Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como fazer Mapas em Profundidade.  (Lida 3995 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Acebull

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Como fazer Mapas em Profundidade.
« Online: 20/08/14 - 03:21 »
G'Day All I'm a Old Australian Looking for help to find out how to make Depth Maps ( greyscales) like the ones that you see on Chinese site and lots of CNC sites so if you can help me that would make a Old Aussie Very Very Happy  :bleader: :bleader:

                                                                                                          Thank you Ted   :ok: :ok:

Clube CNC Brasil

Como fazer Mapas em Profundidade.
« Online: 20/08/14 - 03:21 »

Offline Ripper

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #1 Online: 20/08/14 - 04:32 »
Greetings from Brazil Earthman, How's Middle-earth?

About your question, if i understood, do you search for solution to create 3D or 2D objects from grayscale pics ?

I did a quick search at google and found lots of information.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login (The video's owner prevents external embedding)

If this is not what you want, show us some more specific detail.

Kia ora
Meus honor est fides !

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #1 Online: 20/08/14 - 04:32 »

Offline Acebull

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #2 Online: 20/08/14 - 09:02 »
G'Day  Ripper No that is not it I have attached what I would like to do is to make these Depth map grey scales  hope you can Help

                                                                                                                               Thank you Ted

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #2 Online: 20/08/14 - 09:02 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #3 Online: 20/08/14 - 09:47 »
Welcome, seu pedido de ajuda foi em parte atendido pelo Ripper, temos outros membros espertos em relevos. Aguarde.

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #3 Online: 20/08/14 - 09:47 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #4 Online: 20/08/14 - 11:16 »
Hi Ted

You are Welcome Mate .

That you are asking , is not something easy to do , take a look at that movie ,  in youtube and tell us if is something like that : 
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
that you are in need ?

If the answer is Yes , try to contact that person just to know the programs he used and all concerning about that movie (  mill strategy , Bit ballnose , etc etc )

Any way , maybe another mate can explain a little more ... just wait a little more...

Cheers


Portuga  (Portuguese)

Zé Vilhena



Tradução

"oi Ted

Você é bem-vindo companheiro.

Isso que você está perguntando, não é algo fácil de fazer, dar uma olhada no  filme, no youtube e nos dizer se é algo assim: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login [/ url] que você está precisando?

Se a resposta for sim, tente entrar em contato com essa pessoa apenas para conhecer os programas que ele usou e tudo a respeito sobre esse filme (estratégia de fresa, Bit ballnose, etc etc)

De qualquer forma, talvez um outro companheiro pode explicar um pouco mais ... é só esperar um pouco mais ...

Felicidades "

« Última modificação: 20/08/14 - 11:19 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #4 Online: 20/08/14 - 11:16 »

Offline Ripper

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #5 Online: 20/08/14 - 11:26 »
Portuga, eu acho que, o ele quer é um tutorial para tratar uma imagem em Depth Maps


« Última modificação: 20/08/14 - 11:42 por Ripper »
Meus honor est fides !

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #5 Online: 20/08/14 - 11:26 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #6 Online: 20/08/14 - 14:06 »
Parece que o colega está com dificuldade de transformar tons de cinza em relevo.
Seguindo o exemplo que envio em uma sequência de 3 imagens irá conseguir com facilidade. Depois de visualizar o relevo poderá colocar na altura que achar conveniente escalando o relevo seguindo a seta.
Também tem como melhorar o relevo usando a ferramenta de esculpir, mas isso vai da habilidade de cada pessoa. As indicações que envio foi feito no artcam 2008. O que digo é apenas uma forma de como eu executaria, é provável que existam outras maneiras.
Usando o tradutor do nosso amigo Google irá entender melhor.
Abs,
Carlos Silva.

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #6 Online: 20/08/14 - 14:06 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #7 Online: 20/08/14 - 16:22 »
Hi Ted

Me again , sorry but first time i do not understand exactly your Main question (Deep Maps) .

Take a look at that 2 Links :

By google search  : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login <--- Theres a lot of stuff



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

That appears to be a specific software to do someting similar to deep maps

PS : ripper you are right man , tanks .  Maquete : sim é um modo de fazer a partir de uma foto Greyscale, obrigado pela dica (ArtCam) , mas parece  que ele quer é gerar a imagem exactamente como a que colocou do guerreiro chinês...
Cheers

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 20/08/14 - 16:25 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #7 Online: 20/08/14 - 16:22 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Help If you Can
« Resposta #8 Online: 20/08/14 - 16:42 »
Olá meninos

Me parece que o que ele está querendo é gerar um depth map a partir de um modelo.
Neste caso o modelo teria que ser um baixo relevo, pois a partir de imagens o resultado quase sempre não fica legal.

Há algum tempo fiz um estudo sobre isto e baseado em um addon para o Blender desenvolvi uma versão gratuita para gerar os mapas de profundidade a partir de modelos 3D full. Este node faz a leitura de distancia focal e iluminação e gera um baixo relevo da cena em formato depth map.

Se tiverem interesse posso buscar os arquivos e postar aqui mais detalhadamente o processo.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #8 Online: 20/08/14 - 16:42 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #9 Online: 20/08/14 - 17:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá meninos

Me parece que o que ele está querendo é gerar um depth map a partir de um modelo.
Neste caso o modelo teria que ser um baixo relevo, pois a partir de imagens o resultado quase sempre não fica legal.

Há algum tempo fiz um estudo sobre isto e baseado em um addon para o Blender desenvolvi uma versão gratuita para gerar os mapas de profundidade a partir de modelos 3D full. Este node faz a leitura de distancia focal e iluminação e gera um baixo relevo da cena em formato depth map.

Se tiverem interesse posso buscar os arquivos e postar aqui mais detalhadamente o processo.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Caro Elton o nosso Velho Hippie

Se não for algo que lhe prejudique , partilhe então connosco essa área do conhecimento , será bem vinda essa matéria  ?_26

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #9 Online: 20/08/14 - 17:01 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Help If you Can
« Resposta #10 Online: 20/08/14 - 19:21 »
Olá meninos

Querido Vilhena, vou postar apenas uma imagem como introdução (uíí  ?_31) ao assunto, que acredite pode se estender e muito,  :lingua:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

É um print screen do estudo que fiz no Blender. Para facilitar o entendimento numerei as áreas de trabalho, que explico a seguir:

Área 1 -> Aqui se pode ver o modelo em 3d (um touro que modelei durante os estudos de modelagem orgânica). Apenas inseri ele na área de trabalho.

Área 2 -> Aqui posiciono a câmera para focar o modelo conforme o ângulo que quero gerar a renderização da cena.

Área 3 -> Esta é a parte importante do processo (pra não dizer o coração da coisa). Este é o modelo livre de composição de nós que consegui montar utilizando apenas os nós nativos. Esta composição é baseada nos algoritmos de captação que o menino Pildanovak apresentou há alguns anos para o Blender versão 2.49b. Como a partir da versão 5.x as bibliotecas foram todas alteradas, comecei a estudar cada nó individualmente para chegar neste arranjo.

Área 4 -> Aqui se pode ver o mapa de profundidade (depth map) gerado após a renderização e composição. Acho que é isto que o nosso amigo está buscando.

Área 5 -> Aqui já podemos ver o mapa aplicado com o modificador Displace sobre um plano (é basicamente o que o ArtCam faz ao gerar um relevo a partir de uma imagem).

Área 6 - > E aqui, só pra ilustrar melhor, mostrando a aplicação sobre o plano de outro angulo.

Bem, sei que a coisa toda parece meio complicada, mas te confesso.... Simples não é não,  :Garg:  :Garg:  :Garg:

Eu tenho utilizado esta composição para muitos trabalhos e tem me atendido muito bem, mas infelizmente não é o tipo de processo onde se pode fazer uma receita de bolo do tipo: Abre o programa, gera o mapa e pronto!  :anjo:

Mas me coloco a disposição, na medida do possível a todos que tiverem o interesse de esmiuçar o tema por aqui,  :ok:

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #10 Online: 20/08/14 - 19:21 »

Offline Acebull

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #11 Online: 21/08/14 - 04:14 »
G'Day All   And Thank you for your help But still not there I need it to be a Photo converted to a Depth map greyscale like the one I posted can that be done or not  :ok:

                                                                                   Thank you Ted

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #11 Online: 21/08/14 - 04:14 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #12 Online: 21/08/14 - 13:47 »
O amigo Acebull quer saber se é possível gerar map greyscale a partir de imagens?...
Sim...  é possível...
Neste link encontra-se dois programas que usei pra gerar as imagens que anexei num arquivo compactado...
Fica bom?..   Razoável... 
Dá pra usinar?... sim
Só importar a imagem pra dentro do ArtCAM, por exemplo e já dá pra fazer a usinagem.. ou até pode-se editar a imagem e melhorá-la..
Ideal?..  Não é..   mas o importante que funciona...
Tem um arquivo PDF que orienta o uso do programa, assim como alguns vídeos, mostrando sua utilização..
As imagens anexas foram geradas na versão 1.3.1...   a versão 2.07 não usei ainda mas deve fazer a mesma coisa, ou melhor...  só experimentando pra ver...   
Espero que ajude

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Abraços,

Edu Lopes
« Última modificação: 21/08/14 - 14:40 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #12 Online: 21/08/14 - 13:47 »

Offline Acebull

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #13 Online: 22/08/14 - 02:23 »
G'Day  All  And thank you Edu Lopes for your help that software will help but still not the right one So that means I am still looking for it and Help  :ok: :ok:

                                                                                             Thank you Ted  :brocoli: :brocoli:

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #13 Online: 22/08/14 - 02:23 »

Offline Acebull

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Help If you Can
« Resposta #14 Online: 24/08/14 - 09:24 »
G'Day All Thank you for your Help but it still looks like its back to searching the internet again  :irrit: :irrit: but thanks lots 
                                                                                                           Later Dudes Ted  :bleader: :bleader:

Clube CNC Brasil

Re:Help If you Can
« Resposta #14 Online: 24/08/14 - 09:24 »

 

SiteLock