Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problemas fresando PCI.  (Lida 8115 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #15 Online: 14/11/12 - 13:54 »
Estive olhando mais detalhadamente as fotos e posso lhe garantir que a rosca é em fios por polegadas ( aparentemente 13 fios por polegadas ); então se a configuração estiver em milimetros coloque o passo como 1,9538461 ( 25,4 dividido por 13).
mas o problema pode ser também folga no eixo X ou no eixo Y. Verifique se os rolamentos não estão se deslocando ou o eixo frouxo nos rolamentos.

Abraços e boa sorte;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #15 Online: 14/11/12 - 13:54 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #16 Online: 15/11/12 - 22:16 »
Boa noite e obrigado pela atenção, e sombre a medida do fuso. O amigo Pravato havia levantado essa suspeita, ai fiz a configuração considerando 13 por polegada para 1/2 passos deu 204,7244 passos por mm... Ainda assim não havia notado diferença na usinagem, em todo caso aumentei os micropassos para 1/8 ficando 800/mm para a configuração que o montador da cnc passou segundo o email que recebi essa semana segue a baixo o email, mas seguindo a dica no amigo medi com o paquímetro e refiz o calculo com o novo passo dando 818,8976 e não tive resposta positiva segue foto. Seria isso mesmo? E sobre a castanha não consegui acesso, como o amigo Pravato perguntou acredito que seja para diminuir as folgas o acessório com dois parafusos que acabam tirando a visão da castanha.

Mas no caso achas que o montador da maquina se engana ao afirmar o passo?

Obrigado pela atenção.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #16 Online: 15/11/12 - 22:16 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #17 Online: 15/11/12 - 22:16 »
Resposta do fabricante da CNC quanto ao fuso.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #17 Online: 15/11/12 - 22:16 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #18 Online: 16/11/12 - 09:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Resposta do fabricante da CNC quanto ao fuso.


Bom; vc já conseguiu contato com o fabricante, que tem que ser a pessoa mais apta a lhe solucionar o problema.
Coloque o seu problema para ele, de forma clara e transparente; pois quanto á confirmação do passo da rosca vc não fez conforme recomendado.

Felicidades;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #18 Online: 16/11/12 - 09:04 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #19 Online: 16/11/12 - 12:35 »
Opa Creocard, agradeço a atenção, sobre o fabricante já passei o problema a ele. Solução do mesmo: trocar o fuso por esférico/ trocar o driver/ trocar a makita por um spindler ... Como ele me vendeu sabendo minha necessidade acabou não me transmitindo confiança quanto a isso. Pois já vi vários projetos homemade com qualidade satisfatória. Quanto a medida do paquímetro que sugeristes eu fiz como o script, marquei uma polegada e medi em varios cantos do fuso, todavia a maquina tem os acessos bem, difícil não consegui fazer de maneira satisfatória. Minha duvida era se realmente existia o fuso de 12mm de diâmetro e 2mm de passo como padrão de algum fabricante. Pois tenho minhas duvidas e como as medidas são próximas da do 13 fios por polegadas como disse antes, fiquei pensando da possibilidade dele esta enganado. Agradeço a atenção. Vou manipulando as variáveis qualquer coisa posto aqui abraço.

OBS: comecei a comprar peças e projetar um spindler  caseiro com motor brushless de aeromodelo, andei pesquisando e ja tem material suficiente nos foruns cnc e net para fazer um sistema mais silencioso e que vibre menos.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #19 Online: 16/11/12 - 12:35 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #20 Online: 16/11/12 - 14:47 »
Pelo tipo de soluções tomadas, esse tópico vai bater "Records"...

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #20 Online: 16/11/12 - 14:47 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #21 Online: 16/11/12 - 15:43 »
Não importa o tamanho do livro, contanto que tenha final feliz hehehe, fiz mais uma mudança que acredito ter melhorado um pouco, desempenei a base que sustenta a makita, estava com um empenadinho de uns 6 graus, agora ta batendo com o esquadro (não é o ideal mais menos mal) hehe Obrigado pela atenção. Mas lembrando que estudei muitas coisas nos foruns e aprendi muito com vocês, mas apenas em algumas semanas não é o suficiente para entender a complexidade desse tipo de tecnologia show, ou seja, mesmo seguindo os passos a cima tem grande chance de o problema ser BIOS. "Bicho ignorante operando o sistema"  ? _25 Mas uma coisa eu sei. Eu vou resolver isso e postar aqui dando os devidos créditos. Nunca havia participado ativamente de um fórum. Sempre pesquisava e achava pelo "google".  Mas o que descobri é que sempre tem uma maneira melhor de fazer algo. E sempre tem alguém que precisa de sua ajuda e que você também possa ajudar. Cliché? Obvio? Pois estou vendo agora. E estou gostando de não me sentir sozinho nesse mundo tecnológico hehe. Digo isso por que pelo menos no meu dia-a-dia não conheço quase ninguém que tenha prazer em entender e criar tecnologias. :)   

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #21 Online: 16/11/12 - 15:43 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #22 Online: 17/11/12 - 10:14 »
É sim Edson,aquele sistema antifolgas é que deve tar fazendo a cagada,não entendi o porque aquilo foi construido daquela forma,pois se tiver folga na porca e voce afrouxar a contra porca,ao apertar os parafusos a contra porca enforca o fuso,sem falar que a maquina é nova e ainda não tem folga...espero né.Pelas fresagens o que da pra notar é que tem fuso enforcado aí,talvez uma folga no conjunto do Z mas o esforço que os eixos estão fazendo ta visivel.Isso tudo ta parecendo folga nas buxas do eixo Y,ou esforço demasiado e as guias do Y muito proximas uma da outra.
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #22 Online: 17/11/12 - 10:14 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #23 Online: 17/11/12 - 10:31 »
Você configurou o Backlash ? Se sim tira.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #23 Online: 17/11/12 - 10:31 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Espero esta no canto certo para não levar carão.
« Resposta #24 Online: 17/11/12 - 10:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Opa Creocard, agradeço a atenção, sobre o fabricante já passei o problema a ele. Solução do mesmo: trocar o fuso por esférico/ trocar o driver/ trocar a makita por um spindler ... Como ele me vendeu sabendo minha necessidade acabou não me transmitindo confiança quanto a isso. Pois já vi vários projetos homemade com qualidade satisfatória. Quanto a medida do paquímetro que sugeristes eu fiz como o script, marquei uma polegada e medi em varios cantos do fuso, todavia a maquina tem os acessos bem, difícil não consegui fazer de maneira satisfatória. Minha duvida era se realmente existia o fuso de 12mm de diâmetro e 2mm de passo como padrão de algum fabricante. Pois tenho minhas duvidas e como as medidas são próximas da do 13 fios por polegadas como disse antes, fiquei pensando da possibilidade dele esta enganado. Agradeço a atenção. Vou manipulando as variáveis qualquer coisa posto aqui abraço.

OBS: comecei a comprar peças e projetar um spindler  caseiro com motor brushless de aeromodelo, andei pesquisando e ja tem material suficiente nos foruns cnc e net para fazer um sistema mais silencioso e que vibre menos.

Bela solução,encurtando,trocar a maquina...Mais um "fabricante" de cnc pra lista.Quanto ao passo dele coloque um lapis ou outra coisa bem fina e forte no spindle,deixe todo mundo desligado,faça uma marca no fuso,rode ele com a mão e conte as voltas que voce rodar,meça o percurso que o spidle andou,para cada volta é dois milimetros,se ele for de 2 mm,ou mais se ele tiver mais.Mais uma pergunta,do que é feita a estrutura de sua maquina?Nas fotos não da pra ver,ah,tira um bocado de fotos de toda ela e posta,bem detalhadas,assim quem sabe poderemos te ajudar melhor.
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Espero esta no canto certo para não levar carão.
« Resposta #24 Online: 17/11/12 - 10:40 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #25 Online: 17/11/12 - 10:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pelo tipo de soluções tomadas, esse tópico vai bater "Records"...

Edson



Vai... ;D ;D
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #25 Online: 17/11/12 - 10:46 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #26 Online: 18/11/12 - 00:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vai... ;D ;D

às vezes eu fico me perguntando: Como é que pessoas que não sabem coisas tão básicas de mecânica podem construir ou consertar essas fresadoras CNS's?

Medir rosca é tão básico quanto fazer uma medição de paquímetro...

E pensar que o fabricante recomendou trocar o fuso trapezoide por fuso de esfera, e os Driver's por outros melhores... Que #### de fabricante é esse... Se o cara comprar um Gol e apresentar defeito, o fabricante manda ele trocar o Gol por uma Ferrari...

E pra completar o cara vem com a ideia maluca de fazer um Spindle com motor Brushless!!!

Nesse mundo tem de tudo...

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #26 Online: 18/11/12 - 00:52 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #27 Online: 18/11/12 - 01:01 »
Bom, de hoje para amanha vou fazer o teste do lápis e fazer um book da "bandida" (acabei de apelidar minha cnc baseado na musica do neo pi neo
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
) .

Obrigado por renomear o tópico por um nome mais descente e intuitivo hehe.

Estou rindo para não chorar mais alguma coisa esta saindo. Apanhando com parâmetros, ferramentas, artcam/mach3 mas admito que nas ultimas semanas tenho tido progresso. A ultima placa de hoje.

Segue em anexo conf de back.... "aprendi hoje" o nome técnico hehe

E algumas fotos que ja tenho da CNC. A estrutura é em metalon.
 
Essas fotos eu já havia batido algumas já mandei outras estou mandando agora, estava organizando fios, "aterrando" "li um tópico bastante polemico então tentei varias configurações" amanha posto fotos mais especificas da mecânica. Valeu pessoal ate mas.

Ainda vou testar outro interpretador g, e depois tentar outro computador e SO.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #27 Online: 18/11/12 - 01:01 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #28 Online: 18/11/12 - 01:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
às vezes eu fico me perguntando: Como é que pessoas que não sabem coisas tão básicas de mecânica podem construir ou consertar essas fresadoras CNS's?

Medir rosca é tão básico quanto fazer uma medição de paquímetro...

E pensar que o fabricante recomendou trocar o fuso trapezoide por fuso de esfera, e os Driver's por outros melhores... Que #### de fabricante é esse... Se o cara comprar um Gol e apresentar defeito, o fabricante manda ele trocar o Gol por uma Ferrari...

E pra completar o cara vem com a ideia maluca de fazer um Spindle com motor Brushless!!!

Nesse mundo tem de tudo...

Edson



Opa hehehe , para eu não ser injusto segue email do fabricante quando apresentei o problema a ele. E quando perguntei sobre a maquina antes de comprar.

E sobre o spindler com motor brushless de aeromodelo foi ideia da minha cabeça, meu pai tem um modelo elétrico e como minha makita faz muito barulho pensei na possibilidade  e dei uma pesquisada e vi que para usinar pcis é viável.

Valeu :)

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #28 Online: 18/11/12 - 01:12 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #29 Online: 18/11/12 - 01:13 »
OBS as fotos estão dos emails mais novos para os mais velhos.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #29 Online: 18/11/12 - 01:13 »

 

SiteLock