Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Tentando Vetorizar...  (Lida 3093 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Tentando Vetorizar...
« Online: 20/04/14 - 14:40 »
Amigos, dei umas olhadas nos vídeos do amigo José Ricardo, no YouTube, etc e tal, e confesso que pra mim é meio complicado ver e guardar de cabeça o que vi nos vídeos, que mais fácil para mim é ter uma pessoa me orientando para dar dicas e corrigindo os meus erros, porém, achar uma pessoa aqui que domine Corel Draw é como achar agulha em palheiro... rsrs. Enfim, fiz uma tentativa de vetorizar uma imagem para fazer um chaveiro. Como já mencionei algumas vezes, minha máquina usa o programa MoshiDraw, e além de trabalhar apenas em preto e branco, as etapas de gravação e corte tem de ser feitas separadas, como irão ver no arquivo que vou disponibilizar aqui em PDF, devido ao fato do arquivo em CDR ter mais de 3 megas, e o fórum não aceita (por motivos óbvios).

São 5 páginas: 1 - Vetorização, 2 - Arrumação na área de trabalho (19 X 10 cm), 3 - Gravação, 4 - Corte dos Furos para prender os elos da corrente, 5 - Corte final do Chaveiro.

As páginas 3, 4 e 5 quando eu for fazer o trabalho a sério no Corel, tenho de colocar o contorno da área de trabalho (19 X 10 cm) em contorno branco para "sumir" e salvar tudo como BMP em uma resolução de 1000dpi, para depois importar cada etapa por vez no MoshiDraw para fazer o chaveiro.

Gostaria que dessem uma olhada para ver como ficou e dessem suas opiniões. Um detalhe: A imagem no centro está em preto e branco, como se fosse um negativo, para que o laser grave a parte preta e ignore a branca, para tentar fazer com que fique em um tipo de alto relevo.

Abraços
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Tentando Vetorizar...
« Online: 20/04/14 - 14:40 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #1 Online: 20/04/14 - 17:08 »
Robson desculpe a minha ignorÂncia, tratando-se de laser não conheço, costumo mais remover cavaco com ferramenta avanço x rotação ( spindle)

Mas assim não seria mais fácil desenhar o chaveiro em um arquivo 3D, tipo em um software como o solid works?
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #1 Online: 20/04/14 - 17:08 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #2 Online: 20/04/14 - 18:01 »
Sinceramente, seu problema é esse moshdraw limitado, não seria possível instalar outro programa na sua máquina? Vai facilitar em muito seu trabalho e produtividade.

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #2 Online: 20/04/14 - 18:01 »

Offline Neimar Franco de Oliveira

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #3 Online: 20/04/14 - 18:18 »
Boa noite Robson!

VC vai fazer o trabalho na laser? se for, use este arquivo do corel que preparei pra vc, é só colocar gravação para vermelho e corte para preto.

Se precisar de algo sobre corel draw é só mandar mensagem ou e-mail: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Trabalho com este bicho a mais de 15 anos! rsrsrsr.

Att. Neimar.

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #3 Online: 20/04/14 - 18:18 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #4 Online: 20/04/14 - 19:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Robson desculpe a minha ignorÂncia, tratando-se de laser não conheço, costumo mais remover cavaco com ferramenta avanço x rotação ( spindle)

Mas assim não seria mais fácil desenhar o chaveiro em um arquivo 3D, tipo em um software como o solid works?

Não amigo... O MoshiDraw, mais conhecido como MoshiLixo, tem uma séria deficiência. Ele só trabalha por etapas, ao contrário de máquinas com sistema DSP aonde você pode determinar cores para cada etapa, definindo o que será gravação, corte, além de potências e velocidades... A forma que coloquei é exatamente a que o programa me obriga a trabalhar...
« Última modificação: 20/04/14 - 19:54 por Robson Carimbos »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #4 Online: 20/04/14 - 19:49 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #5 Online: 20/04/14 - 19:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sinceramente, seu problema é esse moshdraw limitado, não seria possível instalar outro programa na sua máquina? Vai facilitar em muito seu trabalho e produtividade.


Não amigo. Para isso, eu teria de trocar TODO o sistema de controladora e outras coisas. Fiz até um tópico falando justamente sobre esse upgrade: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #5 Online: 20/04/14 - 19:52 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #6 Online: 20/04/14 - 19:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite Robson!

VC vai fazer o trabalho na laser? se for, use este arquivo do corel que preparei pra vc, é só colocar gravação para vermelho e corte para preto.

Se precisar de algo sobre corel draw é só mandar mensagem ou e-mail: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Trabalho com este bicho a mais de 15 anos! rsrsrsr.

Att. Neimar.

Obrigado amigo Neimar. Mas repetindo o que falei para o Felipe Galdino, o MoshiDraw, mais conhecido como MoshiLixo, tem uma séria deficiência. Ele só trabalha por etapas, ao contrário de máquinas com sistema DSP aonde você pode determinar cores para cada etapa, definindo o que será gravação, corte, além de potências e velocidades... A forma que coloquei é exatamente a que o programa me obriga a trabalhar...
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #6 Online: 20/04/14 - 19:55 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #7 Online: 20/04/14 - 20:00 »
Para quem ainda não viu o vídeo da minha máquina, está aí para verem como é. Só não tem ela funcionando, mas acho que vai dar para entenderem com o que eu vou trabalhar...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #7 Online: 20/04/14 - 20:00 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #8 Online: 20/04/14 - 22:09 »
Esse pessoal quando faz video, ficam serios para karamba, só falta dizer, atenciosamente... por obséquio, relaxem meus filhos  :bebebe: :bebebe: :bebebe:
Deixa agora eu falar serio, eu ainda nao conheço muito bem uma laser, mas, conversando com o teco e o tico, parei para pensar, vamos supor que a maquina seja pequena(area do corte) e voce queira fazer uma area maior, é muito complicado isso?


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #8 Online: 20/04/14 - 22:09 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #9 Online: 20/04/14 - 22:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Esse pessoal quando faz video, ficam serios para karamba, só falta dizer, atenciosamente... por obséquio, relaxem meus filhos  :bebebe: :bebebe: :bebebe:
Deixa agora eu falar serio, eu ainda nao conheço muito bem uma laser, mas, conversando com o teco e o tico, parei para pensar, vamos supor que a maquina seja pequena(area do corte) e voce queira fazer uma area maior, é muito complicado isso?


Marcao

Marcão, para a minha máquina, mais de 4 mil para trocar o sistema e colocar um eixo Z de 300 x 200 mm... para mim, não sei se valeria muito a pena por causa do pouco espaço que eu ganharia, além de continuar sendo 40W... Mais vantagem para mim seria comprar a menor máquina do Edvaldo Pereira, que tem área de 600 x 500 mm e tubo de 90W pelo que lembro... Uma outra solução, seria achar alguém que venda essa mesma máquina minha, mas com uma área de 400 x 400 mm, e ver se vendem apenas a área de trabalho, o que não sei se vendem, mas eu ainda continuaria com o mesmo sistema de trabalho, etapa por etapa...
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #9 Online: 20/04/14 - 22:57 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #10 Online: 21/04/14 - 07:52 »
Nobre amigo


primeiro;
sobre  o que vc escreveu no inicio do tópico  porém, achar uma pessoa aqui que domine Corel Draw é como achar agulha em palheiro, lhe digo que por aqui existem  muitos feras em corel, mas  como ja falei para vc,  todos tem o conhecimento, mas apenas usam este conhecimento para  trabalhar e ganhar seu pão de  cada dia e não para dar aulas particulares,  então o que reelmente vc precisa é de um professor  em corel, e isso realmente não conheço por aqui.
, podemos lhe dar muitas dicas, mas ficar ao seu lado somente quem trabalha  para ensinar acredito que seja dificil, mesmo vc pagando.
veja bem, mesmo se vc vir aqui ou eu ir ai,  como  vou trabalhar
eu poderia tentar ajeitar as coisas por aqui e  vc pagar minha passagem para eu ir até ai para te dar umas dicas, mas sera que  em um ou dois dias  eu conseguiria te passar o suficiente para vc aprender, então novamente vc colocaria grana no lixo, e eu ficaria  desolado em saber que vc gastou e naão obteve exito
Corel,  ou outro  programa qualquer, não se aprende em um ou dois dias, pois existem inumeras ferramentas para se produzir um  vetor
como ja falei para vc, eu fiquei o ano de 2011 todinho  apenas aprendendo por conta propria e ainda estou aprendendo
logicamente que não foi  a ano todo em cima da tela do pc  rsrsrsrsrs,  mas levou bastante tempo
mas lhe digo que  com um pouquinho de paciencia  vc consegue  facilmente começar a vetorizar, pois para isso  eu comecei com a penas uma ferramenta do corel, logicamente que  DEMORA muito mais tempo , pois quando se tem conhecimentos de outras ferramentas  a agilidade é grande, mas  para iniciar, uma ferramente é o suficiente, conforme eu mostro num video
a ferramente é  esta que esta na foto.

sobre sua maquina e sua duvida  sobre o que fazer com ela.
não é muito dificil  saber o que fazer e sim  quanto vc tem  para gastar
veja bem,   se vc acha que se gastar 3 ou 4 mil, vc  mesmo fazendo esta pequena mudança, vc ira conseguir  aumentar  sua produção e fazer   com que sobre uma graninha , onde ao longo do ano de para guardar para comprar uma  maior, então não vejo  motivo para não fazer, mas  se vc tem duvidas nesta parte achando  que mesmo fazendo esta mudamnça não vai adiantar em nada  a produção , então não faça, pois vais colocar  grana no lixo novamente.
tente outros caminhos para compra uma outra maquina, como  bancos  e coisas assim.
veja bem amigo, sempre falo que  antes de comprar  veja muito bem o que estas comprando para evitar  isso que esta acontecendo com vc.
se vais comprar aqui no brasil, gaste um pouquinho, mas va ver a maquina, leve alguns materiais para serem cortados para que vc tenha a certeza que estas a comprar a maquina certa.
mesmo  que vc não precisse de uma maquina grande no momento, mas  tente dentro do possivel comprar  maior que vc puder , pois  no futuro vc ira  agradecer, pois neste ramo, para quem trabalha  a tendencia é só subir.

mas veja bem meu nobre amigo.
se vc não tentar estudar , tentar aprender sobre os programas, acredito que vc vai ficar estacionado por muito tempo, pois a tecnologia anda a passos largos e estamos sempre  nos aprerfeiçoando todos os dias e para isso  temos que estar sempre estudando, pois não existe outro caminho a não ser este.
abraço e boa sorte
ricardo

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



« Última modificação: 21/04/14 - 08:01 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #10 Online: 21/04/14 - 07:52 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #11 Online: 21/04/14 - 10:57 »
Amigo José Ricardo, eu estava falando de achar AQUI na MINHA CIDADE. No fórum eu sei que tem feras no Corel. E quanto fazer o upgrade, ou comprar outra máquina, dinheiro para mim não é problema, É SOLUÇÃO!!!! Estou tirando dinheiro de onde tenho e de onde não tenho. Estou cheio de dívidas meu amigo, e sempre tem alguma coisa me atrasando para botar esse negócio para funcionar... Quanto a aprender a vetorizar, eu só vi o começo desse vídeo aonde você mostra a Curva de 3 pontos e fiz a vetorização da imagem usando essa ferramenta, além da elipse de 3 pontos. Teria mais ferramentas a serem usadas, mas como eu sou apressadinho, foi aonde falei de ter alguém do meu lado para ir me orientando... e segurando a minha impaciência... rsrs
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #11 Online: 21/04/14 - 10:57 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #12 Online: 21/04/14 - 11:36 »
Meu caro Robson eu sou fera em CAD 3D, se eu fosse em Corel estaria prontificado em te ajudar, pois sei que se empresto um terreno hoje para você plantar, no dia de amanhã vc vai me ceder água para regar meu terreno,

Mas vai dar tudo certo..
« Última modificação: 21/04/14 - 11:38 por felipegaldino »
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #12 Online: 21/04/14 - 11:36 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #13 Online: 21/04/14 - 13:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo José Ricardo, eu estava falando de achar AQUI na MINHA CIDADE. No fórum eu sei que tem feras no Corel. E quanto fazer o upgrade, ou comprar outra máquina, dinheiro para mim não é problema, É SOLUÇÃO!!!! Estou tirando dinheiro de onde tenho e de onde não tenho. Estou cheio de dívidas meu amigo, e sempre tem alguma coisa me atrasando para botar esse negócio para funcionar... Quanto a aprender a vetorizar, eu só vi o começo desse vídeo aonde você mostra a Curva de 3 pontos e fiz a vetorização da imagem usando essa ferramenta, além da elipse de 3 pontos. Teria mais ferramentas a serem usadas, mas como eu sou apressadinho, foi aonde falei de ter alguém do meu lado para ir me orientando... e segurando a minha impaciência... rsrs
Ha sim, entendi.
realmente é complicado, mas te digo que a impaciencia e o aprendizado são estradas  de mão e contra mão.
amigo, posso até estar errado, mas acredito que não devas mais do que eu devo , que hoje deve estar em  torno de mais de 500.000,00
hoje, não consigo comprar nem um prego a prestação, mas não me abati com isso, pois  a quem devo ja me tiraram até as calças e agora eles que fiquem  com elas  rsrsrs. BANCO E CARTÕES
realmente é complicado, pois quando tenho que comprar alguma coisa a prestação , peço a minha irmã, mas com a graças de deus e com meu trabalho, hoje ganho muito mais que antes e tenho guardado muito mais do que tinha, então  hoje   tenho condições de comprar tudo a vista, e daqui a mais ou menos 2 anos,  as dividas caducam e eu volto a  normalidade.
não sou um mal pagador, mas os BANCOS te obrigam a fazer isso, o que eu ja paguei de juros para eles daria para pagar duas vezes o que eu devo
quando fechei minha empresa sai com apenas 500,00 no bolso e minhas maquinas   e foi um ano muito dificil, pois vendia o almoço para  poder jantar.
sei como é isso, mas força  meu  amigo que tudo se ajeita, mas  volto a te dizer que vc tem que meter a cara nos estudos para que seu negocio de certo, pois ao meu ver não tem outra alternativa
abraço e boa sorte
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #13 Online: 21/04/14 - 13:07 »

Offline Mazzaropi

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #14 Online: 22/04/14 - 01:24 »
Robson,

Uma sugestão :

Eu costumo usar o Autocad para fazer os desenhos 2D e usar na minha plotter de recorte. É rápido, preciso, e pelo que eu pude ver rapidamente no google, o MoshiDraw aceita importar arquivos DXF diretamente. Isso pouparia o trabalho de desenhar em vetor, converter em BMP e depois vetorizar novamente.

Claro que há outros softwares CAD que fazem o mesmo trabalho, e também exportam em DXF.

Espero ter ajudado  :)

Marco Gregório

Clube CNC Brasil

Re:Tentando Vetorizar...
« Resposta #14 Online: 22/04/14 - 01:24 »

 

SiteLock