Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Potência esquisita  (Lida 1567 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Potência esquisita
« Online: 11/04/14 - 20:25 »
Pessoal é o seguinte:
Minha Laser é de 40w.
Sempre cortei mdf 3mm, com velocidade entre 10 e 15 mm/s (dependendo da chapa) e potência de 25/20 ou 30/25  13 a 15 miliamperes

POis bem, como deu uma apurada, resolvi aumentar a potência e ver o que ela realmente poderia render, mas não cortou aumentando para 20mm/s potência 70 - 23 miliamperes.

Bom, resolvi fazer uns testes:

Mantendo velocidade constante de 12 mm/s - que é o que mais uso sempre cortei o mesmo desenho, no mesmo ponto inicial, ou seja tudo igual, só fui alterando a potência:
- potência 25/20 - corta bem
- potência 30/25 - corta bem
- potência 40/35 - corta mas dá umas leves falhas
- potência 50/45 - corta mas falha mais
- potência 60/55 - não atravessou
- potência 70/65 - não atravessou de novo.

Na teoria deveria haver melhoria no corte aumentando a potência, ou estou errado?
POde ser algum problema, ou alguma configuração??

Agradeço antecipadamente!
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Potência esquisita
« Online: 11/04/14 - 20:25 »

Offline Kelmem

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 186
  • Total Likes: +24/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Marke
  • Sexo: Masculino
Re:Potência esquisita
« Resposta #1 Online: 12/04/14 - 09:54 »
Parece ser o mesmo problema que eu tinha aqui Fernando, quando eu aumentava a potência, a potência real diminuía, acontecia a mesma coisa que está acontecendo com a sua. Aí o Edvaldo me deu a dica de voltar o potenciômetro da fonte e com isso consegui aumentar a potência com algum ganho no corte.

Porém no meu caso tinha o problema da amperagem que aumentava muito quando eu aumentava a potência, então não sei se o problema é o mesmo.
Também notei uma coisa:
Antes eu fazia gravação com 400vel e 16 potência, porém agora os 16% de potência não faz nem cócegas no mdf, tenho que gravar com 25 potência. Ou seja, acho que no fim o ganho não foi muito real, consigo aumentar a potência no sistema, mas acho que a potência em watts que sai do canhão é a mesma.

Clube CNC Brasil

Re:Potência esquisita
« Resposta #1 Online: 12/04/14 - 09:54 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Potência esquisita
« Resposta #2 Online: 12/04/14 - 11:30 »
E aonde mexo no petenciometro da fonte?
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Potência esquisita
« Resposta #2 Online: 12/04/14 - 11:30 »

Offline Neimar Franco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +107/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Potência esquisita
« Resposta #3 Online: 12/04/14 - 15:03 »
Boa tarde colegas!
Também já fiz este teste e aconteceu a mesma coisa... depois de muito quebrar a cabeça percebi que quando aumento a potencia o ponto de corte do laser mudava um pouco, resolvi afastar um pouco mais o bico do laser da chapa de mdf (de 10mm para 12mm), e aconteceu o que esperava, ganhei uma velocidade até considerável e a qualidade continuou ótima. em alguns projetos ganhei 20% do tempo gasto anteriormente. Minha máquina é de 90w e quem fabricou foi o Edvaldo, sempre que tenho alguma dúvida ele me dá o caminho das pedras.
Tente fazer este teste, espero que dê certo também.

Clube CNC Brasil

Re:Potência esquisita
« Resposta #3 Online: 12/04/14 - 15:03 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Potência esquisita
« Resposta #4 Online: 12/04/14 - 16:55 »
Hum...  ?_12 Então quanto maior a potência, maior deve ser a distância focal da lente para o objeto? Faz sentido, afinal, a função da lente é concentrar o feixe de luz para fazer tanto o corte como a gravação, e se a potência for maior, o ponto de concentração pode "passar" através do material a ser cortado ou trabalhado. Para termos de visualização, é só imaginar aquela lente de aumento que muitos usaram quando crianças para queimar formigas. Quanto mais perto, o ponto de concentração se amplia, não queimando a formiga, e se ficar longe demais, a mesma coisa acontece. Ou coisa parecida...
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Potência esquisita
« Resposta #4 Online: 12/04/14 - 16:55 »

Offline Neimar Franco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +107/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Potência esquisita
« Resposta #5 Online: 12/04/14 - 16:59 »
é isso mesmo! tente fazer o teste. em casa deu certo.
abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Potência esquisita
« Resposta #5 Online: 12/04/14 - 16:59 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Potência esquisita
« Resposta #6 Online: 12/04/14 - 18:51 »
Amanhã mesmo vou fazer os testes e depois posto o resultado. Pelo visto não é um problema exclusivo meu.
Obrigado pelas dicas.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Potência esquisita
« Resposta #6 Online: 12/04/14 - 18:51 »

Offline Kelmem

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 186
  • Total Likes: +24/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Marke
  • Sexo: Masculino
Re:Potência esquisita
« Resposta #7 Online: 14/04/14 - 08:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Hum...  ?_12 Então quanto maior a potência, maior deve ser a distância focal da lente para o objeto? Faz sentido, afinal, a função da lente é concentrar o feixe de luz para fazer tanto o corte como a gravação, e se a potência for maior, o ponto de concentração pode "passar" através do material a ser cortado ou trabalhado. Para termos de visualização, é só imaginar aquela lente de aumento que muitos usaram quando crianças para queimar formigas. Quanto mais perto, o ponto de concentração se amplia, não queimando a formiga, e se ficar longe demais, a mesma coisa acontece. Ou coisa parecida...

Vou arrumar umas formigas para fazer testes, rs, coitadas.
Minha lente foi pro escambau na sexta, agora to correndo atrás de outra logo, e assim que ela chegar eu vou fazer esse tipo de teste, pois não tinha pensado que isso poderia influenciar...

Clube CNC Brasil

Re:Potência esquisita
« Resposta #7 Online: 14/04/14 - 08:58 »

 

SiteLock