Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Chegou minha vez! Router CNC  (Lida 6407 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline corbellari

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Chegou minha vez! Router CNC
« Online: 24/04/14 - 09:06 »
Olá amigos, finalmente chegou minha vez! Montar minha primeira Router era sonho antigo, desde meados de 2008 eu já tinha intenção de montar... mas pelo custo elevado dos componentes eletrônicos, sempre desistia.

Agora com a imensa oferta de componentes no Ebay por um preço bacana, resolvi montar!!!

Vou fazer toda a estrutura de MDF 25mm, já tenho habilidade e ferramentas para corte de madeira (serra circular, tupia e muitas fresas). A muitos anos já trabalho com arquivos vetorizados e tenho familiaridade com esse mundo. Meu panos é montar a router com 120x80 cm +ou-

A minha dúvida seria quanto a parte eletrônica, eu vi  esse anúncio no Ebay: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

A dúvida é porque nesse kit não aparecem os drivers dos motores de passo. Será que essa placa já é preparada para ligar os motores direto? Essa fonte deste kit darão conta  desses NEMA23?

Abraços!!!

Clube CNC Brasil

Chegou minha vez! Router CNC
« Online: 24/04/14 - 09:06 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #1 Online: 24/04/14 - 09:39 »
Nobre amigo Corbellari...

Essa placa é justamente a união dos 03 drives para os motores.

Entretanto, imagino que motores de apenas 9 kgf não atenderão a sua demanda, para uma máquina de 1.200 x 800 mm, em particular para os eixos X e Y, para o Z eu não vejo problemas.

Pense bem e apresente o seu projeto mecânico, assim podemos oferecer informações amparadas nos detalhes.

Ainda penso que você deveria concluir o projeto mecânico, para só depois você dimensionar a sua eletrônica e motores.

Do mais, fico a sua disposição.

Abraços. 

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #1 Online: 24/04/14 - 09:39 »

Offline corbellari

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #2 Online: 24/04/14 - 10:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nobre amigo Corbellari...

Essa placa é justamente a união dos 03 drives para os motores.

Entretanto, imagino que motores de apenas 9 kgf não atenderão a sua demanda, para uma máquina de 1.200 x 800 mm, em particular para os eixos X e Y, para o Z eu não vejo problemas.

Pense bem e apresente o seu projeto mecânico, assim podemos oferecer informações amparadas nos detalhes.

Ainda penso que você deveria concluir o projeto mecânico, para só depois você dimensionar a sua eletrônica e motores.

Do mais, fico a sua disposição.

Abraços.


Muito obrigado amigo RARANDA!

A princípio devo copiar a mesma ideia desde vídeo de uma amigo aqui do fórum:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Quanto ao dimensionamento, ainda tenho que ver os pedaços de MDF 25mm que ainda tenho sobrando. A dimensão de 1200x800mm é aproximada, pode ser que fique menor, 1000x700mm por exemplo.

A ideia seria usinar de tudo, desde alumínio, acrílico e até mesmo MDF. Eu tenho uma Tupia pequena da Makita e devo usar ela como fresadora.

Estou vendo um potenciômetro com capacidade de até 3000w para controlar a velocidade da Tupia que é de 25K RPM.

As guias penso em fazer de barras de INOX e os fusos de portão eletrônico que é mais fácil de conseguir. Ainda não sei se faço os "carrinhos" (não sei como se escreve, mas são os suportes que "andam" sobre as guias) com rolamentos ou com buchas de nylon a princípio.

Com o tempo, devo desenhar no próprio router CNC as peças em barras e placas de alumínio.

Abraços!
« Última modificação: 29/04/14 - 20:57 por Marcao »

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #2 Online: 24/04/14 - 10:17 »

Offline jandom

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 224
  • Total Likes: +12/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #3 Online: 24/04/14 - 12:39 »
E' isso ai amigo!

Eu tenho um sobrenome forte "NUNCA DESISTO!"
Demorei mais de 6 anos para comecar a 2@ maquina!

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #3 Online: 24/04/14 - 12:39 »

Offline corbellari

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #4 Online: 29/04/14 - 08:09 »
Fala galera, atualizando o projeto!

Depois de alguns dias se desdobrando em cálculos, minha CNC ficou com as seguintes medidas: 800x600. Medidas aproximadas de área útil de corte ficou em: 530x340x100.

Segue as fotos do MDF 25mm já cortado e esquadrinhado pela tupia:





Logo logo chegam novidades!!!

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #4 Online: 29/04/14 - 08:09 »

Offline Waldiney

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 164
  • Total Likes: +63/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Minha primeira CNC toda construida por mim.
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #5 Online: 29/04/14 - 17:52 »
Boa noite, amigo.

Fiz assim como você construí uma CNC em MDF (você pode ver a foto em meu perfil) com uma área útil de 350x350mm. Assim que construí comecei aprender a trabalhar com os software com a ajuda do pessoal do fórum que disponibilizaram vários manuais e dicas. Assim que comecei a cortar com a maquina senti a necessidade de uma maquina mais robusta e construí uma em metalon com barra retificada e pilons que comprei de 20 e fusos de 16mm. Essa nova maquina ficou com uma área útil de 1200X800mm. Utilizo a eletrônica que você encontrou no Ebay, porem comprei no Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login um a cada dia para não pagar impostos. Placa TB6560, motor de passo Nema 23 12kgf e fonte 12V. Fiz algumas modificações na placa para reduzir ruído. Ela esta trabalhando lisinho sem problemas.

Fica a dica já que esperou tanto tempo talvez seja interessante investir um pouco mais e não ter frustações futuras.

Waldiney Teixeira

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #5 Online: 29/04/14 - 17:52 »

Offline corbellari

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #6 Online: 29/04/14 - 20:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite, amigo.

Fiz assim como você construí uma CNC em MDF (você pode ver a foto em meu perfil) com uma área útil de 350x350mm. Assim que construí comecei aprender a trabalhar com os software com a ajuda do pessoal do fórum que disponibilizaram vários manuais e dicas. Assim que comecei a cortar com a maquina senti a necessidade de uma maquina mais robusta e construí uma em metalon com barra retificada e pilons que comprei de 20 e fusos de 16mm. Essa nova maquina ficou com uma área útil de 1200X800mm. Utilizo a eletrônica que você encontrou no Ebay, porem comprei no Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login um a cada dia para não pagar impostos. Placa TB6560, motor de passo Nema 23 12kgf e fonte 12V. Fiz algumas modificações na placa para reduzir ruído. Ela esta trabalhando lisinho sem problemas.

Fica a dica já que esperou tanto tempo talvez seja interessante investir um pouco mais e não ter frustações futuras.

Waldiney Teixeira


Olá amigo Waldiney, tudo bom? Então eu estou montando essa CNC para fins educativos mesmo a princípio. Quero entender como tudo funciona e quais as melhores práticas usadas. Quanto aos fusos e guias, estou comprando tudo de primeira... guias de 20mm com pillow box, fusos de 16mm, espaçadores, castanhas e acoplamentos... tudo de um vendedor do ML que inclusive me entrega o eixo Z completo... só nessa brincadeira foram quase 1400 reais...

Assim que montar a CNC a primeira coisa que devo fazer em Nylon é o acoplamento da tupia. Aos poucos devo ir convertendo a máquina com peças de alumínio reforçado que vou fazer na própria CNC.

Vi também umas idéias legais nesse vídeo... parece que ficou MUITO FORTE essa CNC:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Abraços e obrigado!
« Última modificação: 29/04/14 - 20:59 por Marcao »

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #6 Online: 29/04/14 - 20:40 »

Offline Waldiney

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 164
  • Total Likes: +63/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Minha primeira CNC toda construida por mim.
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #7 Online: 29/04/14 - 21:15 »
Caro amigo.
Como te falei anteriormente comprei alguns materiais na China pelo Aliexpress e chegou tudo normal, demorou em torno de 40 dias. Para não pagar impostos comprei um motor a cada dia.

Sei que no fórum tem vários comentários sobre a placa controladora TB6560, a grande maioria negativos. Efetuei algumas modificações em minha placa para eliminar perda de passos e zumbidos e ficou ótima. A placa está me atendendo bem. é uma boa opção para hobistas pois é uma única placa controlando os três motores, além de uma modificação que fiz para ligar e desligar a minha Tupia pelo programa.

Segue abaixo os links para verificar.


Placa tb6560 Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Motor de passo Nema23 12,6kgf Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Canaletas porta Cabos para organização dos cabos Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Fonte 12V 5A Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fusos, pilons, mancais, barra retificada, entre outros, comprei com a CNC Parts. Eles tem um preço bem convitativo. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

As modificações da placa, controle da tupia, Ciclone para aspirador. Consegui no sit do Victor Trucco. Muito interessante o site. Vale a pena dar uma olhada. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Waldiney Teixeira



Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #7 Online: 29/04/14 - 21:15 »

Offline jandom

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 224
  • Total Likes: +12/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #8 Online: 29/04/14 - 23:01 »
Waldiney

Esse site não existe!

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #8 Online: 29/04/14 - 23:01 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #9 Online: 29/04/14 - 23:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #9 Online: 29/04/14 - 23:05 »

Offline Waldiney

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 164
  • Total Likes: +63/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Minha primeira CNC toda construida por mim.
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #10 Online: 30/04/14 - 05:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Desculpem copiei o link errado. Segue o certo: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #10 Online: 30/04/14 - 05:38 »

Offline corbellari

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #11 Online: 30/04/14 - 12:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro amigo.
Como te falei anteriormente comprei alguns materiais na China pelo Aliexpress e chegou tudo normal, demorou em torno de 40 dias. Para não pagar impostos comprei um motor a cada dia.

Sei que no fórum tem vários comentários sobre a placa controladora TB6560, a grande maioria negativos. Efetuei algumas modificações em minha placa para eliminar perda de passos e zumbidos e ficou ótima. A placa está me atendendo bem. é uma boa opção para hobistas pois é uma única placa controlando os três motores, além de uma modificação que fiz para ligar e desligar a minha Tupia pelo programa.

Segue abaixo os links para verificar.


Placa tb6560 Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Motor de passo Nema23 12,6kgf Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Canaletas porta Cabos para organização dos cabos Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Fonte 12V 5A Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fusos, pilons, mancais, barra retificada, entre outros, comprei com a CNC Parts. Eles tem um preço bem convitativo. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

As modificações da placa, controle da tupia, Ciclone para aspirador. Consegui no sit do Victor Trucco. Muito interessante o site. Vale a pena dar uma olhada. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Waldiney Teixeira


Cara, olha que fantástico!!! Um montão de informação preciosa num único post!!! MUITO OBRIGADO!!! por isso que adoro esse fórum! :)

Vamos lá... eu ADOREI essa dica do AliExpress, vai sair BEM mais barato do que no Ebay, com a vantagem de comprar parte por parte pra não pagar (ou evitar) de impostos!!! Dica de OURO!

Que pena que os motores não são FG, mas tem a vantagem de serem de 12,5 kg! As canaletas além de baratas são MUITO funcionais!!! gostei tb!

Fiquei meio desconfiado quando você falou da controladora TB6560 ser barulhenta e perder passo, mas pelo site do Victo Trucco que você passou, ele informa algumas modificações MUITO simples que você faz na placa e ela fica ótima!!!

Sobre as ferragens coincidentemente encontrei esse vendedor no ML que é o mesmo da CNCparts, então está tudo em casa!

Abraços!!!

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #11 Online: 30/04/14 - 12:42 »

Offline corbellari

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #12 Online: 06/05/14 - 07:54 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fonte 12V 5A Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Waldiney, será que esta fonte de 24V e 3A não seria uma opção melhor? Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraços!

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #12 Online: 06/05/14 - 07:54 »

Offline corbellari

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #13 Online: 07/05/14 - 13:26 »
Pessoal, novidades!

Agora está saindo o projeto mecânico!!! Vamos lá!

2 eixos retificados 20 X 750 mm +
2 eixos retificados 20 X 495 mm com usinagem nas pontas ( as quatro peças   ) 
8 pillows de 20 mm fechados
1 fuso TR14 com 847 mm +
1 fuso TR14 com 592 m e com usinagem nas pontas (as duas peças )
2 castanhas em polyacetal com mancal injetado
4 mancais com rolamentos de 10 mm
2 espaçadores para motor de passo padrão Nema23
2 acoplamentos 6.35 X 10.00 mm
1 eixo Z com 100 mm de curso ( montado com eixos em aço retificado )

Agora só está faltando decidir qual controladora vou usar... estou quase fechando uma TB6600!!!

Os motores também já consegui, NEMA23 9,9kgf!

Abraços!!!

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #13 Online: 07/05/14 - 13:26 »

Offline corbellari

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #14 Online: 21/06/14 - 09:57 »
Pessoal, mais novidades!!!

Agora que finalmente liberei a grana pro projeto, fiz a lista de fresas e eletrônica da minha CNC. A parte mecânica já está definida.

Segue a listinha:

Fresas 3.175mm de 0.1mm  10 unidades
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fresas 3.175 de 1mm 10 unidades
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fresas 6mm com 2mm de corte 10 unidades
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fresas 6mm com 3mm de corte 10 unidades
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fresas 6mm com 6mm de corte 10 unidades
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Adaptador fresas 3.175 to 6mm
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Placa TB6600
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Canaletas de organização
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fonte 24V 15A
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

A ideia é usinar pequenas peças de alumínio macio com no máximo 2mm a 3mm de profundidade.

Dúvidas:
Estarei usando a princípio minha tupia Makita que usa fresas de 6mm, este adaptador da lista acima é o correto para usar fresas de 3.175mm?
Esta fonte de 24V e 15A seria suficiente para alimentar de boa a TB6600?

Abraços!!!!

Clube CNC Brasil

Re:Chegou minha vez! Router CNC
« Resposta #14 Online: 21/06/14 - 09:57 »

 

SiteLock