parana
Madeira
UF: São Paulo
País: Brasil
|
 |
« em: 06/01/12 - 11:03 » |
|
Ola pessoal do fórum! Por gentileza, estou precisando de uma ajuda com a minha CNC, ela esta perdendo passos, estou utilizado o turbocnc a placa de controle dos motores é 3ax, estou desconfiado dos fet´s que estou utilizando não encontrei os fet´s original na eletrônica que eu comprei ele falaro que este (SPM620 era igual ou IRF620), mas não encontrei o datasheet deste componente estou com duvida sobre eles. A fonte que estou utilizando é de 16v uma ponte retificadora de 25amp é três capacitores de 2200uf 50v. Os motores são astrosyn 23km-c051-07 para 9,9Kg. Dês de já agradeço pela atenção.
|
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Usuario Veterano
On-Line
UF: SP
Peruibe / SP
|
 |
« Responder #1 em: 06/01/12 - 19:15 » |
|
Parana,
Esquece os FETs não é isto ... motores de passo possuem uma frequencia de ressonancia que ao ser atingida gera este problema ...
Tenta inverter o sinal de Step na configuração do TCNC (de High p/ low, ou vice versa), tenta também trocar o TCNC pelo EMC2, é muito mais melhor de bom ... rsrsrs
|
Abraços ! Reinaldo Cavalheri
|
|
|
john
Ouro
On-Line
UF: GO
Pires do Rio - GO
|
 |
« Responder #2 em: 06/01/12 - 20:26 » |
|
O problema de perda de passo é de causas bem amplas: Drivers - configuração e alimentação ou problemáticos mesmo. Velocidade alta demais, desalinhamento de eixos ou fusos, eletricidade com oscilação, motores ressonando ou com deficiencia de corrente. Nesse caso é ir fazendo por eliminação. As perdas são em todos os eixos? num horário especifico? após quanto tempo de uso? abraço
E motores fracos para a tarefa.
|
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!
|
|
|
parana
Madeira
|
 |
« Responder #3 em: 06/01/12 - 22:19 » |
|
Ola! Já fiz alguns testes, mudei a configuração do turbocnc o step ( high p/ low), mas continua perdendo passo. A perda são em todos os eixos, em qualquer horário apresenta a perda, logo que ligo os motores eles gira um determinado tempo e apresenta o defeito, ambos os lado de giro do motor, com o tempo ligado vai ficando mais constante. as velocidades estão assim: ACCEL - 3500 START VEL - 500 BACK LASH - 0 SLOW JOG - 50 FAST JOG – 2500 JOG KEYS – NORMAL Obrigado
|
|
|
|
|
driner
Cobre
On-Line
UF: santa catarina
País: brasil
|
 |
« Responder #4 em: 07/01/12 - 00:31 » |
|
Parana seria interresante colocar detalhes da mecânica tipo de fuso, guias vereficar se os eixos estão livres etc.Esse tipo de motor que vc usa e são os mesmos que eu uso rodam bem na minha maquina dentro das limitaçaoes .
|
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!
|
|
|
parana
Madeira
|
 |
« Responder #5 em: 07/01/12 - 12:45 » |
|
Ola driner estou utilizado barra roscada de 16 mm passo 1.75. As guias são eixo retificado de 20 mm e rolamento linear, a estrutura foi construída em madeira, mesmo retirando os motores, deixando livres eles continuam perdendo passo. Abraço
|
|
|
|
|
driner
Cobre
On-Line
UF: santa catarina
País: brasil
|
 |
« Responder #6 em: 07/01/12 - 14:56 » |
|
Na minha maquina usava barra rosqueada de 10 mm velocidade 450 mm\m aceleração 300 mm\m no mach3 neste link tem versão demo ate 500 linhas http://www.machsupport.com/downloads.php vale a pena faser um teste.
|
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!
|
|
|
john
Ouro
On-Line
Pires do Rio - GO
|
 |
« Responder #7 em: 07/01/12 - 16:11 » |
|
.... mesmo retirando os motores, deixando livres eles continuam perdendo passo. Abraço
Vc agora afulinou a busca pela solução: Comunicação do pc com as controladoras, nas controladoras em si ou nos motores - menos provável. abraço
|
|
|
|
parana
Madeira
|
 |
« Responder #8 em: 09/01/12 - 09:48 » |
|
Ola John! Eu troquei o cabo de comunicação do PC com a placa controladora dos motores, deu uma grande melhora e também liguei o estabilizador na maquina. O próximo teste vou trocar o PC, pois ele é antigo foi comprado na loja de sucata só para rodar o turbocnc. obrigado pelas dicas. Abraço
|
|
|
|
|
CNCNow!
Bronze
On-Line
|
 |
« Responder #9 em: 09/01/12 - 10:30 » |
|
Eu troquei o cabo de comunicação do PC com a placa controladora dos motores, deu uma grande melhora ... Isto pode indicar algum prob com ruído ou interconexão inadequada dos "terras" do PC, fonte e drivers ... ... também liguei o estabilizador na maquina. Buzina de avião. Estabilizadores não são necessário, o chopper já é uma fonte de corrente constante (regulada). Considerando a qualidade dos "estabilizadores" disponíveis no nosso mercado pode ser um tiro no pé ... O próximo teste vou trocar o PC, pois ele é antigo foi comprado na loja de sucata só para rodar o turbocnc. Tenho rodado o TurboCNC em PCs MUITO antigos, tipo 486DX, sem qualquer prob. É esta uma das virtudes do TCNC ;-)
|
|
|
|
|
john
Ouro
On-Line
Pires do Rio - GO
|
 |
« Responder #10 em: 09/01/12 - 10:52 » |
|
... A perda são em todos os eixos, em qualquer horário apresenta a perda...,
Perguntei pq tive um caso em que a maquina funcionou perfeitamente na entrega, 6 passes na mesma figura e tudo ótimo. Dias depois o cliente ligou dizendo que a maquina errava o corte, fizemos a eliminação de todas as possibilidades e no final era a rede da oficina, que quando ligava aparelho de solda, policorte e tudo mais, interferia na eletronica da maquina. A entrega tinha sido feita depois das 18h (quando ele estava livre) e a oficina estava parada nessa hora.
|
|
|
|
CNCNow!
Bronze
On-Line
|
 |
« Responder #11 em: 09/01/12 - 10:54 » |
|
... quando ligava aparelho de solda, policorte e tudo mais, interferia na eletronica da maquina. Coisa bastante comum ... em casos assim a qualidade do cabo, a correta interconexão de blindagens e aterramento são primordiais ...
|
|
|
|
|
parana
Madeira
|
 |
« Responder #12 em: 11/01/12 - 08:15 » |
|
Ola pessoal do fórum! Obrigado pelas dicas, estava checando o cabo paralelo constatado que a malha do cabo não estava ligado com a placa. fiz a ligação da malha com o negativo da fonte da lógica .ficou uma beleza não esta mais perdendo passo.obrigado a todos pela dica.
|
|
|
|
|
john
Ouro
On-Line
Pires do Rio - GO
|
 |
« Responder #13 em: 11/01/12 - 10:25 » |
|
Ola pessoal do fórum! Obrigado pelas dicas, estava checando o cabo paralelo constatado que a malha do cabo não estava ligado com a placa. fiz a ligação da malha com o negativo da fonte da lógica .ficou uma beleza não esta mais perdendo passo.obrigado a todos pela dica.
Bom vc relatar a solução do seu problema. Peço que continue a participar do fórum. abraço
|
|
|
|
cieloCNC
Aluminio
|
 |
« Responder #14 em: 21/01/12 - 16:11 » |
|
estou com uma duvida..... fiz um quadrado no mach3 e coloquei uma caneta de escrever na máquina.... ela faz o quadrado perfeito... mas quando eu coloco uma tupia o quadrado vira retangulo... pode ser a potencia do motor? pode ser que quando ela faz esforço esteja perdendo passo...
|
|
|
|
|
|
|
|