Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: THC p/ corte a plasma.  (Lida 30481 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
THC p/ corte a plasma.
« Online: 29/01/11 - 12:17 »
Pessoal,

Estou interessado em obter informações sobre THC e agradeceria muito por qualquer contribuição, técnica, teórica, pratica e etc ...  ?_4
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

THC p/ corte a plasma.
« Online: 29/01/11 - 12:17 »

ecarmo

  • Visitante
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #1 Online: 29/01/11 - 12:22 »
Esse assunto muito me interessa.
Já tenho feito na minha oficina algumas partes de uma mesa de corte à plasma, e pretendo terminar de montar (só não sei quando  ;D).

Abraços.

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #1 Online: 29/01/11 - 12:22 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #2 Online: 29/01/11 - 20:57 »
Mac,o THC que ta buscando...por acaso é esse???

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

 ?_1 ?_1 ?_1
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #2 Online: 29/01/11 - 20:57 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #3 Online: 29/01/11 - 21:14 »
eeheheeee ... vou fumar umas marijuana p/ ver se acho a solução .... eheheeee ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #3 Online: 29/01/11 - 21:14 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #4 Online: 30/01/11 - 16:10 »
To te zuando,mas vou encontrar umas respostasàs suas preguntitas...Péra aí... ?_26
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #4 Online: 30/01/11 - 16:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #5 Online: 31/01/11 - 19:37 »
Ou ninguem sabe nada ou o pessoal esta escondendo o ouro ... rsrsrs ;D

Alguem aqui do forum trabalha com corte a plasma ?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #5 Online: 31/01/11 - 19:37 »

ecarmo

  • Visitante
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #6 Online: 31/01/11 - 20:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Alguem aqui do forum trabalha com corte a plasma ?

Pergunte daqui a alguns meses, tenho uma máquina dessas em construção completamente parada; infelizmente o Jeronymo terminou a dele e sumiu.

Estou soprando as teias de aranha e relendo esse assunto no arquivo morto, em breve vou postar alguma coisa.

Abraços...

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #6 Online: 31/01/11 - 20:48 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #7 Online: 01/02/11 - 08:20 »
Reinaldo,

Só ví agora esta postagem - eu conheço um pouco de plasma - em que posso ajudar?
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #7 Online: 01/02/11 - 08:20 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #8 Online: 01/02/11 - 11:15 »
Fabio,

Minha idéia é desenvolver um THC mas p/ isto preciso saber como funciona uma maquina de plasma ... andei procurando alguma coisa na Net e achei até um projetinho caseiro (anexo02) que me deu uma boa noção de como é o processo de funcionamento, mas ainda me falta algumas informações sobre quais parâmetros precisariam ser ajustados p/ fazer o corte, qual tipo de sensor é usado p/ posicionar o inicio do plasma, sobre a mecânica p/ controlar a altura da tocha e etc ...  ?_12

Sei que é uma fonte de corrente constante, portanto o que vai variar é a tensão ... li um artigo (anexo01) que diz ser através da variação da tensão é que poderei manter a distancia da tocha em relação a peça, mas não sei se isto é regra geral ...

Bom ... estou tentando amadurecer a ideia e ver se realmete é viável, ou interessante, fazer algo neste sentido, tanto tecnicamente como comercialmente se falando ...  ;D

« Última modificação: 01/02/11 - 19:53 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #8 Online: 01/02/11 - 11:15 »

ecarmo

  • Visitante
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #9 Online: 01/02/11 - 11:47 »
O posicionamento inicial pode ser pré-programado ou feito por sensores (diversos); por micro fim de curso; por contato, quando o bico toca a peça e recua até o valor programado ou manualmente pelo operador.
Os campos intensos criados quando abre o arco inviabiliza a utilização dos sensores comuns durante o corte.

Nos no processo de corte à plasma, a corrente pré programada é constante e a tensão varia conforme a altura da tocha em relação a peça.

Geralmente existe 2 alturas controladas pelo THC, a altura de perfuração e altura do corte propriamente dita.

Abraços...




« Última modificação: 01/02/11 - 11:49 por ecarmo ECM »

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #9 Online: 01/02/11 - 11:47 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #10 Online: 01/02/11 - 13:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...achei até um projetinho caseiro (anexo01) ...

Tentei abrir aqui para ver nas deu algum erro - o segundo documento abre.

Citar
...mas ainda me falta algumas informações sobre quais parâmetros precisariam ser ajustados p/ fazer o corte...

Acredito que voce já deve ter lido e entendido como o plasma funciona, mas acho que vale dizer que a coisa é de certa forma simples no conceito...

Geradores de plasma são máquinas de corrente constante, portanto o que se usa para controle de altura é a tensão de arco, que normalmente em aberto podem chegar aos 300 V, e durante os processos de corte esta tensão cai para algo em torno de 50 a 70 V, e isso depende muito da altura de corte (altura do bico em relação à chapa), espessura de corte, tipo de bico etc (detalhes que no momento não impostam muito).

O que eu conheço de controle se baseia num comparador que lê estas flutuações de tensão da tocha e sinaliza ao programa de controle se é para a tocha subir ou descer.

Normalmente o comparador usa um divisor de tensão que pode ser instalado fisicamente dentro do gerador de plasma - estes divisores em geral são de 50:1... há alguns aparelhos de plasma que já tem incorporados divisores de tensão internos, e já fornecem uma tomada conveniuente para a coleta deste sinal.

Citar
... qual tipo de sensor é usado p/ posicionar o inicio do plasma, sobre a mecânica p/ controlar a altura da tocha e etc ...  ?_12

Há basicamente dois métodos para posicionamento de altura de tocha - mecanico e eletrico.

Os posicionadores mecanicos podem ser por exemplo um contato sêco (final de curso) montado numa mesa flutuante - quando o cnc envia a tocha para baixo, esta toca fisicamente o material, o sensor é acionado e este sinaliza ao cnc que houve o toque, e há uma rotina que posiciona a tocha na altura de corte (ou de furação, conforme a necessidade).

Os sistemas eletricos (ou eletronicos) fazem exatamente a mesma coisa sob o ponto de vista dos comandos cnc, mas usam contato ohmico entre bico e chapa, mas como durante o funcionamento de corte há no bico tensões altas (e correntes igualmente altas), é um circuito isolado e controlado por relés...

Veja uma foto de um THC que eu represento - funciona muito bem...






Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #10 Online: 01/02/11 - 13:57 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #11 Online: 01/02/11 - 19:12 »
Agora sim, os mestres sairam da toca ... rsrsrs ;D

Ja volto com um monte de duvidas ... ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #11 Online: 01/02/11 - 19:12 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #12 Online: 01/02/11 - 19:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O posicionamento inicial pode ser pré-programado ou feito por sensores (diversos); por micro fim de curso; por contato, quando o bico toca a peça e recua até o valor programado ou manualmente pelo operador.
Os campos intensos criados quando abre o arco inviabiliza a utilização dos sensores comuns durante o corte.

Nos no processo de corte à plasma, a corrente pré programada é constante e a tensão varia conforme a altura da tocha em relação a peça.

Geralmente existe 2 alturas controladas pelo THC, a altura de perfuração e altura do corte propriamente dita.

Abraços...


Enoch,

Estas duas alturas são programadas no THC e qual unidade de medida é utilizada: tempo, milimetros ou qual ?

Outra duvida, quando o eletrodo toca a peça ha alguma mola (tolerância) até que o motor faça a reversão p/ que não force o sistema mecânico ?
Ao tocar a peça, a distancia pode ser determinada por frações de tempo, explico melhor: Ao tocar a peça eu poderia contar x segundos, ou microsegundos, de retorno no motor até atingir a distancia desejada (Bateu na peça retorna x tempo e pimba) ?

Valeu pela ajuda, mas ninguém mandou ajudar pois ja comecei a abusar ... rsrsrs ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #12 Online: 01/02/11 - 19:52 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #13 Online: 01/02/11 - 20:01 »
Fabio,

Ja corrigi o arquivo do esquema na msg anterior, segue tambem o link de onde retirei o mesmo:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Sobre o THC, esta plaquinha é todo o equipamento ou a maquina ao lado tem algo mais que deva ser observado, alem do fato de ser uma maquina muito interessante ? ... rs

Este processo de manter a tocha na distancia correta pode ser executado pelo software de controle, tipo mach3 ? Se sim, então fiquei na duvida, pra que colocar THC ?

Outra pergunta, o que é programado nestes displays ?

Bom ... vou devagar p/ não assustar e fazer vcs sairem correndo ... ehehee

Mas quando o projeto estiver pronto vc vai precisar abandonar esta representação e passar a representar o meu, ou melhor, o nosso ... rsrsrs ;D

« Última modificação: 01/02/11 - 20:03 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #13 Online: 01/02/11 - 20:01 »

ecarmo

  • Visitante
Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #14 Online: 01/02/11 - 20:14 »
Reinaldo;

Pode funcionar exatamente como um "zerador do eixo Z".
A medida da altura pode ser em mililitros e seus submultiplos.

Quando o sistema usa o toque para posicionar, pode ser ajambado de algumas maneiras; a tocha move rápido (G00) até próxima da peça, depois o movimento final é bem mais lento para evitar alta inercias ou forçamento da estrutura.

Veja o video ate' o fim
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GQU24eX8Nlc[/youtube]

Outra forma é como no vídeo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=an5HYBQWTpg[/youtube]

Sem o toque:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XJDNfoF8LUM[/youtube]

Abs...
« Última modificação: 01/02/11 - 20:15 por ecarmo ECM »

Clube CNC Brasil

Re: THC p/ corte a plasma.
« Resposta #14 Online: 01/02/11 - 20:14 »

 

SiteLock