Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: calculos de passo e velocidade em cremalheiras  (Lida 11151 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Igor

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
calculos de passo e velocidade em cremalheiras
« Online: 18/09/11 - 13:53 »
Bom dia,

Estou construindo uma mesa de corte a plasma que precisa de uma velocidade máxima de 9000 mm/min. A transmissão será feita por uma cremalheira e uma redução por correias sincronizada. Gostaria de saber se meus cálculos estão corretos.

Estou usando cremalheria módulo 2 e Dp = 42,441mm, calculando o perímetro, ou seja, o trajeto por revolução do pinão temos:
42,441 * Pi = 133,33 mm. Agora calculando o valor de mm/passo do motor:  133,33 mm / 200 passos = 0,66 mm/ passo
Se eu usar uma redução de 5:1, temos 133,33 / (5 * 200) = 0,13 mm/passo.
O motor que estou usando tem eixo de14mm de diâmetro e velocidade de 2700 RPM, transformando em mm/min, temos 14 * Pi * 2700 = 118000mm/min, aplicando a redução 118000/5 = 23600 mm/min.

Esses cálculos estão corretos?

Clube CNC Brasil

calculos de passo e velocidade em cremalheiras
« Online: 18/09/11 - 13:53 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:calculos de passo e velocidade em cremalheiras
« Resposta #1 Online: 18/09/11 - 18:24 »
Igor,

Qual é o pinhão que está usando?

Creio que esta medida não seja métrica - pinhões métricos de módulo 2 tem medidas cheias de diam. primitivo... por exemplo, um pinhão de 21 dentes módulo 2 tem 42mm diam. primitivo.

De qualquer forma, vejamos:
supondo-se um pinhão de 21 dentes (42mm DP) ligado "diretamente" ao eixo motor (sem redução), e este sendo acionado em meio passo, teremos para cada volta completa dele um deslocamento linear de 131,94mm.

Isso quer dizer que teremos uma exatidão de 0.6597mm/passo (se acionado em  passo cheio), ou de 0.3298 se acionado em meio passo.
Fazendo o raciocínio contrário, para um deslocamento de 1mm serão necessários 3.031 passos se em meio passo ou 1.515 passos se em passo cheio...

Achei sua estimativa de velocidade um tanto elevada e fora da realidade prática, então para efeito de cálculos usaremos apenas 500 rpm no seu motor.

Como nosso perímetro da engrenagem é de 131,94mm, em 500 rpm teremos 65.973,6 mm/minuto, ou 66 metros/minuto... com certeza seu motor de passo jamais faria este acionamento ;)

Se colocar uma redução de 5:1, teremos 13,9 metros/minuto, bem mais do que os 9 metros almejados à princípio...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:calculos de passo e velocidade em cremalheiras
« Resposta #1 Online: 18/09/11 - 18:24 »

Offline Igor

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:calculos de passo e velocidade em cremalheiras
« Resposta #2 Online: 18/09/11 - 19:25 »
Boa noite Fgilii,

Segue a curva do motor que pretendo usar, você acha que não consigo os 9 mts?

Em relação a volta da exatidão 1 / 0,6597, não entendi muito bem. Se dividindo o perímetro pelos passos, tenho o deslocamento por passo, como na volta o número de passos pode ser diferente? 

Obrigado.

Igor

Clube CNC Brasil

Re:calculos de passo e velocidade em cremalheiras
« Resposta #2 Online: 18/09/11 - 19:25 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:calculos de passo e velocidade em cremalheiras
« Resposta #3 Online: 19/09/11 - 07:12 »
Igor,

Não sei se voce notou, mas o gráfico de desempenho mostra que foram usadas duas tensões de acionamento - 115V e 230V e provavelmente um drive capaz disso é claro...

Duvido que consiga algo perto disso a não ser que use o mesmo drive usado nos testes - sei que há um drive da marca RTA Italiana que trabalha com altas tensões porque tenho um - se voce tiver estes drives, Ok...

Eu creio que para a maioria dos casos reais, a faixa de utilização prática dos motores está nos 1000 rpm, alguns motyores mais ourtros menos, mas é uma média bem ponderada - note que para os cálculos que eu fiz, fui muito pessimista, mas sei que isso não vai fugir muito da realidade.

Eu apresentei um resultado referente à exatidão teórica por passo - um deslocamento por passo de 0,3298 mm se acionando o motor em meio passo - este valor é a resolução de sua máquina e serve para ajuste de alguns programas como o Turbocnc por exemplo

O inverso disso - saber qual seria o deslocamento por milimetro percorrido - seriam necessários 1,515 passos/mm - esta informação é útil para ajuste de alguns programas como o Mach3 por exemplo...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:calculos de passo e velocidade em cremalheiras
« Resposta #3 Online: 19/09/11 - 07:12 »

Offline bneto

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:calculos de passo e velocidade em cremalheiras
« Resposta #4 Online: 13/02/18 - 20:07 »
Olá Fábio!
Estou montando uma cnc com cremalheira se modulo 1.5, pião 25 dentes e redução 4:1 (72/18). Como calcular step/mm para configurar o mach? Agradeço desde já! Sucesso nos seus projetos!!! Fica com DEUS!!
Lidio


Clube CNC Brasil

Re:calculos de passo e velocidade em cremalheiras
« Resposta #4 Online: 13/02/18 - 20:07 »

 

SiteLock