Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso  (Lida 2670 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline lemonsdrink

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Online: 05/12/16 - 20:50 »
Caros amigos, boa noite !!!

Me inscrevi a pouco tempo no fórum e devido ao trabalho e estudos acabo tendo pouco tempo para acessar, portanto, se eu cometer alguma falta na postagem me perdoem. Vamos lá !!

Comprei um tubo de 80 W e com 2 meses de uso, aproximadamente 450 horas ele perdeu muita potência, fui atrás da máquina para olhar o tubo e a fonte, reparei que a cor do gás estava branca. Chamei um técnico para me auxiliar nas dúvidas e ele concluiu que era o tubo, como estava na garantia levei no fornecedor e foi trocado, isso no dia 18/11/16. Após alguns dias de uso nesse novo tubo começou o mesmo problema e hoje tive que abaixar bem a velocidade para cortar. Liguei novamente no fornecedor e ele disse que o problema poderia estar na máquina, mas não disse o que poderia ser. Chamei dois técnicos diferentes e disseram que com a máquina está tudo ok.

A fonte da máquina está dando 25 MA. Queria opiniões de vocês, para poder me embasar de informações e assim conversar melhor com o fornecedor.

Existe algum problema fora da fonte que possa interferir no tubo, fazendo ele perder a potência tão rápido ou realmente o tubo que é de má qualidade??

Desde já agradeço a atenção.

Clube CNC Brasil

Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Online: 05/12/16 - 20:50 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #1 Online: 05/12/16 - 21:46 »
Existe uma série de parâmetros a serem analisados, um deles é a temperatura da água. tendo em vista a corrente que relata estar em 25ma.

Outra coisa, qual a controladora que usa e soft, as vezes, 90% de potência lhe dá menor resultado do que a 60%.

Qualidade, pureza, temperatura e pressão do ar. e mais algumas coisas
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #1 Online: 05/12/16 - 21:46 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +359/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #2 Online: 06/12/16 - 06:20 »


nobre colega
certa vez,  fui  ao  medico   pois estava com  uns problemas meio  sério  de saude,  e ele me receitou  alguns remedios mas me disse o  seguinte
Sr,  ricardo,  se vc não  disponibilizar  pelo  menos 1hora  para atividades fisica,   estes remedios não  vão  adiantar  de nada
Ai  então  eu lhe disse,  mas doutor ,  eu  não  tenho  tempo,  ai,  o  médico  apenas levantou  os dois ombros e falou  , paciencia então  meu  nobre , pois vais viver vindo  aqui
ACREDITO que vc tenha  entendido  minhas palavras, pois caro  colega,  quem  trabalha com  estas maquinas,  este forum  e outros por ai,  fazem  parte de sua empresa ,  e lhge digo  que para mim  ja faz parte de minha vida pessoal

Porque estou  lhe dizendo  isso,
tenho  absoluta certeza que se vc arruma-se um  pouco  mais de tempo  para  participar  do  forum,  com  certeza irias resolver diversos problemas sem  precisar  de técnico
este forum,  tem  centenas de técnicos,  ou  mesmo amigos que ja passaram  por situaçõpes semelhantes e que nos da  um  suporte sem  gastarmos um  tostão
NÃO  ESTOU  TE CULPANDO  DE NADA, pois cada um  sabe dos seus problema,  mas apenas relatando  e lhe dizendo ,  o  que tambem  aconteceu  comigo

mas cada caso é um caso.vamos agora ao  seu  problema

quando  comprei  minha laser ,  em  um  ano  foi  perdido  4 tubos tambem, pois não  tinha conhecimento  de nada sobre laser
mas hoje ,  a coisa é diferente
veja bem  nobre colega
não  sei  as informações técnica sobre seu  tubo,  mas acredito  que para um tubo  de 80w,  25ma,  ja esta no  limite ou  até passando

o  que vc usa para refrigerar seu  tubo,  chiller?? qual  seria ?? qual  a temperatura que estas a usar??

qual  a potencia que estas a usar  no  tubo???

de quanto  em  quanto  tempo vc faz a limpeza  no  seu  tubo,  tanto  por dentro  quanto  por fora

tambem, pode ser  a qualidade  do  tubo  mesmo

quando  meus tubos começaram  a  ter problemas,  eu  imediatamente troquei  de fornecedor,
tive um  prejuizo, pois tive que comprar  oputro  tubo,  mas,  depsois nunca mais tive problemas
estas maquinas são  que nem  bebe,  tem  que cuidar  com  muito  carinho
abraço 
ricardo
« Última modificação: 06/12/16 - 06:36 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #2 Online: 06/12/16 - 06:20 »

Offline lemonsdrink

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #3 Online: 06/12/16 - 08:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Existe uma série de parâmetros a serem analisados, um deles é a temperatura da água. tendo em vista a corrente que relata estar em 25ma.

Outra coisa, qual a controladora que usa e soft, as vezes, 90% de potência lhe dá menor resultado do que a 60%.

Qualidade, pureza, temperatura e pressão do ar. e mais algumas coisas

Bom dia amigo !!

Uso um Chiller CW-5000 - S&A - A pouco tempo fiz manutenção nele, trocando o compressor o e timer.

A temperatura da água fica estável entre 18 e 20 Graus.

A controladora que uso é RLD-320 e o software Laser work V5.

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #3 Online: 06/12/16 - 08:48 »

Offline RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +122/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #4 Online: 06/12/16 - 09:14 »
Qual a marca do tubo?

Tente usar ele com média de 22ma....

Pois 25 já está no limite é dependendo da marca acima do recomendado....

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #4 Online: 06/12/16 - 09:14 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #5 Online: 06/12/16 - 09:19 »
Minhas máquinas funcionam com 23° /24°, no inicio também trabalhava com a temperatura de 18° e a lente do tubo ficava constantemente com condensação ao ponto de pingar água, em consequência o corte ficava ruim, o feixe do laser dividia-se pelas gotículas é a mesma coisa que colocar pingos de água na lentes dos óculos. É claro que a cor branca que descreve não tem nada com o meu caso, mas talvez fosse melhor aumentar um pouco essa temperatura, mas daqui a pouco alguém com mais conhecimento irá esclarecer.

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #5 Online: 06/12/16 - 09:19 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +359/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #6 Online: 06/12/16 - 09:25 »
realmente , o  que o  maquete falou  é verdade, pois como  eu  não  tenho  chiller,  e sim  uim sistema feito  por mim  mesmo, alias alem  de refrigerar  o  tubo  ainda gela as minhas cervejinhas rsrsrsrsrs
as vezes eu  ligo  com  18  a 20  graus e realmente condensa e fica pingando,  mas nunca  tive problemas de corte
mas em  pouco  tempo  ela vai  subindo  e fica entre  22 e  e 24 graus
isto é trabalho  sempre assim
sei  quie o  correto  é ter um  chiller,  para manter uma temperatura certa,  mas,  é muito  caro ,  alias  não  sei  o porque,  mas fazer  o  que né, pois uma FROS FREE  é mais barato kkkkkkk
a minha vantagem  é que eu  consigo  ver quanto  esta entrando  e quanto  esta saindo pois é altamente importante
ab raço
« Última modificação: 06/12/16 - 09:27 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #6 Online: 06/12/16 - 09:25 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #7 Online: 06/12/16 - 09:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia amigo !!

Uso um Chiller CW-5000 - S&A - A pouco tempo fiz manutenção nele, trocando o compressor o e timer.

A temperatura da água fica estável entre 18 e 20 Graus.

A controladora que uso é RLD-320 e o software Laser work V5.

Willian,

Onde você comprou o compressor do chiller? Preciso comprar um?

Obrigado

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #7 Online: 06/12/16 - 09:58 »

Offline lemonsdrink

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #8 Online: 06/12/16 - 10:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

nobre colega
certa vez,  fui  ao  medico   pois estava com  uns problemas meio  sério  de saude,  e ele me receitou  alguns remedios mas me disse o  seguinte
Sr,  ricardo,  se vc não  disponibilizar  pelo  menos 1hora  para atividades fisica,   estes remedios não  vão  adiantar  de nada
Ai  então  eu lhe disse,  mas doutor ,  eu  não  tenho  tempo,  ai,  o  médico  apenas levantou  os dois ombros e falou  , paciencia então  meu  nobre , pois vais viver vindo  aqui
ACREDITO que vc tenha  entendido  minhas palavras, pois caro  colega,  quem  trabalha com  estas maquinas,  este forum  e outros por ai,  fazem  parte de sua empresa ,  e lhge digo  que para mim  ja faz parte de minha vida pessoal

Porque estou  lhe dizendo  isso,
tenho  absoluta certeza que se vc arruma-se um  pouco  mais de tempo  para  participar  do  forum,  com  certeza irias resolver diversos problemas sem  precisar  de técnico
este forum,  tem  centenas de técnicos,  ou  mesmo amigos que ja passaram  por situaçõpes semelhantes e que nos da  um  suporte sem  gastarmos um  tostão
NÃO  ESTOU  TE CULPANDO  DE NADA, pois cada um  sabe dos seus problema,  mas apenas relatando  e lhe dizendo ,  o  que tambem  aconteceu  comigo

mas cada caso é um caso.vamos agora ao  seu  problema

quando  comprei  minha laser ,  em  um  ano  foi  perdido  4 tubos tambem, pois não  tinha conhecimento  de nada sobre laser
mas hoje ,  a coisa é diferente
veja bem  nobre colega
não  sei  as informações técnica sobre seu  tubo,  mas acredito  que para um tubo  de 80w,  25ma,  ja esta no  limite ou  até passando

o  que vc usa para refrigerar seu  tubo,  chiller?? qual  seria ?? qual  a temperatura que estas a usar??

qual  a potencia que estas a usar  no  tubo???

de quanto  em  quanto  tempo vc faz a limpeza  no  seu  tubo,  tanto  por dentro  quanto  por fora

tambem, pode ser  a qualidade  do  tubo  mesmo

quando  meus tubos começaram  a  ter problemas,  eu  imediatamente troquei  de fornecedor,
tive um  prejuizo, pois tive que comprar  oputro  tubo,  mas,  depsois nunca mais tive problemas
estas maquinas são  que nem  bebe,  tem  que cuidar  com  muito  carinho
abraço 
ricardo

Bom dia amigo !!!

Desde já, agradeço pela orientação referente a ter um tempo para olhar mais o fórum, o pouco que olhei já consegui ver muitas informações interessantes em diversos assuntos. Agora voltando ao problema e respondendo suas perguntas....

A marca do tubo é Yong-Li, fazem 5 anos que comprava tubo no mesmo fornecedor, porém, uma vez fui comprar e ele não tinha dai fui obrigado a comprar em outro lugar para não parar a máquina, coincidência ou não os problemas começaram rsrs

Uso chiller para refrigerar - CW-5000 Marca S&A - Temperatura entre 18 e 20 graus como disse no tópico acima.

Na máquina de 80W, nesses 5 anos, com o tubo do fornecedor antigo sempre usei 60% e 28 speed e quando ficava velho mantinha a potência e o speed para 25, no fim de vida do tubo ficava com 22 de speed.

Nesse tubo do novo fornecedor uso 70% e 25 speed, mas com menos de 15 dias de uso já tive que baixar o speed para 18.

Ouvi dizer pelos tecnicos daqui que quando a cor do gás fica branca é por que está no fim... essa informação é verdadeira??
Coincidentemente quando o gás esta branco o laser perde muita potência.

Ah...uma pergunta, além da fonte e do chiller existe outra parte da máquina que pode influenciar na vida útil do tubo?

Ah...esqueci de falar, corto Mdf 3 mm somente.

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #8 Online: 06/12/16 - 10:31 »

Offline lemonsdrink

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #9 Online: 06/12/16 - 10:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Willian,

Onde você comprou o compressor do chiller? Preciso comprar um?

Obrigado

Bom dia amigo !!

Tenho um grande amigo aqui que trabalha somente com manutenção de máquinas de Ultrasom, Ressonância e tomografia que utilizam sistemas de refrigeração a água e ele quem comprou p mim o compressor e o timer, vou falar com ele e informo p vc ok ?!
Você mora onde?

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #9 Online: 06/12/16 - 10:41 »

Offline lemonsdrink

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #10 Online: 06/12/16 - 10:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Qual a marca do tubo?

Tente usar ele com média de 22ma....

Pois 25 já está no limite é dependendo da marca acima do recomendado....

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

Marca do tubo - Yong-Li.
Ok. Vou utilizar a amperagem mais baixa.

Obrigado !!!

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #10 Online: 06/12/16 - 10:46 »

Offline lemonsdrink

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #11 Online: 06/12/16 - 10:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Minhas máquinas funcionam com 23° /24°, no inicio também trabalhava com a temperatura de 18° e a lente do tubo ficava constantemente com condensação ao ponto de pingar água, em consequência o corte ficava ruim, o feixe do laser dividia-se pelas gotículas é a mesma coisa que colocar pingos de água na lentes dos óculos. É claro que a cor branca que descreve não tem nada com o meu caso, mas talvez fosse melhor aumentar um pouco essa temperatura, mas daqui a pouco alguém com mais conhecimento irá esclarecer.

Verdade amigo Maquete...obrigado pela informação, faz todo sentido. Pode ser que o problema que estou passando com o tubo não esteja relacionado a isso, porém, é uma informação de grande valia. Vou mudar a regulagem do chiller !!!

Abraço

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #11 Online: 06/12/16 - 10:49 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #12 Online: 06/12/16 - 19:26 »
Bom, ainda em consideração, fica muito complicado fazer uma avaliação em uma análise mais aprofundada, existe ainda alguns fatores que podem ser responsáveis por seus problemas

Para laser, quanto mais gelada for a água, melhor, porém a lente na ponta do tubo não resiste a temperaturas inferiores a 18 graus (Derretem), geram condensação que como o amigo Maquete comentou, dificultam a visualização do feixe do laser e propagam baixa de isolamento e com isso centelhamento nos cabo de saída da fonte que são de alta tensão. Eu recomendo entre 22 e 26 graus.
Mais internamente e em minha opnião, esta controladora e soft por vezes geram um bug que não enviam o sinal de potencia adequado a fonte para emissão do laser. Temos ainda um componente MR5D20 dentro da fonte que controla a potencia da fonte, segundo a temperatura/corrente no sistema. Quanto maior a corrente, menor a potência no tubo ao ponto de se romper e queimar, as vezes é esse cara também.
Ainda também, mas de forma muito remota um CI de sinal dentro painel que faz esta comutação entre a controladora e o painel.

Jesiel
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #12 Online: 06/12/16 - 19:26 »

Offline lemonsdrink

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #13 Online: 07/12/16 - 10:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom, ainda em consideração, fica muito complicado fazer uma avaliação em uma análise mais aprofundada, existe ainda alguns fatores que podem ser responsáveis por seus problemas

Para laser, quanto mais gelada for a água, melhor, porém a lente na ponta do tubo não resiste a temperaturas inferiores a 18 graus (Derretem), geram condensação que como o amigo Maquete comentou, dificultam a visualização do feixe do laser e propagam baixa de isolamento e com isso centelhamento nos cabo de saída da fonte que são de alta tensão. Eu recomendo entre 22 e 26 graus.
Mais internamente e em minha opnião, esta controladora e soft por vezes geram um bug que não enviam o sinal de potencia adequado a fonte para emissão do laser. Temos ainda um componente MR5D20 dentro da fonte que controla a potencia da fonte, segundo a temperatura/corrente no sistema. Quanto maior a corrente, menor a potência no tubo ao ponto de se romper e queimar, as vezes é esse cara também.
Ainda também, mas de forma muito remota um CI de sinal dentro painel que faz esta comutação entre a controladora e o painel.

Jesiel

Bom dia amigo !!

Assim como você e os outros amigos citaram em relação a regulagem do chiller, já alterei a temperatura e agora está trabalhando entre 22 e 24 graus.

Em relação ao componente MR5D20, a fonte trabalha se ele estiver queimado ?

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #13 Online: 07/12/16 - 10:20 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #14 Online: 07/12/16 - 11:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia amigo !!

Tenho um grande amigo aqui que trabalha somente com manutenção de máquinas de Ultrasom, Ressonância e tomografia que utilizam sistemas de refrigeração a água e ele quem comprou p mim o compressor e o timer, vou falar com ele e informo p vc ok ?!
Você mora onde?

Te passei um Mensagem privada, veja se consegue o telefone pra mim de seu amigo que entrarei em contato com ele.

Obrigado

Clube CNC Brasil

Re:Gás do tubo ficando branco com 15 dias de uso
« Resposta #14 Online: 07/12/16 - 11:14 »

 

SiteLock