Obrigado, eu sei que photoacopladores tem de um lado um led e um phototransistor,
Se já sabia então porque perguntas

vou dar uma olhada no componente para ver se consigo identificar os terminais,
Sei que vc já sabia (

) mas vai ai os dados :
Quanto ao Mac_MC dizer que tanto faz qual sensor usar eu discordo pois os sensores que estou usando nao tem precisao nenhuma por exempl quando o sensor é acionado preciso dar 6 pulsos para o cursor ficar livre novamente e isso torna impreciso um controle fino.
Discordo Marcos_Florida !

Todos os sensores possuem um retardo entre ligado e desligado, uns mais, outros menos, mas sempre presente ...
Quando vc manda os eixos p/ posição home, ele vai se mover em direção a posição inicial até encontrar o sensor acionado, ai ira parar e zerar o eixo ... quando vc manda executar uma usinagem, ele vai se mover p/ a posição inicial de sua peça e só irá começar a incrementar a coordenada, do eixo em questão, quando o sensor for desligado ..
Resumindo: Via de regra o tempo de retardo dos sensores é constante, portanto sua usinagem irá iniciar sempre no mesmo local.
Dá até p/ compensar esta folga através do software.
E quanto ao software de controle estou desenvolvendo um em delphi para winxp, ja consigo controlar todo o processo quero trabalhar com varias ferramentas de corte e é necessario fazer os eixos sempre pararem numa posição inicial e qualque diferença em milimetros a maquina vai fazer o segundo corte em posição diferente da primeira.
Quando estiver pronto não esquece da gente !? ... rsrsrs

Estou procurando um fornecedor barato de eixos, fusos e castanhas , tem algum topico para compra de peças ? obrigado a todos
Não sei te responder