P1, certo ou estou errado?
« Última modificação: 23/09/16 - 21:11 por leoalvesbh »

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #9 Online: 23/09/16 - 21:10 »

Offline leoalvesbh

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #10 Online: 26/09/16 - 09:57 »
Pessoal, alguém poderia me ajudar ? :/

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #10 Online: 26/09/16 - 09:57 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10835
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #11 Online: 27/09/16 - 17:04 »
Leonardo,

Não é necessário a utilização dos enables dos drivers mas se desejar utilizar estude o "JP1" que nestes jumpers tem como utiliza-los.
Como já disse está BOB esta fora de linha e me lembro muito pouco dela.

Os motores, não estando inibidos, fazem barulho sim, mesmo com a maquina parada.

As indicação de EN-RL1, EN-RL2 e etc ... não querem dizer Enable e sim Entradas.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #11 Online: 27/09/16 - 17:04 »

Offline leoalvesbh

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #12 Online: 27/09/16 - 20:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Leonardo,

Não é necessário a utilização dos enables dos drivers mas se desejar utilizar estude o "JP1" que nestes jumpers tem como utiliza-los.
Como já disse está BOB esta fora de linha e me lembro muito pouco dela.

Os motores, não estando inibidos, fazem barulho sim, mesmo com a maquina parada.

As indicação de EN-RL1, EN-RL2 e etc ... não querem dizer Enable e sim Entradas.

Opa! Agora deu uma clareada.
Compreendi melhor, juntando com o conhecimento que li nos manuais.
O Manual do Mach 3 é um pouco confuso, não é muito objetivo, e salta conceitos.

Mas amigão, agora para finalizar, pq a maquina já está pronta pro corte!
Configurei o MACH 3 para quando eu apertar o botão de ativação do spindle ele enviar sinal para o EN-RL4
Assim, o LED que estava com total brilho, fica mais ofuscado quando aperto o botão e quanto aperto novamente ele volta o brilho.
Mas a máquina não liga. Acho que deve ser alguma ligação elétrica.. gostaria de saber um esquema simples, de como conectar algo nos relés e fazerem com que eles armem e desarmem.

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #12 Online: 27/09/16 - 20:06 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10835
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #13 Online: 28/09/16 - 14:07 »
Leonardo,

As entradas de reles são ativadas quando a porta paralela do PC envia nível baixo (0vcc), caso este nível de tensão não fique abaixo de 0,6 vcc pode ocorrer do Led ficar ofuscado e o rele não acionar ... verifique, com um multimetro, qual o valor que sua porta paralela está enviando.

Uma forma de "TALVEZ" resolver este problema é a substituição dos resistores de pull-up sobre as entradas de reles, ex: Coloca resistores de 100 kR no lugar dos de 10 kR atuais  (Resistores - R1, R7, R13 e R19)

O Led tem que apagar totalmente.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #13 Online: 28/09/16 - 14:07 »

Offline leoalvesbh

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #14 Online: 28/09/16 - 14:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Leonardo,

As entradas de reles são ativadas quando a porta paralela do PC envia nível baixo (0vcc), caso este nível de tensão não fique abaixo de 0,6 vcc pode ocorrer do Led ficar ofuscado e o rele não acionar ... verifique, com um multimetro, qual o valor que sua porta paralela está enviando.

Uma forma de "TALVEZ" resolver este problema é a substituição dos resistores de pull-up sobre as entradas de reles, ex: Coloca resistores de 100 kR no lugar dos de 10 kR atuais  (Resistores - R1, R7, R13 e R19)

O Led tem que apagar totalmente.

Perfeito amigo!
Deixe-me de perguntar, na placa integradora temos 4 Relés certo?
K1,K2,K3,e o K4..
O último LED está relacionado com que comando?
Pois os leds que se relacionam com os relés são do penultimo para a esquerda da placa.
De início, a fresadora estava conectada neste último conector, ( que corresponde a este último LED, que estava apagado), e assim ela fica ligada diretamente.

Clube CNC Brasil

Re:CNC DESCONHECIDA
« Resposta #14 Online: 28/09/16 - 14:11 »

 

SiteLock