Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente  (Lida 2532 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline voloski

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 120
  • Total Likes: +15/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Caros colegas,

Fiquei um tempo com a maquina parada e ao retornar apareceram alguns erros estranhos.

1- Ao iniciar o corte primeira ou segunda linha o MACH3 aparentemente travava e a fresa continuava cortando no eixo X indefinidamente
Primeiro percebi um problema de perda de força, a corrente parecia oscilar. Apertei todos os parafusos dos cabos da fonte e etc. Fiz alguns testes sem programa só digitando os códigos e aparentemente resolvido.

2- Gerei o programa no ArtCAM 2011 (64-bit) salvei como Mach2mm (*.cnc), levei para o computador que fica exclusivo para o Router abri no MACH3 e mandei rodar. Lá pela linha 1000 ele desligou os comandos de movimento como se tivesse apertado (RESET), liguei novamente e mandei rodar. Nisso verifiquei que o primeiro passo ficou um pouco maior mas continuou normal depois.

3- Novo travamento como se tivesse apertado (RESET) já pela linha 2000 e poucos. Fiz a mesma coisa e continuou normalmente.

4- Na linha 3318 (essa eu tirei foto) deu o mesmo erro do inicio e a fresa passou direto por pouco não pegou no parafuso de fixação, até este momento fresa intacta, então o espertão moveu a mesa com a mão e esqueceu de levantar o Z primeiro. Lá se foi a fresa.  :nervos: :nervos:

Possibilidades:

1- Quando a maquina chegou pra mim já com a CPU ela estava com vírus e toda vez que espetava um pendrive lá voltava cheio então coloquei um antivírus na CPU do router e limpei, será que isso afetou o MACH3?

2- Outra coisa seria a placa controladora ter avariado com os picos de energia pelo mal contato, porém acredito que ai não funcionava era nada.

3- Aqui é uma região muito úmida, pra ter idéia to perdendo MDF pro mofo, poderia ser algo relativo a umidade.

Bom tentei explicar tudo ao máximo e espero não ter me atrapalhado muito, espero ansiosamente alguma ajuda.

Simão

Clube CNC Brasil


Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #1 Online: 19/08/15 - 16:20 »
oi voloski da uma olhada se o se pc não entra em modo de hibernação ou aqueles descanso de tela. isto pode trava.

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #1 Online: 19/08/15 - 16:20 »

Offline voloski

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 120
  • Total Likes: +15/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #2 Online: 19/08/15 - 16:59 »
Violar,

Até fui olhar novamente, mas não é este o problema.
Está tudo desligado, proteção de tela, hibernação, etc,

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #2 Online: 19/08/15 - 16:59 »

Offline lp_felix

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #3 Online: 20/08/15 - 03:53 »
Amigo ainda tem o antiviros instalado? O mach3 não gosta de antiviros especialmente os que trabalhao a "tempo real". Se tiver e provável que o mach3 faça E-stop por time out. Já aconteceu comigo, inclusive depois de tirar o antiviros e desligar a Firewall do windows a máquina fico vem mais estável.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #3 Online: 20/08/15 - 03:53 »

Offline voloski

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 120
  • Total Likes: +15/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #4 Online: 20/08/15 - 13:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo ainda tem o antiviros instalado? O mach3 não gosta de antiviros especialmente os que trabalhao a "tempo real". Se tiver e provável que o mach3 faça E-stop por time out. Já aconteceu comigo, inclusive depois de tirar o antiviros e desligar a Firewall do windows a máquina fico vem mais estável.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Vamos lá mais uma vez.
Tirei o antivírus e tudo o mais que pude, ficou basicamente windows e MACH3. Todas as proteções desligadas.
O estranho é que parece que no meio do código do nada ele inverte o X. Onde X80 seria para a direita ele sai pra esquerda.
Pensei ser oscilação na energia, verifiquei algumas baixas na potencia da iluminação, porém ele ta ligado em um estabilizador de 2000W e na laser ta cortando tranquilo.
Como o MACH3 veio instalado e configurado não tenho idea de como configurar tudo, senão já tinha formatado a maquina e instalado o windows limpo só com o MACH3.
Alguma alma caridosa teria mais alguma ideia, ?_13 ?_13 ?_13
To perdendo a calma com esse treco. :irrit: :irrit: hehehe


Clube CNC Brasil

Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #4 Online: 20/08/15 - 13:25 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #5 Online: 20/08/15 - 22:35 »
Não imagino que o que vou descrever possa ser seu problema, mas vale a pena dar uma olhada...
Tive um problema assim uma vez...
O Eixo X de repente, ao invés de andar para a esquerda, andou para a direita no meio do corte. A ferramenta (12mm) colidiu com um suporte de metal (nunca mais usei este tipo de suporte, só de madeira)... colidiu com o suporte, quebrou uma das arestas cortantes e se eu num tou esperto tinha quebrado era o eixo do spindle...
Desliguei tudo, zerei novamente e algum tempo depois aconteceu mesma coisa (só que desta vez a ferramenta não quebrou, mas perdi o trabalho que tava fazendo).
Isto se repetiu várias vezes e eu, apesar de verificar tudo que era configuração, não atinava com o motivo disto estar acontecendo.
Cheguei a pensar ser algum pico de energia que deixava a máquina doidona ou algo assim..
Depois de ter verificado praticamente tudo que tinha pra verificar, acabei descobrindo o motivo...
Uso uma polia sincronizada de alumínio no motor de passo e uma outra polia, maior, na ponta do fuso...
Esta dita cuja, esta da ponta do fuso, folgou um dos parafusos...
Folgou e como trabalho praticamente apenas com madeira maciça, de um lado a ferramenta encontra menos resistência que de outro lado na usinagem, devido às fibras da madeira. Quando ia, encontrava menos resistência e ia..
Quando voltava, encontrava maior resistência e o fuso parava... quando era pra ir novamente, voltava a ir, só que lá pro outro lado, saindo da área de usinagem...
Chegou a acontecer de a ferramenta sair quase 500mm da área de onde estava usinando...
E quando não estava em usinagem, o eixo se deslocava de forma normal... ou seja, não dava pra notar...

Mas bastava começar a usinar que "perdia" passos numa só direção...  e eu nem conseguia entender como isto estava acontecendo, até descobrir que era apenas um parafuso solto que tava provocando aquela doideira toda..

E como as polias e o motor ficam lá do outro lado da máquina, local de difícil acesso, praticamente a coisa acontecia e eu nem conseguia ver nada.. e mesmo que eu fosse lá do outro lado, não ia resolver nada, uma vez que tem uma proteção que impede de ver o que acontece na ponta do eixo.. rssssssssss

Foi sorte ter encontrado, senão tava com ela parada até hoje.. rsssssss
Veja aí...  num custa tentar pois às vezes a coisa é mais simples do que pensamos..
Boa sorte!!..
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #5 Online: 20/08/15 - 22:35 »

Offline voloski

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 120
  • Total Likes: +15/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #6 Online: 20/08/15 - 22:41 »
Edú, obrigado pela dica. Vou dar uma olha sim, mas acredito que o problema seja pior. Agora o eixo x não funciona mais, travou. Da uma olhada no meu outro post que explico melhor. Mas que to pra ficar mais maluco to.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 Trava e fresa continua cortando no eixo X indefinidamente
« Resposta #6 Online: 20/08/15 - 22:41 »

 

SiteLock