Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.  (Lida 9167 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Nussler

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Online: 14/05/12 - 16:20 »
Olá a todos!
Sou o mais novo membro do fórum e primeiramente quero parabenizar a todos pelo excelente trabalho aqui.
Me desculpem se postei ou escrevi algo fora do contexto, não sou muito acostumado a forums. Rsrs....
Construi uma router, configurei, eliminei problemas, pintei, adesivei, instalei os fins de curso, etc...etc...mas na hora de informar ao Mach3 que a máquina tem tal tamanho em x, tal em y, me perdi completamente!
Alguem já fez este tipo de configuração?
Desde já agradeço!

Clube CNC Brasil

Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Online: 14/05/12 - 16:20 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #1 Online: 14/05/12 - 16:41 »
Se sua máquina tem sensores (ou contatos) de origem e estão corretamente configurados, pode-se ajustar o Mach3 para trabalhar dentro de uma área pré determinada sem problemas.

Se não tem estes sensores instalados, de nada adianta querer configurar porque não vai funcionar adequadamente.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #1 Online: 14/05/12 - 16:41 »

Offline Nussler

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #2 Online: 14/05/12 - 16:51 »
Sim fgilii!
O computador está com 2 portas paralelas das quais a lpt2 eu configurei somente para sensores e inputs.
A máquina possui home position, e seus respectivos fins de curso. Mas eu não consigo configurar o tamanho de área útil da máquina no mach3 sem que a mesma sempre encoste nos fins de curso...

É.....

Clube CNC Brasil

Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #2 Online: 14/05/12 - 16:51 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #3 Online: 14/05/12 - 18:08 »
Nussler,

Vou te passar mais ou menos a idéia de como configurar e de como funciona - as telas a seguir são da minha máquina portanto as medidas servem para mim mas não necessáriamente para voce.

Primeiro, veja que os sensores de origem estejam funcionando - no meu caso uso o pino 10 para todos os sensores de origem.
(imagem Origem_Pinos.png)

Depois vá em "Config > Homing/Limits" e ajuste o tamanho da mesa de acordo com a sua máquina; (imagem Origem_Limites1.png)
Note que no meu caso, a origem para X na máquina é do lado esquerdo da mesa (porisso o campo de X está "Softmax"= 755 e "Softmin" =0);
A origem de Y está em baixo (perto de mim) por isso o campo de Y está "Softmax"= 520 e "Softmin"= 0;
No caso de Z, o sensor está em cima, então o campo está "Softmax"= 0 e "Softmin"= -100 porque o zero é em cima e o eixo é negativo quando desce.

Veja que o que importa é o seguinte:
- quando se ordena para que a máquina vá procurar as origens, o primeiro eixo que deve se mover será o Z e deve se mover para cima - caso este se mova para baixo, inverta o movimento na caixa "Home Negative" do eixo.
- o segundo eixo a procurar a origem deve ser o eixo X, e se ele for para o lado errado, ajuste o "home negative" de acordo.
- O mesmo valer para o Y que será o último eixo.
Para fazer estes primeiros testes, se aperta a tecla "REF ALL HOME" e para parar o movimento caso estiver indo para o lado errado aperte ESC e acerte o sentido.

Uma vez acertado isso, quando voce apertar a tecla "REF ALL HOME" do lado esquerdo dos Digitais e quando todos os eixos terminarem de se movimentar verá que os contornos dos botões ZERO X, ZERO Y e ZERO Z estarão verdes... isso quer dizer que o Mach3 está referenciado.

Se voce apertar a tecla "SOFT LIMITS", verá que o controno da tecla vica verde (conforme a imagem) então se nessa hora voce movimentar a máquina, ela irá até a medida desejada e irá parar sem bater. (imagem Origem_pronto.png)

Note ainda que depois de referenciada a máquina, mesmo que os digitais estiverem marcando alguma medida, esta medida se refere ao grupo de coordenadas de G54.
Ao apertar o botão "Machine COORDS" verá que seu contorno ficará vermelho e os digitais deverão estar todos em zero (pois nessa hora estará mostrando as coordenadas em G53, coordenadas de máquina)
« Última modificação: 14/05/12 - 18:09 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #3 Online: 14/05/12 - 18:08 »

Offline Nussler

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #4 Online: 14/05/12 - 22:24 »
Fantástico fgilii!
Vou ser sincero, nunca até então tive uma ajuda tão rápida e objetiva como a sua em matéria de mach3.
Vou ter a oportunidade de excutar neste sábado, mas tenho certeza de que vai funcionar.
E garanto que assim que o fizer, você será o primeiro a saber!
Um grande abraço e mais uma vez, muito obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #4 Online: 14/05/12 - 22:24 »

reissantos22@hotmail.com

  • Visitante
Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #5 Online: 21/08/14 - 08:11 »
ola ja procurei quem informasse isso sobre tamanho da maquina e nenhuma resposta satisfatoria
e aprendi que essa informação vc faz apartir do artcam ou outro aplicativo
na tela inicial do artcam vc informa medidas de y e x o tamanho da area de trabalho
faz o percurso e salva o percurso em codigo g
depois no mach3 vc vai em homith,limits e coloca 0 no minimo de x,y,z e a medida de sua maquina em mm
da aplicar ok
em jog vc movimenta os eixos para sua posição inicial escolhida, antes disso diminua a velocidade dos motores para nao comprometer a parte mecanica
colocou na pasição de inicio que te satisfaz
agora vc zera os eixos e clica em softlimits
ao lado onde tem x,y,z,4 escala
+1.0000
vc clica em cima e digita 0.025 e clica em enter repete em todos os eixos
ae vc desçe a ferramenta com uma caneta na ponta ate tocar na placa de sacrificio a tabua de movimentação
faz um arquivo no artcam tipo um quadrado de 4 x 4 e gera o codigo g
abre o arquivo no mach e inicia o percurso
ela vai ricar o papel vc pega uma regua e mede a area que foi riscada e faz a velha regra de tres
tipo
com 0.25 ela riscou 2 cm
         x                     4cm
2x=4 x 0.25 = 0.5
voce coloca esse valor em scala onde tava +1.0000
em todos os eixos
inicia novamente o percurso e depois que ela riscar vc faz novamente a medição
para ve se a maquina ta configurada com sua medidas isso com relaçao a oarte mecanica da maquina
pois a maquina mach nao sabe as medidas fisicas da sua maquina ela vem pre configurada
espero que ajude fiz dessa forma e deu certinho

Clube CNC Brasil

Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #5 Online: 21/08/14 - 08:11 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #6 Online: 21/08/14 - 13:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ola ja procurei quem informasse isso sobre tamanho da maquina e nenhuma resposta satisfatoria
e aprendi que essa informação vc faz apartir do artcam ou outro aplicativo
na tela inicial do artcam vc informa medidas de y e x o tamanho da area de trabalho
faz o percurso e salva o percurso em codigo g
depois no mach3 vc vai em homith,limits e coloca 0 no minimo de x,y,z e a medida de sua maquina em mm
da aplicar ok
em jog vc movimenta os eixos para sua posição inicial escolhida, antes disso diminua a velocidade dos motores para nao comprometer a parte mecanica
colocou na pasição de inicio que te satisfaz
agora vc zera os eixos e clica em softlimits
ao lado onde tem x,y,z,4 escala
+1.0000
vc clica em cima e digita 0.025 e clica em enter repete em todos os eixos
ae vc desçe a ferramenta com uma caneta na ponta ate tocar na placa de sacrificio a tabua de movimentação
faz um arquivo no artcam tipo um quadrado de 4 x 4 e gera o codigo g
abre o arquivo no mach e inicia o percurso
ela vai ricar o papel vc pega uma regua e mede a area que foi riscada e faz a velha regra de tres
tipo
com 0.25 ela riscou 2 cm
         x                     4cm
2x=4 x 0.25 = 0.5
voce coloca esse valor em scala onde tava +1.0000
em todos os eixos
inicia novamente o percurso e depois que ela riscar vc faz novamente a medição
para ve se a maquina ta configurada com sua medidas isso com relaçao a oarte mecanica da maquina
pois a maquina mach nao sabe as medidas fisicas da sua maquina ela vem pre configurada
espero que ajude fiz dessa forma e deu certinho


 Ja procurou aqui???
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como informar ao mach3 o tamanho da máquina.
« Resposta #6 Online: 21/08/14 - 13:16 »

 

SiteLock