dini
Cobre
Indicados: 0
|
 |
« : Outubro 16, 2008, 10:26:19 » |
|
bom dia, estou tendo o mesmo problema do nosso amigo. Vamos por parte depois de resolvido o lance com a ponte ligamos os drivers configuramos a corrente ligamos um motor e com um notebook configurado p/ uma outra router conseguimos movimentar o dito, com o tcnc tanto no jog quanto digitando um valor p/ andar o led do passo acendia e quando parava de receber pulso apagava, tudo certo. Depois trocamos de notebook mais novo um pouco um pentium 133 com 32 de ram e com uma versão mais nova do tcnc entrei nesse site e seguindo a instrução habilitei o driver como estão as fotos resetei as portas salvei a config. quando entro no jog e mando um comando só dá uma chiadinha pára o led acende e já apaga não mexe e não recebe mais pulso a luz do led fica apagada só volta a acender quando tento mover p/ o outro lado ai repete chia não mexe o led acende mas não apaga fica aceso só apaga der comando p/ o outro lado. Q será? Leigo é du ca... Aceito opnião p/ trocar de progama? Qual e como
|
|
|
|
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Ouro
Indicados: 3
|
 |
« Responder #1 : Outubro 16, 2008, 10:43:52 » |
|
Dini,
De duas uma, ou o PC esta com a paralela ruim, ou o TCNC novo não esta mandando sinais p/ a paralela ...
O Led que fica aceso é o amarelo ? Este acende quando vai p/ a direita e apaga quando vai p/ a esquerda, ou vice versa ... isto é normal !
O Led verde, ao lado do amarelo, indica recebimento de passos, se estiver apagado é porque não esta chegando passos no driver ... ai só verificando a comunicação com o PC ...
|
|
|
|
|
|
|
|
dini
Cobre
|
 |
« Responder #2 : Outubro 16, 2008, 11:08:18 » |
|
mac é seguinte sem o cabo da paralela o motor fica ligado os led amarelo e verde ficam acesos. Quando conecto o cabo, q já trocado e não mudou nada, fica aceso só o verde, se movimento p/ a direita o motor dá uma chiadinha o verde apaga e o amarelo nada, não acende. quando movimento p/ a esquerda o motor chia acende o verde e o amarelo nada
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Alebe
Visitante
|
 |
« Responder #3 : Outubro 16, 2008, 12:23:35 » |
|
Tente modificar o sinal do dir no tcnc do eixo que tem problemas. Se estiver Alto (hi), mude mude para Baixo (Lo). Se estiver Baixo mude para Alto.
|
|
|
|
« Última modificação: Outubro 16, 2008, 12:25:11 por Alebe »
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Ouro
|
 |
« Responder #4 : Outubro 16, 2008, 01:56:53 » |
|
Dini,
Pelo que voce esta descrevendo, tenho fortes suspeitas de que a configuração dos pinos, no seu lap top, esta errada ... creio que vc tenha colocado o pino de DIR em STEP e o de STEP sabe Deus onde ?! .... eheheheee
Mas vê se é possivel colocar uma foto, screem, da tela de configuração dos pinos, aqui no forum, para que possamos dar uma "zoida" ....
|
|
|
|
|
|
|
|
dini
Cobre
|
 |
« Responder #5 : Outubro 16, 2008, 02:13:36 » |
|
na configuração do eixo pino passo 3 pino ativo hi - pino dir 2 + é Lo
|
|
|
|
|
|
|
|
dini
Cobre
|
 |
« Responder #6 : Outubro 16, 2008, 02:58:02 » |
|
mudei os pinos 2 com o 3 e agora ta indo mas ele fica meio bobo.Roda, quando inverto a direção ou para o comando ele dá uma vibrada no eixo como q querendo voltar o verde nada. quando esta movimentando os led d5 e d6 apagam e é normal o motor esquentar tanto vc não consegue segurar.
|
|
|
|
|
|
|
|
dini
Cobre
|
 |
« Responder #7 : Outubro 16, 2008, 03:23:41 » |
|
tava bambeando prq eu tinha reduzido tudo a aceleração vel. inicial etc to aumentando aos poucos e parou e o led verde tá acendendo bem fraquinho agora.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Alebe
Visitante
|
 |
« Responder #8 : Outubro 16, 2008, 03:28:59 » |
|
mudei os pinos 2 com o 3 e agora ta indo mas ele fica meio bobo. Isso. o correto é pino 2 passo e 3 dir quando inverto a direção ou para o comando ele dá uma vibrada no eixo como q querendo voltar... Agora, tente inverter o sinal do pino 3 para Hi. é normal o motor esquentar tanto vc não consegue segurar. É normal. Ele pode chegar ate 60/70 graus que ainda está no limite.
|
|
|
|
|
|
|
|
dini
Cobre
|
 |
« Responder #9 : Outubro 16, 2008, 04:13:46 » |
|
valeu mais uma vez rapaziada. A largura do pulso interfere em que. tem como manter a temperatura mais baixa. Minha corrente de trabalho está em 300 milivolts q é o correto p ele a corrente de redução está em 60. Ta correto
|
|
|
|
|
|
|
|
dini
Cobre
|
 |
« Responder #10 : Outubro 16, 2008, 04:53:08 » |
|
agora eu deixo as mesmas config. de pino p/ os demais eixos ou não, segue a sequencia 4 e 5, 6 e 7 .... e todos serão habilitados no 17?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Alebe
Visitante
|
 |
« Responder #11 : Outubro 16, 2008, 05:19:20 » |
|
A largura do pulso interfere em que. Tem a ver com a latência do pc e da controladora. Quanto menor o valor mais curto será o envio do sinal. Mas tem um limite. Pode-se tentar modificar até encontrar uma otimização para seu hardware. tem como manter a temperatura mais baixa. Com uso de cooler nos motores. Minha corrente de trabalho está em 300 milivolts q é o correto p ele a corrente de redução está em 60. Ta correto No manual do drive tem os parametros usuais. agora eu deixo as mesmas config. de pino p/ os demais eixos ou não, segue a sequencia 4 e 5, 6 e 7 ... e todos serão habilitados no 17 Isso.
|
|
|
|
« Última modificação: Outubro 16, 2008, 05:19:45 por Alebe »
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Ouro
|
 |
« Responder #12 : Outubro 16, 2008, 05:25:31 » |
|
Dini,
O Alebe ja respondeu, mas o motor pode atingir até 80° ...
Para configurar os pinos siga a tabela abaixo ...
|
|
|
|
|
|
|
acastro
Aluminio
|
 |
« Responder #13 : Agosto 30, 2009, 12:55:09 » |
|
me perdoe a interrupção para uma pergunta: eu nao tenho como medir a temperatura nos meus motores de 15 kilos da akiyama porem eles esquentam muito tambem,acredito que mais de 80 graus, mesmo trabalhando com baixas velocidades. os drives estao trabalhando frios. será que so um cooler resolve? tpo aquele que veio no kit basico? Dini,
O Alebe ja respondeu, mas o motor pode atingir até 80° ...
Para configurar os pinos siga a tabela abaixo ...
|
|
|
|
|
|
|
|
Mac_RC
Clube CNC Brasil
Administrador
Ouro
|
 |
« Responder #14 : Agosto 31, 2009, 12:02:21 » |
|
Acastro,
Em baixas velocidades é onde aquece mais ... o ideal seria medir esta temperatura, mas não acredito que esteja passando de 80° ?!
Um cooler vai dar uma boa melhorada nisto, outra providencia seria abaixar a tensão sobre o motor ...
Por exemplo: Se o motor for p/ 3 vcc não é necessário utilizar um tape maior do que o de 42 vca (no trafo) ...
É recomendado uma tensão máxima, sobre o motor, de 20 vezes o valor de etiqueta ...mais do que isto só vai gerar aquecimento e não rendimento ....
|
|
|
|
|
|
|
|
|