oreia89
Aluminio
UF: SP
País: Brasil
|
 |
« Responder #15 em: 22/06/11 - 02:21 » |
|
Uma coisa q eu percebi e que o motor do eixo X q nao esta funcionado direito nao fik apitando igual os outro, e ele tbm nao esquenta, parece ateh q o eixo X nao esta recebendo comando..
|
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Usuario Veterano
Peruibe / SP
|
 |
« Responder #16 em: 22/06/11 - 02:25 » |
|
Uma coisa q eu percebi e que o motor do eixo X q nao esta funcionado direito nao fik apitando igual os outro, e ele tbm nao esquenta, parece ateh q o eixo X nao esta recebendo comando..
Ai ja muda tudo, vc verificou se o ajuste de corrente deste motor esta correto ?
|
Abraços ! Reinaldo Cavalheri
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Usuario Veterano
Peruibe / SP
|
 |
« Responder #17 em: 22/06/11 - 02:54 » |
|
Qual tela do TCNC voce quer pois as configuracoes do eixo X,Y,Z estao exatamente iguais q que vc me passou..
Oreia, Veja, aquela tela que postei foi usada p/ testes e com drivers Apoena, não é uma configuração padrão que vai funcionar em qualquer maquina ou qualquer driver... vc pode e deve alterar os valores até encontrar o ponto certo de sua maquina ou seu driver ... Ok ?! Mas verifica a regulagem da corrente do eixo "X" que me parece estar errada ?!
|
|
|
|
oreia89
Aluminio
|
 |
« Responder #18 em: 23/06/11 - 19:43 » |
|
Mac
Refiz a medição do pino 15 do L297 e esta ok 0.2V, uma coisa q eu percebi e que quando eu ligo a 3AX na tomada desconectada do PC o motor Y e Z emitem um ruido e esquentam, mas o eixo X nao emite o ruido e nao esquenta, com isto axo q devo estar com algum problema com o eixo X físico na placa e nao mais de configuração de software, oque voce axa??
Um Abraço.
|
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Usuario Veterano
Peruibe / SP
|
 |
« Responder #19 em: 23/06/11 - 20:29 » |
|
Mac
Refiz a medição do pino 15 do L297 e esta ok 0.2V, uma coisa q eu percebi e que quando eu ligo a 3AX na tomada desconectada do PC o motor Y e Z emitem um ruido e esquentam, mas o eixo X nao emite o ruido e nao esquenta, com isto axo q devo estar com algum problema com o eixo X físico na placa e nao mais de configuração de software, oque voce axa??
Um Abraço.
Exactamente ... vc tem algum problema no driver do eixo "X" ... ele pode estar inibido, o motor pode estar sem o positivo da fonte ou queimou tudo ... eheheee
|
|
|
|
oreia89
Aluminio
|
 |
« Responder #20 em: 23/06/11 - 20:40 » |
|
Mac
Eu peguei o L297 e o 74LS09 de outro eixo e trasnsferi pro eixo X e ele continua nao funcionando, vc sabe algm tete q eu posso fazer pra saber oq esta acontecendo?? Oque seria eixo inibido?? como eu sei se ele esta com este problema?? Testei com o multimetro e esta chegando tensao nos 2 terminais do motores.. Tem como me ajudar com este problema??
Um abraco..
|
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Usuario Veterano
Peruibe / SP
|
 |
« Responder #21 em: 23/06/11 - 21:18 » |
|
Oreia,
Se vc girar o motor com a mão ele roda livre ?
Obs: estando ligado.
|
|
|
|
Pravato
Moderator
Usuario Veterano
Marau-RS/Louveira-SP
|
 |
« Responder #22 em: 23/06/11 - 22:23 » |
|
Teria que testar a saida do 74LS com uma sonda logica e ir seguindo esse sinal,isso ta parecendo problema de porta logica,do Fet e ate de trilha da placa,Oreia,essa 3Ax sua é modular ou tem os tres drives numa placa só?Posta uma foto boa dela,de ambos os lados pra gente ver e te ajudar melhor.
Abraços
|
Pravato Só não crio Juizo,porque não sei o que ele come...
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Usuario Veterano
Peruibe / SP
|
 |
« Responder #23 em: 23/06/11 - 23:30 » |
|
Tem como me ajudar com este problema??
Um abraco..
Edson, Fica um pouco dificil te ajudar se vc não der o reply rapidamente, eu junto um monte de pastas, docs, arquivos e etc ... p/ tentar encontrar alguma resposta p/ ti... se vc não me responde rapidamente eu perco tudo e depois p/ encontrar de novo é um parto ... Então dedique um tempo online maior p/ que cheguemos a uma solução mais rapidamente... 
|
|
|
|
oreia89
Aluminio
|
 |
« Responder #24 em: 24/06/11 - 00:43 » |
|
Teria que testar a saida do 74LS com uma sonda logica e ir seguindo esse sinal,isso ta parecendo problema de porta logica,do Fet e ate de trilha da placa,Oreia,essa 3Ax sua é modular ou tem os tres drives numa placa só?Posta uma foto boa dela,de ambos os lados pra gente ver e te ajudar melhor.
Abraços
Pravato As fotos estão na primeira pagina, minha placa e a CNC-3AX convencional..Caso vc axe as fotos muito ruins eu tiro outra e posto no tópico.. Abraço. Edson, Fica um pouco dificil te ajudar se vc não der o reply rapidamente, eu junto um monte de pastas, docs, arquivos e etc ... p/ tentar encontrar alguma resposta p/ ti... se vc não me responde rapidamente eu perco tudo e depois p/ encontrar de novo é um parto ... Então dedique um tempo online maior p/ que cheguemos a uma solução mais rapidamente...  Mac. Mil desculpas sai para jantar..Boum estou disponível a madrugada intera caso vc esteja disposto a me ajudar..Vou ficar on a madrugada.. Para ter certeza que nao era o motor eu testei num dos eixos que estava funcionando e ele rodou normal. Ligando o motor no eixo X com a placa ligada a rede ele roda normal como se estivesse desligado.. Um abraco.
|
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Usuario Veterano
Peruibe / SP
|
 |
« Responder #25 em: 24/06/11 - 00:57 » |
|
Certo, este motor então não fica preso como os outros, não faz chiado e esta recebendo a alimentação da fonte, correto ?
Eu gostaria que vc colocasse o positivo do meeter no comum do motor (LA e depois no LB) e o negativo, tambem do meeter, no GND (-) ... me reporte o que esta dando ?
Depois mantenha a ponta do meeter no LA e coloque a ponta negativa no resistor R27 depois no R28 (Nota: dos dois lados do resistor)... reporte me o vc leu ?
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Usuario Veterano
Peruibe / SP
|
 |
« Responder #26 em: 24/06/11 - 01:02 » |
|
Mede a alimentação do L297 do pino 2 ao 12 e vê se tem 5vcc ? Mede tambem a alimentação do 74LS09 nos pinos 7 e 14 e vê se tambem tem 5vcc ?
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Usuario Veterano
Peruibe / SP
|
 |
« Responder #27 em: 24/06/11 - 01:05 » |
|
Mede do GND aos pinos 3, 6, 11 e 8 do 74LS09 e me diz o que vc leu ?
|
|
|
|
oreia89
Aluminio
|
 |
« Responder #28 em: 24/06/11 - 01:21 » |
|
Mac
Eu gostaria que vc colocasse o positivo do meeter no comum do motor (LA e depois no LB) e o negativo, tambem do meeter, no GND (-) ... me reporte o que esta dando ? LA/GND=28.5V LB/GND=28.5V
Depois mantenha a ponta do meeter no LA e coloque a ponta negativa no resistor R27 depois no R28 (Nota: dos dois lados do resistor)... reporte me o vc leu ? LA/R27=28.3V LA/R28=28.3V
Mede a alimentação do L297 do pino 2 ao 12 e vê se tem 5vcc ? L297=4.5V com o L297 conectado a placa.
Mede tambem a alimentação do 74LS09 nos pinos 7 e 14 e vê se tambem tem 5vcc ? 74LS09=4.5V conetado a placa
Mede do GND aos pinos 3, 6, 11 e 8 do 74LS09 e me diz o que vc leu ? P3=0.3V P6=3.9V P11=0V P8=1V
|
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Usuario Veterano
Peruibe / SP