Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Não corta o tamanho certo  (Lida 3533 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline magheth

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 20
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Não corta o tamanho certo
« Online: 09/12/16 - 19:11 »
Pessoal, tenho um ricktron 13090.

uso o lasercad 7.3 estou com um problema.

suspeitando que a máquina não estava cortando no tamanho certo, fiz um teste colocando um quadrado 10x10cm para cortar, e Bingo.

Na parte inferior esquerda (na área do corte) o topo e a base (eixo y) corta 9.81 cm
Nas laterias está Ok (eixo X)

Na parte inferior direita o eixo Y continua dando diferença, mas diminui 9.90cm

Sei que parece pouca coisa, mas vocês sabem melhor do que eu, que essa diferença mínima atrapalha todo o encaixe.

Alguém pode me ajudar?
Att. Magheth.

Clube CNC Brasil

Não corta o tamanho certo
« Online: 09/12/16 - 19:11 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #1 Online: 09/12/16 - 20:20 »
Cara Maghet.

Temos dois problemas caso seu relato esteja correto. se as medidas dão diferente em um mesmo eixo porém em locais diferentes, isto significa que sua máquina esteja perdendo passo e, isto pode ser por vários motivos, mas desses as mesmas medidas, isto significaria que seria apenas configuração no software. Por outro lado lhe aconselho fazer esta medida com uma régua bem precisa e certificar que realmente estão diferentes, mas se isto realmente estiver acontecendo, vai precisar de alguém bem experiente.
Um detalhe, esta máquina é nova? Sempre foi assim? Se estiver em garantia, coloque na mão do fornecedor.

Qualquer coisa, eu e o restante dos amigos estamos aqui.

Jesiel 21 9 9602-1279
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #1 Online: 09/12/16 - 20:20 »

Offline magheth

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 20
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #2 Online: 09/12/16 - 21:07 »
A Maquina tem 8 meses.
Eu ajustei no software 0 lado direito consegui arrumar ficou 10x10cm (régua bem precisa) entretanto no lado esquerdo ficou 10x9.9cm.
Como ajustar o passo?

Clube CNC Brasil

Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #2 Online: 09/12/16 - 21:07 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #3 Online: 10/12/16 - 07:22 »
Meu filho, tu fez o setting da maquina?


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #3 Online: 10/12/16 - 07:22 »

Offline magheth

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 20
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #4 Online: 10/12/16 - 09:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Meu filho, tu fez o setting da maquina?


Marcao

Como faz o setting? o que é o setting? rs
desculpe por não saber.

Clube CNC Brasil

Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #4 Online: 10/12/16 - 09:00 »

Offline magheth

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 20
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #5 Online: 10/12/16 - 09:09 »
fiz outro teste dei reset e voltei às configurações atuais.
vamos dizer que a mesa é um retângulo.
 ______________________
l  ok                               ok   l
l                                            l
l                     ok                   l
l                                            l
l                                            l
l_-2mm ___ok____-1mm__l

Ficou fácil de entender?

Clube CNC Brasil

Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #5 Online: 10/12/16 - 09:09 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #6 Online: 10/12/16 - 21:09 »
eita.... agora que caiu a ficha... tua maquina é uma laser?
Se for ai nao entendo nada, quando tem o mach3 instalado o setting serve para ajustar os eixos.


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #6 Online: 10/12/16 - 21:09 »

Offline cassioed

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 352
  • Total Likes: +32/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #7 Online: 10/12/16 - 22:49 »
Magheth, pelo seu relato, pode ter várias razões, mas eu apostaria em problema mecânico, pois acontece somente em duas extremidades. Comece verificando as guias, com a maquina desligada, e de preferência com os cabos dos motores desconectados dos drivers, movimente com a mão e veja se não está mais pesada nestes pontos, pois se tiver, com esse esforço excessivo, pode perder passo. Outro ponto importante é verificar as correias e polias, as vezes, acontece de afrouxar o parafuso das polias e qualquer esforço extra, acaba "patinando" sobre o eixo do motor.
O ideal é fazer uma manutenção preventiva a cada 6 meses (dependendo do uso), verificando lubrificação, fazer reaperto de parafusos, uma limpeza mais "pesada" , etc.
Espero que consiga resolver seu problema.
"Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo o tamanho da minha ignorância."
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #7 Online: 10/12/16 - 22:49 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #8 Online: 12/12/16 - 06:57 »
 Não vai ser tão fácil acertar essa maquina.
 Pelo que eu entendi o problema é assim: Se vc cortar 5 quadrados na mesa, os dois superiores e o do centro ficam certos, e os dois inferiores das laterais ficam menores.
  Problemas que acontecem isso normalmente são as guias estão fora de esquadro ou desniveladas, esse desnivelamento seria que os quatro cantos não estão no mesmo nível de altura.
 Faça o teste da seguinte forma, corte dois quadrados de 150x150mm nos dois lados inferiores, um do lado do outro, depois tira eles e tenta encaixar um quadrado onde o outro foi cortado, depois gire ele 90° e tente encaixar novamente.
Para entender se está fora de esquadro ou dimensões diferentes.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #8 Online: 12/12/16 - 06:57 »

Offline magheth

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 20
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #9 Online: 18/12/16 - 23:21 »
Pessoal, quero agradecer a todos pela ajuda, a melhor coisa que fiz, foi me cadastrar e contribuir mensalmente para o clubecncbrasil, eu tinha problema em 2 máquinas, uma pequena da vesta que não completava o círculo e uma grande que dava essa diferença de corte.
Pois bem, contratei por aqui um técnico que me ajudou e muito e foi muito barateiro também, o Luciano, qualquer coisa eu mando mensagem com o tel dele se precisarem, muito atencioso, resolveu o problema da pequena num segundo (kkk vivendo e aprendendo) a grande deu mais trabalho e nada que ele pudesse fazer, pois não estava pessoalmente para resolver e o problema mecânico, mas eu ia chamá-lo amanhã para vir resolver.
Pois bem a Grande me deu 10 dias de trabalho, foram dias tenebrosos e estressantes, dias de bater cabeça, mas valeu muito a pena, hoje num desespero resolvi desmontar toda a máquina, sozinho, não foi fácil, mas após a montagem, percebi que o erro mudou de lugar, depois foi só usar alguns princípios da física e engenharia que resolvi (ao invés de apenas um lado cortar errado o erro aparecia na diagonal (em 2 pontos) conclusão desse erro, a barra x estava torta).
Espero poder ajudar quem precisar também, e agradeço mesmo a todos vocês pela ajuda e ideias, foram todas úteis.
Att. Magheth

Clube CNC Brasil

Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #9 Online: 18/12/16 - 23:21 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #10 Online: 19/12/16 - 07:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal, quero agradecer a todos pela ajuda, a melhor coisa que fiz, foi me cadastrar e contribuir mensalmente para o clubecncbrasil, eu tinha problema em 2 máquinas, uma pequena da vesta que não completava o círculo e uma grande que dava essa diferença de corte.
Pois bem, contratei por aqui um técnico que me ajudou e muito e foi muito barateiro também, o Luciano, qualquer coisa eu mando mensagem com o tel dele se precisarem, muito atencioso, resolveu o problema da pequena num segundo (kkk vivendo e aprendendo) a grande deu mais trabalho e nada que ele pudesse fazer, pois não estava pessoalmente para resolver e o problema mecânico, mas eu ia chamá-lo amanhã para vir resolver.
Pois bem a Grande me deu 10 dias de trabalho, foram dias tenebrosos e estressantes, dias de bater cabeça, mas valeu muito a pena, hoje num desespero resolvi desmontar toda a máquina, sozinho, não foi fácil, mas após a montagem, percebi que o erro mudou de lugar, depois foi só usar alguns princípios da física e engenharia que resolvi (ao invés de apenas um lado cortar errado o erro aparecia na diagonal (em 2 pontos) conclusão desse erro, a barra x estava torta).
Espero poder ajudar quem precisar também, e agradeço mesmo a todos vocês pela ajuda e ideias, foram todas úteis.
Att. Magheth
Que bom que resolveu e deu tudo certo. Foi uma das primeira coisa que te falei, que estava fora de esquadro a barra.
Agora mãos a obra.
Sucesso.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Não corta o tamanho certo
« Resposta #10 Online: 19/12/16 - 07:05 »

 

SiteLock