Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problema de Vibração  (Lida 3162 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline hugueta1

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Problema de Vibração
« Online: 10/02/17 - 16:00 »
Olá amigos!

Estou finalizando minha CNC e me deparei com o seguinte problema: No eixo Y utilizo dois motores iguais, em um dos lados a estrutura anda corretamente sem balançar e no outro lado fica vibrando absurdamente. No eixo x também tenho um motor igual e ele anda normal e não vibra nada.

Reparei que ao aumentar o valor de steap/mm do eixo Y no grbl ele vibra menos, mas mesmo assim continua vibrando muito! Depois fiquei pensando qual a influencia desse valor no motor?

Quando fui montar eu não tinha furadeira de bancada então infelizmente alguns furos ficaram fora, será que é possível que essa vibração seja proveniente das barras do eixos y não estarem perfeitamente paralelas? Falo isso pq só um eixo está vibrando desse jeito. Minha ideia é fazer a maquina funcionar e depois fresar suas próprias peças pra deixa-la perfeita.

Segue uma fotos e um vídeo da minha máquina, o lado que está vibrando eu destaquei na foto. No vídeo eu já tinha aumentado o Steap/mm, mas quando deixo no valor ideal ele vibra umas 3 vezes mais.


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 10/02/17 - 16:03 por hugueta1 »

Clube CNC Brasil

Problema de Vibração
« Online: 10/02/17 - 16:00 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema de Vibração
« Resposta #1 Online: 10/02/17 - 20:19 »
Olá meu caro;
eu conferiria o alinhamento entre os eixos e se estiverem alinhados e no esquadro, trocaria o pilow blok esquerdo pelo direito e veria se a vibração muda de lado. também conferiria a tensão das correias esquerda e direita, se uma ficar com tensão muito diferente da outra pode ocorrer a vibração.
Não vi  vídeo mas dependendo do tamanho da vibração pode ser folga em excesso nas guias.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Problema de Vibração
« Resposta #1 Online: 10/02/17 - 20:19 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema de Vibração
« Resposta #2 Online: 11/02/17 - 12:01 »
Provavelmente seu problema seja de ressonância.
Isso acontece devido a frequência que os motores trabalham.
Como não conheço tua máquina,  fica difícil dizer certo onde está o problema, mas apostaria na ressonância.
Já tive este problema é não é de fácil solução, tanto que na minha última máquina utilizei somente um motor para tracionar os dois lados da máquina.
Abraço
Juliano


Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Problema de Vibração
« Resposta #2 Online: 11/02/17 - 12:01 »

Offline hugueta1

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema de Vibração
« Resposta #3 Online: 27/02/17 - 09:02 »
Achei o problema com a minha máquina, ela vibrava tanto pois a emenda de um dos cabos do motor de passo estava se soltando, então dava intermitência e o rotor não girava só ficava mexendo e tremendo.

Depois de refazer a emenda, coloquei amortecedores viscosos (vulgo borrachas) em cada parafuso que prende o motor e o resultado foi melhor do que eu esperava, a estrutura quase não está vibrando. Plotei alguns desenhos todos e saíram todos perfeitos, estou muito feliz com os resultados!!


Clube CNC Brasil

Re:Problema de Vibração
« Resposta #3 Online: 27/02/17 - 09:02 »

Offline RGomes

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema de Vibração
« Resposta #4 Online: 09/05/21 - 16:19 »
a minha esta com um problema no Eixo X ela ligada sem funcao nenhuma, comeca a trememes e o motor de passo vai jogando para um lado, e se posicionar para o outro, ela continua dando uns trancos. Agora, nao le mais os desenhos em linha reta no Y, porque o X joga para o lado. o que pode ser?

Clube CNC Brasil

Re:Problema de Vibração
« Resposta #4 Online: 09/05/21 - 16:19 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema de Vibração
« Resposta #5 Online: 09/05/21 - 19:43 »
Rgomes, vejo que este é seu primeiro post. É recomendável que faça sua apresentação no Clube. Deixo o link do local das apresentações
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

O problema dos eixos se moverem asim sem mais nem menos, pode ser ruído de rede ou problema nos cabos (cabos do pc até os drives e mesmo dos drives até o motor) ou algum fio trocado...
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Problema de Vibração
« Resposta #5 Online: 09/05/21 - 19:43 »

Offline TheAmnesia

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema de Vibração
« Resposta #6 Online: 22/06/21 - 16:15 »
Boa tarde.
Tive o mesmo problema com minha maquina, porem no meu caso o eixo X era bem mais pesado que o eixo Y, tive que colocar um redutor para solucionar o problema.

Clube CNC Brasil

Re:Problema de Vibração
« Resposta #6 Online: 22/06/21 - 16:15 »

 

SiteLock