Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Motor x Drive x Fonte  (Lida 3111 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Americana

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Motor x Drive x Fonte
« Online: 28/08/14 - 23:00 »
boa noite a todos...
Bom espero estar fazendo a coisa certa no lugar certo.
Nunca me adaptei bem com "torpedos", "messengers", WaiteZape", "Yogurte", "Faicebuk" etcs....  ?_1
Pra min, nada melhor que um bom papo bigode a bigode acompanhado de uma loira ( Bem Gelada )
Mais tá dificil né ?
Então faço minha pergunta, pra ver se eu compleendo um pouco mais esse negócio de motor de passo,.
No meu tempo, os motores eram de corrida, bastava aplicar uns 12 volts nos motorzinhos mura que meu carrinho de autorama voava baixo.....
Agora fico marcando passo, ops tentando dar um passo, ops querendo fazer a coisa andar - já que não dá pra correr...  :Garg:

Dai ficou uma duvida.
Como calcular  para o motor, o drive correto e a fonte correta para utilizar ?
os datasheets dos motores falam em tensoes baixas , coisa de 1 ou 2 volts os drivers falam em amperes e as fontes geralmente são altas.
Tá tudo meu complicado pra entender.
Será que alguem consegue generalizar a explicação ?

agradeço desde já. :ola:


Jeff

Clube CNC Brasil

Motor x Drive x Fonte
« Online: 28/08/14 - 23:00 »

Offline amauryac

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #1 Online: 04/04/17 - 20:21 »
Olá Americana. Estou com as mesmas dúvidas. Pelo forum, vi que niguem respondeu. Voce obteve respostas de alguma outra fonte?

Clube CNC Brasil

Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #1 Online: 04/04/17 - 20:21 »

Offline cassioed

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 352
  • Total Likes: +32/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #2 Online: 04/04/17 - 22:47 »
Amaury,
Se você não tem nenhum conhecimento, você terá que ler/estudar um pouco para entender.
Mas funciona mais ou menos assim:
- No datasheet do motor de passo, é informado a corrente e a tensão de trabalho. (Exemplo - 2.0A)
- No Driver normalmente tem jumpers para ajustar a corrente de acordo com o motor de passo. (Exemplo: driver 4.0A - com seleção de 0,4A, 1,0A, 1,5A, 2,0A,.......4,0A)
- A fonte irá alimentar o driver, que por sua vez, alimentará o motor. (A fonte deve ser dimensionada conforme seu projeto)
- Para controlar isto, irá utilizar uma placa controladora, ligada a um PC.
Isto é só um exemplo, mas dê uma boa lida em materiais sobre motor de passo que irá entender bastante coisa (pesquise sobre: ligação de motor de passo)
*Imagem como exemplo de uma ligação de motor/driver/placa.
"Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo o tamanho da minha ignorância."
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #2 Online: 04/04/17 - 22:47 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #3 Online: 05/04/17 - 08:39 »
Um pouco atrasado na resposta, só 3 anos, mas quem sabe ajude alguém, vamos la ...

Qualquer coisa que é elétrica possui dois parâmetros básicos p/ evitar sua queima, corrente e tensão, correto?

Se vc deseja que o "treco" funcione sem queimar vc vai precisar manter estes dois parâmetros no valor indicado pelo fabricante, tensão e corrente, mas sabemos que não dá p/ fazer isto, só podemos controlar um destes parâmetros e o outro terá que variar p/ mais ou p/ menos dependendo do esforço que o "treco" vai receber... Podemos sim manter estes dois parâmetros dentro de limites mas isto não está no escopo desta msg.
Então se vc aplica a tensão indicada pelo fabricante pouco te importa a corrente pois ela deverá estar dentro do valor indicado também (Isto pensando em valor ideal e condições ideias), o que poucos sabem é que isto também é valido p/ a corrente, ou seja, aplicando-se a corrente indicada a tensão também deverá estar dentro do parâmetro indicado.

Como assim?
Geralmente usamos a tensão pois o "treco" vem la escrito, 110volts e tascamos na tomada e zéfine, mas também podemos usar a corrente, digamos que o "treco" trabalha com 1 ampere então ligamos no 220 volts e controlamos através de um sistema de Loop ou PWM p/ que não permita que está corrente ultrapasse 1 ampere e dai pouco importa a tensão que será aplicada desde que o "treco receba sempre 1 ampere.

Qual a vantagem disto?
Em um motor, quando ele trava ou faz um esforço maior a corrente tende a ser maior também, estando vc controlando o mesmo por tensão então está corrente vai subir a níveis que poderá queimar o motor ou no mínimo vai aquecer muito pois a tensão se mantém fixa (desde que tenha capacidade de corrente suficiente em sua fonte). Controlando por corrente isto não ira acontecer pois a tensão vai diminuir p/ que a corrente permaneça dentro de seu limite.

Digamos que vc esteja controlando por tensão e que sua fonte tenha capacidade p/ apenas 1 ampere e o motor consome exatamente 1 ampere, então o que vai ocorrer se o motor fizer algum esforço maior?
Sua fonte não vai aguentar e portanto ela vai diminuir a tensão p/ que fique dentro da potencia que ela suporta, isto vai causar aquecimento na fonte ou até a sua queima.

E com motor, o que vai acontecer?
O motor vai perder torque mas não vai aquecer muito pois a fonte derrubou a tensão.

E controlando por corrente o que acontece?
Aparentemente será igual pois também caiu a tensão porem sua fonte não aqueceu e nem corre o risco de queimar.

Porque aparentemente?
Simplificando ... Porque em um indutor (caso dos motores) enquanto o campo magnético está se formando a corrente é alta, depois que se forma a corrente cai abaixo do valor indicado e neste instante o controle de corrente injeta uma tensão maior nas bobinas elevando está corrente p/ o nível indicado e isto proporciona um campo magnético mais forte e por consequência também um torque muito alem do que vc teria sem esta injeção de tensão.

É exatamente por isto que no motor vem escrito 2vcc 2amperes e usam uma fonte de 25vcc 2amperes, se vc ligar direto no motor sem driver vai frita-lo em segundos, mas com o driver tipo chopper ele vai controlar esta corrente p/ que ela não ultrapasse os 2 amperes nunca porem tem momentos que a tensão aplicada sobre o motor será de 25vcc o que aumenta o rendimento do motor um batalhão.... ahahaa ?_31
Veja, isto tudo ocorre em milésimos de segundos.

Ao contrario do que o colega diz ai acima temos muita informação sobre isto no clube de uma olhada em fontes, cálculos e etc ...

Podemos prolongar a conversa mas só se houver interesse ... ;)

Espero que não ajude ninguém .. ahahaa :Garg:
Abraços
Reinaldo
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #3 Online: 05/04/17 - 08:39 »

Offline cassioed

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 352
  • Total Likes: +32/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #4 Online: 05/04/17 - 13:20 »
Na verdade só respondi porque o AMAURY refez a pergunta ontem.
Agora vamos esperar pra ver se ele entendeu alguma coisa.
 :D
"Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo o tamanho da minha ignorância."
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #4 Online: 05/04/17 - 13:20 »

Offline amauryac

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #5 Online: 06/04/17 - 21:01 »
Obrigado Reinaldo, Cassio. Ajudou muito.
Mais dúvidas, o que significa drive chopper?
Outra: ví no forum alguém mencionando que tensões para motores
NEMA 17 = 12 v
NEMA 23 = 24 v
NEMA 34 = 36 v
Isso é correto?

Clube CNC Brasil

Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #5 Online: 06/04/17 - 21:01 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #6 Online: 07/04/17 - 10:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Obrigado Reinaldo, Cassio. Ajudou muito.
Mais dúvidas, o que significa drive chopper?
Outra: ví no forum alguém mencionando que tensões para motores
NEMA 17 = 12 v
NEMA 23 = 24 v
NEMA 34 = 36 v
Isso é correto?

Driver chopper faz exatamente o que descrevi, controla a corrente do motor por PWM.

Existem motores de varias tensões e sim pode estar correto porem quando for comprar prefira motores com valor de tensão baixas, tipo 2 vcc ou menos. Funcionam melhor com driver chopper e a fonte pode ser menos potente.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #6 Online: 07/04/17 - 10:39 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #7 Online: 07/04/17 - 10:42 »
Para calcular a fonte da uma olhada aqui: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #7 Online: 07/04/17 - 10:42 »

Offline amauryac

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #8 Online: 07/04/17 - 17:48 »
Senhores. Muito obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #8 Online: 07/04/17 - 17:48 »

Offline cassioed

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 352
  • Total Likes: +32/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #9 Online: 07/04/17 - 19:08 »
Se ajudamos... Dá um joinha... ?_26
Qualquer outra dúvida, que não encontre respostas, abra um novo tópico.
Pois alguém me negativou achando que eu estava respondendo um tópico antigo.  ?_26
"Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo o tamanho da minha ignorância."
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Motor x Drive x Fonte
« Resposta #9 Online: 07/04/17 - 19:08 »

 

SiteLock