Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problemas fresando PCI.  (Lida 8014 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Problemas fresando PCI.
« Online: 07/11/12 - 02:49 »
Boa noite senhores, antes de tudo gostaria de parabeniza-los pelo fórum, tanto pelo companheirismo entre os participantes, como pelo clima descontraído e paciente de todos, mesmo em casos onde “o cara não se toca” e acha que as pessoas tem obrigação de responder ou nem se da ao menos ao trabalho de pesquisar, vai ser longo esse poste, mas a voz na minha cabeça esta mandando externar tudo isso, por que na hora de criticar todo mundo aparece, mas para elogiar “salvo os beneficiados diretamente”, demora a aparecer um que não apenas veja mas sinta a dedicação e o companheirismo e o desapego negativo ao conhecimento e a experiência de vida, coisas que não se compram online nem off-line :) .

Já me apresentei em outro tópico sobre “tunando cnc” onde propus o desenvolvimento de um software free para auxiliar CNCs de pequeno porte.  Apenas um resumo, sou estudante de eng. de controle em Fortaleza-CE entusiasta, metido a inventor e curioso, já ate inventei uma mochila para beber cachaça e fui para no Domingão da Invenção um amigo, o tempo passa e o camarada tem que amadurecer e se torna um profissional serio e autossustentável heheh, agora lá vem o golpe depois do reforço positivo  hehe .

Comprei com o Janio uma pequena CNC com o intuito de fazer PCIs e engrenagens em poliacetal (dentes retos), além do material que o mesmo me enviou junto à mesma, utilizei os fóruns para entender a mecânica e eletrônica por traz do equipamento, admito que fiquei surpreso com o tamanho da comunidade CNC qualificada, pois um tabu é lançado no meio acadêmico. Aprendi bastante por aqui nesse ultimo mês que foi quando pude me dedicar ao assunto ZZZzzzz Vou ser mais direto heheh,  pretendo fazer PCIs, estou usando o Proteus ARES para gerar o layout, a partir do BMP gero os vetores pelo Artcam e assim o gcode para mach2 (obs 1 uso mach3). No mundo macroscópico não tive problemas, todavia quando comecei a treinar a fazer minhas PCIs descobri que na interpolação linear em ângulos de 45º a maquina faz um suave zig-zag como pode ser constatado na foto a seguir.
.
A estrutura da maquina parece robusto, segue os parâmetros mecânicos e eletrônicos da mesma.

1.   router cnc curso livre 400x150x50mm
2.   01pç base linear curso 400mm
3.   01pç base linear curso 150mm
4.   01pç base linear curso 50mm
5.   04pç pillow block 16mm
6.   04pç suporte eixo 16mm
7.   02pç eixo 16x500mm
8.   fonte 24v-5A (aquela fonte no formato industrial)
9.   03pç motores 1.8 NEMA23 de passo 19kilos (ligado como bi-polar em serie segundo o esquema elétrico enviado a mim)
10.   driver cnc3ax 3,5a-36v (No e-mail de compra o driver era especificado como sendo o cnc3ax, todavia pesquisando no forum e vi que se trata de um drive chinês baseado no TB6560, aquele que tem problema de aterramento, foto acopladores lentos etc... heheh)
11.   makita 3709 530watts

Os motores são acoplados diretamente ao fuso trapezoidal que é de 12mm passo 2mm se não me engano, a usinagem acima foi feita usando uma fresa vbit 30º 0.1mm, avanço horizontal 6mm/s, vertical 3mm/s, passo lateral 0.05mm, passo vertical 0.15mm. 


 

OBS 2: No momento a maquina esta sem aterramento (:/), rodando com o auxilio de um pc atom dual 1.6, exclusivo para a maquina. Rodando XP.

Duvidas, segundo a pesquisa no fórum, sempre vejo fontes de 10A 24v, a minha é de 24v 5ª :/ , estou usando micro passo de ½, 200 passos para 1mm. Já gerei gcode em outro software PCItoGcode e o mesmo problema ocorreu.

Segundo um breve estudo, pensei em aumentar minha fonte, ligando 3 fontes ATX em serie algum contra?

Esqueci algum detalhe? Hehehe

Obrigado pela atenção e agradeço quem teve tempo e paciência em ler hehehe. Alguma luz?

Amanha pela manha, vou por ela para fazer uns desenhos circulo, losango etc. e posto em seguida.

Clube CNC Brasil

Problemas fresando PCI.
« Online: 07/11/12 - 02:49 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #1 Online: 07/11/12 - 11:07 »
O mais próximo que achei do meu problema foi Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #1 Online: 07/11/12 - 11:07 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #2 Online: 07/11/12 - 14:33 »
Sei não meu camarada Rafael,mas creio que esse problema que voce relata está na exportação em BMP e depois em converter,tenta exportar direto do Ares em DXF pro Art ou o Art não importa em DXF?Faz um teste num pedaço de placa.O Proteus exporta em outros arquivos tambem,tenta aí,tenta uma em Drill(furação).
Depois conta pra gente.

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #2 Online: 07/11/12 - 14:33 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #3 Online: 07/11/12 - 17:03 »
Opa caro amigo obrigado pela atenção, bom acredito que não seja esse o problema, pois fiz dois quadrados com angulo de 45 graus e esparsados na distancia das trilhas dentro do próprio artcam. e o problema persiste :/ ja baixei rotação alternei o passo lateral entre .3 e 0.03 :/mais alguma dica ?

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #3 Online: 07/11/12 - 17:03 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #4 Online: 07/11/12 - 20:11 »
Obs no mesmo arquivo que sai tremida a reda a 45 graus, a furação sai perfeita. E a maquina volta direito para o Zero.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #4 Online: 07/11/12 - 20:11 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #5 Online: 07/11/12 - 21:57 »
caro Autonamus;
a primeira coisa que eu recomendo é você CONFIRMAR  os passos dos fusos.
Verifique se foram informados CORRETAMENTE na configuração; confirme se o passo é em milimetro ou é em polegada; pois vários passos em polegadas ficam próximos ao milimetro.

Por vezes a diferença é pequena demais e é desprezada. mas no cálculo para interpolação dá uma diferença sensível ( por exemplo rosca de 13 fios por polegada é facilmente confundida com 2mm de passo).

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #5 Online: 07/11/12 - 21:57 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #6 Online: 08/11/12 - 23:07 »
Desculpe a demora, estava pensando a respeito e fazendo algumas medições. Meu fuso aparentemente é um trapezoidal de 12mm com passo de 2mm. Conferi +ou- com paquímetro digital (chines hehe). Todavia fiz a configuração dos passos utilizando o mach3, na opção de calibração, configuro para o mesmo deslocar uma distancia x e faço a medida com um paquímetro para ele calcular o passo. Com isso descartaria essa possibilidade que citou?

Já utilizei micropasso de 1/2, 1/8, 1/16 e o problema persiste. Comprei um dimmer no mercadolivre para baixar a rotação para ver se reduzo a vibração para descartar isso, em todo caso vou fazer teste com lápis para ver se ocorre o mesmo problema. Grato pela atenção.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #6 Online: 08/11/12 - 23:07 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #7 Online: 09/11/12 - 21:48 »
Dimmer?Pra que?Não me diga que vai reduzir a velocidade da makita com ele,vai perder a força da coitada da makita.Fuso de 12mm trapezoidal com passo de 2mm?Ta estranho isso,mede o espaço entre um fio e outro,depois mede do inicio de um fio ao inicio do proximo fio de rosca pra vermos quanto que é.Tem uma fotinha no anexo aí,ve se duvida.
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #7 Online: 09/11/12 - 21:48 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #8 Online: 11/11/12 - 17:47 »
Boa tarde, desculpe a demora, mandei um email para o o rapaz que fez a maquina para saber qual o fuso, pois fiz uma verdadeira ginastica para tentar medir com o paquímetro mas devido a geometria do trapezoide não consegui medidas precisas, ficou em torno de 1.25 - 1.41mm entre um o inicio de um fio e outro é de 1.9-2. Assim que o rapaz responder o email eu repasso a configuração real.

Esse ontem foi meu aniversario, pedi de presente para que ninguém tirasse minha concentração da maquina hehehe, fiz algumas mudanças na mesma .

-apertei todos os parafusos da estrutura e dos motores
-fiz uma solda descente entre o driver e os motores tirando a fita isolante
-troquei a tabua de sacrifício.
-planifiquei a tabua com a própria fresa com passos curtos e demorados :/
-apertei os pés niveladores.
-preenchi o espaço vazio entre a makita e a basa da mesma para diminuir a amplitude das vibrações.
-Usei vários tipos de post, não consegui usar nenhum com Arcos pois sempre aparece uns círculos nos eixos do mach3 distorcendo o percurso da maquina é pq são versões demo?
-Fiz o teste com lapiseira e lapis com a makita desligada para descartar vibração.
-Tentei usar os passos de 13 fios por polegadas que da algo em torno de 204.7 como foi sugerido.
-diminui o avanço entre os teste

Não digo que não houve melhoras mas não esta bom o suficiente.

Segue foto dos últimos resultados.
 Olhando de mais perto pelas fotos, no ultimo teste onde sacrifiquei uma ferramenta no desespero notei algo mais reto sem a makita ligada só arranhando a superfície da placa.

E sobre diminuir a rotação perdendo o toque era só uma tentativa de localizar o problema, tendo em vista que não preciso de muito torque para fazer as trilhas, obrigado pela atenção.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #8 Online: 11/11/12 - 17:47 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #9 Online: 11/11/12 - 18:30 »
Tendi,voce pode medir dois fios e descontar a expessura de um deles,até o cara responder,mas acho que seu problema está aí nessa configuração dos passos do fuso,e as porcas dos fusos é de que material?Ta perecendo haver folga nisso.
Tem como voce tirar fotos dos fusos e das porcas pra gente ver?

Abraços
« Última modificação: 11/11/12 - 18:39 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #9 Online: 11/11/12 - 18:30 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #10 Online: 12/11/12 - 11:59 »
Bom o acesso é difícil mas tirei algumas fotos. Agradeço a atenção :)

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #10 Online: 12/11/12 - 11:59 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #11 Online: 13/11/12 - 23:29 »
Acho que é junta... Junta tudo e joga fora heehhe

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #11 Online: 13/11/12 - 23:29 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #12 Online: 14/11/12 - 09:43 »
Valeu pelo esforço Rafael,a regua ajuda pouco me conta uma coisa,que que é aquela peça com dois parafusos na terceira foto?É o sistema anti-folga?
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #12 Online: 14/11/12 - 09:43 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #13 Online: 14/11/12 - 12:11 »
Provato,

Dá uma analisada nas figuras que ele fresou.  Parece que estão na direção diagonais da máquina.
Há uma figura que dá para ver bem que parece estar perpendicular e fresou direitinho. Se realmente elas estiverem na diagonal, você não matou a xarada porque ele não respondeu sobre a "porca do Fuso" ele não entendeu que você perguntou sobre a CASTANHA que parece ser o pivô do problema.

Edson

 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #13 Online: 14/11/12 - 12:11 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #14 Online: 14/11/12 - 13:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom o acesso é difícil mas tirei algumas fotos. Agradeço a atenção :)

Ola amigo;
faça o seguinte: Abra o paquímetro com 1 polegada; encoste no fuso e conte quantos fios tem a rosca neste espaço; abra com 2 polegadas e conte os fios novamente no espaço. Se em todas duas situações coincidirem no inicio e no final, ou seja, sem dar passo quebrado, descobrirá que a rosca é em fios por polegada.
Confirme a porca (castanha) que o Pravato mencionou; pois creio estar aí também o problema.
Para confirmar se em fios por polegadas; vá abrindo o paquimetro em 1, 2, 3, 4, 5, polegadas e contando os fios, se der sempre numero redondo e multiplos fica detectada quantos fios. Aí é dividir 25,4 pelo número de fios e colocar o rsultado na configuração se estiver em milimitros.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #14 Online: 14/11/12 - 13:39 »

 

SiteLock