Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Eixo Z desce sozinho com maquina desligada  (Lida 1670 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline MC

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 273
  • Total Likes: +525/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Online: 10/05/17 - 21:44 »
Boa noite, pesquisei muito na Net e Aki, e encontrei problemas semelhantes ao meu, mas não igual, então ai vai; minha maquiná é uma CNC nova com 04 meses de uso e o problema começou esta semana, o eixo Y (Barra roscada) começou a descer sozinho, nao se sustenta, ASSIM QUE DESLIGO A MAQUINA (desligo antes o Splinder).  Com ela Ligada nao tenho problema algum, fiz teste até com o Splinder Desligado e ela obedece a qualquer comando, mas é só desligar e o eixo z desce até o chão. Antes desligava e o eixo permanecia onde estava, travado, o que pode estar ocorrendo? Aproveitando (não pesquisei ainda) o Splinder precisa de lubrificação?
« Última modificação: 10/05/17 - 21:54 por Mario Cardozo »
Não tem cotas para baixar?
Simples: Compartilhe seus arquivos e ganhe cotas ou então compre.

Clube CNC Brasil

Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Online: 10/05/17 - 21:44 »

Offline Carlos Presch

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 168
  • Total Likes: +216/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Resposta #1 Online: 10/05/17 - 23:03 »
Em sistema de servo o pessoal ponhe freio  por que ele fica leve sem energia . O que acontece em sua máquina não seria um problema e sim um perfeito alinhamento vamos se dizer . Como o eixo Z trabalho muito pouco , aconselho a apertar todos parafusos das guias novamente , ou mesmo usar apertos em umas partes e outras não muito .Em relação a lubrificação que splindle usa .

Clube CNC Brasil

Re:Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Resposta #1 Online: 10/05/17 - 23:03 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Resposta #2 Online: 11/05/17 - 07:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite, pesquisei muito na Net e Aki, e encontrei problemas semelhantes ao meu, mas não igual, então ai vai; minha maquiná é uma CNC nova com 04 meses de uso e o problema começou esta semana, o eixo Y (Barra roscada) começou a descer sozinho, nao se sustenta, ASSIM QUE DESLIGO A MAQUINA (desligo antes o Splinder).  Com ela Ligada nao tenho problema algum, fiz teste até com o Splinder Desligado e ela obedece a qualquer comando, mas é só desligar e o eixo z desce até o chão. Antes desligava e o eixo permanecia onde estava, travado, o que pode estar ocorrendo? Aproveitando (não pesquisei ainda) o Splinder precisa de lubrificação?

Veja mesmo sendo com a barra roscada sua máquina já está apresentando as folgas do sistema, até o ponto dela não mais se sustentar no mesmo local, isto claro devido ao peso que o sistema possui.

Num determinado ponto é um bom sinal, pois sua máquina está girando livre sem atritos, num outro ponto é a questão que sua máquina já apresenta desgaste na peça (porca) que sustenta o seu eixo Z.

Com sua máquina ligada, o seus motores dão a sustentação necessária para que elas permaneçam estáticas no mesmo local.

Enfim, não se preocupe com este problema, é claro somente que tem que fazer o processo do zeramento depois de desliga-la.

Existe uma solução que é colocar um amortecedor ou uma mola para fazer este efeito contrário.

Espero que tenha te ajudado a esclarecer o problema de sua máquina.

Clube CNC Brasil

Re:Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Resposta #2 Online: 11/05/17 - 07:20 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Resposta #3 Online: 18/05/17 - 21:21 »
Meu filho, para quem usa motor de passo, obrigatoriamente o Z precisa descer ao desligar, isso significa que esse eixo esta completamente alinhado, e é bem provavel que voce usando-a o eixo se ajustou, por isso desce, para quem usa servo motor, ai precisa usar um freio eletromagnetico.


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Resposta #3 Online: 18/05/17 - 21:21 »

Offline Carlos Presch

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 168
  • Total Likes: +216/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Resposta #4 Online: 18/05/17 - 21:28 »
Marcão mais quando fecha as bobina o motor não fica energizado , mesmo a máquina estando toda desligada , eu uso motores na minha maquina 63 kg no X e Y no Z 50 .

Clube CNC Brasil

Re:Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Resposta #4 Online: 18/05/17 - 21:28 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Resposta #5 Online: 18/05/17 - 21:38 »
Nao meu filho, tanto é que quando a maquina esta completamente desligada voce consegue mover os eixos, ao ligar ai sim tu nao consegue... uma dica... esse papo que estou dizendo nao faça isso constantemente, queima as bobinas dos motores....mesmo desligada...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Eixo Z desce sozinho com maquina desligada
« Resposta #5 Online: 18/05/17 - 21:38 »

 

SiteLock