Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Um sonho de CNC  (Lida 4563 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline jandom

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 224
  • Total Likes: +12/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Um sonho de CNC
« Resposta #30 Online: 20/04/14 - 23:34 »
Marcão!
Tenho uma mesa de coordenada de 420x280, padrão profissional com rasgo T e tudo, adaptei em uma furadeira de bancada! Mas não estou satisfeito! Não consigo fresar aluminio bem, devido a rotação ser baixa(max 2300 RPM) e potencia do motor 1/2 CV! Será que trocando o motor por um spindle, já melhoraria muita coisa?

Clube CNC Brasil

Re:Um sonho de CNC
« Resposta #30 Online: 20/04/14 - 23:34 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Um sonho de CNC
« Resposta #31 Online: 21/04/14 - 09:08 »
Bom dia! O Marcão te dirá a coisa certa, mas vai minha opinião meio cavalo é muito pouco rsrsrrs, dica compra um de 3CV e não menos, senão estará trocando mato por mato,
os de 3CV geralmente alcançam 24 mil RPM , a já ia esquecendo compra com refrigeração a água e com inversor de frequência, mas se lembre
depois de tudo você terá que fazer um trocador de calor, isto é simples.

Eu logo quero comprar um spindle destes porque quero trabalhar pelo menos 12 horas por dia direto, mas vai uma dica eu uso uma tupia americana da marca Porter Cable, ela tem 1 e meio CV, e é valente ja usinei aluminio usando fresa de PCD, mas assim quando eu deixo ligada por mais de 5 horas ela esta quase fritando porque não tem refrigeração, e ja penso ? Esquenta , dilata os rolamentos e tranca o spindle.

O legal que a tupia da Porter Cable possui uma capa de plástico externa é só desparafusa-la que parece um tubo Spindle.
Segue foto abaixo

« Última modificação: 21/04/14 - 09:11 por felipegaldino »
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Um sonho de CNC
« Resposta #31 Online: 21/04/14 - 09:08 »

Offline jandom

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 224
  • Total Likes: +12/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Um sonho de CNC
« Resposta #32 Online: 21/04/14 - 13:41 »
Felipe,

Ainda nao abri uma tupia antes! Mas sera´que não podemos usar refrigeração forçada a ar comprimido? Ou quem sabe, passar finos tubos de cobre entre os enrolamentos para refrigerar com água! Ou ainda fazer uma especie de camisa refrigerada a agua, e depois fixar a tupia nela!
Achei tupias no ML por 129 dilmas, alguem já usou uma antes?

Clube CNC Brasil

Re:Um sonho de CNC
« Resposta #32 Online: 21/04/14 - 13:41 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Um sonho de CNC
« Resposta #33 Online: 21/04/14 - 14:16 »
Parceiro este povo já tentou de tudo rsrsrs, eu pesquisei muito sobre tupia, o problema é achar um motor de alta frequência com bastante cavalos, no Brasil eu acho que da pra confiar em uma bosh talvez, mas como eu disse a Porter Cable é a mais top, quem tem aprova, e em relação a refrigeração forçada, da para fazer sim e eu já vi, uma camisa de alumínio em forma de cilindro com furos em cascatas como se fosse refrigeração em molde de injeção e gelam a cápsula dos rolamentos, mas com ar comprimido já vou dizendo é fria, até mesmo porque o ar comprimido é caro hein, compressor......

Olha se não fosse tão pesado eu usaria um motor elétrico da Weg monofásico com uma correia dentada até uma camisa com 2 rolamentos e um mandril e refrigeração, não sei se entendeu, mas seria eficaz.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Um sonho de CNC
« Resposta #33 Online: 21/04/14 - 14:16 »

Offline jandom

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 224
  • Total Likes: +12/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Um sonho de CNC
« Resposta #34 Online: 21/04/14 - 18:49 »
Felipe,
Seria _+ isso na foto!

Clube CNC Brasil

Re:Um sonho de CNC
« Resposta #34 Online: 21/04/14 - 18:49 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Um sonho de CNC
« Resposta #35 Online: 21/04/14 - 19:22 »
Mais ou menos isso, mas o problema é que estes motores são muito pesados, na foto até que é pequeno deve ter no máximo 1 CV, não adiantaria para o seu caso.

Em centros de usinagem de grande porte sempre são usados motores elétricos trifásico com um encoder que mandam e receptam a velocidade
de rotação requerida pelo programa CNC, na empresa em que trabalho estes motores possuem em média 13 CV e acionam o Spindle( Cápsula com rolamentos e fixação pneumática da ferramenta-pinça) com correia dentada, nestas máquina não existe pórtico, o Z é independente fixado em uma plataforma de ferro fundido que geralmente tem um fuso de esfera de 40 milimetros e patins de 50, o X e Y se movem independente,
por isso a máquina aguenta os motores elétricos tão grandes para rotação do spindle.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Um sonho de CNC
« Resposta #35 Online: 21/04/14 - 19:22 »

 

SiteLock