Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problemas Tubo Laser RECI  (Lida 2731 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Mauricio Hasmann

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +1/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Problemas Tubo Laser RECI
« Online: 05/12/16 - 11:52 »
Bom Dia Pessoal

Gostaria de pedir ajudada de vocês para os problemas que venho enfrentando com minha maquina de corte a Laser!

Comprei a maquina a 6 meses e desde então já estragaram 4 tubos na mesma, estou com com o 5° Tubo Laser em uso, por sorte o importador que me parece muito honesto trocou todos estes tubos sem nenhum custo para mim! Porém os 4 primeiros colocados foram da RECI de 100W, já o 5° tubo que esta em uso também da Reci só que de 90W. Bom! Não estou questionando a redução da potencia pois o importador formalizou que irá me dar um desconto futuramente para compra de um tubo de 100W pelo valor do de 90W.

O importador enviou seu técnico diversas vezes para analisar a maquina e trocar o tubo! O técnico me parece ter muita experiencia mas não tem um conhecimento teórico em relação a eletrônica! De qualquer forma este técnico alega que o problema é no lote de tubos da Reci, porém estou com um pé atras quanto a esta afirmação visto que o ultimo tubo trocado (4° tubo ) a etiqueta não estava no nome da RECI e sim no Nome da  Beijing Lasea Laser Technologys (acho que é mesma empresa!, mas a etiqueta era diferente!) e a fabricação pela etiqueta é de março de 2016, diferente dos anteriores que eram de 2015! ?_33

Analisei toda maquina e encontrei algumas coisas que achei fora do normal ou com problemas:

1° A fonte Chaveada (GY400W-B-1) (fonte que fornece 46V para os Drivers, 24Vcc para a controladora e 5V para diodo Laser) esta com suas ventoinhas de refrigeração ligadas direto, acredito que as mesmas deveriam ligar somente quando a temperatura da fonte estivesse alta (liga / desliga automático de acordo com necessário), ou seja, ao ligar a maquina as ventoinhas já ligam automático sem mesmo a energia da fonte estar sendo consumida, pois a maquina esta em repouso!

2° Levei alguns choques na maquina, então fui medir se tinha energia na carcaça e encontrei 42Vac na carcaça da maquina,desta maneira fui verificar o aterramento, foi neste momento que identifiquei que o fabricante chinês colocou o cabo de aterramento da carcaça em uma parte plastica da maquina  :irrit:, ou seja, todo aterramento que fiz com haste de cobre, etc não estava servindo de nada pois o fabricante colocou o cabo em um material isolante! Fiz um novo aterramento da carcaça, agora colocando o parafuso em uma parte metálica, medi novamente a carcaça sendo que desta vez encontrei 0Vac. OK! Problema resolvido! Porém este problema poderia estar interferindo em diversas partes eletrônicas pelo que estava verificando aqui mesmo no fórum.

Peço a opinião de vocês para os dois problemas relatados acima e principalmente analisar se o 2° problema pode ter alguma relação com os danos nos tubos ou se o problema dos tubos é apenas problemas de fabrica como o técnico do importador me informou.


DADOS TÉCNICOS
Minha maquina tem área de corte de 130/90, tubo Laser de 100W as características são as seguintes:
- Controladora RDC6442S (EC)
- Painel de Controle RDLC320
- Fonte do Tubo Laser MYJG100W (esta foi trocada junto com o 4° tubo), a que veio com a maquina era a HY-DY13
- Chiller CW5200
- Fonte Chaveada GY400W-B-1 esta fonte é alimentada pelo filtro = EMI Filter ZJ-2025-10A
- Tenho Estabilizador na alimentação de entrada (estou sem os dados dele agora!)


TUBOS
 - 1°, 2° e 3° Tubo 100W Modelo W4 da RECI (data de produção 2015 de todos eles, porém a data exata de cada um esta ilegível, pois foi escrita com caneta com uma letra ilegível sob a etiqueta).
- 4° Tubo LASEA  ZS-1450   100W  date March 1 2016      Beijing Lasea Laser Technologys
- 5° Tubo em uso (estou sem os dados dele agora) mas é RECI e o técnico afirma ser de outro lote assim como ele havia afirmado no 4° tubo

Clube CNC Brasil

Problemas Tubo Laser RECI
« Online: 05/12/16 - 11:52 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #1 Online: 05/12/16 - 12:45 »
analizando  tudo  que escreveste,  alias muita coisa mesmo   rsrs,  mas  me diga uma coisa
O QUE ACONTECEU  COM  OS TUBOS???????????????????

Clube CNC Brasil

Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #1 Online: 05/12/16 - 12:45 »

Online RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #2 Online: 05/12/16 - 12:47 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom Dia Pessoal

Gostaria de pedir ajudada de vocês para os problemas que venho enfrentando com minha maquina de corte a Laser!

Comprei a maquina a 6 meses e desde então já estragaram 4 tubos na mesma, estou com com o 5° Tubo Laser em uso, por sorte o importador que me parece muito honesto trocou todos estes tubos sem nenhum custo para mim! Porém os 4 primeiros colocados foram da RECI de 100W, já o 5° tubo que esta em uso também da Reci só que de 90W. Bom! Não estou questionando a redução da potencia pois o importador formalizou que irá me dar um desconto futuramente para compra de um tubo de 100W pelo valor do de 90W.

O importador enviou seu técnico diversas vezes para analisar a maquina e trocar o tubo! O técnico me parece ter muita experiencia mas não tem um conhecimento teórico em relação a eletrônica! De qualquer forma este técnico alega que o problema é no lote de tubos da Reci, porém estou com um pé atras quanto a esta afirmação visto que o ultimo tubo trocado (4° tubo ) a etiqueta não estava no nome da RECI e sim no Nome da  Beijing Lasea Laser Technologys (acho que é mesma empresa!, mas a etiqueta era diferente!) e a fabricação pela etiqueta é de março de 2016, diferente dos anteriores que eram de 2015! ?_33

Analisei toda maquina e encontrei algumas coisas que achei fora do normal ou com problemas:

1° A fonte Chaveada (GY400W-B-1) (fonte que fornece 46V para os Drivers, 24Vcc para a controladora e 5V para diodo Laser) esta com suas ventoinhas de refrigeração ligadas direto, acredito que as mesmas deveriam ligar somente quando a temperatura da fonte estivesse alta (liga / desliga automático de acordo com necessário), ou seja, ao ligar a maquina as ventoinhas já ligam automático sem mesmo a energia da fonte estar sendo consumida, pois a maquina esta em repouso!

2° Levei alguns choques na maquina, então fui medir se tinha energia na carcaça e encontrei 42Vac na carcaça da maquina,desta maneira fui verificar o aterramento, foi neste momento que identifiquei que o fabricante chinês colocou o cabo de aterramento da carcaça em uma parte plastica da maquina  :irrit:, ou seja, todo aterramento que fiz com haste de cobre, etc não estava servindo de nada pois o fabricante colocou o cabo em um material isolante! Fiz um novo aterramento da carcaça, agora colocando o parafuso em uma parte metálica, medi novamente a carcaça sendo que desta vez encontrei 0Vac. OK! Problema resolvido! Porém este problema poderia estar interferindo em diversas partes eletrônicas pelo que estava verificando aqui mesmo no fórum.

Peço a opinião de vocês para os dois problemas relatados acima e principalmente analisar se o 2° problema pode ter alguma relação com os danos nos tubos ou se o problema dos tubos é apenas problemas de fabrica como o técnico do importador me informou.


DADOS TÉCNICOS
Minha maquina tem área de corte de 130/90, tubo Laser de 100W as características são as seguintes:
- Controladora RDC6442S (EC)
- Painel de Controle RDLC320
- Fonte do Tubo Laser MYJG100W (esta foi trocada junto com o 4° tubo), a que veio com a maquina era a HY-DY13
- Chiller CW5200
- Fonte Chaveada GY400W-B-1 esta fonte é alimentada pelo filtro = EMI Filter ZJ-2025-10A
- Tenho Estabilizador na alimentação de entrada (estou sem os dados dele agora!)


TUBOS
 - 1°, 2° e 3° Tubo 100W Modelo W4 da RECI (data de produção 2015 de todos eles, porém a data exata de cada um esta ilegível, pois foi escrita com caneta com uma letra ilegível sob a etiqueta).
- 4° Tubo LASEA  ZS-1450   100W  date March 1 2016      Beijing Lasea Laser Technologys
- 5° Tubo em uso (estou sem os dados dele agora) mas é RECI e o técnico afirma ser de outro lote assim como ele havia afirmado no 4° tubo

Boa tarde Maurício....

Realmente a Reci de 2 anos pra cá após uma reformulação na empresa os seus tubos não tem mais a qualidade de antes e muito amigos aqui do fórum tiveram problema com os mesmo fabricado nesse período do fina de 2014 em diante...

Creio eu que o seu problema era realmente o tubo...

Quanto as ventoinhas em todas essas fontes elas ligam automaticamente ao serem energizadas  e não tem controladores de temperatura igual vc está achando...

Sore o fato do aterramento pode ser que ela possa ter te dado alguma interferência mais muito pouco provável e já que fez o aterramento certo agora espero que tenho bons corte a partir de agora e sem problemas por um longo tempo...

Qual a marca de sua máquina para ficar relatado aqui?

Abraço
Rodrigo Martins

Clube CNC Brasil

Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #2 Online: 05/12/16 - 12:47 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #3 Online: 05/12/16 - 12:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa tarde Maurício....

Realmente a Reci de 2 anos pra cá após uma reformulação na empresa os seus tubos não tem mais a qualidade de antes e muito amigos aqui do fórum tiveram problema com os mesmo fabricado nesse período do fina de 2014 em diante...

Creio eu que o seu problema era realmente o tubo...

Quanto as ventoinhas em todas essas fontes elas ligam automaticamente ao serem energizadas  e não tem controladores de temperatura igual vc está achando...

Sore o fato do aterramento pode ser que ela possa ter te dado alguma interferência mais muito pouco provável e já que fez o aterramento certo agora espero que tenho bons corte a partir de agora e sem problemas por um longo tempo...

Qual a marca de sua máquina para ficar relatado aqui?

Abraço
Rodrigo Martins


Sou testemunha, o meu deu pau com menos de 200 horas....
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #3 Online: 05/12/16 - 12:51 »

Online RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #4 Online: 05/12/16 - 12:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Sou testemunha, o meu deu pau com menos de 200 horas....

Boa tarde Antonio...

Ficou no ferro ou trocou na garantia?

Clube CNC Brasil

Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #4 Online: 05/12/16 - 12:57 »

Offline Mauricio Hasmann

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +1/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #5 Online: 05/12/16 - 13:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
analizando  tudo  que escreveste,  alias muita coisa mesmo   rsrs,  mas  me diga uma coisa
O QUE ACONTECEU  COM  OS TUBOS???????????????????
JOSÉ RICARDO
Desculpe por escrever muito!!!  :D :D
Com relação a sua pergunta, os tubos estão todos comigo e pretendo levar para o Cassio Alvarenga  (VA Tecnologia) ou outra empresa para tentar recarrega-los.
Caso tenha alguém para indicar agradeço  ;D, já que pelo que vi no forum o Cassio esta fechado para Obras!!!

Clube CNC Brasil

Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #5 Online: 05/12/16 - 13:52 »

Offline Mauricio Hasmann

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +1/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #6 Online: 05/12/16 - 14:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa tarde Maurício....

Realmente a Reci de 2 anos pra cá após uma reformulação na empresa os seus tubos não tem mais a qualidade de antes e muito amigos aqui do fórum tiveram problema com os mesmo fabricado nesse período do fina de 2014 em diante...

Creio eu que o seu problema era realmente o tubo...

Quanto as ventoinhas em todas essas fontes elas ligam automaticamente ao serem energizadas  e não tem controladores de temperatura igual vc está achando...

Sore o fato do aterramento pode ser que ela possa ter te dado alguma interferência mais muito pouco provável e já que fez o aterramento certo agora espero que tenho bons corte a partir de agora e sem problemas por um longo tempo...

Qual a marca de sua máquina para ficar relatado aqui?

Abraço
Rodrigo Martins

Rodrigo
Agradeço imensamente pelas informações que você me passou

Quanto ao importador, gostaria de relatar antes de informar o nome que até o momento tem agido de forma extremamente prestativa e trocou todas peças possíveis em outros problemas que tive de falhas (alguns bugs - durante o corte) os quais acredito ter relação com o aterramento (trocaram fonte e  controladora).
Para os tubos trocaram todos que deram problemas até hoje (6 meses após a compra) apesar da garantia inicial ser de 3 meses. Parecem ser bem honestos, e os problemas pelo que vejo até o momento são com tubo e baixa qualidade da montagem da maquina pelo fabricante na china (ESTE NÃO SEI O NOME E NÃO TEM PLACA IDENTIFICANDO O MESMO)
O importador que me vendeu o equipamento é a HB Tech

Mais uma vez obrigado pelas informações.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #6 Online: 05/12/16 - 14:04 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #7 Online: 05/12/16 - 15:54 »
Para bom funcionamento do tubo laser
Corrente e tensão de acordo com modelo do tubo laser
Temperatura da agua abaixo de 25°C
Baixa umidade do ar.

Com tantos problemas assim, o ideal seria trocar a fonte do tubo laser também.
Apesar que já tive muitos problemas com tubo Reci, mas não tem tubo que corte igual a eles, sua velocidade é bem superior. Mas por outro lado, tem muitos problemas.

 Estranho esses tubos ficarem com você.
Porque a Reci pede a quebra do tubo laser quando está na garantia. Oque pode ter acontecido, é do importador está com um lote muito antigo. Essa seria a resposta por muitos problemas e de não ter quebrado esses tubos.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #7 Online: 05/12/16 - 15:54 »

Offline Mauricio Hasmann

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +1/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #8 Online: 05/12/16 - 16:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Para bom funcionamento do tubo laser
Corrente e tensão de acordo com modelo do tubo laser
Temperatura da agua abaixo de 25°C
Baixa umidade do ar.

Com tantos problemas assim, o ideal seria trocar a fonte do tubo laser também.
Apesar que já tive muitos problemas com tubo Reci, mas não tem tubo que corte igual a eles, sua velocidade é bem superior. Mas por outro lado, tem muitos problemas.

 Estranho esses tubos ficarem com você.
Porque a Reci pede a quebra do tubo laser quando está na garantia. Oque pode ter acontecido, é do importador está com um lote muito antigo. Essa seria a resposta por muitos problemas e de não ter quebrado esses tubos.


Edvaldo obrigado pela resposta

De acordo suas considerações:
A tensão não tenho como verificar, pois a tensão de saída da fonte é alta, porém pelo modelo da fonte em relação ao modelo do tubo estava OK. Mas não tenho como confirmar.!!!
A corrente sempre trabalhei abaixo de 26mA, conforme verifiquei no próprio site da RECI pelo modelo do tubo que esta é a corrente de trabalho (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login).
Com relação a temperatura, a maquina veio do importador com a faixa de 25 a 32°C. Eu já havia questionado ele se estava certo, pois vi no forum orientações para ser abaixo de 29°C, ele me informou não ter problemas, mas mesmo assim alterei o setup do chiller para faixa de 20 a 29C°.

A fonte já foi trocada juntamente com o 4° Tubo.

Quanto ao lote antigo acredito ser uma ótima opinião sua, visto que os 3 primeiros tubos tinham a data de 2015, somente o 4° estava marcado março de 2016, porém com uma etiqueta diferente que pra mim pelo video que vi do Cassio Alvarenga (Va Tecnogogia) aqui no fórum a etiqueta não parecia ser original Reci.

Agradeço pelas considerações e coloco em anexo foto das etiquetas.  A primeira foto é da etiqueta do primeiro tubo (a do 2° e 3° são iguais alterando apenas os dados escritos a caneta). A segunda foto é do 4° tubo. Por favor se puder analisar e ver se nota algo fora do comum nas fotos agradeço.



Clube CNC Brasil

Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #8 Online: 05/12/16 - 16:49 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #9 Online: 05/12/16 - 22:43 »
A primeira foto é Reci a Segunda foto é da marca EFR
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #9 Online: 05/12/16 - 22:43 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #10 Online: 06/12/16 - 06:47 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A primeira foto é Reci a Segunda foto é da marca EFR
ja escutei  falar  que este  EFR,  é um  excelente tubo, ou  estou  errado  nobre edvaldo
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #10 Online: 06/12/16 - 06:47 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #11 Online: 06/12/16 - 06:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ja escutei  falar  que este  EFR,  é um  excelente tubo, ou  estou  errado  nobre edvaldo
abraço
Ainda não testei, mas já escutei falar bem dele.

Outro que o pessoal não está tendo problemas é o PURI, comprei alguns de 100w para testar. Até o momento está indo bem.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas Tubo Laser RECI
« Resposta #11 Online: 06/12/16 - 06:55 »

 

SiteLock