Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Erro na ligação da TB6560  (Lida 2004 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Erro na ligação da TB6560
« Online: 18/01/17 - 12:25 »
Bom dia.
Srs. moderadores, caso não esteja no local apropriado favor relocar.
É o seguinte: depois de meses e meses sem mexer na minha criatura, fui dar uns retoques.
posicionei tudo e pimpa; os motores nem travavam e nem giravam; não recebia qualquer comando.
inclusive a placa não fazia aqueles barulhos tradicionais quando estamos iniciando o computador.
Vai daqui vai dali; resolvi desinstalar o mach3 e reinstalar...reconfigurar...... e nada.
troquei o cabo de impressora e.....nada;
troquei a placa, colocando a de reserva e.....nada.
medindo a saída da fonte estavam lá os 30 volts e chegando na entrada da placa, mas não chegava nada nos motores........
fui refazer tudo, mas tudo mesmo e aí descobri que " alguém" ( quem serei?) havia invertido os cabos na saída da fonte, ou seja o cabo de vc output + estava no plug do vc -, daí chegava +30 volts no gnd da placa e -30 positivo.
Foi só inverter e tudo funcionou bonitinho; agora tenho a dúvida:
na fonte tem um ponto marcado como aterramento, um ponto marcado como N (neutro) e outro marcado como L (linha); se eu usar o cabo -30 v da saída da fonte no ponto de aterramento vai funcionar?

Creocad

Clube CNC Brasil

Erro na ligação da TB6560
« Online: 18/01/17 - 12:25 »

Offline cassioed

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 352
  • Total Likes: +32/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Erro na ligação da TB6560
« Resposta #1 Online: 18/01/17 - 14:06 »
Não sei se entendi direito, mas N e L é referente a alimentação 110/220v da fonte, certo? O aterramento é para segurança do equipamento, em caso de curto ou descarga elétrica, este deve ser aterrado. Agora não estou entendendo porque você quer ligar o -30 no aterramento? Qual a função? O que planeja com isso?
"Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo o tamanho da minha ignorância."
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Erro na ligação da TB6560
« Resposta #1 Online: 18/01/17 - 14:06 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Erro na ligação da TB6560
« Resposta #2 Online: 18/01/17 - 15:24 »
ô Cassio; é porque o véio aqui entende de elétrica igual o camundongo entende de fusão atômica,  ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45, então pensei que se puder usar o -30 v ( que na minha sabidencia é o neutro da corrente continua ) no aterramento nunca mais correrei o risco de ligar os fios invertidos.

Obrigado.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Erro na ligação da TB6560
« Resposta #2 Online: 18/01/17 - 15:24 »

Offline cassioed

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 352
  • Total Likes: +32/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Erro na ligação da TB6560
« Resposta #3 Online: 18/01/17 - 16:43 »
Hehehe
Mas não liga não, pois caso dê algum problema de curto ou descarga, vai detonar a fonte, e quem estiver ligado nela.
CC com CA não combina não, imagina uma descarga de 220v em tudo que estiver sendo alimentado pela fonte.
Uma sugestão pra não errar a ligação, é colocar um plugue com conexão diferente pro + e pro -
"Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo o tamanho da minha ignorância."
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Erro na ligação da TB6560
« Resposta #3 Online: 18/01/17 - 16:43 »

Offline cassioed

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 352
  • Total Likes: +32/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Erro na ligação da TB6560
« Resposta #4 Online: 18/01/17 - 16:58 »
Lembrei de outra coisa bem importante, já que está mexendo na instalação, pra evitar problemas de descarga nos componentes, nunca ligue os aterramentos em série (aterramento da fonte no do inversor, para depois ligar na barra de aterramento, por exemplo), pois se der curto na fonte, vai descarregar primeiro no inversor, podendo danificá-lo. Sempre coloque um cabo de aterramento do componente até a barra, pra cada componente que irá aterrar. Eu uso cabo com malha para os motores, que também são aterrados um a um na barra (neste caso serve para evitar interferências, e a ponta do cabo que vai no motor, não liga a malha em nada)
"Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo o tamanho da minha ignorância."
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Erro na ligação da TB6560
« Resposta #4 Online: 18/01/17 - 16:58 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Erro na ligação da TB6560
« Resposta #5 Online: 18/01/17 - 19:23 »
Valeu gente boa, muito obrigado pela informação.
Mas o meu intento ao postar foi que tenho quase certeza que muita gente por aqui já fez esta kgada, mas não tiveram coragem de postar como corrigiu o "defeito estranho" da controladora parar de controlar......ao tentar encontrar dicas fiz varias pesquisas e encontrei alguns casos que parecem ter sido isto, mas poucos postam quando o "defeito" é na verdade do operador..........como dizem na informatica; defeito de bios = Burro, Ignorante, Operando o Sistema )......

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Erro na ligação da TB6560
« Resposta #5 Online: 18/01/17 - 19:23 »

 

SiteLock