Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]  (Lida 3738 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gravcort

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 156
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Gravcort - Soluções a laser
  • Sexo: Masculino
Galera, bom dia,
Estou interessado em ampliar o negócio e seguir pelo ramo de placas de aço em baixo relevo.
Já terceirizo com outras empresas esse tipo de placa, mas gostaria de produzi-las.
Alguém sabe dizer qual tipo de máquina devo comprar pra começar a fazer essas placas?

Clube CNC Brasil


Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #1 Online: 19/12/14 - 11:32 »
Amigo, pode ser uma router, porém ela tem que ser preparada com um Spindle de pelo menos 2 kv (número controverso, pois depende muito do que vc vai fazer). Dependendo do material e profundidade de corte, você tem que usar refrigeração, então a estrutura dela tem que estar preparada para isso. Existem muitos outros fatores, mas basicamente siga os seguintes princípios, Spindle com velocidade variável, uma máquina com uma estrutura que não vibre, ou a qualidade do seu produto vai ficar comprometida, e que possa estar preparada para refrigeração, caso seja inox e/ou similares.  Repito isso são alguns fatores apenas, tem muitos outros.

Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #1 Online: 19/12/14 - 11:32 »

Offline Gravcort

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 156
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Gravcort - Soluções a laser
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #2 Online: 19/12/14 - 11:35 »
Mas e por fotocorrosão, qual seria o equipamento necessário?

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #2 Online: 19/12/14 - 11:35 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #3 Online: 19/12/14 - 12:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mas e por fotocorrosão, qual seria o equipamento necessário?


fotocorrosão é meio que artesanal, as máquinas ajudam um pouco no processo, não é algo coloca a chapa na máquina e pega pronto do outro lado,
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 24/12/14 - 09:22 por Marcao »

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #3 Online: 19/12/14 - 12:36 »

Offline Alessandro Viola

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 165
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #4 Online: 19/12/14 - 12:49 »
Olá Ramon.

Há algum tempo eu fiz 2 placas de inox para um cliente e usei o método de corrosão com percloreto de ferro.

Consiste em fazer uma máscara da arte em vinil de recorte ou por serigrafia, depende da finesa do trabalho, e colocar num recipiente com o percloreto de ferro de preferencia aquecido para acelerar a corrosão.

No you tube e no santo google vai achar alguma coisa para esclarecer as idéias.

Abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #4 Online: 19/12/14 - 12:49 »

Offline Gravcort

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 156
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Gravcort - Soluções a laser
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #5 Online: 19/12/14 - 13:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
fotocorrosão é meio que artesanal, as máquinas ajudam um pouco no processo, não é algo coloca a chapa na máquina e pega pronto do outro lado, Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Eu cheguei até a entrar em contato com o vendedor dessa empresa, pelo investimento eu acho que vale a pena fazer nesse processo de corrosão. Mas eu tenho dúvidas sobre a pintura das placas e como cortar as placas também, uma vez que tenho laser e não corta aço.


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Ramon.
Há algum tempo eu fiz 2 placas de inox para um cliente e usei o método de corrosão com percloreto de ferro.
Consiste em fazer uma máscara da arte em vinil de recorte ou por serigrafia, depende da finesa do trabalho, e colocar num recipiente com o percloreto de ferro de preferencia aquecido para acelerar a corrosão.
No you tube e no santo google vai achar alguma coisa para esclarecer as idéias.

Abraço.

Agradeço pelo esclarecimento, pra fazer a pintura qual é o processo?
Pra ser mais específico, como retira o excesso de tinta que não fica na parte do baixo relevo?

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #5 Online: 19/12/14 - 13:59 »

Offline carlos koehler

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #6 Online: 19/12/14 - 14:00 »
 É isso aí amigo. Fotocorrosâo  - o mesmo processo de revelação de uma tela de silk screen você faz na chapa, daí faz o ataque químico nas áreas expostas com percloreto de ferro, no final remove a emulsão e se não for pintar,  está pronta. Também pode ser usado uma película fotossensível chamada de Dry film em vez de emulsionar a chapa.

 Trabalho bacana e bastante procurado, porém envolve manuseio de muito produto químico ( percloreto, dicromato contido na emulsão, acido crômico, soda caustica) tudo isso indo para o ralo, a não ser que você pague uma empresa para fazer o tratamento dos resíduos.  Importante - sua saúde vai para o ralo junto, se não tomar muito cuidado.
 
 Montei um equipamento desse somente para fazer plaquetas de identificação de troféus, porém apareciam muito serviços de placas de homenagem, sinalização etc. Não continuamos no ramo, pelos motivos citados acima .
 
 Se pretende fazer tudo de maneira bem profissional, tem empresas que vendem linhas de produção completas e acredito gaste uns 50.000,00

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #6 Online: 19/12/14 - 14:00 »

Offline Gravcort

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 156
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Gravcort - Soluções a laser
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #7 Online: 19/12/14 - 14:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
É isso aí amigo. Fotocorrosâo  - o mesmo processo de revelação de uma tela de silk screen você faz na chapa, daí faz o ataque químico nas áreas expostas com percloreto de ferro, no final remove a emulsão e se não for pintar,  está pronta. Também pode ser usado uma película fotossensível chamada de Dry film em vez de emulsionar a chapa.
Trabalho bacana e bastante procurado, porém envolve manuseio de muito produto químico ( percloreto, dicromato contido na emulsão, acido crômico, soda caustica) tudo isso indo para o ralo, a não ser que você pague uma empresa para fazer o tratamento dos resíduos.  Importante - sua saúde vai para o ralo junto, se não tomar muito cuidado.
Montei um equipamento desse somente para fazer plaquetas de identificação de troféus, porém apareciam muito serviços de placas de homenagem, sinalização etc. Não continuamos no ramo, pelos motivos citados acima .
 
Se pretende fazer tudo de maneira bem profissional, tem empresas que vendem linhas de produção completas e acredito gaste uns 50.000,00

Obrigado pelas informações, realmente ninguém toca nesse assunto sobre o risco a saúde. Eu penso em adquirir uma linha de produção completa, uma estrutura bem montada eu acho que diminuiria bastante esse risco a saúde, mas a questão é que eu não consegui encontrar muita informação na net, encontro muita gente que oferece o serviço, a placa já pronta, e eu tenho uma demanda, mas quero parar de terceirizar. Na minha região não somos favorecidos com Feiras e não tenho muito conhecimento com esse tipo de placa. Quem faz esconde o processo a 7 chaves.

Como disse no comentário anterior, até cheguei a entrar em contato com a empresa do vídeo do link acima, mas, não foi muito esclarecedor.

Você por acaso teria contato de algum outro fornecedor dessas máquinas?

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #7 Online: 19/12/14 - 14:10 »

Offline carlos koehler

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #8 Online: 19/12/14 - 14:34 »
 Por coincidência  um dias desses fizeram contato aqui na empresa oferecendo equipamento. Não conheço o processo deles, para opinar. O nome é Geraldo de BH - tel (31) 3848 5717  Cel - 87475596
 
 Tem a Harpia Tec ,  empresa grande em São Paulo também vende equipamentos profissionais. 

 Se fizer contato com eles, depois nos informe para saber como está o preço dos equipamentos.

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #8 Online: 19/12/14 - 14:34 »

Offline Gravcort

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 156
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Gravcort - Soluções a laser
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #9 Online: 19/12/14 - 15:56 »
Vou tentar contato aqui, assim que conseguir alguma coisa eu posto aqui

Obrigado pelas informações

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #9 Online: 19/12/14 - 15:56 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #10 Online: 19/12/14 - 17:44 »
a pintura depois de gravada a placa passa tinta serigráfica e raspa com aquela espatula de serigrafia, mais nada.

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #10 Online: 19/12/14 - 17:44 »

Offline Gravcort

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 156
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Gravcort - Soluções a laser
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #11 Online: 19/12/14 - 18:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
a pintura depois de gravada a placa passa tinta serigráfica e raspa com aquela espatula de serigrafia, mais nada.

Era outra curiosidade que eu tinha, mas ia deixar pra perguntar em um outro momento :D
Mas vc já tirou kkkkkk
Vlw meu brother

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #11 Online: 19/12/14 - 18:16 »

Offline Neimar Franco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +107/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #12 Online: 20/12/14 - 10:20 »
Bom dia, Caro colega.

A corrosão em aço inox é bem simples de se fazer, porém implica em alguns cuidados e despesas.

O primeiro passo é montar uma serigrafia e aprender a revelar telas com nylon ou poliester acima de 120 fios, pois precisará de qualidade para imprirmir a base a ser corroida. também terá que montar quadros (telas) de aluminio pois a tensão do nylon ou poliester é fundamental para uma boa revelaçao, por ser trabalhos que utilizam produtos quimicos não se esqueça de regularizar sua situação junto a SETESB para não ter problermas futuros e multas. Sómente jogue os produtos no esgoto após neutralizá-los quimicamente.

Para iniciar a corroão é só montar uma bancada com bandejas de plástico grosso para depositar o percloreto ferroso e demias produtos para corrosão. lembre-se a bandeja tem que ser maior que a placa a ser corroida, por isso, veja bem o maior tamanho que irá fazer este serviço. para acelerar a corrosão pode-se aquecer o percloreto au agitá-lo, dê preferencia para agité-lo pois quando aquece os vapores da evaporação da água irá corroer tudo que for de metal em sua empresa, faça isso em uma área longe de outras máquinas.

Quanto a pintura é feita com tinta epoxi e catalisador, onde se passa a tinta sobre a corrosão com um rodo serigráfico e o excesso é retirado com uma lixa bem fina (400 a 800) passada de forma linear (em uma unica direção) e nunca circular.
após feito todo trabalho passe verniz para dar acabamento.

também te aconselho comprar uma guilhotina para metal, pois as bordas da placa sempre deve ser refiladas ao final do processo.

Para montar tudo isso vc vasi gastar uma boa grana, só compensa se tiver muito serviço mesmo.

espero que tenha ajudado.

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #12 Online: 20/12/14 - 10:20 »

Offline Ilton

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 205
  • Total Likes: +1/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #13 Online: 23/12/14 - 21:04 »
Carlos, você deixou a fotocorrosão, seus troféus eram muito bons... usando Dry film você não usa nem acido crômico e nem dicromato... você chegou a usar Dry film?

email que recebi do Sr. Geraldo da Gravoinox de Minas Gerais...

equipamento e curso,
8.500 reais
att. Geraldo

Grande abraço - Ilton
« Última modificação: 23/12/14 - 21:08 por Ilton »

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #13 Online: 23/12/14 - 21:04 »

Offline carlos koehler

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #14 Online: 24/12/14 - 07:56 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Carlos, você deixou a fotocorrosão, seus troféus eram muito bons... usando Dry film você não usa nem acido crômico e nem dicromato... você chegou a usar Dry film?

email que recebi do Sr. Geraldo da Gravoinox de Minas Gerais...

equipamento e curso,
8.500 reais
att. Geraldo

Grande abraço - Ilton

 Fiz  apenas alguns testes com dry film e realmente pareceu bem melhor de se trabalhar, mas acabei parando antes de dominar bem o uso .  Um outro grande problema para mim também é comprar o percloreto, pois as transportadoras  estão pondo muita dificuldade para transportar químicos.

 O preço do Sr Geraldo parece razoável
 

Clube CNC Brasil

Re:Máquina pra fazer placa de aço em baixo relevo [Informação]
« Resposta #14 Online: 24/12/14 - 07:56 »

 

SiteLock