Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Motor de Passo ! é assim mesmo ?  (Lida 1850 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Americana

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Motor de Passo ! é assim mesmo ?
« Online: 26/08/14 - 22:36 »
Olá Pessoal !
Apesar da idade, sou novo nessa area de CNCs e afins, mais nunca é tarde, não é mesmo ?

Estou com algumas duvidas e gostaria, se possivel de uma "aula" sobre o assunto.

Estou "didaticamente montando uma CNC"  só que agora que está tudo pronto, quando tento dar velocidade nos motores de passo percebo que os mesmos não atingem altas rotações o que já me ionformaram que dificilmente consiga algo acima de 250 RPM.

É isso mesmo ?

outra coisa, quando acelero o motor via comando manual da minha BOB, o mesmo vai até uma certa rotação, e depois para e apita como se estivesse girando internamente, só que o eixo não gira.

O que será ?

agradeço pela ajuda e informação.

abraços a todos...


Jeff

Clube CNC Brasil

Motor de Passo ! é assim mesmo ?
« Online: 26/08/14 - 22:36 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de Passo ! é assim mesmo ?
« Resposta #1 Online: 26/08/14 - 23:41 »
Meu amigo,

Apesar da idade, só que você não disse a idade... :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:

As informações estão corretar, motor de passo não é para altas rotações e sim para receber impulsos em número controlado e girar 1.8º (Em full) a cada impulso.

Quanto aos motores pararem e ficarem "estrebuchando" Também é devido ao motor ter atingido seu limite máximo e fica perdendo passo.

Como você é novo no ramo e está, ainda, fazendo a máquina, receba os parabéns por fazer os motores funcionarem, agora deixe os Driver"s e motores descansando e termine sua máquina. Aí sim, é chegada a hora de tirarmos todas as dúvidas que paira na sua cabecinha...
 :ok: :ok: :ok: :ok:

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Motor de Passo ! é assim mesmo ?
« Resposta #1 Online: 26/08/14 - 23:41 »

Offline Americana

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de Passo ! é assim mesmo ?
« Resposta #2 Online: 27/08/14 - 06:01 »
Ôôô Edson, obrigado....
Então, estou me ambientando ainda com o Club e o Fórum e já achei Tópicos interessantíssimos...
Agradeço novamente sua resposta, foi bem conclusiva.
Preciso me "apresentar" ao Club  e logo mais o farei.
Ah minha idade? 53 anos, sendo  que são 40 dedicados a Eletrônica o resto foi perca de tempo.  kkkkkkk!
Espero poder contribuir e compartilhar minha experiencia com todos.
Grande abraço. :ola:

Jeff
 

Clube CNC Brasil

Re:Motor de Passo ! é assim mesmo ?
« Resposta #2 Online: 27/08/14 - 06:01 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de Passo ! é assim mesmo ?
« Resposta #3 Online: 27/08/14 - 07:35 »
Bom dia!

Amigo mula disse tudo, o sistema eletrônico CNC com motores de passo possui uma interface de malha aberta e além disso é limitado, diferente de uma eletrônica com servos motores e servo drivers, diante disto tem que ter bastante cautela na configuração dos motores de passo para os mesmos ficar dentro de uma velocidade adequada na qual não perdera passo, uma dica se quer aumentar a velocidade é usar reduções com correia dentada, geralmente é o que uso, mas tem que cuidar pois assim como ganha velocidade você perde torque e vice versa, geralmente máquinas com fusos de esferas ficam mais lentas, porque o passo do fuso é no máximo 25 ( MÀXIMO) ou fuso trapezoidal que no máximo 10, então como a cada volta a máquina em si percorre um valor pequeno, e com conhecimento que a rotação do motor não pode ser muito alta, a máquina acaba ficando geralmente entre 2.000 mm/min, existe outros métodos de fabricação que também aumentam a velocidade da máquina mesmo com os motores de passo em baixa rotações, que no caso são o uso de cremalheiras, que dependendo a quantidade de dentes da engrenagem, resultam em um passo grande, exemplo 80mm, então imagina que a cada volta do motor a máquina vai dar um passo alto, mesmo em baixa rotação a máquina fica em uma velocidade de avanço considerável.

Espero ter ajudado..... ABraço.... :brocoli: :brocoli: :brocoli: e seja bem vindo, nunca é tarde para quem ta vivo....
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Motor de Passo ! é assim mesmo ?
« Resposta #3 Online: 27/08/14 - 07:35 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Motor de Passo ! é assim mesmo ?
« Resposta #4 Online: 27/08/14 - 12:09 »
É isso aí mesmo felipegaldino, é assim que funciona a coisa, lendo os tópicos do Fórum a gente chega a uma escolha satisfatória na escolha da movimentação. Lembrando sempre que trabalhamos com fresas muito fina e altíssima velocidade acaba quebrando as fresas e aumentando o prejú... :sarro: :sarro:

Jeff, puxa! 53 aninhos...Você é velho mesmo... Mas ainda o RECORD É MEU (68).... ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Abraços

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Motor de Passo ! é assim mesmo ?
« Resposta #4 Online: 27/08/14 - 12:09 »

 

SiteLock