Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)  (Lida 42030 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #180 Online: 06/04/14 - 20:01 »
Edvaldo,
Você chamou-me a atenção de uma coisa que nunca tinha reparado. O cabo que vem do chiller o plugue tem a cavidade para o terra, mas o que recebe na maquina  não tem, embora como disse anteriormente ela tem um borne com o terra ligado.
Vou providenciar um plugue fêmea com terra e refazer as ligações, alterar o sistema para não ter mais dúvidas e verificar se o cabo do chiller realmente tem o terra ou é só fantasia.
Sobre a troca da água mais ou menos a cada três meses. Sempre usei esse aditivo, mas acontecia justamente criar umas natas.  Tinha acontecido noutro chiller um problema, mas foi com o sensor, ao abri-lo estava com uma gosma, limpei-o muito bem e está ai ate hoje.
Muito obrigado pela sua atenção.
Abs,
Carlos.

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #180 Online: 06/04/14 - 20:01 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #181 Online: 17/04/14 - 14:46 »
Bom amigos, já tenho as peças para o meu chiller, agora está faltando arrumar um serralheiro para fazer a estrutura para a montagem. Vou fazer uma estrutura parecida como a o do amigo Jesiel fez:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Só falta saber o quanto o serralheiro vai me roubar... digo, me cobrar por isso...  ?_1 ?_1 ?_1

As minhas peças são:

Uma Unidade Condensadora Elgin modelo UCM 0030 1/2 hp 220V 60Hz Gás Refrigerante R-134a (R$ 600,00)

Uma Caixa Box de plástico de 56 litros (R$ 56,90)

15 metros de tubo de cobre 3/8 (R$ 135,00)

3 metros de tubo capilar 1/4 (R$ 5,00)

1 Controlador Coel modelo TLZ20 bivolt (R$ 90,00)

1 filtro secador 1/4 (R$ 13,00)

2 porcas flange para tubo de cobre 1/4 (R$ 3,00)

Já arrumei um técnico de refrigeração que vai me cobrar R$ 200,00 para colocar o gás,  instalar os tubos e o filtro secador... Agora é esperar para ver quanto tempo vai levar para o chiller ficar pronto e eu postar um vídeo dele aqui funcionando para vocês... rsrs
« Última modificação: 17/04/14 - 18:26 por Robson Carimbos »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #181 Online: 17/04/14 - 14:46 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #182 Online: 17/04/14 - 20:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom amigos, já tenho as peças para o meu chiller, agora está faltando arrumar um serralheiro para fazer a estrutura para a montagem. Vou fazer uma estrutura parecida como a o do amigo Jesiel fez:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Só falta saber o quanto o serralheiro vai me roubar... digo, me cobrar por isso...  ?_1 ?_1 ?_1

As minhas peças são:

Uma Unidade Condensadora Elgin modelo UCM 0030 1/2 hp 220V 60Hz Gás Refrigerante R-134a (R$ 600,00)

Uma Caixa Box de plástico de 56 litros (R$ 56,90)

15 metros de tubo de cobre 3/8 (R$ 135,00)

3 metros de tubo capilar 1/4 (R$ 5,00)

1 Controlador Coel modelo TLZ20 bivolt (R$ 90,00)

1 filtro secador 1/4 (R$ 13,00)

2 porcas flange para tubo de cobre 1/4 (R$ 3,00)

Já arrumei um técnico de refrigeração que vai me cobrar R$ 200,00 para colocar o gás,  instalar os tubos e o filtro secador... Agora é esperar para ver quanto tempo vai levar para o chiller ficar pronto e eu postar um vídeo dele aqui funcionando para vocês... rsrs


Robson,

No que precisar, pode contar comigo em informações e dicas, mas esqueceu algumas pequenas coisas como conexões, solda, oxigênio, gás r134, chapa galvanizada, poliuretano ou isopor e pintura da caixa.

Se precisar me ligue,

Jesiel  21 7869-7375
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #182 Online: 17/04/14 - 20:23 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #183 Online: 17/04/14 - 20:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Robson,

No que precisar, pode contar comigo em informações e dicas, mas esqueceu algumas pequenas coisas como conexões, solda, oxigênio, gás r134, chapa galvanizada, poliuretano ou isopor e pintura da caixa.

Se precisar me ligue,

Jesiel  21 7869-7375

Bom amigo Jesiel, segundo o técnico de refrigeração, esses duzentos reais que ele me cobrou era para fazer essa parte de soldagem, fazer a serpentina, colocar o gás e botar funcionando (Será que ele me deu o preço errado?). Quanto a parte de serralheiro, vai ficar parecido com aquele que você montou, aberto assim mesmo... Só vou acrescentar 4 rodas (rodízio) com freios embaixo para movimentar o negócio todo... E uma chapa para fazer o painel para colocar o controlador e os botões de ligar geral e ligar a unidade condensadora... A bomba será a que eu já tenho, do tipo submersa para aquário. Vou colocar dentro do reservatório ao lado da serpentina...
« Última modificação: 17/04/14 - 20:44 por Robson Carimbos »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #183 Online: 17/04/14 - 20:42 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #184 Online: 17/04/14 - 20:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom amigo Jesiel, segundo o técnico de refrigeração, esses duzentos reais que ele me cobrou era para fazer essa parte de soldagem, fazer a serpentina, colocar o gás e botar funcionando (Será que ele me deu o preço errado?). Quanto a parte de serralheiro, vai ficar parecido com aquele que você montou, aberto assim mesmo... Só vou acrescentar 4 rodas (rodízio) com freios embaixo para movimentar o negócio todo... E uma chapa para fazer o painel para colocar o controlador e os botões de ligar geral e ligar a unidade condensadora... A bomba será a que eu já tenho, do tipo submersa para aquário. Vou colocar dentro do reservatório ao lado da serpentina...

 ?_39 :notsei: :pux: ?_23
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #184 Online: 17/04/14 - 20:57 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #185 Online: 18/04/14 - 10:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
?_39 :notsei: :pux: ?_23

Não entendi... ?_12 ?_12
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #185 Online: 18/04/14 - 10:10 »

Offline pedrogcj

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 199
  • Total Likes: +6/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Tente outra vez !!!
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #186 Online: 18/04/14 - 19:40 »
Robson


Eu tabem ja comprei alguns conponetes pra fazer o mesmo sistema (motocompresor completo, o cobre e tubos de aluminio).Vou acompanhar a sua montagem pra ver o resultado.
Eu acredito que esse sistema será o sufciiente, para refrigeração da maquina. Caso não seja vou importar um cw 5000) mas pagar $4000,00 é doìdo.

Mas vou demorar um pouquinho, pois estou com muito serviços, e não sobra tempo...
E como a maquina nõa ajuda (ou melhor o chiller) eu trabalho na madrugada... que mais fresco...

Se presizar  de alguma coisa é só dar o grito.

Abraços....



Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #186 Online: 18/04/14 - 19:40 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #187 Online: 18/04/14 - 19:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Robson


Eu tabem ja comprei alguns conponetes pra fazer o mesmo sistema (motocompresor completo, o cobre e tubos de aluminio).Vou acompanhar a sua montagem pra ver o resultado.
Eu acredito que esse sistema será o sufciiente, para refrigeração da maquina. Caso não seja vou importar um cw 5000) mas pagar $4000,00 é doìdo.

Mas vou demorar um pouquinho, pois estou com muito serviços, e não sobra tempo...
E como a maquina nõa ajuda (ou melhor o chiller) eu trabalho na madrugada... que mais fresco...

Se presizar  de alguma coisa é só dar o grito.

Abraços....

Pois é Pedro... 4 mil não é para qualquer um não... Agora, tubos de alumínio? Se for para fazer a serpentina, pelo que sei, não vai durar muito não. O melhor é usar tubos de cobre mesmo.

Abraços
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #187 Online: 18/04/14 - 19:48 »

Offline pedrogcj

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 199
  • Total Likes: +6/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Tente outra vez !!!
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #188 Online: 18/04/14 - 20:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pois é Pedro... 4 mil não é para qualquer um não... Agora, tubos de alumínio? Se for para fazer a serpentina, pelo que sei, não vai durar muito não. O melhor é usar tubos de cobre mesmo.

Abraços

Robson...

O aluminio é a serpentina onde circula a agua, ou seja o cobre sera envolvido no cano de alumino, entendeu??  Até mesmo porque a serpentina do meu chiller é de aluminio...

Voce vai usar cobre onde circula a agua??

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #188 Online: 18/04/14 - 20:08 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #189 Online: 18/04/14 - 20:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Robson...

O aluminio é a serpentina onde circula a agua, ou seja o cobre sera envolvido no cano de alumino, entendeu??  Até mesmo porque a serpentina do meu chiller é de aluminio...

Voce vai usar cobre onde circula a agua??


Ah... Entendi o que você quer dizer... Não, no meu caso, o tubo de cobre será para a serpentina que ficará dentro do reservatório de água, e dentro desse reservatório ficará a bomba submersa de aquário que irá mandar a água para o tubo, e depois voltará para esse mesmo reservatório. Dentro do reservatório irei colocar 30 litros de água desmineralizada. Como eu disse, vai ficar parecido como o que o amigo Jesiel fez: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login com a unidade compressora em uma estrutura parecida com a que ele usou, e com o reservatório em cima.

Algumas das diferenças é que vou colocar 4 rodas com freio embaixo para movimentação, uma chapa com aberturas para colocar o controlador da Coel, e 2 botões para ligar e desligar: um para a energia geral, e outro para a unidade compressora. Pretendo ver se coloco como base para a unidade compressora e o reservatório aquele alumínio que é muito usado em pisos de ônibus... Vamos ver se o preço disso compensa...

Para a parte interna da estrutura, para caber a unidade compressora com uma certa folga, vou pedir para fazer com 45 cm de altura, 45 cm de largura e 50 cm de comprimento... Acho que será suficiente...
« Última modificação: 18/04/14 - 20:34 por Robson Carimbos »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #189 Online: 18/04/14 - 20:32 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #190 Online: 18/04/14 - 21:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ah... Entendi o que você quer dizer... Não, no meu caso, o tubo de cobre será para a serpentina que ficará dentro do reservatório de água, e dentro desse reservatório ficará a bomba submersa de aquário que irá mandar a água para o tubo, e depois voltará para esse mesmo reservatório. Dentro do reservatório irei colocar 30 litros de água desmineralizada. Como eu disse, vai ficar parecido como o que o amigo Jesiel fez: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login com a unidade compressora em uma estrutura parecida com a que ele usou, e com o reservatório em cima.

Algumas das diferenças é que vou colocar 4 rodas com freio embaixo para movimentação, uma chapa com aberturas para colocar o controlador da Coel, e 2 botões para ligar e desligar: um para a energia geral, e outro para a unidade compressora. Pretendo ver se coloco como base para a unidade compressora e o reservatório aquele alumínio que é muito usado em pisos de ônibus... Vamos ver se o preço disso compensa...

Para a parte interna da estrutura, para caber a unidade compressora com uma certa folga, vou pedir para fazer com 45 cm de altura, 45 cm de largura e 50 cm de comprimento... Acho que será suficiente...


Caro Robson,

Muito obrigado pelas considerações a respeito de minha montagem experimental, porém preciso mencionar deixar claro que as fotos foram emergenciais, pois na ocasião, meu chiller não estava dando conta e tive apenas alguns minutos para fazer esta montagem e substitui-lo sem que a laser parasse.

O recipiente d´agua com a bacia em pvc não funcionou, o modelo final hoje funciona com recipiente em poliestireno na parte interna e chapa galvanizada na parte externa com isolamento em isopor. com exceção aos componentes, toda a estrutura, pintura, desenho é nosso.

Realmente o controlado funciona bem melhor do que termostato devida a precisão. Utilizo bomba d´agua de maquina de lava e  não deixa nada a desejar, aliás toda a minha montagem funcionou perfeitamente. Como já mencionei para você em outra ocasião, só não coloquei em linha de produção por uma questão que julguei como ética, somente atendendo a pedidos especiais de amigos e orientando a quem precisa.

Conselho: Desenhe, projete medidas, etc. depois parta para a montagem, isso vai fazer economizar.

A sua disposição a quem precisar,

Jesiel

O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #190 Online: 18/04/14 - 21:13 »

Offline pedrogcj

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 199
  • Total Likes: +6/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Tente outra vez !!!
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #191 Online: 18/04/14 - 21:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ah... Entendi o que você quer dizer... Não, no meu caso, o tubo de cobre será para a serpentina que ficará dentro do reservatório de água, e dentro desse reservatório ficará a bomba submersa de aquário que irá mandar a água para o tubo, e depois voltará para esse mesmo reservatório. Dentro do reservatório irei colocar 30 litros de água desmineralizada. Como eu disse, vai ficar parecido como o que o amigo Jesiel fez: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login com a unidade compressora em uma estrutura parecida com a que ele usou, e com o reservatório em cima.

Algumas das diferenças é que vou colocar 4 rodas com freio embaixo para movimentação, uma chapa com aberturas para colocar o controlador da Coel, e 2 botões para ligar e desligar: um para a energia geral, e outro para a unidade compressora. Pretendo ver se coloco como base para a unidade compressora e o reservatório aquele alumínio que é muito usado em pisos de ônibus... Vamos ver se o preço disso compensa...

Para a parte interna da estrutura, para caber a unidade compressora com uma certa folga, vou pedir para fazer com 45 cm de altura, 45 cm de largura e 50 cm de comprimento... Acho que será suficiente...




Rapaz , estava olhando o projeto no nosso amigo josiel e do edvaldo, e ja estou  mudando de idéia  , me parece ser mais pratico...
Vou agilizar o projeto essa semana...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #191 Online: 18/04/14 - 21:31 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #192 Online: 18/04/14 - 21:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro Robson,

Muito obrigado pelas considerações a respeito de minha montagem experimental, porém preciso mencionar deixar claro que as fotos foram emergenciais, pois na ocasião, meu chiller não estava dando conta e tive apenas alguns minutos para fazer esta montagem e substitui-lo sem que a laser parasse.

O recipiente d´agua com a bacia em pvc não funcionou, o modelo final hoje funciona com recipiente em poliestireno na parte interna e chapa galvanizada na parte externa com isolamento em isopor. com exceção aos componentes, toda a estrutura, pintura, desenho é nosso.

Realmente o controlado funciona bem melhor do que termostato devida a precisão. Utilizo bomba d´agua de maquina de lava e  não deixa nada a desejar, aliás toda a minha montagem funcionou perfeitamente. Como já mencionei para você em outra ocasião, só não coloquei em linha de produção por uma questão que julguei como ética, somente atendendo a pedidos especiais de amigos e orientando a quem precisa.

Conselho: Desenhe, projete medidas, etc. depois parta para a montagem, isso vai fazer economizar.

A sua disposição a quem precisar,

Jesiel

Sim amigo Jesiel. Sou muito grato a você e as suas orientações, assim como a todos que já postaram as suas experiências sobre o caso aqui no fórum. Porém, não pretendo entrar no ramo de produção de chillers, somente para o meu uso mesmo, e acredito que da forma que você fez, mesmo sendo emergencial como você disse no seu caso, também irá me servir e muito bem, para minha laser de 40W. Claro que, se a minha laser fosse bem mais potente, de 80, 90 ou mais, aí seria provável que esse chiller não seria o mais adequado, mas vamos ver no que vai dar... Também pensei em usar uma caixa térmica de 50 a 60 litros, mas achei que seria um gasto a mais sem necessidade, como eu já disse, devido a potência do meu laser...
« Última modificação: 18/04/14 - 22:11 por Robson Carimbos »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #192 Online: 18/04/14 - 21:37 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #193 Online: 18/04/14 - 22:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Rapaz , estava olhando o projeto no nosso amigo josiel e do edvaldo, e ja estou  mudando de idéia  , me parece ser mais pratico...
Vou agilizar o projeto essa semana...

Amigo, espero que esses projetos aí ajudem a você também como estão me ajudando, pois ter de trabalhar de madrugada, é coisa de coruja... rsrs
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #193 Online: 18/04/14 - 22:18 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #194 Online: 23/04/14 - 09:39 »
Ontem (22/04) estive em um serralheiro para ver quanto ficaria a estrutura para fazer meu chiller, colocando rodas, etc... Ele disse que faria em metalon e que ficaria em 150 reais, já colocando a unidade compressora, fazendo a parte elétrica, etc... Só que ele falou que eu teria de comprar uma "Conthtora" de 10 A (Isso mesmo. Ele escreveu assim mesmo), e quando procurei no Google, apareceu Contatora, mais um relé de 3 a 4 A. Ele falou que isso é para proteção, em caso de pique de energia, para não danificar o meu equipamento. Pergunto aos amigos Edvaldo e Jesiel, que fazem seu Chillers de forma profissional, e também para aqueles que fizeram os seus de forma alternativa: É necessário colocar isso, ou é apenas uma segurança a mais, mas com pouco utilidade prática no dia a dia?
« Última modificação: 23/04/14 - 09:41 por Robson Carimbos »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #194 Online: 23/04/14 - 09:39 »

 

SiteLock