Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Opções de PCB designer para bCNC (Arduino UNO com GRBL)  (Lida 1502 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline asasergio

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Tenho uma CNC baseada em Arduino UNO com GRBL já configurado e controlado pelo aplicativo bCNC (versão 0.9.5 com Python 2.7.12), tudo funcionando no Windows 10 (64bits) perfeitamente. Sensores de fim de curso atuam nos 3 eixos.

Para testar, realizei o autonivelamento de uma placa (para circuito impresso) na função probe do bCNC obtendo o resultado esperado.
Inicialmente cheguei a testar o controlador Universal Gcode Sender mas devido a sua simplicidade concluí que o bCNC proporciona melhores benefícios (autonivelamento).

Tenho dúvidas sobre qual PCB designer adotar ou que seja compatível com os formatos que possam ser importados para o bCNC, dentre eles o .ngc, .gcode, .dxf e .svg.

Já tinha alguns PCBs desenhados em Fritzing, o qual pode exportar somente para os formatos .svg, e GERBER (RS-274X), ou seja, o Fritzing tem forte limitação de opções para exportar para o bCNC. Mesmo tendo o formato .svg em comum, o bCNC não está abrindo imagens neste formato.

Alguns testes foram feitos no Inkscape com plugin do GCodetools e consegui gerar alguns arquivos .ngc que foran importados pelo bCNC mas nenhum destes arquivos eram meus PCBs provenientes do Fritzing. Eram apenas desenhos aleatórios.

Então, estou procurando um PCB designer que possa gerar o .gcode ou .ngc para ser importado pelo bCNC. Evito ferramentas que tenham um tempo limitado de uso pois de nada me adiantaria 30 dias de testes se terei a CNC por tempo indefinido.

Alguém poderia apresentar uma sugestão?

Clube CNC Brasil


Offline rogerbsp

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Opções de PCB designer para bCNC (Arduino UNO com GRBL)
« Resposta #1 Online: 15/02/21 - 19:14 »
Minha resposta está quase meia década atrasada, mas antes tarde do que nunca rsrs

Você pode gerar a PCB no eagle e utilizar uma extensão ULP chamada PCB-GCODE. O eagle é um dos mehores softwares para gerar PCB, mas não é gratuito. Tem a versão TRIAL que funciona normalmente, mas tem limitação no tamanho máximo da pcb.

Outra alternativa é o inkscape, com ele dá  pra importar a imagem do circuito no formato imagem normal e converter em vetor e posteriormente gerar o gcode. O software é free mas é um pouco complicado de mexer no início.

Outro software que também gostei bastante é o ArtCam, também dá pra importar a imagem do circuito e gerar o gcode a partir dela.

Clube CNC Brasil

Re:Opções de PCB designer para bCNC (Arduino UNO com GRBL)
« Resposta #1 Online: 15/02/21 - 19:14 »

 

SiteLock