Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Corte não bate com as medidas - O que pode ser?  (Lida 2879 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Gravcort

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 156
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Gravcort - Soluções a laser
  • Sexo: Masculino
Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Online: 04/09/14 - 07:39 »
Pessoal, bom dia,
Observei ontem que o corte não está batendo com as medidas do corel.
O meu software é o Lasercutengrave (eu exporto geralmente em DXF e no programa as medidas são as mesmas do corel) mas, quando a máquina chegou foi feita uma configuração nos pulse units pois o programa vem com default diferente da máquina. Essa configuração eu salvei (no e-mail, pen drive, print screen e no CD  :sarro:) pra não correr o risco de perder. A questão é a seguinte, sempre cortei e montei peças sem problemas.
De uns dias pra k tenho pegado muito serviço de corte de letras então não percebi a diferença no corte, mas ontem, peguei um serviço grande, pra montar uns cubos de acrílico, quando fiz o primeiro, ai percebi a diferença, no eixo de X ela está ficando 3 mm a menos e no eixo de Y 1 mm a menos. Entrei em contato com o suporte e de acordo as dicas que recebi tentei mexer nos pulse units, porém sem sucesso, não vi diferença alguma, lubrifiquei a máquina mas realmente não mudou. Eu percebi que quando a máquina está fazendo corte no eixo de Y ela começou a fazer um barulho que antes não fazia (logo mais vou fazer um vídeo pra mostrar o barulho). Uma espécie de ruído mais ou menos assim "UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU"  :sarro: e antes ela não fazia isso.
Essa diferença será que começou a dar porque? Já aconteceu com alguém, será algum problema com os motores de passo?

Um abraço a todos

Clube CNC Brasil

Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Online: 04/09/14 - 07:39 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #1 Online: 04/09/14 - 08:10 »
folga, desgaste ou tensionamento das correias, acho normal ajustar isso uma vez por mês, acontece tb  se ocorrer alguma anomalia (colisão, perda de passo ou etc..), no meu software tem um lugar que corto um quadrado 100x100mm e depois faço a medição e coloco no software e ele faz a correção automaticamente.

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #1 Online: 04/09/14 - 08:10 »

Offline Claudio Leal

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #2 Online: 04/09/14 - 09:39 »

Online paschoal

    Ouro
    *
    Mensagens: 504
    Sexo: Masculino
        Ver perfil
        E-mail
        Mensagem Pessoal (Online)

Como Calibrar as Réguas no Corel Draw para as Medidas Reais
« Online: 25/05/14 - 21:20 »

    Citar

Calibragem da Régua no CorelDraw é uma coisa pouco conhecida de muitos usuários, mas, útil em muitas de nossas criações. Saiba como calibrar a régua no seu Corel Draw em 7 passos!!!

Muitos de vocês já devem ter passado por esta situação em que o cliente quer saber se oque ele vê na tela está no tamanho REAL.

Nem sempre se pode garantir isso ao cliente, nem a si mesmo, a menos que você já tenha calibrado a sua RÉGUA DE MEDIDAS do Corel Draw.



Quando colocamos a visualização de tela em 100% (NÍVEL DE ZOOM), nem sempre estas medidas batem com as medidas reais.


Para que estas medidas sejam REAIS mesmo, você terá que calibras as réguas do Corel mas, isso nem todos sabem como fazer, nem tem a obrigação de nascer sabendo.


Como Calibrar a régua para atingir o tamanho REAL e configuras de forma rápida e fácil?

Vamos por parte:

 Você precisará de uma régua comum, transparente ou não para comparar as Distâncias Reais com as distâncias da sua tela (Monitor/tv)

Com o CorelDRAW aberto (Estou usando a versão X5) mas, a configuração é a mesma para versões anteriores como a X4, X3, 12, 11, 10, etc) e agora o CorelDraw X6.


Escala REAL - Veja Como posicionar a régua e obter a medida exata!


Clique em Calibrar réguas. Coloque uma régua (FÍSICA) sob a régua horizontal da tela no Ponto 0 "ZERO". 

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #2 Online: 04/09/14 - 09:39 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #3 Online: 04/09/14 - 10:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
folga, desgaste ou tensionamento das correias, acho normal ajustar isso uma vez por mês, acontece tb  se ocorrer alguma anomalia (colisão, perda de passo ou etc..), no meu software tem um lugar que corto um quadrado 100x100mm e depois faço a medição e coloco no software e ele faz a correção automaticamente.

Mas no meu software quando a peça não irá sair na medida do corte ele logo toca um alarme, acende as luzes, toca o Hino do Corinthians, para o transito na esquina da rua de casa e liga pro Marcao, avisando que ele é o culpado...
 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #3 Online: 04/09/14 - 10:30 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #4 Online: 04/09/14 - 10:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
e liga pro Marcao, avisando que ele é o culpado...
 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Deve ser por isso que o Marcão quase não fala (Ops, escreve) mais no fórum, não se pronuncia... Sempre leva a culpa de tudo...  :Garg: :Garg: :Garg:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #4 Online: 04/09/14 - 10:49 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #5 Online: 04/09/14 - 12:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Deve ser por isso que o Marcão quase não fala (Ops, escreve) mais no fórum, não se pronuncia... Sempre leva a culpa de tudo...  :Garg: :Garg: :Garg:

É, depois que ele foi promovido a "MODERADOR" ele só fica na "moita" anotando os nomes dos que falam dele. No fim do ano ele vai emitir uma lista de "BANIMENTO GERAL" .

 :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:

É melhor a gente se cuidar...

 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #5 Online: 04/09/14 - 12:28 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #6 Online: 04/09/14 - 13:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal, bom dia,
Observei ontem que o corte não está batendo com as medidas do corel.
O meu software é o Lasercutengrave (eu exporto geralmente em DXF e no programa as medidas são as mesmas do corel) mas, quando a máquina chegou foi feita uma configuração nos pulse units pois o programa vem com default diferente da máquina. Essa configuração eu salvei (no e-mail, pen drive, print screen e no CD  :sarro:) pra não correr o risco de perder. A questão é a seguinte, sempre cortei e montei peças sem problemas.
De uns dias pra k tenho pegado muito serviço de corte de letras então não percebi a diferença no corte, mas ontem, peguei um serviço grande, pra montar uns cubos de acrílico, quando fiz o primeiro, ai percebi a diferença, no eixo de X ela está ficando 3 mm a menos e no eixo de Y 1 mm a menos. Entrei em contato com o suporte e de acordo as dicas que recebi tentei mexer nos pulse units, porém sem sucesso, não vi diferença alguma, lubrifiquei a máquina mas realmente não mudou. Eu percebi que quando a máquina está fazendo corte no eixo de Y ela começou a fazer um barulho que antes não fazia (logo mais vou fazer um vídeo pra mostrar o barulho). Uma espécie de ruído mais ou menos assim "UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU"  :sarro: e antes ela não fazia isso.
Essa diferença será que começou a dar porque? Já aconteceu com alguém, será algum problema com os motores de passo?

Um abraço a todos
Gravcort, manda um print da tela onde configura os pulse units.
verifique se não é escala diferente entre os programas.
Faça um quadrado no programa da Laser, e meça para ver se está batendo as medidas. E descubra em qual eixo que não está batendo a medida. Se é Y (frete-trás) X (direita-esquerda)
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #6 Online: 04/09/14 - 13:11 »

Offline Gravcort

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 156
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Gravcort - Soluções a laser
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #7 Online: 04/09/14 - 14:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Gravcort, manda um print da tela onde configura os pulse units.
verifique se não é escala diferente entre os programas.
Faça um quadrado no programa da Laser, e meça para ver se está batendo as medidas. E descubra em qual eixo que não está batendo a medida. Se é Y (frete-trás) X (direita-esquerda)

Edvaldo, segue o print da tela do pulse units.

Essa config foi a que eu sempre usei e sempre deu certo, porém, em algum momento passou a não bater as medidas e eu só percebi ontem

Por hora eu to trabalhando compensando, até terminar esse serviço que to fazendo, até o fim do dia termino ele, depois vou tentar arrumar.
Na verdade a medida não está batendo nos dois eixos.

Por exemplo

Quero fazer um quadrado 10x10 cm (tanto importando do corel ou fazendo no programa) a medida fica igual.
Ae quando eu corto no eixo de X fica 9,7 e no eixo de Y fica 9,9. A peça fica 9,7 x 9,9 cm.
Já mexi no Pulse Units a morrer e até agora nada.
Como o cliente tem pressa eu compensei, por exemplo, se fosse fazer a mesma peça, no corel eu coloco 10,1 x 10,3 cm pra sair no tamanho que eu quero.

O que me chamou atenção foi um ruido que a máquina começou a fazer quando utilizo o motor de passo do eixo de Y na hora do corte. (Vou gravar o vídeo e mandar).

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #7 Online: 04/09/14 - 14:04 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #8 Online: 04/09/14 - 14:34 »
Se o corte não bate com as medidas... Despeça a costureira...  :sarro: :sarro: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #8 Online: 04/09/14 - 14:34 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #9 Online: 04/09/14 - 15:02 »
Tem duas formas. Se vc diz que o Y está proximo da medida. Pode copiar do Y as configurações.
Outra forma é clicar nesses 3 pontinhos na frente. Ele vai pedir o tamanho que vc mandou cortar, Ex. 100mm, depois ele vai pedir quando que mediu, (ex.95mm) apartir dai ele vai calcular sozinho.
Depois que vc alterou precisa salvar a DSP.
Eu costumo salvar e dar reset na maquina.
Depois ler novamente para ver se ela manteve as configurações.


Para fazer esses teste, quanto maior o quadro mais proximo das medidas vc consegue chegar.
Exemplo:
Faça um quadro de 1000x1000mm (pode ser como marcação) depois pegue uma trena em duas pessoas, e meça com muita atenção. Assim saberá exato a diferença.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #9 Online: 04/09/14 - 15:02 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #10 Online: 04/09/14 - 16:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tem duas formas. Se vc diz que o Y está proximo da medida. Pode copiar do Y as configurações.
Outra forma é clicar nesses 3 pontinhos na frente. Ele vai pedir o tamanho que vc mandou cortar, Ex. 100mm, depois ele vai pedir quando que mediu, (ex.95mm) apartir dai ele vai calcular sozinho.
Depois que vc alterou precisa salvar a DSP.
Eu costumo salvar e dar reset na maquina.
Depois ler novamente para ver se ela manteve as configurações.


Para fazer esses teste, quanto maior o quadro mais proximo das medidas vc consegue chegar.
Exemplo:
Faça um quadro de 1000x1000mm (pode ser como marcação) depois pegue uma trena em duas pessoas, e meça com muita atenção. Assim saberá exato a diferença.

isso mesmo! na minha faço ai nesse botão dos 3 pontinhos (o software é semelhante pelo visto), faça como o Edvaldo disse e dará certo.

vc colocar o mesmo valor de quando foi instalada não vai resolver nada, vai ficar sempre a mesma diferença.

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #10 Online: 04/09/14 - 16:16 »

Offline Gravcort

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 156
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Gravcort - Soluções a laser
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #11 Online: 17/09/14 - 16:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tem duas formas. Se vc diz que o Y está proximo da medida. Pode copiar do Y as configurações.
Outra forma é clicar nesses 3 pontinhos na frente. Ele vai pedir o tamanho que vc mandou cortar, Ex. 100mm, depois ele vai pedir quando que mediu, (ex.95mm) apartir dai ele vai calcular sozinho.
Depois que vc alterou precisa salvar a DSP.
Eu costumo salvar e dar reset na maquina.
Depois ler novamente para ver se ela manteve as configurações.


Vamos lá, tentar resolver esse problema
Edvaldo, estou mandando em anexo 2 prints que tirei da tela, quando cliquei nos pontinhos ele aparece isso ai (ver anexo), ele pede o MOVE e o NEED PULSE.

Fiz um teste e atualmente está assim:

Fiz um gabarito de:
5 x 5 cm / 10 x 10 cm / 118 x 38 cm
E depois de "riscar" ficou
4,8 x 4,8 cm / 9,8 x 9,8 cm / 117,4 x 37,7 cm

Pra tamanho maiores distorceu 6 mm e isso é muito pra fazer peças sob medida.

Eu deveria tentar compensar como?

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #11 Online: 17/09/14 - 16:31 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #12 Online: 17/09/14 - 17:10 »
qual tamanho e medida da máquina?

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #12 Online: 17/09/14 - 17:10 »

Offline Gravcort

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 156
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Gravcort - Soluções a laser
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #13 Online: 17/09/14 - 17:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
qual tamanho e medida da máquina?

Elá tem área de corte de 1,25 x 0,90 m

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #13 Online: 17/09/14 - 17:16 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #14 Online: 18/09/14 - 08:18 »
naquelas telas que vc postou, o local a se mexer é no MOVE, anote os números originais (para configurar depois se não funcionar),  vá aumentando ou diminuindo  para ver a alteração que causa no corte.

Clube CNC Brasil

Re:Corte não bate com as medidas - O que pode ser?
« Resposta #14 Online: 18/09/14 - 08:18 »

 

SiteLock