Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Dúvida sobre aquisição de materiais - Alumínio  (Lida 1640 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline dvdsouza

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme o lado da bola azul em que você estiver agora...

Eu quero me aventurar a usinar um bloco para auxílio de zero para a CNC.  Pensei logo no alumínio com uma boa escolha para o material. 

Aí vieram dois problemas: comecei a pesquisar o assunto na internet e descobri que existem comercialmente várias ligas de alumínio com características diversas: não sei ainda qual a melhor para esse tipo de aplicação. A ideia é que seja um bloco para servir de padrão (já desenhei a peça), com faces retificadas e com dimensões o mais estáveis que dê para conseguir no sobe-e-desce de temperatura do Rio de Janeiro.

O segundo problema é o que está no assunto do tópico: onde adquirir uma quantidade reduzida de material?  Somando as (espero, evitáveis) "matadas" de peça, não precisarei muito: as maiores dimensões do bloco acabado seriam 100mm x 100mm x 25mm, embora esteja pensando em reduzir um pouco (75mm x 75mm x 25mm).
Alguém teria uma sugestão de onde conseguir blocos de alumínio em pouca quantidade e preços compatíveis?  Muitos dos fornecedores que encontrei lidam com quantidades mínimas que seriam exageradas para mim.

Abraços.
David

--
David de Souza

Clube CNC Brasil


Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sobre aquisição de materiais - Alumínio
« Resposta #1 Online: 26/05/17 - 17:50 »
Vixi David; estou antevendo o bafo que isto vai dar:
não creio que alumínio seja o melhor material para vc fabricar seu padrão.
Creio que melhor seria um bloco de mármore ou granito, para retifica-los provavelmente seria demorado, pois obter precisão para padrão deverá ser feito tipo a fabricação de espelhos de telescópios, ou seja lapidado na munheca.
Caso insista em alumínio é bem provável que encontre a matéria prima em ferro-velho.

É só um pitaco, viu gente, os bafos sejam calminhos e tranquilos....... ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45

Creocad
editei para fazer a perguntinha básica: Qual a precisão? Dê uma olhada no coeficiente de dilatação das ligas que encontrou e verifique se alguma atenderá sua precisão almejada, talvez dê para fazer até com madeira dura e tratada.
lembre-se que a dilatação da estrutura de sua máquina terá que ser levada em consideração senão pouco adiantará o padrão.
« Última modificação: 26/05/17 - 18:03 por creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sobre aquisição de materiais - Alumínio
« Resposta #1 Online: 26/05/17 - 17:50 »

Offline dvdsouza

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sobre aquisição de materiais - Alumínio
« Resposta #2 Online: 27/05/17 - 22:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vixi David; estou antevendo o bafo que isto vai dar:
não creio que alumínio seja o melhor material para vc fabricar seu padrão.


Olá!  Na verdade a ideia é que seja condutor para fazer o zero do eixo-z da ferramenta no material e também para encontrar as bordas em x e em y.  Essa ideia é totalmente inspirada no Triquetra Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login (depois vi ideias semelhantes em outros lugares).  O cara do Triquetra está lá ganhando o dinheirinho dele (pede de 60 a 75 dólares pelo kit, a depender da versão) mas é algo que dá para fazer por aqui mesmo, em tese, e ainda seria possível incrementar a coisa; daí desenhei o meu próprio bloco.


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
editei para fazer a perguntinha básica: Qual a precisão? Dê uma olhada no coeficiente de dilatação das ligas que encontrou e verifique se alguma atenderá sua precisão almejada, talvez dê para fazer até com madeira dura e tratada.
lembre-se que a dilatação da estrutura de sua máquina terá que ser levada em consideração senão pouco adiantará o padrão.


O que consegui compilar até agora é o seguinte. Posso estar cometendo algum erro e por isso se alguém entender de Física e/ou Metalurgia por favor me corrija.

Das ligas padronizadas, a 5052 (chamado "alumínio naval") é a que apresentaria o menor coeficiente de dilatação, em torno de 23 x 10^(-6) por grau (°C); na realidade não é tão melhor que as demais, que ficam em 24 x 10^(-6)/°C.    Aqui no Rio é possível observar em algumas épocas do ano variações de 14 graus em algumas horas; para o 5052 e um bloco de 25mm de altura isso poderia significar uma variação de 14°C x 25mm x 23 x 10^(-6)/°C = 0,00805mm.

De fato acho que superestimei o problema do coeficiente de dilatação e, sinceramente, não creio que nem mesmo essa variação - que seria uma espécie de máximo para o caso - faça uma grande diferença para mim.

De todo modo a liga 5052 seria, até onde consegui entender, a mais apropriada para a usinagem.

Continuei minhas pesquisas e acabei descobrindo no Mercado Livre um cidadão do Mato Grosso que faz reciclagem de latas de alumínio e produz blocos com a liga de acordo com o que o cliente pedir.  Ele pede R$300,00 (fora o frete) por um bloco de 45x100x300 (cerca de 3,6kg).  Achei caro mas, como diz o ditado, "se tem quem vende é porque tem quem compra".

Abraços.
David

--
David de Souza

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sobre aquisição de materiais - Alumínio
« Resposta #2 Online: 27/05/17 - 22:46 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sobre aquisição de materiais - Alumínio
« Resposta #3 Online: 28/05/17 - 06:41 »
Então faça o bloco em mdf mesmo e para contato use rasgos que serão preenchidos com solda branca depois lixado até nivelar na superficie e terá o seu bloco zerador de ferramenta.
Não vamos inventar a roda..... _45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sobre aquisição de materiais - Alumínio
« Resposta #3 Online: 28/05/17 - 06:41 »

Offline rvieira505

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sobre aquisição de materiais - Alumínio
« Resposta #4 Online: 18/05/18 - 10:39 »
Caro "DVDSOUZA", estou com questão parecida. Dado o tempo das suas postagens, acredito que já tenha resolvido seu dispositivo. Se ainda estiver valendo, também estou fazendo um idêntico em alumínio, que funciona muito bem em relação a contato e dilatação para este fim, além de ser fácil de usinar. Na minha cidade (Tatui, interior de SP) tem um comerciante de barras e perfis, acha-se pedaços de bloco extrudado a preço acessível ou até em ferro velho...mais barato ainda.
MINHA MAIOR dificuldade está sendo encontrar o software para gerar o script. O do cara da Triquetra custa 20 dólares!!!!!... vou usar uma vez na vida.
Por favor, se já resolveu, me informe como chegou no gerador de código G.
Abraços!

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sobre aquisição de materiais - Alumínio
« Resposta #4 Online: 18/05/18 - 10:39 »

 

SiteLock