Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Procurando ajuda para acertar minha CNC  (Lida 4411 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #15 Online: 06/07/17 - 14:05 »
Lendo e relendo o que vc vai escrevendo e postando nas fotos , mexeu na ACELERAÇÃO ou na Velocidade ( no Mach3 )  ?

Se foi na Aceleração deixe estar no valor onde deu menos ou nenhum erro , na velocidade vc pode variar para testar , na Aceleração quando está muito alta provoca "stalling" dos motores e se ouve um ruido agudo nesse momento de perda de passo.

Tentando perceber melhor os dados que vc vai colocando , nesta foto que estou retornando, onde estava a ir bem e perdeu passo ? Na parte A  ou na Parte B , vc consegue saber sobrepondo a peça boa em cima da peça com problema.

Sabendo qual o ponto que perdeu passo , vc consegue determinar qual o eixo que deu tamanho erro tao rapido na peça , basta lembrar como o MDF estava posicionado na mesa de corte.

Aproveitando a dica do Marcio (zoolander)  lembrando que vc falou que o eixo estava Já riscado , se está riscado algo já esta bem afectado , portanto atenção a esse pormenor , depois sim a fonte , lembra de eu falar que tinha de medir a fonte , pois os valores com e sem carga sao sempre os mesmos ?   vc pode testar  mandando usinar , mas sem fresa ou colocando o eixo Z bem acima e vendo se existe mudanças de voltagem durante essa usinagem, se for na real a fonte vai ser ainda mais puxada.

Outra coisa ainda , em que programa vc está gerando o G-code ? Artcam ? se sim quais os valores ad velocidade e aceleração que vc coloca na Fresa !?!?
« Última modificação: 06/07/17 - 14:12 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #15 Online: 06/07/17 - 14:05 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #16 Online: 06/07/17 - 14:10 »
Então Zoolander... isso é umas das coisas que penso em substituir, como vou comprar peças para um Laser, penso em comprar uma fonte de 36v ou mais e trocar essa pra ver se melhora algo... mas penso tb em usar drivers mais fortes como 7.2 ou algo assim.


Zé, tb não seria possivel que essa minha CNC sem o Isolamento da placa controladora ja não esteja estragando os drivers? pois PC eu tenho reserva e tanto um quanto outro tenho o mesmo defeito tb.

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #16 Online: 06/07/17 - 14:10 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #17 Online: 06/07/17 - 14:20 »
Zé, desculpe as vezes vou escrevendo e nem me toco que troco alguma coisa, onde escrevi aceleraçao realmente é velocidade....
vou editar isso, aceleraçao está em 230, e velocidade baixei para 2300 e antes era 3000.
Vou tentar descrever onde ocorre.
a maquina fez o corte do circulo interno tudo ok, ela começa essa peça na parte de baixo, corre no sentido horario. como é uma cabeça do mickey então ele segue no sentido  de fazer o rosto, e depois as orelhas, na segunda orelha ela começa bem e do nada puxa para esquerda e para cima... veja que fica uma diagonal para esquerda, e dai continua o corte porem com erro de posição a peça fica deformada afinando o lado direito da peça... acho que vou ter que fazer um video né....rs terrivel exemplificar assim

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #17 Online: 06/07/17 - 14:20 »

Offline zoolander

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 282
  • Total Likes: +6/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Oxiiiiiii
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #18 Online: 06/07/17 - 14:30 »
Não seria uma pequena folga no fuso com o motor, visto que esta acontecendo na hora que a maquina inverte a rotação, veja se os acoplamentos do fuso com o eixo do motor estão bem apertados.

Márcio

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #18 Online: 06/07/17 - 14:30 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #19 Online: 06/07/17 - 14:32 »
Zé, entendi sobre a fonte e vou fazer os testes. Bom seria alguma forma de descobrir a amperagem dela tb né?
Sobre os riscos.... pelo que deu pra entender é que o rolamento segue em fileiras sempre na mesma pista, então quando tirei o eixo eu tirei com a lixa a parte alta do risco, e assim rotacionoei na montagem o eixo numa forma que pegaria as esferas do rolamento em uma outra posição livre de riscos etc... essa parte ficou melhor que antes... pois rodando em cima dos riscos o eixo estava travando direto... e depois de lubrificado e montado em outra posição melhorou e muito essa parte do Y...  como ela erra em diagonal tá duro saber qual eixo erra.. , eu acho que são os 2 ao mesmo tempo... ou se for chutar o X apenas...  pois se o movimento por exemplo era fazer uma curva, e o Y está puxando normal, e o X da uma pequena parada ou diminui a velocidade por falha...  o que sei de informação real, é que esse erro se da em qualquer local da mesa, e sempre da mesma forma... as vezes até pego uma peça errada e comparo... ficam identicas. Se desenhar outra peça não importa... ela erra tb...
« Última modificação: 06/07/17 - 14:51 por alexgt »

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #19 Online: 06/07/17 - 14:32 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #20 Online: 06/07/17 - 14:36 »
Boa Marcio, vou checar isso agora, mas no fuso com a castanha eu ja tinha visto e não era... vou analisar isso :)

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #20 Online: 06/07/17 - 14:36 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #21 Online: 06/07/17 - 14:38 »
Já tive perda de passo tb com esse problema que o Marcio escreveu !!!

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #21 Online: 06/07/17 - 14:38 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #22 Online: 06/07/17 - 14:57 »
Uma coisa que me lembrei tb quando levei o fuso de esferas para manutenção para checarem se havia algo estranho nela, o tecnico me disse que fuso de esferas para essa aplicação com mais de 1 metro teria de ser num diametro maior... pois como era longo e fino poderia empenar ao estar com carga e causar algum travamento ou dificuldade de movimentação ,  devido a estrutura absurda e peso penso que ele poderia sim estar correto ?

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #22 Online: 06/07/17 - 14:57 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #23 Online: 07/07/17 - 14:32 »
estou procurando pra comprar agora uma placa controladora, ja que minha CNC não tem...rs
gostaria de colocar um botão de parada de emergencia, um joystick ( ou controle separado de comandos ), e se possivel adaptar aqueles auto-lever ando  sem visão boa pra ficar ajustando altura toda hora..rs
peguei pra revisar a maquina seguindo a dica importante do Zé, de rever tudo desde os primeiros problemas, ai seguindo isso quem sabe acho o problema da maquina, obrigado a todos!

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #23 Online: 07/07/17 - 14:32 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #24 Online: 07/07/17 - 16:17 »
Muito bem Alex

Se vc for paciente , acaba descobrindo , já apanhei falhas nos passos por folgas mecanicas , mesmo onde parecia que já tinha testado e estava bem , e já tive perda de passos , por excesso de velocidade kkk , nestes anos todos a coisa foi ficando completa e vasta no que toca a problemas de cnc ...  a(s) minha(s) .

Pois já montei umas 6 ou 7 , sempre desmontando e melhorando quando a grana ia permitindo kkk.

Quanto ao auto level , é coisa simples no hardware , é no software ( Mach3 )  que a coisa se faz , quando for fazer a sua   diga que eu dou as dicas .

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 07/07/17 - 16:19 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #24 Online: 07/07/17 - 16:17 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #25 Online: 07/07/17 - 16:39 »
Valeu Zé! Eu andei revendo emails que troquei com vendedor das primeiras reclamações e do que foi feito... e acho que tenho uma fonte boa de problemas, que na verdade mostra que houve erro de fabricação, e que foi dado uma paliativo ( ou gambiarra ) para poder funcionar...
Hj acabei mexendo nessa parte novamente e cortei algumas chapas sem problemas... porem vou esperar pra ver se não repete ai passo pra vc's o que ocorre com essa maquina e pq não vou poder mudar nada nela.

vi no ali esse controle Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

alguém ja usou? eu acredito que teria algumas funçoes na maquina interessantes, como botao de parada e movimentação por jog... achei interessante, só nao sei se a versão com fio ou sem fio seria viavel, sendo que custam o mesmo preço.

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #25 Online: 07/07/17 - 16:39 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #26 Online: 16/07/17 - 20:23 »
Zé Vilhena agradeço muito sua dica intuitiva e dos outros amigos tb!
até o momento minha CNC está bem melhor que antes.
Acabei desmontando boa parte dela procurando por folgas em algum dos eixos, conexão, fuso, castanha.... qualquer coisa que estivesse estranho na maquina.
Bom achei 2 problemas, um eu resolvi,,, o outro ficou com a mesma gambiarra pq não tenho como resolver por conta.

O que resolveu bem o problema daqueles cortes de perda de passos, foi ajustar na castanha doo eixo X aqueles parafusos Allen que ficam na castanha. estava com uma folga até grande, que só dava pra parceber depois de soltar a castanha do sistema do eixo. fui ajustando pouco a pouco de uma lado e outro até conseguir diminuir somente a folga. E isso foi o que resolver a perda dos passos.... até o momento tem cortado bem, embora esqueci de mencionar a vc's que meu uso da maquina é muito pouco.... uso cerca de 8 horas por semana no maximo.


Bom, a outra coisa peguei seguindo os emais trocados com vendendor,,,, então voltando atras , eu tinha um problema com eixo Y logo de começo... ele travava as vezes então logo desconfiei de que nao era algo que estava fazendo errado ao cortar.
Seria muito simples se ele mesmo tivesse me dado a garantia e viesse ver a maquina,... mas ficou me dando dicas disso e daquilo pra eu mesmo resolver..... Então entrei embaixo da maquina e notei que tinha caido um parafuso da castanha. Então recoloquei apertei... e... ai a coisa ficou feia...
soltei e reapertei de varias formas e nada... ficava travando o eixo Y. Estalava como se estivesse com areia dentro de um rolamento.
Então ele me pediu para tirar o fuso e levar para revisão.
Voltou da revisão montei e nada.... do mesmo jeito, se apertasse ele estalava... então pra maquina trabalhar tinha que ficar solto
Bom foram tempos e tempo tentando achar o problema com vendedor e nada.... um dia peguei um pedaço fino de plastico e usei para calçar a castanha para tentar mudar a posição dele e fui mudando e apertando a castanha até que achei uma posição que ao apertar a maquina ficou boa... eu podia movimentar o eixo Y sem estalar e sem travar.... porem foi resolvido com gambiarra.
O que me levou a acreditar que ele fez umas das coisas erradas, a estrutura estava errada, a furação dos mancais estavam erradas, ou o suporte do Y com a castanha está fora em alguma medida.... pode ter mais explicações....
Tentei até novamente mexer nessa parte mas não tenho como adivinhar mesmo de onde saiu erro, ja tentei apertar mancal mais pra cima, mais pra baixo... tentei de tudo e não tem como alinhar isso... agora coloco um pedaço de fita de borda para mdf e dá certinho a medida pela qual ela trabalha normal
Bom, foi só um relato pessoal, agora estou montando minha laser, espero conseguir fazer uma maquina boa e assim uso minha CNC desas forma mesmo pois como disse uso tão pouco que nem vale a pena ficar quebrando a cabeça com essa parte.

Obrigado a todos, a dica valeu e resolveu mesmo, até o momento estou feliz com resultados de apenas tirar uma folga pequena que melhorou muito o corte da maquina.


Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #26 Online: 16/07/17 - 20:23 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #27 Online: 16/07/17 - 20:46 »
Alex

Fiquei contente de ler que vc mesmo conseguiu melhorar a sua cnc , acabou por ter alguma vantagem ser vc a fazer , pois ficou conhecendo melhor a cnc e saber onde pode olhar para resolver algum problema menor que viesse a aparece , parabêns , agora é por essa energia positiva na construção da Laser.

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Procurando ajuda para acertar minha CNC
« Resposta #27 Online: 16/07/17 - 20:46 »

 

SiteLock