Clube CNC Brasil
20/05/12 - 20:06 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Início   Ajuda Media Entrar Registre-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Circuito Motor de Passo  (Lida 248 vezes)
Cássio Mello
Madeira
*

UF: RS
País: Brasil

« em: 15/01/12 - 13:33 »

Bom dia!

Estou montando um driver para motor de passo bipolar de 4 fios. Inicialmente, estou utilizando um PIC16F877A, onde mudo o valor da sequência a cada pulso gerado no pino RB0 (interrupção INT).

Por enquanto, estou tentando validar o circuito no simulador Proteus e, para uma sequência Full-Step e pulsos de 1Hz, ficou consistente. Entretanto, quando mudo para uma sequência Half-Step ou Full-Step com acionamento de 2 bobinas por vez (maior torque e consumo), ocorre erros na simulação. Gostaria de saber se o meu circuito está correto:

http://imageshack.us/photo/my-images/38/steppermotorcontrol.png/

Desde já agradeço,

Att.
Cássio Mello
« Última modificação: 15/01/12 - 13:33 por Cássio Mello » Denunciar ao Moderador   Registado
CNCNow!
Bronze
*
On-Line On-Line

UF: SP

« Responder #1 em: 15/01/12 - 16:49 »

Cássio, se funfa corretamente com passo cheio o prob não é com o circuito, mas com a sequência de energização das fases.

Não sei se pretende usar na realidade as pontes H tal como estão no desenho, se for este o caso, repense ...
Denunciar ao Moderador   Registado
Cássio Mello
Madeira
*

« Responder #2 em: 15/01/12 - 18:50 »

A idéia inicial era essa, com a adição de diodos de proteção... Tem algum problema grave quanto às pontes H?
CNCNow!
Bronze
*
On-Line On-Line

UF: SP

« Responder #3 em: 15/01/12 - 18:57 »

Tem algum problema grave quanto às pontes H?

Sim, não há proteção contra shoot-through, o que quase certamente vai ocorrer ... além disto, há FETs canal P, que além de mais caros e difíceis de encontrar, exigem circuito de excitação na parte alta da ponte se a tensão de alimentação do motor for mais elevada que a da lógica, como é habitual. A excitação de gate sob baixa tensão ( 5V ) tb não é boa coisa ... prefira algo como um L298 ou similar e poupe algumas horas de sono ...
« Última modificação: 15/01/12 - 19:02 por CNCNow! » Denunciar ao Moderador   Registado
Cássio Mello
Madeira
*

« Responder #4 em: 15/01/12 - 19:26 »

No caso da alimentação do motor, diz no datasheet que é de 4V... Então não sei se poderei fugir muito disso... Poderia aumentar um pouco para diminuir o SkewTime, mas não muito para não superaquecer ou perder vida útil do motor...

Todo caso, se aumentasse, pensei em utilizar buffers para aumentar a tensão do circuito lógico e dar uma isolada entre o PIC e o Motor...

Sobre os FETs canal P, pensei em utilizar o IRF9540 que eu encontro aqui para venda... Embora não cheguei ainda a analisar mais detalhadamente as características de cada mosfet...
Todo caso o canal P ainda é mais lento que o canal N, e isso pode gerar um problema de DeadZone, principalmente... Mas utilizar um canal N ligado em VCC não iria passar um sinal fraco?

Minha idéia principal é aprender sobre esse tipo de circuito, então gostaria de fugir de soluções como o L298, e circuitos que fazem a sequência lógica já prontas...
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: