Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como descobrir as Fases do Motor de Passo 4 fios  (Lida 1887 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Gama

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Como descobrir as Fases do Motor de Passo 4 fios
« Online: 18/04/17 - 16:26 »
Boa tarde amigos, eu tenho uma duvida de como descobrir as fases de um motor de passo de 4 fios.

Sei como fazer para separar as fases usando um led ou um multímetro, mas até ai fico com 2 pares de fio...

Agora como descobrir qual das fases é a FASE 1 e qual é a FASE 2 ?
Descobrindo, como descobrir na Fase 1 quem é ( x1 e x2 )  e na Fase 2 quem é ( y1 e y2 )?


Grato pela atenção de todos...

Clube CNC Brasil

Como descobrir as Fases do Motor de Passo 4 fios
« Online: 18/04/17 - 16:26 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10835
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como descobrir as Fases do Motor de Passo 4 fios
« Resposta #1 Online: 18/04/17 - 18:53 »
Se vc já conseguiu descobrir as bobinas o resto não tem nenhuma necessidade de descobrir é só liga-lo e se ligar errado vai girar p/ o lado contrario dai é só inverter os fios de uma das bobinas.

Claro e evidente não esqueça do driver que deverá ser um driver p/ motor bipolar, ligue as bobinas em seus respectivos locais independentemente de qual fio é A1, A2, B1 ou B2 desde que as bobinas estejam no circuito correto.

Resumindo: Diga, tu é a fase A1 e tu que é mais feio é a fase B1 ... ahaaaaa :laugh:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como descobrir as Fases do Motor de Passo 4 fios
« Resposta #1 Online: 18/04/17 - 18:53 »

Offline Gama

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como descobrir as Fases do Motor de Passo 4 fios
« Resposta #2 Online: 18/04/17 - 20:48 »
Mac_RC, obrigado pela resposta...

Acredito que tenha alguma forma de encontrar as Fases sem ter que estar com alguma controladora ligada ao motor...

Comecei a minha CNC pelo meio do caminho, pelos motores de sucatas de impressora rs... E para complicar, aqueles motores que não se acha nada sobre eles, mas to aproveitando e fazendo tutoriais de minhas descobertas para que possa ajudar outras pessoas...

Tenho um vídeo no YouTube mostrando a construção de um testador de motor de passo 4 fios em corrente alternada não sei se interessaria aqui ao grupo e se sim onde eu poderia colocar?

Obrigado mais uma vez...

Clube CNC Brasil

Re:Como descobrir as Fases do Motor de Passo 4 fios
« Resposta #2 Online: 18/04/17 - 20:48 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como descobrir as Fases do Motor de Passo 4 fios
« Resposta #3 Online: 19/04/17 - 08:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac_RC, obrigado pela resposta...

Acredito que tenha alguma forma de encontrar as Fases sem ter que estar com alguma controladora ligada ao motor...

Comecei a minha CNC pelo meio do caminho, pelos motores de sucatas de impressora rs... E para complicar, aqueles motores que não se acha nada sobre eles, mas to aproveitando e fazendo tutoriais de minhas descobertas para que possa ajudar outras pessoas...

Tenho um vídeo no YouTube mostrando a construção de um testador de motor de passo 4 fios em corrente alternada não sei se interessaria aqui ao grupo e se sim onde eu poderia colocar?

Obrigado mais uma vez...


oi Gama muito interessante tem uma área só de motores aqui  ?_26
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como descobrir as Fases do Motor de Passo 4 fios
« Resposta #3 Online: 19/04/17 - 08:12 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10835
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como descobrir as Fases do Motor de Passo 4 fios
« Resposta #4 Online: 19/04/17 - 08:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac_RC, obrigado pela resposta...

Acredito que tenha alguma forma de encontrar as Fases sem ter que estar com alguma controladora ligada ao motor...

Comecei a minha CNC pelo meio do caminho, pelos motores de sucatas de impressora rs... E para complicar, aqueles motores que não se acha nada sobre eles, mas to aproveitando e fazendo tutoriais de minhas descobertas para que possa ajudar outras pessoas...

Tenho um vídeo no YouTube mostrando a construção de um testador de motor de passo 4 fios em corrente alternada não sei se interessaria aqui ao grupo e se sim onde eu poderia colocar?

Obrigado mais uma vez...

Tem sim, vendo o sentido dos enrolamentos ou pelas cores dos fios só digo que não ha nenhuma necessidade de saber isto mas cada um se diverte como gosta ...  :ahhh: :D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como descobrir as Fases do Motor de Passo 4 fios
« Resposta #4 Online: 19/04/17 - 08:40 »

 

SiteLock