Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC  (Lida 2521 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Odacir

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +11/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Online: 13/07/17 - 16:03 »
Fiz a busca pelo nome do projeto e não achei nada, então acho que vale compartilhar aqui o projeto da minha máquina.

Minha router é um projeto que usa como material básicamente:
- Peças impressas
- Tubos / conduíte galvanizado com costura
- Parafusos e porcas travante
- Rolamentos 608
- Correia GT2
- Motores Nema 17
- Eletrônica baseada em Arduino / CNC Shield

Seria a receita pra não funcionar ou não prestar....rsrsrs

Vou ser breve, se o pessoal gostar, tiro tempo pra fazer uma postagem longa. Essa máquina me surpreendeu muito, pelo baixo custo e resultado da máquina. As peças foram muito bem projetadas. Já cortei MDF 6mm num passe só (é exagero, mas cortou bem, acho que tenho vídeo).

Seguem algumas fotos das peças e montagem.
« Última modificação: 13/07/17 - 16:04 por Odacir »

Clube CNC Brasil

Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Online: 13/07/17 - 16:03 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #1 Online: 13/07/17 - 17:12 »
Parabéns.
Se postar o vídeo leva um like... ?_45 ?_45 ?_45

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #1 Online: 13/07/17 - 17:12 »

Offline Odacir

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +11/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #2 Online: 13/07/17 - 18:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Parabéns.
Se postar o vídeo leva um like... ?_45 ?_45 ?_45

Creocad

Opa!

Obrigado Creocad!

Não seja por isso!!!!

Esse é cortando MDF 6mm..... nem reparem no suporte do spindle, é só um protótipo.....     :bebebe:

Já saiu algumas coisas bacanas (claro, depende do ponto de vista, um amigo meu já perguntou quando é que vou fazer alguma coisa de homem nela.....rsrs), a primeira leva foi de cortes de dinossauros pra uma exposição que vão fazer na escola da minha filha....hehehe

Segue o video! Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #2 Online: 13/07/17 - 18:44 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #3 Online: 13/07/17 - 19:10 »
Promessa é divida...então tome lá o like.

Mais uma vez parabéns, principalmente pelas sistema de união das peças, em plástico.

Só não entendi o fato de nas fotos mostrar uma dremel e no vídeo mostrar um spindle?   ?    ?    ?

Creocad
« Última modificação: 13/07/17 - 19:15 por creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #3 Online: 13/07/17 - 19:10 »

Offline Odacir

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +11/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #4 Online: 14/07/17 - 09:23 »
Oi creocad,

Obrigado!

Vamos as explicações sobre a dremel. Eu tinha comentado lá no começo sobre cortar MDF 6mm num passe, então mandei esse vídeo, mas não foi dos primeiros. contando mais um pouco da história.

Eu imprimi as peças pra ela em dezembro passado e começo do ano fiz a montagem (rolou um tempo pra isso acontecer, mas enfim).

De início minha ferramenta de corte era uma micro retífica da FORT de 180W que eu tinha já a muitos anos.

Tinha uma única fresa pra MDF de 2 cortes helicoidais de 3,175mm de diâmetro. Tentei cortar um dinossauro em MDF 3mm sabendo que iriam ficar frouxos os encaixes, mas só pra cortar.....rsrs

Com a micro-retífica, conseguia dar passes com essa fresa, na casa dos 2mm. Até que fui cortar uma casinha de bonecas pra ela, em MDF 6mm, com passe de 1,5mm e um pouco mais de velocidade. Eu não atentei pra borda estar um pouco esmagada e gerando mais altura. Quando a máquina foi fazer um corte nesta extremidade, a micro-retífica apanhou bastante. Reduzi o avanço no controle e ela recuperou a rotação (foram-se alguns segundos), já em seguida, por falha minha, uma das presilhas estava alta e colidiu com o eixo Z.... Pausei o corte, subi o Z e desliguei a micro retífica que estava super-aquecida (não me dei conta)..... Acabou danificando o induzido dela  ?_16

Nisso ficou no estaleiro parada um tempo. Faltava ferramenta, faltava tempo..... Até que chegou férias da faculdade e um amigo emprestou esse spindle de 350W. Estava de volta ao showwww...!!!!   ?_9

Comecei com ele a 24v e 6000RPM.... decepção, a micro retífica passava dos 30.000RPM e com fresa de maior diâmetro (agora estava com fresas raiadas de 1,2mm).
Consegui subir a tensão para os 48V (nas fotos da pra ver que tem algumas fontes ali..... isso rende mais um capítulo a parte aqui....rsrs) e 12000RPM no spindle.... Seria melhor pra cortar MDF com maior rotação, mas é o que tem pra hoje..... Tenho estado pensativo em comprar uma tupia (encontrar o modelo mais leve e qualquer coisa com 300W pra cima ta ótimo pra mim), mas não estou 100% convencido disso ainda.

Segue então um vídeo dela cortando aglomerado 15mm (ganhei um guarda-roupas do meu cunhado e transformei em uma escrivaninha pra minha filha brincar com massinha de modelar...), com a micro retífica (baixa velocidade, depois eu acelerei um pouco....rs). Até agora estou invicto em quebra de fresas. Gostaria manter isso então vou com cuidado.  ;pacienc:

Abraço!

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #4 Online: 14/07/17 - 09:23 »

Offline luisarcozelo

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #5 Online: 18/01/19 - 11:39 »
Olá meus parabéns , vc tem o firmware desse projeto pois eu também comecei a fazer mais minha maquina sinto que ela esta meio presa e o eixo z não obedece o comando do probe sempre para mais em cima não desce ate o ponto que foi estipulado pelo sistema ,  vc usa marlin ou grbl ,estou usando grbl  a minha maquina e com fuzo de 8mm do eixo z sera que e isso que esta fazendo a diferença fico no aguardo

Clube CNC Brasil

Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #5 Online: 18/01/19 - 11:39 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #6 Online: 19/01/19 - 06:54 »
Luiza; bom dia.
Dê uma olhada na data em que foi feita a postagem da ultima participação do Odacir neste tópico...creio que dificilmente ele irá responder......melhor enviar a ele uma MP.

Abraço; :ola: :ola: :ola: ;pacienc:
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Minha Router CNC de plástico - Projeto MPCNC
« Resposta #6 Online: 19/01/19 - 06:54 »

 

SiteLock