Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problemas fresando PCI.  (Lida 3864 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1939
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #30 Online: 20/11/12 - 02:04 »
Rafael,voce ja percebeu que aqui ninguem gosta de sacanear ninguem,cnc é assunto serio,tenho até pena da mãe desse vendedor,a véinha deve andar com as oreia quente...Uma ultima pergunta,os mancais onde as guias cilindricas estão presas são feitos de que?Polimero plastico?

Edson,se o metalon que essa maquina foi fabricada tiver 2mm de expessura eu como um pedaço,Rafael,desculpa dizer isso,mas tu levou um chapéu da hora,essa maquina vai vibrar até parada,pode até parafusar ela nessa bancada que ela vai andar com a bancada nas costas,ela não tem estrutura nenhuma,vendo as fotos mais de perto se nota isso,e pelas respostas do vendedor nem adianta correr atras,agora é seguir o conselho da tia Marta Suplicy,relaxa e goza.Mas,como tudo tem um mas,para de gastar dinheiro nela por enquanto,esquece o motor de aero,esquece tudo,deixa eu falar com um amigo que tem uma fresa ferramenteira aqui,vamos ver uma forma de trocar essas peças pretas que pra mim são de plastico e esses metalons,pensaremos em algo mais rigido,pelo menos para fazer PCI de gente descente e para gente descente,eu sou ruim de PCI,mas na unha acho que sai melhor do que essa maquina anda fazendo,deixa eu achar ele amanhã,a noite ja te dou noticias.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #30 Online: 20/11/12 - 02:04 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #31 Online: 20/11/12 - 05:19 »
Opa amigo Pravato e demais companheiros obrigado novamente pela atenção. Mas tenho que admitir que algo meu chateou nesse momento. Acordei agora e vi o post do amigo. Corri com o paquímetro para tirar a medida do metalon :/ infelizmente não será agora que vou ver o que sempre duvidei que esse camarada fazia. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login :/

Mas falando serio hehe, realmente os mancais são de poliacetal... E o metalom algo em torno de 1.4mm :/ Pensei que a bixinha era rígida :/

Agradeço o companheirismo e preocupação. Admito que eu possuía um medo da mecânica em geral, me limitava a eletrônica e software, mas  depois que conheci os foruns, lendo e relendo os tópicos respondidos com experiencia e determinação pensei comigo mesmo. Se tivesse feito seguido esse caminho antes eu mesmo teria feito minha router ou me direcionaria melhor com vossas ajuda.

Não adianta chorar o leite derramado, vou trabalhar para deixar a "pequena bandida" no melhor que ela pode fazer, o dimmer chegou hoje, vou fazer o teste mesmo sacrificando o torque para ver se consigo diminuir a vibração da makita (o ideal seria eu usar uma BOAkita essa ta muito má com meus circuitos, desculpe deve ser o sono). Lembrando que posso esta cometendo algum/uns erros/gafes que possam estar influenciando negativamente a usinagem, por isso sempre estou eliminando as variáveis e descartando alguma possibilidades.  Ontem eu usinei a seguinte peça em mdf na fotos a seguir. Fiz tambem um pequeno video da mesma usinando para analise estrutural em : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ... E por ultimo os melhores resultados que consegui, gostaria de salientar que estou usando uma ferramenta vbit 30º 0.1mm, 30000 rpm. E profundidades variando entre 0.2 e 0.08mm, levando em conta que a espessura do cobre de minhas placas é em torno de 0.05mm. Mas acredito esta melhorando, pois esses cis são muito pequenos smd com distancia entre trilhas de 0.254mm.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #31 Online: 20/11/12 - 05:19 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1939
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #32 Online: 20/11/12 - 11:41 »
Rafael,expessura de cobre dessa bitola em placas não existe aqui e nem em outro lugar,veja uma tabela com as medidas padrão de fabricação de laminados de cobre para PCI,

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

tenta aí na sua maquina reduzir a profundidade da fresagem que está usando,de resto só tenho a dizer para irmos tentando acertar essa fresagem de sua maquina.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #32 Online: 20/11/12 - 11:41 »

Offline zoolander

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 283
  • Total Likes: +5/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Oxiiiiiii
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #33 Online: 20/11/12 - 20:45 »
 Você verificou se a ferramenta esta bem afiada?
Em alguns pontos da a impressão que ela arranca o material.
Talvez diminuindo mais um pouco a velocidade de avanço pode melhorar.
Tambem verificaria a forma como a tupia esta presa veja se quando usina elanão fica se movimentando.
Boa sorte
« Última modificação: 20/11/12 - 20:51 por zoolander »

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #33 Online: 20/11/12 - 20:45 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #34 Online: 21/11/12 - 00:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
E profundidades variando entre 0.2 e 0.08mm, levando em conta que a espessura do cobre de minhas placas é em torno de 0.05mm. Mas acredito esta melhorando, pois esses cis são muito pequenos smd com distancia entre trilhas de 0.254mm.

Quiz dizer que estava usinando com passo vertical entre 0.2mm e 0.08mm (200um e 80um), levando em conta exatamente uma tabela parecida com a que me disponibilizou. as placas vão de 17 a 70um = 0.017mm - 0.07mm, como não tenho certeza se a minhas placas que tenho aqui são de 35 ou 70 fiz esse range.

Quanto ao amigo zoolander que comentou sobre a ferramenta, são novas... "eram antes deu começar heheh" usei umas 9 diferente sem amolar ainda para excluir a possibilidade de ser amolação mal feita. Quanto ao avanço em relação a desbaste acredito que não seja o problema poisa ja usinei entre 120 e 600mm/m e aparentemente não é o problema. Essas ultimas fotos eu usinei no limite da espessura, zerando com um multímetro no beep. E como a placa de fenolite não é a mais rígida existem áreas onde o zero peça não é bem zero heheh, mas estou esperando chegar umas placas de fibra de vidro pra cegar algumas brocas e diminuir esses problemas, digo isso pois em retas as linhas são "perfeitas" tirando o operador hehe. Mas vamos la essa semana começo a rever as variáveis para evitar ficar bitolado e não ver as mesmas na hora. (estou esperando umas fresas de topo do ebay, não tenho muita habildiade com vcut. Valeu pessoa abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #34 Online: 21/11/12 - 00:40 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1939
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #35 Online: 21/11/12 - 10:06 »
Rafael,pode considerar suas placas com 17,4um(1 Oz),as de 2 Oz(35um)só vendem sob encomenda e o preço tambem é sob encomenda,mas noto que ja melhorou em muito a fresagem da plaquinha,até a furação melhorou,acho que encontramos um fio dessa meada,vamos indo.
Parabens,ta ficando bom.

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #35 Online: 21/11/12 - 10:06 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1530
  • Total Likes: +10/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #36 Online: 21/11/12 - 13:38 »
Provato,

Eu já havia postado anteriormente que quando a máquina fresa em linha reta usando somente um dos eixos o X ou Y a fresagem parece estar muito bem feita, mas quando a fresagem utiliza os dois eixos simultaneamente a coisa engrossa... Se fresar um quadrado o processo vai bem, mas se fresar um círculo ou losangolo a fresagem sai tremida. Pode ser folga no eixo Z causando muita trepidação.

Quando a máquina fresa utilizando o eixo X a tupia é espremida de encontro aos eixos Y (guia e fuso) e o eixo Z fica preso por esse motivo. Quando fresa utilizando o eixo Y o eixo Z fica preso pela rosca do próprio eixo Y. Mas quando fresa utilizando os dois eixos, o eixo Z fica tremendo...

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #36 Online: 21/11/12 - 13:38 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1939
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #37 Online: 21/11/12 - 17:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Provato,

Eu já havia postado anteriormente que quando a máquina fresa em linha reta usando somente um dos eixos o X ou Y a fresagem parece estar muito bem feita, mas quando a fresagem utiliza os dois eixos simultaneamente a coisa engrossa... Se fresar um quadrado o processo vai bem, mas se fresar um círculo ou losangolo a fresagem sai tremida. Pode ser folga no eixo Z causando muita trepidação.

Quando a máquina fresa utilizando o eixo X a tupia é espremida de encontro aos eixos Y (guia e fuso) e o eixo Z fica preso por esse motivo. Quando fresa utilizando o eixo Y o eixo Z fica preso pela rosca do próprio eixo Y. Mas quando fresa utilizando os dois eixos, o eixo Z fica tremendo...

Edson



Exatamente,essa folga é fato aí nesse eixo,mais a falta de estrutura só ajuda a piorar,é os mancais das guias cilindricas em polimero que fazem isso,não tem resistencia a torção,essa maquina é boa pra fazer gravação em vidro,se afundar a fresa ela torçe...

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #37 Online: 21/11/12 - 17:22 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #38 Online: 22/11/12 - 00:11 »
Senhores uma coisa é certa, tem melhorado bastante mesmo, juntando a experiencia e paciência dos senhores, com um pouco de determinação de minha parte acredito que vai dar certo mais cedo ou mais tarde. E me disponho a ajudar os companheiros futuros e presentes que estejam encontrando dificuldades pelas as quais estamos superando juntos aqui. A criação de circuitos com CIs em  encapsulamentos voltados para tecnologia PTH é bem mais simples do que os benditos SMD com espaçamento menores que os  SMDs tipo SOICs que já são bem menores que os PTH só para ter uma ideia comparativa segue esquema do mesmo componente mudando apenas o encapsulamento do mesmo (a casca) para quem não tem afinidade com componentes eletrônicos ter uma noção da precisão da usinagem e do ocorrido comigo. No mais amanha deve chegar algumas placas de fibra de vidro que acredito serem mais rigidas evitando desnível por flexão. E algumas fresas para eu quebrar. ;/ digo isso pq acho que alimento parte da família do Sr Walter pois enquanto as minhas fresas não chegam do ebay, vou comprando com ele e no ML :/ so hoje foram 3... Duas de 1.2mm e uma de 1mm (praticando em chapa de alumínio) hehehe mas isso é outra coisa. abraço e volto a postar novos resultados.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #38 Online: 22/11/12 - 00:11 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #39 Online: 22/11/12 - 00:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Provato,

Eu já havia postado anteriormente que quando a máquina fresa em linha reta usando somente um dos eixos o X ou Y a fresagem parece estar muito bem feita, mas quando a fresagem utiliza os dois eixos simultaneamente a coisa engrossa... Se fresar um quadrado o processo vai bem, mas se fresar um círculo ou losangolo a fresagem sai tremida. Pode ser folga no eixo Z causando muita trepidação.

Quando a máquina fresa utilizando o eixo X a tupia é espremida de encontro aos eixos Y (guia e fuso) e o eixo Z fica preso por esse motivo. Quando fresa utilizando o eixo Y o eixo Z fica preso pela rosca do próprio eixo Y. Mas quando fresa utilizando os dois eixos, o eixo Z fica tremendo...

Edson



Realmente o amigo Pravato havia suspeitado dessa possibilidade, mas como não tenho experiencia nesse assunto não consegui ver as mesmas variáveis claras para o mesmo. Mas agora consigo "ver" a física da geração do erro. Grato pelo conhecimento++ . Te mais.

Aproveitando o click do enviar que vou dar, alguém poderia me dizer o nome técnico da quela saia que algumas cncs usam na "tupia" para evitar que o cavaco espalhe? Pensei em fazer uma de borracha tipo de tapete de carro alguma ideia? Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #39 Online: 22/11/12 - 00:19 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1939
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #40 Online: 23/11/12 - 15:21 »
SAIOTA HAVAIANA,é isso? ;D,desculpe,não resisti,o nome daquilo eu não sei,mas se voce ver esse belo trabalho do amigo Palmeirense sumido Marcão,com certeza voce vai encontrar ele aqui,nas postagens do amigo Zé sobre o ciclone dele tambem tem algumas ideias muito boas a respeito.

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #40 Online: 23/11/12 - 15:21 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #41 Online: 23/11/12 - 19:52 »
Hehehe já batizamos o nome da que eu vou fazer, saia a la havaiana pra CNC.  Eu ja andei dando uma olhada sobre o assunto e ate conheci o tal de ciclone, mas é muito grande hehe. Estou bolando um dispositivo interessante aqui. Em breve posto. Abraço valeu.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #41 Online: 23/11/12 - 19:52 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #42 Online: 09/01/13 - 16:41 »
Opa so para constar que ainda estou na luta heheh melhoras mas nada como deveria ainda depois posto fotos, e sobre o Ciclone não é bem isso que eu queria, me refiro a uma pequena "saia" que fica contornando a "tupi", para evitar que os cavacos saltem para longe, e para poderem ser aspirados mais fácil. Obrigado pela atenção . Até breve.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #42 Online: 09/01/13 - 16:41 »

Offline berdiante

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #43 Online: 06/12/17 - 21:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite senhores, antes de tudo gostaria de parabeniza-los pelo fórum, tanto pelo companheirismo entre os participantes, como pelo clima descontraído e paciente de todos, mesmo em casos onde “o cara não se toca” e acha que as pessoas tem obrigação de responder ou nem se da ao menos ao trabalho de pesquisar, vai ser longo esse poste, mas a voz na minha cabeça esta mandando externar tudo isso, por que na hora de criticar todo mundo aparece, mas para elogiar “salvo os beneficiados diretamente”, demora a aparecer um que não apenas veja mas sinta a dedicação e o companheirismo e o desapego negativo ao conhecimento e a experiência de vida, coisas que não se compram online nem off-line :) .

Já me apresentei em outro tópico sobre “tunando cnc” onde propus o desenvolvimento de um software free para auxiliar CNCs de pequeno porte.  Apenas um resumo, sou estudante de eng. de controle em Fortaleza-CE entusiasta, metido a inventor e curioso, já ate inventei uma mochila para beber cachaça e fui para no Domingão da Invenção um amigo, o tempo passa e o camarada tem que amadurecer e se torna um profissional serio e autossustentável heheh, agora lá vem o golpe depois do reforço positivo  hehe .

Comprei com o Janio uma pequena CNC com o intuito de fazer PCIs e engrenagens em poliacetal (dentes retos), além do material que o mesmo me enviou junto à mesma, utilizei os fóruns para entender a mecânica e eletrônica por traz do equipamento, admito que fiquei surpreso com o tamanho da comunidade CNC qualificada, pois um tabu é lançado no meio acadêmico. Aprendi bastante por aqui nesse ultimo mês que foi quando pude me dedicar ao assunto ZZZzzzz Vou ser mais direto heheh,  pretendo fazer PCIs, estou usando o Proteus ARES para gerar o layout, a partir do BMP gero os vetores pelo Artcam e assim o gcode para mach2 (obs 1 uso mach3). No mundo macroscópico não tive problemas, todavia quando comecei a treinar a fazer minhas PCIs descobri que na interpolação linear em ângulos de 45º a maquina faz um suave zig-zag como pode ser constatado na foto a seguir.
.
A estrutura da maquina parece robusto, segue os parâmetros mecânicos e eletrônicos da mesma.

1.   router cnc curso livre 400x150x50mm
2.   01pç base linear curso 400mm
3.   01pç base linear curso 150mm
4.   01pç base linear curso 50mm
5.   04pç pillow block 16mm
6.   04pç suporte eixo 16mm
7.   02pç eixo 16x500mm
8.   fonte 24v-5A (aquela fonte no formato industrial)
9.   03pç motores 1.8 NEMA23 de passo 19kilos (ligado como bi-polar em serie segundo o esquema elétrico enviado a mim)
10.   driver cnc3ax 3,5a-36v (No e-mail de compra o driver era especificado como sendo o cnc3ax, todavia pesquisando no forum e vi que se trata de um drive chinês baseado no TB6560, aquele que tem problema de aterramento, foto acopladores lentos etc... heheh)
11.   makita 3709 530watts

Os motores são acoplados diretamente ao fuso trapezoidal que é de 12mm passo 2mm se não me engano, a usinagem acima foi feita usando uma fresa vbit 30º 0.1mm, avanço horizontal 6mm/s, vertical 3mm/s, passo lateral 0.05mm, passo vertical 0.15mm. 


 

OBS 2: No momento a maquina esta sem aterramento (:/), rodando com o auxilio de um pc atom dual 1.6, exclusivo para a maquina. Rodando XP.

Duvidas, segundo a pesquisa no fórum, sempre vejo fontes de 10A 24v, a minha é de 24v 5ª :/ , estou usando micro passo de ½, 200 passos para 1mm. Já gerei gcode em outro software PCItoGcode e o mesmo problema ocorreu.

Segundo um breve estudo, pensei em aumentar minha fonte, ligando 3 fontes ATX em serie algum contra?

Esqueci algum detalhe? Hehehe

Obrigado pela atenção e agradeço quem teve tempo e paciência em ler hehehe. Alguma luz?

Amanha pela manha, vou por ela para fazer uns desenhos circulo, losango etc. e posto em seguida.minha ta ok cnc comprei na china

Clube CNC Brasil

Re:Problemas fresando PCI.
« Resposta #43 Online: 06/12/17 - 21:41 »

 

SiteLock