Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )  (Lida 8062 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #15 Online: 01/07/12 - 23:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
controle manual ( Pendant ) usando um teclado USB .

Osvaldo,
Lembrei-me agora de perguntar....
Qual teclado voce usou? Seria interessante voce ver se se lembra da marca e do modelo, pois, como disse antes, um dos meus maiores problemas foi encontrar um com esta plaquinha pequena onde fica o chip..  a maioria dos que eu desmontei (e desmontei vários) eu só encontrava placas grandes e aí tinha que fechar de novo...
Vê se consegue ver isto aí pra gente...  eu mesmo num pretendo montar nenhum no momento, mas pode ser que algum colega se anime e daí vai sofrer pra arrumar um teclado do tipo deste que voce usou...

obrigadão,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #15 Online: 01/07/12 - 23:12 »

Offline Elio Cesar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 135
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #16 Online: 03/07/12 - 02:32 »
Edu, parece que o Osvaldo abandonou esse tópico e até mesmo o fórum. Sua ultima postagem (logo acima) foi em 30 de Setembro de 2011, é uma pena.
Também me interessei pelo projeto, e andei pesquisando na net e nada encontrei de prático e interessante alem de um vídeo no youtube cujo autor parece ser o próprio Osvaldo, la ele assina como "osvaldodepe".
Você comentou que começou e desistiu construindo algo parecido. Tens alguma documentação para se ter idéia por onde começar ? ou algum link na net ?
Abs
Elio

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 03/07/12 - 02:50 por Elio Cesar »
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #16 Online: 03/07/12 - 02:32 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #17 Online: 03/07/12 - 09:46 »
Oi Élio,
Vi o último comentário e nem me liguei que a coisa era antiga... rs...
Sim... inventei de fazer um, há um bom tempo atrás...  e foi complicado, pois tive que desmontar todos os teclados antigos que tinha aqui... rs..  e olhe que desmontei vários.. rs..  até achar um que tivesse uma daquelas plaquinhas pequenas, onde vai o processador...  e olha, Élio.. nem me lembro direito o porque de eu ter parado o projeto...  lembro-me de que fiz os testes, todos os botões que eu tinha escolhido estavam funcionando mas num terminei e nem lembro porque....  (isto comigo é normal... rs...)

Isto que eu chamo de trabalho "on-line".. rs..

Tava escrevendo aqui, e resolvi parar e ir lá em cima da lage ver se encontrava a plaquinha que eu tava montando na época..  fui lá e num é que eu achei a dita cuja? rs...

Explicado a razão de eu haver parado tudo, na época..  ?_1 ?_1 ?_1

O teclado que eu consegui na época num era um teclado usb não...  era um teclado antigo mesmo com saida serial..  eu ia usar na época, um computador muito antigo que tinha esta entrada... daí o tempo foi passando, eu "evoluí" rs..  e terminei conseguindo um computador muito mais novo, que já tinha entrada PS2 e/ou USB..   resolvi migrar pro Mach3  e como num tinha ainda terminado a montagem, acabei desistindo do teclado antigo e resolvi partir pra ver se conseguia um teclado USB ou mesmo PS2..  mas acabei mesmo foi desistindo...  e pode ser que eu tenha sofrido tanto na época pra conseguir um teclado com plaquinha pequena justamente porque todos eram antigos..  pode ser que hoje os teclados também tenham evoluido e já seja mais fácil encontrar algum que tenha estas plaquinhas que caibam dentro do gabinete...

Só fiz a ligação dos fios, testei e como abandonei a idéia e resolvi ir atrás de outro, USB, a plaquinha ficou lá, jogada e esmagaiou tudo, embaixo das sucatas...  só achei a placa, ainda com alguns fios ligados nela..  e toda esmagaiada..  mas mesmo que estivesse inteirona num ia aproveitar aquilo não..   precisa hoje ser algo mais moderno...

Mas nem é difícil a coisa não...  o que considero difícil é conseguir um teclado que tenha a plaquinha pequena...  daí é só desmontar, seguir a fiação, ver qual a combinação necessária pra se ligar tal tecla e ligar lá dois fios...  acha-se o segundo botão, acompanha a fiação e liga os fios correspondentes e por aí vai.. pedalativo mas funciona..

Ideal seria voce conseguir fios de cores diferentes pra num embananar tudo, na hora do teste final...

Aí, quando voce tiver terminado toda a identificação, irá estar com um bolo de fios ligados na plaquinha.. no caso desta que eu montei, tinha um fio comum à quase todas as teclas, tipo um "terra".. Muitas teclas funcionavam assim...  vinha da plaquinha um outro fio que em relação à este comum disparava a tecla correspondente... 

Bom, quando tudo estiver ligado e voce já estiver de posse do diagrama tá na hora do teste...

Liga o que sobrou do teclado num pc qualquer e vai testando um a um, todas as combinações que voce pretende usar ligando os fios manualmente, acompanhando o "esquema" que voce montou...  deixe os fios compridos o suficiente para que voce consiga fazer estes testes sem colocar algum outro em curto, senão voce se perde...
Vai ficar algo assim, no final.. fio preto (comum) em relação por exemplo ao laranja = esquerda
Preto (comum) em relação ao verde = direita
Preto (comum) em relação ao amarelo = para cima
Verde em relação ao amarelo = para baixo...

E por aí afora.. 

Eu usei um editor de texto..  esquerda, direita, pra cima, pra baixo, letra tal, etc...

Agora que tá tudo funfando certinho, hora de começar a pensar na caixinha, painel..  botões ou joysticks...  acabamento e coisa e tal.. mas isto já é outra história...

No nosso caso que iríamos começar do zero, o problema é conseguir o teclado USB com plaquinha pequena.. este que é o pobrema... hehehehe

Se for fazer, começa por aí..  ou consegue informações de qual teclado é assim ou vai desmontando um a um até conseguir.. rs...

Se eu conseguir informações, escrevo aqui.. 

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #17 Online: 03/07/12 - 09:46 »

Offline Elio Cesar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 135
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #18 Online: 03/07/12 - 10:22 »
Beleza Edu, parece não ser complicado não. Quanto ao tamanho da  placa acredito eu que todas elas agora são pequenas. Assim que tiver um tempinho vou dar uma pescoçada nesse projeto. Valeu obrigado amigo.
Elio Cesar
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #18 Online: 03/07/12 - 10:22 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #19 Online: 03/07/12 - 10:33 »
Sei não, Hélio.. rs..
Eu tenho aqui dois teclados USB e assim que tiver um tempinho vou desmontar um pra ver...
Há.. eu trabalhei durante vários anos em motéis e tenho um colega que fabrica aqueles painéis de cabeceira com rádio, cd e controle de tv, que vai na cabeceira das camas de moteis.. e eles fabricam também o painel em alumínio, com as letras em baixo relevo.. e creio nem ser tão caro..  se voce for mesmo fabricar isto, valeria a pena a gente pedir a este meu amigo uma cotação, pois o painelzinho deles é muito bem acabado.. um serviço mesmo profissional...

Ou consegue-se usinar? Pode ser, né? Eu, como ainda não tou com minha máquina funcionando, vou ter que aporrinhar alguém pra usinar pra mim um painelzinho.. mas pode ser sim..  de repente sai ainda mais barato que encomendar com este meu colega, pois é feito com fotolito e acho que um só ele não faz.. tem que ser uma série pra compensar...

Mas sei lá.. o importante mesmo é montar o negócio.. depois a gente vê isto...

abraços e se for mesmo montar um, dá um alô aí...

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #19 Online: 03/07/12 - 10:33 »

Offline Elio Cesar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 135
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #20 Online: 03/07/12 - 12:52 »
Combinado patrão, qualquer novidade posto aqui
Abr
Elio Cesar
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #20 Online: 03/07/12 - 12:52 »

Offline joebrabo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #21 Online: 04/07/12 - 19:52 »
Blza galera

Alguém sabe onde encontro esse tipo de pendant, porem mais em conta ?_16

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Alem do controle do movimento ele permite a transferência de programas por USB, não necessitando assim do pc(escravo)

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #21 Online: 04/07/12 - 19:52 »

Offline Elio Cesar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 135
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #22 Online: 05/07/12 - 09:10 »
Aqui:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #22 Online: 05/07/12 - 09:10 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #23 Online: 05/07/12 - 09:50 »
Tenho esta placa qui em duas versões - usb ou ethernet.

Voce pode continuar a usar sua eletronica atual e tem um plugin para rodar com o Mach3.

Tenho usado esta solução em um laptop moderno que uso quando faço manutenção em meus clientes.
Nota:
bem mais em conta do que esta solução acima ;)
« Última modificação: 05/07/12 - 09:50 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #23 Online: 05/07/12 - 09:50 »

Offline joebrabo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #24 Online: 25/08/12 - 14:24 »
Gde Gilli e pessoal do forum blza

Por favor me explica o acréscimo dessa placa implicaria na função de servir como um terminal CNC, onde ele passaria o programa gerado(txt,tap), deixando livre o pc, certo?
E qto a função de movimento(pendant) ele teria essa função tbm?Se sim(imagino) deveria usar um joystic.Poderia usar um joystic de playstation pois(acho) que já vi umas pessoas usando.
Como vc usa?

Aguardo...

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #24 Online: 25/08/12 - 14:24 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #25 Online: 26/08/12 - 07:27 »
Esta placa em especial faz o papel de duas portas paralelas para o PC.

Pode-se assim usá-la com um laptop ou PC que não possua porta paralela, onde se conecta por exemplo uma eletronica que já exista e que tenha sido projetada para trabalhar com porta paralela - a sua eletronica tradicional e que já está na sua máquina, ou opcionalmente pode-se colocar uma placa intermediária que tem por exemplo 5 relés e disposição de barras de contatos para todas as entradas e saídas referentes à estas duas portas paralelas e mais uma saída analogica 0-10V para controle de spindle.

Pode-se usar um joystick ou MPG se necessário.

Esta placa fica conectada ao pc o tempo todo por usb ou ethernet porque trabalha em parceria com o Mach3 - não é como alguns DSPs que voce guarda os arquivos em memoria.

Fabio
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #25 Online: 26/08/12 - 07:27 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #26 Online: 26/08/12 - 09:26 »
Me veio uma duvida agora: o windows XP aceita o comando de dois teclados USB ao mesmo tempo? se aceitar (no meu caso) a maquina fica a um metro e pouco  do pc, e bastaria uma extensão USB e eu teria um teclado em frente a maquina, para posicionamento fino. e o outro para rodar os programas. Vou testar isso amanhã.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #26 Online: 26/08/12 - 09:26 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #27 Online: 26/08/12 - 10:18 »
comprei um teclado sem fio ficou muito bom

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #27 Online: 26/08/12 - 10:18 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #28 Online: 26/08/12 - 20:50 »
BOA idéia! o xp aceita os dois sem problema?
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #28 Online: 26/08/12 - 20:50 »

Offline Osvaldo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #29 Online: 01/11/16 - 14:59 »
Salve pessoal , tudo bem com vcs ?
Pedindo desculpas para vocês pela ausência aqui no fórum , muitos motivos ...
Conseguiram fazer o pendante ?
Respondendo a uma pergunta do Edu a uns 4 anos atras ,rrss, catei a plaquinha de uma sucata , nem vi a marca do teclado ... Como o Élio disse , hj em dia os teclados vem com placas bem pequenas ...

Abração a todos ...tks

Clube CNC Brasil

Re:Projeto " Controle manual " - ( PENDANT )
« Resposta #29 Online: 01/11/16 - 14:59 »

 

SiteLock