Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: ajuda - configurando motores  (Lida 1598 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline diegohenriquer

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
ajuda - configurando motores
« Online: 20/09/14 - 18:17 »
boa tarde galera, estou fazendo os primeiros testes com minha estrutura.  :bleader:
Estou lendo no manual do mach 3 mas esta um pouquinho complicado de entender como devo fazer a configuração dos motores.

Acho que meus motores vao ser um pouco fracos pro tamanha da minha estrutura . minha estrutura tem 95cm por 95cm e estou usando o motor 57BYG 059 . É um motor de 6kg de força , 4V por fase e 1.6A por fase .

Alguem por favor pode me dar algumas dicas de como faço os cálculos para saber quanto devo colocar de steps per , velocity e acceleration ?  ?_25 ?_25 ?_25 ?_25 ?_25

Outra duvida , estou usando a unidade mm's , quando estiver configurado e a maquina estiver no ponto 0 quando eu chegar com ela no final do curso ali no display do mach 3 vai marcar meus 950mm?

Clube CNC Brasil

ajuda - configurando motores
« Online: 20/09/14 - 18:17 »

Offline João Henrique

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:ajuda - configurando motores
« Resposta #1 Online: 21/09/14 - 04:44 »
Diego,
"steps per" é o número de passos de seu motor para deslocamento de 1 unidade de medida (1mm), isso vai depender de sua mecânica.
Para velocidade e avanço, o avanço fica em torno de 10% da velocidade. Comece com uma velocidade baixa (100mm/m) e vá subindo (de 100 em 100)  até os motores começarem a perder passo, então volte aproximadamente 20% deste valor.
Isto é apenas uma referência, após encontrar os valores faça ajustes finos.

Não entendi sua outra pergunta.

João Henrique

Clube CNC Brasil

Re:ajuda - configurando motores
« Resposta #1 Online: 21/09/14 - 04:44 »

Offline vander_z

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:ajuda - configurando motores
« Resposta #2 Online: 06/10/14 - 12:33 »
João, para que seja possível ajudar com a configuração é necessário saber principalmente os dados do fuso, do motor e que controladora está usando. Estes dois últimos é para saber sobre as configurações das frações de passos.

Por exemplo (serve para a minha configuração):
Uso um fuso de 5 mm por volta, ou seja, quando meu fuso dá uma volta completa (360 graus), a castanha se desloca 5 mm.
Meus motores precisam de 200 passos para dar uma volta completa, ou seja, ele "andam" 1.8 graus por cada passo do motor
No meu caso, o "Step per" (que é a quantidade de passos necessários para o eixo deslocar 1 mm) é 40, que é a divisão de 200 por 5. Como chegar nesse número: quando meu motor dá uma volta completa (200 passos) o meu fuso dá uma volta completa (é lógico) e desloca o eixo em 5 mm. Como eu quero saber quantos passos ele precisa para deslocar o eixo 1 milimetro, basta dividir 200 por 5.

Depois disso, podemos configurar para passos menores.

Clube CNC Brasil

Re:ajuda - configurando motores
« Resposta #2 Online: 06/10/14 - 12:33 »

Offline João Henrique

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:ajuda - configurando motores
« Resposta #3 Online: 06/10/14 - 21:28 »
Vander,
como escrevi acima depende da mecânica utilizada na CNC. Não sabemos se ele usa fuso, cremalheira, corrente ou correia e se tem redução ou não. É um pouco mais complexo que você pensou!

João

Clube CNC Brasil

Re:ajuda - configurando motores
« Resposta #3 Online: 06/10/14 - 21:28 »

 

SiteLock